Paineis solares para os consumos fixos da casa

Local para debater sobre o autoconsumo

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1079
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por tavares »

pnunes Escreveu:
tavares Escreveu:Acho que o maior problema , e por isso é que a EDP é muito restrita nos inversores , são as harmónicas ( ruído) injectado na rede , esse ruído terá que ser anulado pela EDP.
Não é harmónicas, é harmonicos, as harmonicas são aquelas cenas de tocar nas festas...
e os inversores de ligação a rede não produzem harmonicos a não ser que se esteja a rectificar uma tensão alternada e depois injetar na rede atravéz do inversor.
cumprimentos
Estás enganado , pode-se dizer harmónicas e harmónicos , é como dizer ouro e oiro ou touro e toiro vai dar ao mesmo.

E sim os inversores produzem harmónicas , tal como todo o equipamento que tenha diodos, transistores , tiristores, triacs , diacs , mosfets , IGBT´s ........ e que efectuem comutações.

Numa comutação por ex. de um TRIAC é on ou off , isto numa onda sinusoidal faz com que apareçam pequenos picos que distorcem a onda , isto de uma maneira mais simples, e para todos entenderem, aliás um exemplo simples:

- Já toda a gente viu concerteza um risco na televisão ( de cinescópio ) quando se liga ou desliga um interruptor, é exactamente isso que fazem os componentes acima mencionados , mas milhares ou milhões de vezes por segundo.

Se quiseres aprofundar um pouco mais o que são harmónicas ou harmónicos , poderemos aqui discutir o que são harmónicas de 1ªordem , 2ª ordem , 3ª ordem e os seus perigos , mas acho que ninguém iria entender , por isso talvez não valha a pena, não é?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Luciano Kaefer »

Se quiseres aprofundar um pouco mais o que são harmónicas ou harmónicos , poderemos aqui discutir o que são harmónicas de 1ªordem , 2ª ordem , 3ª ordem e os seus perigos , mas acho que ninguém iria entender , por isso talvez não valha a pena, não é?
É. Não vale. Poderia ser na secção Offtopic. Aqui não. E já houve avisos suficientes acerca de offtopic em assuntos técnicos. ;)
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


jopegosi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta out 05, 2011 6:37 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por jopegosi »

joaoabs Escreveu:Saudações ao forum,

Comprei recentemente um daqueles dispositivos que indica o consumo instantâneo de electricidade.
(é basicamente um dispositivo que se "abraça" ao ramal de entrada e mede a corrente que passa. Depois, envia por rádio essa informação a outro dispositivo que mostra num LCD os KW/h consumidos ou o preço que estamos a pagar por hora/dia/semana/mes/ano - se configurarmos os custos por KW/h). Por acaso até é um dispositivo porreiro porque nos dá a consciência de quanto estamos a gastar no momento e relembra-nos para apagar a luz da sala quando não está lá ninguém... :)

Reparei que o consumo mínimo que tenho em casa, anda na ordem dos 200-300w/h, o que dá 3 centimos à hora, 82 centimos ao dia, ~5,7€ à semana, ~24€ ao mês e 302€ ao ano. Isto é obviamente o consumo dos equipamentos em stand-by, despertadores, e outros transformadores que estão sempre ligados e que não quero ter de desligar.

Agora estava aqui a pensar se seria possível montar um sistema de uns paineis solares e um inversor que por sua vez estaria ligado a uma tomada. A ideia seria que este sistema (pelo menos durante o dia - quando a electricidade é mais cara) fornecesse a energia mínima para estes dispositivos que assim não consumiriam a energia da rede da EDP.

Obviamente que quando estiver a fornecer mais energia do que a que estou a gastar, estaria a alimentar a EDP, mas isso não me chateia.

Estava disposto a investir, por exemplo, o valor que gasto num ano (302€ - Sei que não é bem este valor, mas estou a assumí-lo para simplificar as contas) num sistema deste tipo.

Isto é possível de se fazer? Qual a opinião do fórum? Valerá a pena?

Obrigado,
João Silva
amigo joao silva onde posso comprar esses medidores?? desde já obrigado


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por luisfmaria »

joaoabs Escreveu:
CrOhN Escreveu:
Ferra Escreveu: Só passei para alertar que os contadores analógicos monofásicos não andam para trás. Os trifásicos andam, mas os monofasicos andam sempre no mesmo sentido independentemente do sentido da corrente! Por isso ao injetar corrente na rede ia estar a ajudar a EDP de duas formas: fornecer corrente à rede e ainda por cima pagar para isso, pois o contador ia-lhos debitar!
Como já foi dito, alguns andam. De qualquer maneira, não é o meu caso, portanto, não interessa ultrapassar os 300W. Em relação ao ruído, por acaso ainda não liguei o osciloscópio à minha instalação, só para ver o que vai lá. Mas fica em tarefa a realizar.
Isto para mim é um ponto fulcral:
Até nem me importo de fornecer energia que não a esteja a utilizar à EDP, mas pagar para isso é que não (no limite eles é que deviam pagar, certo?).

