Operação anti-"KW O assalto"

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Epa! Desistir e conforma-se, é que nunca. Vamos ver o que o Emanuel tem para dizer. Fazer o pedido da função ao fabricante, e se for preciso fazer a função de bypass externa. Julgo que vi no sistema do PNunes.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Desistir! Quem falou em desistir! Não leste o meu post?

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Li sim! :)
Mas mudar um parâmetro no programa do inversor é sempre mais simples, ou arranjar um bypass externo.
Dividir cargas, a meu ver é sempre uma carga de trabalhos, que complica em demasia.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por MRider »

É falar com o Pnunes ou o Esteves eles precebem do assunto.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

Como todos sabemos quando há uma grande solicitação de energia das cargas, num curto espaço de tempo, a tendência é da tensão nas baterias descer rapidamente, pois os agentes químicos não tem tempo de se reorganizar uniformemente.
E como o conversor baseia-se na tensão, vai julgar que as baterias estão com pouca carga, e faz logo  o by-pass para a edp.

O que eu sugeria era o seguinte, inibir a função de by-pass interna do conversor, colocar um contactor, ou mais, a ser comandado por um circuito e temporizador com (retardamento na energização) quando a tensão por exemplo for (45V) o contactor comandado pelo temporizador, só vai fazer o by-pass para a edp após um determinado tempo.

Com um pouco de paciência, até poderemos fazer outras coisas!
Tipo fazer by-pass por escalamento, cargas mais pesadas ligadas a um contactor, as leves noutro.
Quando as baterias ficarem com menos carga, só vai fazer o by-pass das cargas mais pesadas para a edp, as outras mais leves continuam ligadas (por exemplo à noite) e muito mais.......
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por visitante1 »

Emanuel Couto Escreveu:Como todos sabemos quando há uma grande solicitação de energia das cargas, num curto espaço de tempo, a tendência é da tensão nas baterias descer rapidamente, pois os agentes químicos não tem tempo de se reorganizar uniformemente.
E como o conversor baseia-se na tensão, vai julgar que as baterias estão com pouca carga, e faz logo  o by-pass para a edp.

O que eu sugeria era o seguinte, inibir a função de by-pass interna do conversor, colocar um contactor, ou mais, a ser comandado por um circuito e temporizador com (retardamento na energização) quando a tensão por exemplo for (45V) o contactor comandado pelo temporizador, só vai fazer o by-pass para a edp após um determinado tempo.

Com um pouco de paciência, até poderemos fazer outras coisas!
Tipo fazer by-pass por escalamento, cargas mais pesadas ligadas a um contactor, as leves noutro.
Quando as baterias ficarem com menos carga, só vai fazer o by-pass das cargas mais pesadas para a edp, as outras mais leves continuam ligadas (por exemplo à noite) e muito mais.......
Estou a ver que leste com atenção o meu topico! fizeste bem!
Aprende-se mais lendo isso que 30 revistas brasileiras de eletronica :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por visitante1 »

Eu penso que pode não ser dificil colocar esse inversor a fazer bypass com atraso quando se quiser!
se ele permitir alterar a prioridade rede/solar será facil, basta colocar em modo prioridade á rede e faze-lo trabalhar sem a rede ligada,
depois colocar um interface exteno que lhe meta a rede quando se pretender (neste caso quando a bateria baixar xvolt em xtempo.
De seguida ele reconhece a rede e fará bypass.
Na minha opinião não seria má ideia colocar mais um inversor para cargas menos pesadas...
mas isso quem decide é o dono e tudo o que se diga externamente pode não passar de mera opinião.
(eu sou daqueles que penso se as opiniões fossem muito valiosas vendiam-se e não se davam.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:É falar com o Pnunes ou o Esteves eles precebem do assunto.
Bem como me "chamaram" aqui vou ter de me defender...

O visitante2 também me pintou mais de aquilo que sou :D mas entendo algumas coisas, mas não vejo revistas brasileiras :lol: :lol: :lol:

Mas também não tenho muito a dizer o @pnunes já disse o essencial, como ele tem e eu também, temos 2 inversores um para cargas pesadas e outro para cargas leves, aliás isso está totalmente descriminado no meu tópico.

O ter 2 inversores é vantajoso, vou falar por mim... há mais de 2 anos que a iluminação está pendurada na alternativa, já as cargas pesadas essas só mesmo quando há fonte solar.

No caso do inversor das cargas pesadas, é o que está com bypass a rede que está com os parâmetros a Xvolts no meu caso 23.5V o que quer dizer e fácil de entender que quando passa para a rede as baterias ficam mais folgadas e a tensão volta a subir acima do 24V logo vão suportar a iluminação e uma carga ou outra mais leve.


