Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por Quintas2 »

Este assunto tem sido abordado em diversos tópicos e o CrOhN tem experiência dele no seu projeto.

Eis um link com uma exposição de quando e como isso pode funcionar bem: http://www.solarquotes.com.au/blog/an-e ... work-well/
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jmlflorencio »

Boa leitura, obrigado pela partilha.
Cada vez mais acho que será o caminho a seguir, eventualmente com diferenças de azimute de 90° em vez de 180° ;)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por CrOhN »

Exacto, tenho o meu sistema assim.

As percas a existirem, não creio que justifiquem o investimento em mais um controlador de carga. Com a ressalva da potência desperdiçada quando o controlador não dá mais (no meu caso, 60A), e começa a não aproveitar toda a potência disponível.


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:Exacto, tenho o meu sistema assim.

As percas a existirem, não creio que justifiquem o investimento em mais um controlador de carga. Com a ressalva da potência desperdiçada quando o controlador não dá mais (no meu caso, 60A), e começa a não aproveitar toda a potência disponível.
Neste caso vai ter um rácio de carga medio mais constante já que tem um grupo exposto desde manhã e outro até ao final do dia.
Mas o calculo da potencia do carregador ou do inversor no caso de estar a injetar diretamente terá de ser o máximo dos dois string's, certo? já que durante algumas horas vai ter os dois em carga, pese embora que ao "meio dia" tenha sempre os dois com incidências fora do angulo reto!

Contudo fica-me a duvida.
Se eu colocar os meus painéis divididos nas duas aguas de um telhado, que esteja orientado E/W, e os colocar todos em paralelo não obtenho o mesmo resultado?
Se imaginar que tenho 4 painéis de 250W. Coloco 2 em cada agua, todos em paralelo, não é o mesmo que colocar dois a dois em serie? Salvaguardando evidentemente que com a maior intensidade de corrente no paralelo, vou necessitar um carregador mais potente (Amps) e que terei mais perdas nas cablagens pelo efeito da corrente!
Cumprimentos,
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por Emanuel Couto »

Um debate muito interessante ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu:Boa leitura, obrigado pela partilha.
Cada vez mais acho que será o caminho a seguir, eventualmente com diferenças de azimute de 90° em vez de 180° ;)
Penso que diferenças de 90º em duas strings num só MPPT farão com que os benefícios passem a ser menores que os prejuízos pois vai haver um elo muito mais fraco a condicionar a produção global.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por Quintas2 »

ztxnew Escreveu: Neste caso vai ter um rácio de carga medio mais constante já que tem um grupo exposto desde manhã e outro até ao final do dia.
Mas o calculo da potencia do carregador ou do inversor no caso de estar a injetar diretamente terá de ser o máximo dos dois string's, certo? já que durante algumas horas vai ter os dois em carga, pese embora que ao "meio dia" tenha sempre os dois com incidências fora do angulo reto! Por isso mesmo, será um pouco menor que o dobro. No estudo original aponta-se 95% do dobro com módulos cristalinos a 15º e 85% do dobro com ThinFilm a 30º.

Contudo fica-me a duvida.
Se eu colocar os meus painéis divididos nas duas aguas de um telhado, que esteja orientado E/W, e os colocar todos em paralelo não obtenho o mesmo resultado?
Se imaginar que tenho 4 painéis de 250W. Coloco 2 em cada agua, todos em paralelo, não é o mesmo que colocar dois a dois em serie? Salvaguardando evidentemente que com a maior intensidade de corrente no paralelo, vou necessitar um carregador mais potente (Amps) e que terei mais perdas nas cablagens pelo efeito da corrente! E aqui talvez perdesses os ganhos que a divisão E+O introduziria. Penso que o interesse maior será para quem já tenha um inversor com uma só entrada e, dependendo das especificações desse inversor, possa jogar com toda esta teoria. Atualmente, para pequenas instalações em autoconsumo, o melhor caminho talvez seja mesmo o de microinversores.
Cumprimentos,
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jmlflorencio »

Quintas2 Escreveu: Penso que diferenças de 90º em duas strings num só MPPT farão com que os benefícios passem a ser menores que os prejuízos pois vai haver um elo muito mais fraco a condicionar a produção global.
Se pensarmos bem nisso, no estudo citado era referido que com 15° de inclinação em cada direção (este-oeste), a potência conseguida era superior a 95% da potência da soma de cada série (quase sem perdas, portanto). Já o user CrOhN tinha dado feedback semelhante da sua instalação...

Ora 15° de inclinação para cada lado dá uma inclinação relativa entre as duas strings de 30°.
Tendo os azimutes desfasados em 90° em vez de 180°, devemos poderemos levantar os painéis em mais do que os 15° mencionados na experiência, de forma a obter os mesmos 30° de 'inclinação relativa'. (Se alguém quiser voluntariar-se a fazer as contas, eu agradeço :D ).


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Um Resumo da exposição do Link

Mensagem por Quintas2 »

OBJETIVO
Uma divisão de módulos em 2 strings com orientação este+oeste, mas todos ligados a uma única entrada de um inversor, obtendo quase a mesma produção do que 2 strings ligadas a um inversor com 2 entradas (2 MPPT) ou 2 inversores de 1 entrada.

