Paineis solares para os consumos fixos da casa

Local para debater sobre o autoconsumo

Hugomez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 13, 2011 2:28 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Hugomez »

CrOhN Escreveu:
Hugomez Escreveu:
CrOhN Escreveu:Tenho, cerca de 400eur. O que me dá, ainda sem a subida do IVA, um payback time de cerca de 10 anos. O consumo minímo é mesmo esse, não há engano.
CrohN gastas-te tanto em 2 paineis e um grid tie? :S

Deves conseguir recuperar bem mais rápido que os 10 anos, o preço apartir de 1 janeiro será de 0,17€ KW, eu fiz as contas e demora cerca de 2,5 anos a recuperar um investimento de e paineis e 1 grid tie

Cumprimentos
Importaste de explicar as tuas contas?
Fazendo uma media de 6h diárias consegues ter o investimento recuperado em 4 anos ;)

140w*6*365/1000=306*0,17=52€/ano fazer um painel de 140W reais deve andar a volta de 130€ mais o gir tie pouco passa dos 200€ tudo, mas isto são projectos meus, claro que quanto mais qualidade mais caro fica

Para se recuperar o investimento em 2,5 anos tem de se aproveitar ao máximo o gird tie 300W.

Cumps


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por CrOhN »

Pois, eu logo vi que estavas a ser muito otimista!

1º - Os meus paineis são feitos em fábrica. Não sei o que queres dizer com potência real, mas os meus são de 100W cada.

2º - Duvido que consigas fazer um painel de 140W por esse preço. Células, alumínio, vidro de alta transparência, silicone especial para encapsulamento, etc...

3º - De um painel de 140W não vais retirar 140W, e tambem nunca será, mesmo em média 140W x 6 horas. Pelo simulador Pvgis, consegues uma média diária anual de 0,5KW/h: 0,5x365=182.5x0,15=27.37eur (0.15, porque tenho tarifa bi-horária, e Sábado à tarde e ao Domingo, a electricidade é mais barata, portanto, uma média ponderada calculada a "olho"). Sendo assim: 200eur/27.37 dá-te mais ou menos um retorno em 7.5 anos.

No meu "projeto", queria ver se chegava aos 400W DC, só assim poderei chegar aos 300W AC reais, e aproveitar o inverter a topo.


Hugomez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: sábado ago 13, 2011 2:28 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Hugomez »

CrOhN Escreveu:Pois, eu logo vi que estavas a ser muito otimista!

1º - Os meus paineis são feitos em fábrica. Não sei o que queres dizer com potência real, mas os meus são de 100W cada.

2º - Duvido que consigas fazer um painel de 140W por esse preço. Células, alumínio, vidro de alta transparência, silicone especial para encapsulamento, etc...

3º - De um painel de 140W não vais retirar 140W, e tambem nunca será, mesmo em média 140W x 6 horas. Pelo simulador Pvgis, consegues uma média diária anual de 0,5KW/h: 0,5x365=182.5x0,15=27.37eur (0.15, porque tenho tarifa bi-horária, e Sábado à tarde e ao Domingo, a electricidade é mais barata, portanto, uma média ponderada calculada a "olho"). Sendo assim: 200eur/27.37 dá-te mais ou menos um retorno em 7.5 anos.

No meu "projeto", queria ver se chegava aos 400W DC, só assim poderei chegar aos 300W AC reais, e aproveitar o inverter a topo.
Ah feitos em fabrica já é diferente, como estavas a falar num inversor dos sem ser xpto deduzi que os painéis fossem feitos por ti ;)

Assim fica mais claro claro, a qualidade também a partida será superior :)

Cumprimentos


Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por joaoabs »

Master Escreveu:O problema é o valor que estás disponível a gastar, pois com 302,00 € acho que n te safas, acho que não há painéis,inversores etc...que suportem o gasto energético por 300,00 €
Se colocares mais um 0, talvez....
Eu ando a pensar num aerogerador urbano, que poderá ficar por volta dos 1.000 ou 2.000 €, mais que isso também n compensa,mais vale ligar á corrente geral.
Dizer que é difícil, é fácil... :D
Dífícil é procurar soluções e fazer as coisas acontecer...

Sem grande procura na net, encontrei um conjunto com dois destes
http://www.lensunhk.com/100watt-mono-so ... -p-28.html
e um destes
http://www.lensunhk.com/360w-grid-tie-i ... -p-47.html

É conjunto interessante (200w nominais) por menos de 750 USD --> ~550€ (envio de UK incluído - sem taxas aduaneiras).
Diria que 550€ estaria mais perto dos 302€ do que dos "eventuais" 3020€.... Não?

Acredito que se procurar mais consigo ainda melhores preços...

Que me diz o forum?
Joaoabs

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por sergiomms »

Entretanto, já recebi o meu medidor de consumo :)
E também tenho cerca de 300w de consumo minimo à noite, que depressa sobem para os 600w durante o dia.

Andei a ver o que há pelo ebay, e encontrei os mesmos que referes que, assim de repente, não me parecem maus, apesar de precisar de mais tempo para ter uma estatistica mais representativa dos meus consumos.
sergiomms


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Ferra »

CrOhN Escreveu:Como tambem tenho um consumo minimo constante de cerca de 300W, pensei nesta solução, e, para já, está a funcionar exatamente como previsto.

