Eléctrica feita em casa

Responder

Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

já andava com ideias de fazer uma adaptação para eléctrica numa das bicicletes cá de casa. ao ver o fórum e o tópico do jmal fiquei mesmo encorajado
o 1º passo já dei. lá acabei por conseguir encontrar no ebay um motor que julgo ser adequado à função. pode não ser o melhor, mas foi o que consegui após algumas horas de busca. é um motor de escovas e tém as seguintes cracterísticas:

24vdc/250w
in=13,7a
n=2650 rpm

agora vai ser preciso desmultiplicá-lo, aplicando uma roda livre no veio e uma cremalheira no lado oposto da cassete de pinhões, no cubo de trás e arranjar um suporte e uma corrente.

gostava de ter a opinião dos mais experientes em relação ao tipo de baterias para este motor, controlador e carregador.

à medida que for avançando e obtendo resultados, irei colocar fotos.

abraço a todos.


j_r_m_c
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 104
Registado: sexta jun 23, 2006 7:09 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por j_r_m_c »

tb estou com um projecto semelhante

quanto deste pelo motor+portes??

vais usar um controlador???

ainda não decidi se vou aplicar à roda da frente ou de trás


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

olá !
no total, já com os portes incluídos, paguei pouco menos de 50€.
estou a pensar usar regulador. ainda não sem bem o quê. o resto do hardware vou procurando à medida que for desenvolvendo a ideia.
o motor não é daqueles para aplicar no eixo por isso estou a pensar aplicá-lo no accionamento da roda de trás com uma corrente e uma roda dentada.


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por jbaptista »

excelente! para quando as fotos? eheheh

força nisso!


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

para já só tenho o motor e a bike. é uma órbita (fabrico nacional), para aí com 15 anos mas pouco usada.

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Zerocool »

é sempre bom ver, novos projectos.

na construção da bicicleta tens que ter em consideração alguns pontos:

-o motor: os 250w parecem-me suficientes, para a aplicação que queres fazer. o facto de ser um motor "externo", tens que ter em conta, o suporte para ele(tem que ser bem pensado) e como o vais adaptar a roda. o facto de ser motor com escovas, é um desvantagem... eu teria optado por um sem escovas(brushless)....

-alimentação: como é motor com escovas, é fácil fazer funcionar... não precisas de controlador, com meia dúzia de coisas fica a funcionar. para baterias o melhor seria a123, mas se não houver € um pack de lithum seria bom... por ultimo se os € forem mesmo pouco umas baterias de gel.

travões: a tua bicicleta ainda deve ter o v-breaks, o melhor era por uns de discos... pelo menos a frente... e uns pneus slick/semi-slick, se for para andar em estrada.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por jmal »

giles Escreveu:olá !
no total, já com os portes incluídos, paguei pouco menos de 50€.
estou a pensar usar regulador. ainda não sem bem o quê. o resto do hardware vou procurando à medida que for desenvolvendo a ideia.
o motor não é daqueles para aplicar no eixo por isso estou a pensar aplicá-lo no accionamento da roda de trás com uma corrente e uma roda dentada.

claro que tens de usar regular/controlador, isso é, digamos obrigatório, senão não tens como regular a rotação/potência de motor, se não usares só vais ter problemas eléctricos e mecanicos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

-o motor: os 250w parecem-me suficientes, para a aplicação que queres fazer. o facto de ser um motor "externo", tens que ter em conta, o suporte para ele(tem que ser bem pensado) e como o vais adaptar a roda. o facto de ser motor com escovas, é um desvantagem... eu teria optado por um sem escovas(brushless)....

-alimentação: como é motor com escovas, é fácil fazer funcionar... não precisas de controlador, com meia dúzia de coisas fica a funcionar. para baterias o melhor seria a123, mas se não houver € um pack de lithum seria bom... por ultimo se os € forem mesmo pouco umas baterias de gel.

travões: a tua bicicleta ainda deve ter o v-breaks, o melhor era por uns de discos... pelo menos a frente... e uns pneus slick/semi-slick, se for para andar em estrada.
obrigado pelas v. dicas.
o motor foi mesmo o que consegui encontrar. claro que tambem preferia um brushless mas por baixo custo não é facil.
o tudo ou nada não será uma solução de regulação nada confortável, daí que tambem sou adepto da utilização de um regulador.
os travões de disco não vou aplicar nesta bicicleta. talvez depois parta para uma evolução numa outra bicicleta que já os tem incorporados. ter travão de disco e uma cremalheira adicional obriga a alterações mais complicadas ao nível do cubo de trás. terei isso em conta num projecto seguinte. este vai servir de ensaio

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Zerocool »

giles Escreveu: obrigado pelas v. dicas.
o tudo ou nada não será uma solução de regulação nada confortável, daí que tambem sou adepto da utilização de um regulador.
claro que tens que usar um regulador, se não fica a funcionar tipo on/off->conhecido como "modo de esticam"
o que queria dizer, é que não precisas de um controlador tão complexo como um para motor brushless.

mete umas fotos da bicla.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Njay »

como controlador podes usar o do josenir:
viewtopic.php?f=32&t=8479

se não pensares usar travagem regenerativa, aconselho um "carreto livre" para acopolar o motor, a não ser que o motor seja mesmo muito fácil de rodar. caso contrário ele vai dificultar um pouco o andamento quando estás só a pedalar ou a deslizar.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

ok, então, atendendo ao pedido de várias famílias, amahã colocarei fotos do motor e da bicha.