PARA QUÊ FAZÊ-LO?
Um inversor de 1 só entrada pode ser mais barato do que outro de 2 entradas ou podemos ter um inversor de 2 entradas e usar 1 entrada para 2 strings E+W e reservar outra para uma outra string, virada a sul ou para carregar baterias. (Na prática, isto é quase um seguidor solar fixo)

RESULTA?
À partida pensamos que as 2 strings, iluminadas de forma diferente mas ligadas à mesma entrada do inversor, vão “baralhar” a otimização do MPPT e diminuir a produção pela bitola do elo mais fraco. Mas, em circunstâncias ideais, pode resultar.

PORQUE FAZÊ-LO?
Em autoconsumo, uma divisão dos módulos em várias orientações permite um fornecimento de eletricidade mais uniforme ao longo do dia do que uma só orientação.
Exceto quando o sol está no meio-dia solar, com 2 strings perfeitamente orientadas a E e a W, uma delas receberá sempre menos radiação que a outra, diminuindo a produção global pelo elo mais fraco.
Se orientadas corretamente, a diferença de radiação entre as 2 strings não será grande e os ganhos por ter 2 orientações podem compensar as perdas pela “discrepância” introduzida num só MPPT do inversor. Este compensar é numa lógica de produção mais uniforme, para autoconsumo.

COMO FAZÊ-LO?
Há que respeitar:
- As 2 strings devem ser semelhantes em n.º, tipo de módulos e sua orientação em cada string.
- A inclinação deve ser suave. Quanto menor a inclinação, menor a diferença entre as 2 strings, minimizando a “confusão” para 1 só MPPT do inversor. Esta ideia percebe-se bem pois, no limite, 2 strings orientadas a E+O com inclinação quase zero são iguais, sem diferenças de produção, pouco prejudicando o MPPT. No estudo efetuado, na alemanha, foi usada uma inclinação de 15º em módulos cristalinos. Inclinações reduzidas devem ser evitadas pois prejudicam uma maior limpeza natural dos módulos.
Quem tem um telhado plano pode facilmente dividir os módulos em E+O em vez de tudo a sul, uniformizando a produção ao longo do dia.
- A orientação não deve afastar-se muito do E e O perfeitos, pelos motivos de trás.
- Sombras ou sujidade dos módulos não devem ocorrer para não originar grandes diferenças entre as 2 strings, pelos motivos de trás.

O QUE SE GANHA?
No estudo, com inclinações de 15º e módulos cristalinos, a produção total de 2 strings E+O e 1 MPPT foi superior a 99% da de 2 inversores, tendo em conta os seguintes benefícios:
- Em dias nublados ou de luz difusa as diferenças quase não se sentem nas 2 strings.
- Por outro lado, de manhã, quando a string a E produz mais, a string a O tem maior performance porque aquece menos, compensando parte da sua menor produção. O contrário sucede à tarde. As 2 strings a E+O aquecem menos nos seus picos de produção em dias de céu limpo do que só a sul, havendo ganhos de produção, que compensam parte das perdas.
- O inversor, bem dimensionado, vai operar mais tempo ao longo do dia em níveis de maior eficiência.


Estas conclusões não se aplicam a quem tenha microinversores, pois aí pode orientar cada módulo para onde quiser e como lhe der jeito, ou otimizadores.
Cumprimentos,
Quintas2


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jpc »

Boa tarde.

Estive a ler o tópico e alguém me pode esclarecer o que devo fazer.

A minha casa tem o telhado virado mais a norte mas não 100% norte o que quer dizer que se instalar os painéis não consigo uma boa orientação a sul.
Já fiz experiência e no verão com os painéis virados a sul a partir das 13:30 a produção começa a cair pois o sol já está na traseira dos painéis....

Será que o meu futuro inversor hibrido "Victron EasySolar 48v 5000VA" aceita instalar 6 paineis virados a Este e 6 a Oeste?
Ele tem entrada independente para 3 strings mas acho que o MPPT é o mesmo :/

Como devo fazer para tirar o máximo de rendimento ao longo do dia?

Obrigado
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jmlflorencio »

Essa pergunta merecia um tópico próprio, é uma discussão que pode dar pano para mangas...

Com um telhado virado a norte... Não há mesmo outro sítio para meter os painéis? :D

Existem estruturas para elevar os painéis e vira-los para a direção certa, mas pessoalmente não gosto de ver 'andaimes' no telhado...

Quanto às strings, com um inversor desses é para carregar baterias, certo? Mais vale virar tudo para sul, se assim for...


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por masterchief »

Nao gostas de ver andaimes mas as vzes é a unica solução pratica e util é ter isso assim

Os meus tem uma especie de andaims como chamas LOL


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jmlflorencio »

Hehe, quando tem que ser... Seja!


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jpc »

A minha ideia era colocar algo parecido com isto no telhado e fazer 2 filas de 6.

Imagem

Tinha que orientar os paineis de lado para a rotação ser feita Este/Oeste.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jmlflorencio »

Duas filas dessas, em cima dum telhado? Será que dá?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Inversor c/ 1 entrada e 2 strings c/Orientação Diferente (E e W)

Mensagem por jpc »

Dar dá mas tinha que fixar os suportes na placa e utilizar 1 viga de cada lado para amparar a coisa.

Penso que ficaria bastante seguro e robusto.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Autoconsumo”