Alguém me sabe dizer se num contador digital isso acontece? (se a energia que for para a rede da EDP é cobrada como se fosse consumida). É que se for assim , o business case morre, pelo menos para mim :cry:

Já agora, relativamente à questão do ruido injectado na rede da EDP, não seria possível instalar um filtro?

Joaoabs
Olá a todos,

Também gostava de saber se o contador digital conta a energia que injetamos. O meu contador digital continua a piscar o led vermelho como se estivesse a consumir, no entanto, estou a injetar! O led pisca com a variação da energia que estamos a injetar como faz quando estamos a consumir, será que conta? Não consigo chegar ao KW dado que apenas tenho uma placa de 90W (e que ainda não consegui passar dos 60W em AC), pois, assim, poderia verificar se o contador subiu 1 KW. Dado que o frigorifico, e a minha mulher, não conseguem passar aproximadamente 2 dias sem energia, vai ser para mim, impossível realizar o teste.
Informo ainda, que o meu contador digital informa no visor através de uma setinha em forma de meia lua, no canto inferior direito, que estamos a injetar energia na rede.

Tenho o meu grid tie inverter de 600W ligado a uma tomada (em fase de testes) onde está tb a televisão da cozinha e numa semana ainda não consegui ver qualquer interferência na televisão, mesmo fazendo para que isso aconteça...

Liguei um simples medidor de consumos (neste caso o do Lidl) na tomada da parede e o grid tie, a tv e um candeeiro incandescente numa extensão ligada ao medidor de consumos, assim, consigo medir os W que estou a injetar na rede. Uma solução à português...

Fico então à espera que alguém teste o contador digital.
Boas experiencias,

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por zointz »

Ferra Escreveu: Olá a todos,

Também gostava de saber se o contador digital conta a energia que injetamos. O meu contador digital continua a piscar o led vermelho como se estivesse a consumir, no entanto, estou a injetar! O led pisca com a variação da energia que estamos a injetar como faz quando estamos a consumir, será que conta? Não consigo chegar ao KW dado que apenas tenho uma placa de 90W (e que ainda não consegui passar dos 60W em AC), pois, assim, poderia verificar se o contador subiu 1 KW. Dado que o frigorifico, e a minha mulher, não conseguem passar aproximadamente 2 dias sem energia, vai ser para mim, impossível realizar o teste.
Informo ainda, que o meu contador digital informa no visor através de uma setinha em forma de meia lua, no canto inferior direito, que estamos a injetar energia na rede.

Tenho o meu grid tie inverter de 600W ligado a uma tomada (em fase de testes) onde está tb a televisão da cozinha e numa semana ainda não consegui ver qualquer interferência na televisão, mesmo fazendo para que isso aconteça...

Liguei um simples medidor de consumos (neste caso o do Lidl) na tomada da parede e o grid tie, a tv e um candeeiro incandescente numa extensão ligada ao medidor de consumos, assim, consigo medir os W que estou a injetar na rede. Uma solução à português...

Fico então à espera que alguém teste o contador digital.
Boas experiencias,
Boas,

Será que consegues colocar uma foto do contador de energia, fiquei curioso com essa seta.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por luisfmaria »

zointz Escreveu:
Boas,

Será que consegues colocar uma foto do contador de energia, fiquei curioso com essa seta.

Sim, aqui fica a foto.
A minha seta desapareceu quando acendi as luzes do hall mas há um comentário do stormdust em ' O meu novo grid tie inverter' em que diz que a seta dele não desapareceu!

Cumps,


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por luisfmaria »

luisfmaria Escreveu:
zointz Escreveu:
Boas,

Será que consegues colocar uma foto do contador de energia, fiquei curioso com essa seta.

Sim, aqui fica a foto.
A minha seta desapareceu quando acendi as luzes do hall mas há um comentário do stormdust em ' O meu novo grid tie inverter' em que diz que a seta dele não desapareceu!