Já agora, CrOhN qual o consumo desse inversor em stand by? Caso tenha só um stande by, o meu das cargas pesadas tem 2 tipos de stand by...
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Como todos sabemos quando há uma grande solicitação de energia das cargas, num curto espaço de tempo, a tendência é da tensão nas baterias descer rapidamente, pois os agentes químicos não tem tempo de se reorganizar uniformemente.
E como o conversor baseia-se na tensão, vai julgar que as baterias estão com pouca carga, e faz logo  o by-pass para a edp.

O que eu sugeria era o seguinte, inibir a função de by-pass interna do conversor, colocar um contactor, ou mais, a ser comandado por um circuito e temporizador com (retardamento na energização) quando a tensão por exemplo for (45V) o contactor comandado pelo temporizador, só vai fazer o by-pass para a edp após um determinado tempo.

Com um pouco de paciência, até poderemos fazer outras coisas!
Tipo fazer by-pass por escalamento, cargas mais pesadas ligadas a um contactor, as leves noutro.
Quando as baterias ficarem com menos carga, só vai fazer o by-pass das cargas mais pesadas para a edp, as outras mais leves continuam ligadas (por exemplo à noite) e muito mais.......
Estou a ver que leste com atenção o meu topico! fizeste bem!
Aprende-se mais lendo isso que 30 revistas brasileiras de eletronica :lol:

A minha área não é energias alternativas (para mim é mais um hobby) desde que vim para este fórum tenho aprendido com todos.....e quero continuar a aprender......

Mas tb sou da opinião que não se pode julgar o conhecimento de uma pessoa numa determinada área, só pela sua longevidade.
Uma pessoa interessada e com vontade de aprender, pode ficar com um bom conhecimento em relativamente pouco tempo.

E por vezes pensamos, aquele tipo sabe muito, tomara eu saber tanto.
Mas nem imaginamos o que ele teve que se esforçar.... para ter aquele nível de conhecimento, ninguém é burro.... e cada um é que vai decidir até onde quer ir em determinado assunto, ou área.

Infelizmente temos tantos talentos mal aproveitados neste país ....tantos projetos parados, e muitos só têm futuro lá fora (((é a crise)))
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Hmmmmm!
Como opiniões cada um tem a sua eu vou dar mais uma vez a minha, segundo o que li e vi.
colocar um bypass externo num inversor como este desvirtua totalmente o propósito do mesmo, para isso mais valia usar um powerstar, ou outro do mesmo tipo que funcionam bem e são robustos e um controlador de carga a parte, como esta feito em muitos dos projectos que aqui há.
Muito mais "facil" seria na minha opinião arranjar uma copia do firmware e editar uma nova função. Como não sei bem, mas há muito pessoal a editar firmwares de outras maquinas, não vejo porque não o fazer aqui, visto que já há alguns utilizadores deste tipo de inversor, e possivelmente se o feedback for bom haverá mais. Imaginem as possibilidades, pois a nível de hardware esta tudo la. Eu ajudo no que puder.

Tenho visto que muitos usam um segundo inversor para cargas mais leves porque o inversor que usam para cargas pesadas tem um gasto em standby considerável, mas pelo que vejo na teoria neste inversor não é o caso. O ideal seria um que fize-se tudo e simplifica-se (€€€) o sistema.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

mda Escreveu:Epa! Desistir e conforma-se, é que nunca. Vamos ver o que o Emanuel tem para dizer. Fazer o pedido da função ao fabricante, e se for preciso fazer a função de bypass externa. Julgo que vi no sistema do PNunes.
Mda, lendo o comentário que fizeste acima, não parecia que fosses contra a solução de fazer um by-pass externo!

Disseste que ( Muito mais "facil" seria na minha opinião arranjar uma copia do firmware e editar uma nova função)
Eu trabalho com programação, e digo-te que não será assim tão fácil editar o código fonte para a execução de novas tarefas!!
Além de que o hardware tem que ser receptivo às novas instruções, o que nem sempre acontece.

Em relação a colocar um segundo conversor para cargas leves, concordo ctg! Com o reduzido consumo em vazio deste aparelho, não faz qualquer sentido utilizar mais um para este efeito.

Ainda há mais uma possibilidade de resolver este problema, sem adicionar mais nada!
Aumentando o potencial (BT)
Com mais potencial em baterias, haveria uma melhor resposta, a um aumento de corrente, com um diferencial menor na descida de tensão, e assim o conversor não faria by-pass tão cedo.

Não tenho este problema com o meu conversor (AC) ele está configurado para se desligar a (23,5V) fazendo o by-pass externo para a eda através dos contactores (sem retardamento) e até agora não tive problema de ele se desligar num pico, e porquê!?

Porque tenho um bom suporte em baterias, com poucas resistências (pois são baterias de (250A) e a corrente máxima (150A) do conversor comparativamente à potência das baterias, não faz baixar a tensão grande coisa (claro que isso vai depender do estado das baterias, capacidade de resposta etc)
Não esquecer que com o outro conversor a corrente máxima, ia aos (300A) nesta altura só tinha (3) baterias de (250A) e aí baixava um bocado!