Estou neste momento a fazer os primeiros testes com uma situação do género. 2 Paineis de 100W, inversor grid tie de 300W. Os paineis dão cerca de 140W, o resto vem da rede. Já experimentei ligar e desligar os paineis, e o consumo da rede sobe e desce, na medida do que estava a ser produzido pelos paineis.

Estou a ponderar pelo menos mais um painel, de forma a ficar mais próximo do consumo minimo, e ir buscar o menos possível. Isto para não injetar eletricidade à borla na rede. Só tenho é pena de não ter um contador dos antigos, aì é que era ver o contador a andar para trás
Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 146
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por sestevao »

Ferra Escreveu: Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!

Posso comprovar por experiência... de alguem que conheço muito bem que andam para trás sim sr.

Contador analógico e monofásico de disco.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por visitante1 »

sestevao Escreveu:
Ferra Escreveu: Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!

Posso comprovar por experiência... de alguem que conheço muito bem que andam para trás sim sr.

Contador analógico e monofásico de disco.
Olhe que pode ser um trifasico com apenas uma fase ligada, há inumeros nessas condições.
É que a partir de uma certa potencia são todos trifasicos mesmo que a instalação seja monofasica.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por tavares »

Nem todos os contadores andam para trás , depende do modelo , eu tenho uma coleção de contadores e garanto que nem todos giram em sentido contrário ( só os mais antigos) , os outros teem segurança..

Em relação aos digitais , teem sistema de segurança e alerta.

Todos os digitais teem segurança na tampa , que em caso de abertura ficam bloqueados e com o Led fixo , os mais recentes teem porta para comunicação e quando forem ligados á central de dados da EDP tal será comunicado imediatamente.

As multas por violação de contadores são muito avultadas, posso garantir-vos e todas são fáceis de detectar.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Njay »

Não há nenhum problema (técnico ou legal) de injectar energia numa tomada da casa, mesmo que só com a intenção de uso próprio?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por tavares »

Acho que o maior problema , e por isso é que a EDP é muito restrita nos inversores , são as harmónicas ( ruído) injectado na rede , esse ruído terá que ser anulado pela EDP.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Njay »

Pois, mas o que estamos aqui a assistir é que alguém compra um inversor sabe-se-lá-onde e o liga à rede, injectando energia (ou seja, não estamos a falar de um equipamento "homologado" de microprodução). Daí que pergunto

1) Isto é legal (mesmo a pagar a energia dada à EDP)?
2) Os contadores "permitem isto", não avariando e não acusando a injecção?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por CrOhN »

Ferra Escreveu: Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!
Como já foi dito, alguns andam. De qualquer maneira, não é o meu caso, portanto, não interessa ultrapassar os 300W. Em relação ao ruído, por acaso ainda não liguei o osciloscópio à minha instalação, só para ver o que vai lá. Mas fica em tarefa a realizar.


Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por joaoabs »

tavares Escreveu:Acho que o maior problema , e por isso é que a EDP é muito restrita nos inversores , são as harmónicas ( ruído) injectado na rede , esse ruído terá que ser anulado pela EDP.
Mas se a potência injectada for inferior aos consumos fixos? Supostamente é absorvida pelo equipamento da casa e não "polui" a rede da EDP, certo?


Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por joaoabs »

CrOhN Escreveu:
Ferra Escreveu: Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!
Como já foi dito, alguns andam. De qualquer maneira, não é o meu caso, portanto, não interessa ultrapassar os 300W. Em relação ao ruído, por acaso ainda não liguei o osciloscópio à minha instalação, só para ver o que vai lá. Mas fica em tarefa a realizar.
Isto para mim é um ponto fulcral:
Até nem me importo de fornecer energia que não a esteja a utilizar à EDP, mas pagar para isso é que não (no limite eles é que deviam pagar, certo?).

Alguém me sabe dizer se num contador digital isso acontece? (se a energia que for para a rede da EDP é cobrada como se fosse consumida). É que se for assim , o business case morre, pelo menos para mim :cry:

Já agora, relativamente à questão do ruido injectado na rede da EDP, não seria possível instalar um filtro?

Joaoabs

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Volt »

Desculpem meter-me na conversa e espero não estar a dizer nenhum disparate, mas não se pode ser microprodutor de regime geral e ultrapassar esses "problemas"?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por CrOhN »

Depende do custo inicial do equipamento. Se conseguires instalar os 5.5Kw possíveis, por uns 12000eur, já começa a compensar.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Volt »

De regime geral não creio que compense se for assim... O regime geral é pago ao mesmo preço de venda.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por visitante1 »

tavares Escreveu:Acho que o maior problema , e por isso é que a EDP é muito restrita nos inversores , são as harmónicas ( ruído) injectado na rede , esse ruído terá que ser anulado pela EDP.
Não é harmónicas, é harmonicos, as harmonicas são aquelas cenas de tocar nas festas...
e os inversores de ligação a rede não produzem harmonicos a não ser que se esteja a rectificar uma tensão alternada e depois injetar na rede atravéz do inversor.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por CrOhN »

Volt Escreveu:De regime geral não creio que compense se for assim... O regime geral é pago ao mesmo preço de venda.
Se o equipamento ficar nos 12000 eur, ao preço atual da enrgia, compensa-te em cerca de 10 anos. O que já não fica muito longe de payback dos sistemas subsídiados. Ficando mesmo ao nível do payback de um sistema térmico. O que é preciso, é que o custo de instalação continue a baixar.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”