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

então como prometido, cá estão as fotos:

o motor 250w/24v
Imagem

de perfil. sua vaidosa !
Imagem

a cassete com 6 velocidades:
Imagem

o comando da corrente para as 6 velocidades atrás:
Imagem

uma pose a crusar a perna:
Imagem

o símbolo. "orbita" e em letras mais pequenas "águeda-portugal"
noutros tempos era uma chapinha cravada. esta já é um auto-colante. hoje, já nem isso existe.
Imagem


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por jbaptista »

a bike tá impecável para 15 anos!!! ainda se fabricam estas órbitas? ou já faliu a empresa??

muito bom. força

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Zerocool »

o motor não é pequeno de mais? parece quase um motor de um carro telecomandado. será que o motor tem "corpo" para puxar a bicicleta?

a bicicleta, já tem os seus anos... ela com uma manutenção mais a fundo, fica nova. aconselho a fazer um upgrade aos travões da frente,pelo menos, para v-brake, com 20€ ja metes uns shimano deore. já tive bicicletas com esses travões e já eram insuficientes, para andamentos normais...
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

cheguei a fazer algum uso dela há uns anos, em passeios de cicloturismo que eram organizados pela empresa.
entretanto esse hábito foi-se perdendo mas a bicicleta foi ficando. como não tem cromados tambem não enferrujou. já fiz férias com ela pendurada atrás da caravana e já me tirou de uma situação embaraçosa em que fiquei sem gasolina numa daquelas autovias de espanha, com a caravana atrás. comprei-a no continente de guimarães por 24 500$00. já pensei em vendê-la mas para quê ? hoje vendem-se bicicletas por 50€. podem não ser melhores mas as pessoas não querem saber disso. então pronto, vai ficar para a experiência.

em relação á empresa, até estava convencido que já não existia e quando perguntas-te fui dar uma espreitadela na net e qual não é o meu espanto que voilá ! ela está mesmo aí: http://www.orbita-bicicletas.pt/
está um site muito completo e engraçado. ainda bem porque é bom sinal.

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por mix »

era muito fixe que tivessem uma city bike eléctrica já montada, ou pelo menos um quit para fazer o upgrade! a ane podia propor-lhes isso!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por Njay »

pois é sim sr., eles bem que podiam ter um modelo eléctrico no seu portfolio... deviam.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


joao filomeno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: quinta mai 29, 2008 12:14 am
Localização: Amadora

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por joao filomeno »

ola! boas

nas minhas frequentes deslocaçoes à china para tratar dos meus negocios
tenho acompanhado o desenvolvimentos das bicicletas electricas naquele país.

desta vez, aprofundei melhor o assunto. é vê-las arrancar rapidamente e silenciosas, carregando duas pessoas ou cargas pesadas, economicas e fiaveis, como pude constatar perguntando a quem as usa diariamente.

o preço ?. poderiam chegar a casa de cada um de nós por cerca de 250 euros.

= se houver pessoas interessadas poderiamos importar em conjunto.
brevemente irei postar aqui as fotografias .
até lá.
Joao (o cabeça de Vento )


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

continuando...
apenas para dizer que o projecto não está parado mas que vai indo devagar.
hoje lá tirei a roda de trás. vou tratar primeiro das aplicações mecânicas.
em termos teóricos vou limitar a velocidade máxima aos 25km/h. esta bike não tem travões de disco e assim é mais seguro.
estive a fazer umas continhas e para isso vou precisar de uma desmultiplicação de 12,27 (valores teóricos).
a minha ideia é a de substituír o cubo da roda de trás por um que leve o disco de travão. em vez do travão aplico aí uma roda dentada. vou ter que jogar com o nº de dentes dessa roda e o nº de dentes da roda do motor que vou querer substituir para ter o efeito de roda livre quando o motor não estver a puxar e ter a tal desmultiplicação de 12,27. mesmo que não seja este valor, se for 10, já não é mau.


Autor do tópico
giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: Eléctrica feita em casa

Mensagem por giles »

ainda se lembram deste tópico ?
esteve parado porque são sempre precisos alguns euritos para experiências. e que euritos.
depois de uma longa pausa a coisa voltou a arrancar. tentando aplicar a teoria à prática a coisa acabou por ir sendo aperfeiçoada. não é uma daquelas bonitas de se ver. soa um bocado a canhão, mas o certo é que funciona.
um dia acordei com a ideia de procurar uma coisa que pudesse realizar a baixo custo, oferecendo uma possibilidade a quem eventualmente se interessasse. e então voltei a pegar nisto mais a sério. 2 dificuldades se deparam neste tipo de solução: uma delas é ter roda livre de forma a que o motor só rode quando é necessário. a outra é que se torna impossível de criar um standard porque é imensa a variedade de forquetas existentes no mercado e nas bicicletas que quase toda a gente tem em casa, encostadas e cheias de pó. por mim falo. isso acaba por encarecer a coisa porque envolve sempre um trabalho de serralharia , quase por encomenda, como um fato feito à medida. a cada bike corresponde um suporte diferente.
e bom, para não alongar mais este post, deixo as fotos para o próximo...

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”