Cumps,
Anexos
Contador1.jpg
Contador1.jpg (116.15 KiB) Visto 6650 vezes


fercar
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta out 20, 2011 9:59 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por fercar »

Olá a todos,

Comprei 2 paineis de 100w cada que quero ligar a um grid tie, mas a minha duvida é sobre os contadores digitais.
O meu contador é um ISKRA ME162 igual á imagem em anexo, alguem tem alguma experiencia com estes contadores?
verifiquei que pelo nº de serie o meu contador não faz leitura da electricidade que é injectada na rede, mas não sei se mesmo assim pode ser detectado pela edp.

Obrigado a quem tiver alguma informação.ImagemImagem


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por stormdust »

posso estar errado mas este simbolo nao estava la antes de ter começado os testes... vou ver se consigo tirar uma pic melhor, de telemovel não ficou muito bom.

http://imageshack.us/photo/my-images/84/unledwjw.jpg/


xoke
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 03, 2011 12:04 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por xoke »

Olá amigos do forum, sou novo aqui e este é o meu primeiro post,
Estou a construir 4 painéis solares de 130w cada um (520w), e pretendo liga-los a um inversor grid tie de 500w que vou mandar vir do ebay.
Com isto pretendo reduzir a factura na conta da edp,
Mas neste momento tenho um possível problema que descobri aqui no fórum, o meu contador é digital para sistema bi horário, será que ele conta os Kw de entrada e saída e soma tudo aumentado assim a minha conta? Será que deixa registo de injecção de corrente na rede?
contador edp.jpg
contador edp.jpg (55.08 KiB) Visto 6490 vezes
Anexo foto do meu contador
Se alguém já experimentou isto e me souber explicar agradecia imenso, assim como outros possíveis instaladores deste sistema.
Tenho também um aerogerador de 500w modelo de hugh piggott, que construi, este carrega baterias que uso para iluminação durante a noite, os paineis vão servir também para carregar as mesma s baterias e quando carregadas injectar na rede de casa.

Desde já obrigado a todos pela atenção
xoke


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Prevaricador »

Stormdust:

Tenho um contador digital igual ao teu mas ainda não liguei o meu Grid Tie Inverter porque li o teu post e gostava de saber mais pormenores.

Tiveste algum problema com a EDP?

Cumprimentos


stormdust
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda out 03, 2011 12:34 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por stormdust »

Por enquanto nao, mas eles ainda não apareceram para fazer nova contagem.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por visitante1 »

O pessoal que vem fazer a contagem nem sabe o que é um inversor de ligação a rede... se falar com eles até ficam espantados ao descobrir que existe qq coisa do genero...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por jama »

xoke Escreveu:Olá amigos do forum, sou novo aqui e este é o meu primeiro post,
Estou a construir 4 painéis solares de 130w cada um (520w), e pretendo liga-los a um inversor grid tie de 500w que vou mandar vir do ebay.
Com isto pretendo reduzir a factura na conta da edp,
Mas neste momento tenho um possível problema que descobri aqui no fórum, o meu contador é digital para sistema bi horário, será que ele conta os Kw de entrada e saída e soma tudo aumentado assim a minha conta? Será que deixa registo de injecção de corrente na rede?
contador edp.jpg
Anexo foto do meu contador
Se alguém já experimentou isto e me souber explicar agradecia imenso, assim como outros possíveis instaladores deste sistema.
Tenho também um aerogerador de 500w modelo de hugh piggott, que construi, este carrega baterias que uso para iluminação durante a noite, os paineis vão servir também para carregar as mesma s baterias e quando carregadas injectar na rede de casa.

Desde já obrigado a todos pela atenção
xoke

boa noite,esse contador é igual ao meu e acontece o seguinte, se meteres energia em excesso na rede, o contador digital mantem-se enquanto que o analogico desmarca, isso aconteceu comigo quando tive um tempito a minha MP em testes enquanto esperava pela ligaçao a rede, hoje ha uma diferença de contagem entre digital eo analogico, o analogico marca serca de 80kw a menos que o digital , isto é
quando estive a injectar na rede o digital mantinha-se enquanto o analogico rodava ao contrario.
1 abraço
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Prevaricador »

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Nesse caso vou optar por um sistema autónomo.
Não adianta estar a fazer um investimento tão grande para depois o contador digital não mexer...

A minha ideia é gerar o suficiente para alimentar um aquecedor de 1000 Watts durante 3 a 4 horas por dia.

