Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Daí a minha duvida, porque o serup tem este link: http://serup.pt/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Quando eu carrego nesse link diz "Disponível em Breve" ????
Cumprimentos,
Quintas2


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Novas Regras Para Produção De Eletricidade Em Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Isso quer dizer que em vez dos 1500w deverias ter apenas 500w/750w, não tens consumo para os 1500w.


fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: Novas Regras Para Produção De Eletricidade Em Autoconsumo

Mensagem por fsaraiva »

borllock Escreveu:Isso quer dizer que em vez dos 1500w deverias ter apenas 500w/750w, não tens consumo para os 1500w.
sim é verdade, seria uma tentativa para compensar os consumos que tenho quando não há disponibilidade solar.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


pjsramos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 06, 2015 3:55 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por pjsramos »

Depois de ter lido isto tudo fiquei com uma duvida (ou então acho tão absurdo que nem quero perceber):

Na modalidade de autoconsumo, o excedente de produção durante o dia, é injetada na rede a custo zero?
Isto é, durante o dia fornecemos energia à EDP e à noite quando a formos consumir pagamos por essa mesma energia?


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por borllock »

O autoconsumo tem 2 modalidades sem venda e com venda de excedentes(cerca de 4cent o kwh).
No caso sem venda o excedente é injectado a custo zero sim, daí de se ter de dimensionar bem o sistema. Depois de noite pagas claro, o net-metering(armazenar o excedente na rede) não existe em Portugal.
Podes sempre por optar comprar baterias para isso não acontecer, mas encarece bastante o sistema.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por klinzter »

secalhar o site está em obras lol
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por super.byke »

Tenho a seguinte dúvida:
De acordo com o decreto,
Artigo 4.º
Controlo prévio
"6 - A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º"

De acordo com o decreto temos
"Artigo 21.º
Mera comunicação prévia
1 - Sem prejuízo do disposto nos n.os 8 e 9 do artigo 4.º, os titulares das UPAC com potência instalada superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW e das unidades de produção sem ligação à RESP, apresentam uma mera comunicação prévia de exploração, dirigida à DGEG, através do SERUP, estando dispensados de efetuar o registo.
2 - O comprovativo de apresentação da declaração referida no número anterior é título bastante para o início da exploração da unidade de produção.

Artigo 40.º
Regime sancionatório
1 - Sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal nos termos da lei geral, constituem contraordenação punível com coima de (euro) 100,00 a (euro) 3 740,00, ou de (euro) 250,00 a (euro) 44 800,00, consoante o produtor seja pessoa singular ou coletiva:
a) A infração ao disposto nos n.os 2 a 6, 8 e 9 do artigo 4.º;... "

Ok, quem não fizer a comunicação fica sujeito a uma coima, mas em lado nenhum percebi até quando se é obrigado a fazer essa comunicação.

Ou seja temos que registar, não percebo é até quando... será que podemos adiar o registo para dia de "ad aeternum"

O que acontece a quem não fizer essa comunicação prévia?

É que podemos nunca registar e depois argumentar "epá ia agora mesmo fazer o registo..." ou "estou a acabar de instalar, já montei os painéis mas falta o inversor... e depois vou registar..."


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Super.byke, é esperar pelo dia 9 de Março para ver o que dizem os formulários que eles dizem que vão disponibilizar para a comunicação prévia.

Para já, o autoconsumo com ligação à rede era proibido em Portugal até agora, tanto quanto sei.
Depois a tua dúvida só faz sentido para projetos de menos de 1,5 kW, pois para mais é preciso registo, etc. etc.
Finalmente, nem para menos de 1,5 kW a tua dúvida faz muito sentido, pois eles não foram parvos: é uma Comunicação PRÉVIA, pelo que prevê que o faças antes de começares a produzir.

É esta a minha interpretação. Assim, eles podem pedir no formulário a data em que pretendes ligar-te à rede e, quem sabe, data da fatura do equipamento, sei lá mais o quê?

Depois, é como tudo o resto, é uma questão de não ser apanhado já a produzir sem ter feito a comunicação.
Cumprimentos,
Quintas2


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por alexjp4 »

pjsramos Escreveu:Depois de ter lido isto tudo fiquei com uma duvida (ou então acho tão absurdo que nem quero perceber):

Na modalidade de autoconsumo, o excedente de produção durante o dia, é injetada na rede a custo zero?
Isto é, durante o dia fornecemos energia à EDP e à noite quando a formos consumir pagamos por essa mesma energia?
É exactamente isso!, daí a EDP ter todo o interesse em fomentar a produção de autoconsumo com sobredimensionamento das instalações de produção fotovoltaica, o cliente paga a instalação, oferece a energia a EDP e pouca uns poucos trocos e se tiver o azar de ter um contador que conta os KWs que vão para a rede a EDP para alem de ficar com os KWs (que não são consumidos e que vão para a rede) de borla o cliente ainda os paga!!! :o
Claro que se tiveres um contador antigo aì ficas beneficiado se eles não te trocarem o contador por um dos novos.
Daí que tudo o seja a cima dos consumos de stand by é um risco!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

COMUNICAÇÃO PRÉVIA já abriu

O site da http://www.serup.pt continua a dar indisponível.