Resumindo, o ótimo seria que o conversor fizesse a sua própria  gestão, sem ter que adicionar mais nada.
Espero que o (CrOhN) faça o que melhor lhe convém, e não se esqueça que estamos aqui para ajudar.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Concordo em tudo, o bypass externo é de pensar so em ultimo recurso.
As baterias é claro que é uma solução, mas dispendiosa principalmente de inicio.
Eu acho que era um bom projecto incluir essa função, caso o fornecedor não aceda a incluir-la.
Não me parece que se possa ter problemas com o hardware pois a função o que vai precisar vai ser, tempo, tensão, e bypass, que são a partida variáveis que já la estão e em que apenas se tem que criar uma nova rotina. Isto sou eu que de programação não sou nenhum expert.
Pra começar um dos proprietários podia disponibilizar a rom do firmware para gente ver.
Tentar não custa :)
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

Não sei se será tão fácil alterar o firmware. Se verem as fotos da pagina anterior o inversor tem dois firmwares:
O Main CPU version (inverter main board firmware) que são as alterações propriamente ditas e o Secondary CPU version ou SCC que geralmente também é modificado quando as alterações do primeiro implicam a entrada de novos menus.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Agradeço todas as sugestões. Ficam diversas ideias de como atacar o problema. Para já, só vou expor o problema ao suporte.

É que entretanto, já vi que isto tem alguns pormenores que não estão documentados.

Ainda agora, estava a alimentar uma carga de 2.6KW, bateria a 48V, vem um pico de 3.5KW, e passa imediatamente para a rede. A coisa é tão rápida que não me apercebo da tensão da bateria. O valor configurado para voltar à rede é 46V. De qualquer forma, quando o consumo volta aos 2.6KW, passado alguns segundos, volta à bateria, mesmo não atingindo o valor de tensão configurado para voltar à bateria.

Outro pormenor que tenho que ter em consideração, é que as baterias, sendo novas, ainda estão em rodagem. Só ao fim de uns 30 - 40 ciclos é que ficam a topo.

Entretanto, vou monitorizando o funcionamento.

Avatar do Utilizador

mda
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 241
Registado: domingo jul 30, 2006 12:36 pm
Localização: Minho

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por mda »

Sim eu reparei nisso, mas das duas uma um trabalha só no interface e comunicações e o outro é dedicado as funções essenciais como regulação de frequência tensão e abertura e fecho de bypass e medições. O facto de ter esses dois processadores é um sinal de que este inversor esta construído com alguma qualidade. Ca para mim pela lógica uma função como a que temos estado a falar deve estar programada no cpu do interface, e ele depois envia a ordem para o segundo para o efeito pretendido, quase como numa rede de bus com um PLC e os slaves que ora fazem medições ora recebem instrucções.
Não sei se estou a ser muito claro, mas acho que devemos de ter alguém com unhas para isso no forum.
Caldeira, Fogão com caldeira, Recuperador a Biomassa.
40 Tubos x Solares térmicos C.F.
Projecto SMA Island, Bateria 20KW, Batrium BMS


Autor do tópico
CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por CrOhN »

Esteves Escreveu:Já agora, CrOhN qual o consumo desse inversor em stand by? Caso tenha só um stande by, o meu das cargas pesadas tem 2 tipos de stand by...
Hoje tive oportunidade de medir o standby. 0.75A a 48V +-36W.

Tem 2 standby, mas o standby sem carga (2W) eu não uso.

Coloquei também um contador à saida do inversor para que posso contabilizar o que é produzido. Terá que ser a diferença entre a contagem deste com a do contador geral. Mas já vai dar para perceber a poupança

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

Ou algo assim
Fotografia0208.jpg
Fotografia0208.jpg (24.83 KiB) Visto 2843 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por visitante1 »

Devo frisar mais uma vez que se o inversor tiver forma de "avisar" fisicamente quando passa a bypass é muito facil medir só a energia que efectivamente é suportada pelo inversor/solar.
Basta que um contacto auxilar interrompa a alimentação do neutro ao contador ficando á mesma a passar por ele a fase.
Assim ele so vai contabilizar o que vem do lado renovavel.
Isso pode ser feito também em sincronismo com a entrada em bypass do inversor caso ele não possua essa informação.
Se houver duvidas como fazer posso explicar melhor.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por Emanuel Couto »

Este conversor gasta em standby menos que uma lâmpada incandescente de média potência, muito bom...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Operação anti-"KW O assalto"

Mensagem por JMLorenzo »

A nova serie tem agora este contacto que o meu não tem e penso que o do CrOhN também não.
dry.jpg
dry.jpg (82.13 KiB) Visto 2816 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”