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Master »

Para isso chega uma UPS e uma bateria, para além do sistema Fotovoltaico ou eolico.
Eu tenho na minha loja desde a 3 anos um UPS que dá para 6 lampadas económicas, pc, monitor e sistema POS, quando falta a luz eu mantenho a loja a funcionar nos mínimos.
E dá para 20 min.
Se tivesse uma bateria daria para mais de 1 hora.
Dos Fracos Não Reza a História...


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Prevaricador »

A minha questão é quantos paineis de 100W ligados a quantas baterias 12V de 100 AH dariam para alimentar o dito aquecedor.

Pelas contas que estive a fazer, que não devem estar muito certas, necessitaria de um banco de baterias de 2000 AH!!!

Parece-me um bocado excessivo por isso gostava de ter o feedback de alguém que conseguisse produzir autonomamente à volta de 3 kW por dia...


xoke
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 03, 2011 12:04 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por xoke »

:cry: :cry: :cry:

Jama

Muito obrigado pela informação

Bom video, isso é que é produzir.

Parece que vou seccionar o quadro da casa e carregar as baterias com o meu aerogerador e os 4 paineis, utilizar um ups para as luzes e um inversor de onda pura para algumas tomadas, em especial uma do aquecimento central a lenha que tem uma bomba roca que consume 88w.

O retorno do investimento não vai ser tão rápido,

ainda tenho um outro aeerogerador que fiz à pouco tempo, quando tiver €€€€€€€€ faço outra torre e fico com dois aerogeradores de 2,4m diametro modelo Hugh Piggott.

http://scoraigwind.co.uk/?p=14

http://scoraigwind.co.uk/?p=15

http://scoraigwind.co.uk/?p=571

link´s do 1º e 2º aerogerador,


cumprimentos

Xoke


Prevaricador
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quinta out 27, 2011 10:38 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Prevaricador »

xoke:

Parabéns pelo resultado do teu trabalho a turbina ficou espectacular!
Conseguiste um output de 700W? Muito bom!
Tens uma ideia de quantos Watts produzes num dia?
Que baterias utilizas para armazenar a energia?

Cumprimentos


xoke
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta nov 03, 2011 12:04 am

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por xoke »

Boa noite,
Seguramente com os dois aerogereadores a trabalhar consigo 1Kw, não tenho nenhum aparelho de medida de totais.
Tenho um multímetro digital ligado às baterias que me dá a leitura instantânea da voltagem da bateria, os amperes como num sistema de 12v são muito elevados, ligo o mesmo amperímetro em milivolts e o seu valor corresponde ao dos amperes.
Cheguei a medir 60 amp em dias de tempestade (só no 1º aerogerador)
As baterias que uso são baterias Moura de 12 volts 63 Ah estacionárias, são usadas nos sistemas telefónicos remotos.
As melhores são sem duvida as dos empilhadores, elas são módulos de 2 volts, depois fazem conjunto para o sistema desejado, descarregam muito pouco e chegam a durar 20 anos, outras muito boas também são as dos carros de golf, são de 6 volts e 150 Ah, também excelentes, hoje optava por uma destas.
Tenho um Ups ligado às baterias que serve para alimentar algumas luzes da casa,
As baterias não devem ser muito descarregadas, uma vez ou outra até 50%, em casos normais não mais de 20%.
Sendo assim se tenho um sistema de 12 volts e 441 Ah => 5292 watts, não devo então descarregar mais de 1000 watts (cerca de 20%). Estes 1000 watts nunca são reais, porque na transformação de DC para AC perde-se ainda alguma percentagem, dependendo do ups ou inversor e ainda da secção dos cabos.
Para controle da voltagem das baterias fiz um controlador de carga, é o modelo de G. Hurd, dos USA, ele ajudou-me nisto, preferi construir o meu em vez de o mandar vir por ele, ele também os vendo e é pessoa de confiança.
Este é o meu sistema de controle das baterias.
http://fieldlines.com/board/index.php/t ... 513.0.html
O vento não é a melhor fonte para pequenos sistemas energias renováveis, com o sol e os painéis solares consegue-se mais, temos muitas horas de sol diário, mesmo com pouco produz, com o vento mesmo com pouco não dá nada, cada gerador tem a sua rotação de arranque, normalmente ventos de 15 Km/H e aos 40 Km/h está perto do ponto de furl.
Um gerador de 500 watts com ventos de 15 kn /h poucos amperes produz, mas com ventos fortes sim.
O investimento para a mesma potencia de watts, entre painéis e gerador não deve ser muito diferente.
Nos painéis não há torre, cabos de aço, controlador com resistências, etc, basta um suporte e controlador e não tem desgaste de materiais.

E muito mais……

xoke

Responder

Voltar para “Autoconsumo”