MAS, no site http://www.dgeg.pt, no fim da homepage (andar com o cursor à dta. até abaixo), carregar no "registo de unidades de produção (SERUP)", depois em "Registo de Entidade", e preencher os dados.

Segundo me disseram por telefone, eles depois mandam um mail de confirmação do registo com pedido dos dados da instalação, que dizem ser os da portaria 14/2015, art.º 14.º, n.º 4. Onde pede "A fonte primária e o tipo de tecnologia renovável ou não renovável a utilizar" é para dizer "Energia Solar" + "Módulos Fotovoltaicos".

Disseram-me que só estão a pedir os dados da portaria, sem características técnicas, marcas e modelos, etc..

Perguntando em relação a terem ou não que ser inversores da listagem da "Renováveis na Hora", pergunta que fiz à CERTIEL na Renováveis na Hora e que não me responderam, pediram-me que lhes encaminhasse esse e-mail. Aguardo resposta.

MAS, FAÇO NOTAR O SEGUINTE, do art.º 14.º da portaria:

"3 - O promotor de uma UPAC sujeita ao procedimento de mera comunicação prévia para exploração deve comunicar, no SERUP, a intenção de iniciar a exploração da respetiva instalação de produção (...)"
pelo que a comunicação é mesmo prévia
"7 - Concluída a comunicação, pode o promotor iniciar a exploração da UPAC, não estando esta sujeita a validação da DGEG, sem prejuízo dos poderes de fiscalização previstos no artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 20 de outubro."
pelo que, quem já comprou material e os inversores não estão certificados não deverá ter problema, pois quando comprou não havia essa exigência - é esta a minha interpretação (???)
"8 - O SERUP divulga, mensalmente, até ao dia 10 do mês seguinte, a lista das comunicações para exploração de UPAC concluídas, indicando o número de cadastro da
comunicação, a potência instalada e a tecnologia a utilizar."
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

INVERSORES CERTIFICADOS

Mensagem por Quintas2 »

Entretanto, recebi um mail de uma empresa que contactei sobre os Kits solares com microinversores ABB e que eles dizem que estão certificados, que diz

"Os Inversores regulamentados para o auto consumo irão estar disponíveis no site da DGEG dentro de dias, os que aparecem na Renováveis na Hora nada tem a ver com o auto consumo."

Assim, convém esperar mais um pouco.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por Quintas2 »

Este tópico não deveria estar no Autoconsumo?

Quanto ao contador, penso que a comunicação prévia vai levar a EDP a substituir os contadores antigos que instalarem autoconsumo, mas eles disseram-me que os contadores não têm que ser mudados.

Material da proposta EDP:
Módulos policristalinos MARTIFER MPrime MSeries 3R PLUS, creio que de 250W
Microinversor INVOLAR MAC250A
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: EDP promove produção de electricidade a partir de 30€/Mês

Mensagem por Emanuel Couto »

Quintas2 Escreveu:Este tópico não deveria estar no Autoconsumo?
Tem razão :)

Mas para a próxima agradecia que se manifestasse por PM!.

Obrigado.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por super.byke »

Então já alguém fez o registo???

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

super.byke Escreveu:Então já alguém fez o registo???
é preciso ter calma!
o gama e o cabral foram dos primeiros mas isso já foi a 500 anos, agora ninguem quer ser o primeiro, antes disso ficamos a observar...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por super.byke »

;)


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por mafgod »

Este decreto-lei não implica a produção de energia através de fotovoltaicas, certo?
Ou seja, a energia pode ser obtida de qualquer fonte renovável, nomeadamente eólica.

Alguém confirma?


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Se for em autoconsumo (UPAC) a fonte de energia renovável pode ser de várias origens.
Se for uma Unidade de Pequena Produção (UPP), ou seja, só venda, tem que ser obrigatoriamente através de energia fotovoltaica.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

borllock Escreveu:Se for em autoconsumo (UPAC) a fonte de energia renovável pode ser de várias origens.
Se for uma Unidade de Pequena Produção (UPP), ou seja, só venda, tem que ser obrigatoriamente através de energia fotovoltaica.
Humm!! tens a certeza disso? onde está escrito? já li e nãda me diz isso... onde refere que deve ser só uma tecnologia, está a referir que não se podem misturar, só isso.
Podes confirmar pf. posso estar equivocado.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”