O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por lopes »

Após uma reparação do meu sistema de microprodução, fiquei em "stock" com um módulo 230W com o vidro partido, mas a funcionar na perfeição :) à pouco testei com ele ao sol e estava a debitar 32,8V.

Tenho também em "stock" 2 baterias de gel retiradas de uma UPS, 12V18ah cada.

A minha questão é se posso usar este material para criar uma iluminação nocturna para o jardim usando por exemplo iluminação LED para maior eficiência. Em caso afirmativo como o posso fazer e que material mais vou precisar de adquirir.... isto na parte de carregamento e gestão das baterias. Depois delas carregadas acho que já me desenrasco! :lol:

Aceitam-se sugestões e recomendações! 8-)

Abraços,

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

precisas de um regulador de carga para o painel não queimar as baterias por carga a mais!
depois ligas o painel ao regulador e depois o regulador a bateria
fora isso arranja maneira de o painel não apanhar humidade dentro.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por Esteves »

g_card Escreveu:precisas de um regulador de carga para o painel não queimar as baterias por carga a mais!
depois ligas o painel ao regulador e depois o regulador a bateria
fora isso arranja maneira de o painel não apanhar humidade dentro.
Boas!

Como diz o @g_card e diz muito bem, um regulador de carga de 24 volts para esse painel e se for MPPT melhor ainda, e para esse painel que deve andar a volta dos 8 amperes um destes serve bem http://www.ebay.es/itm/Regulador-Contro ... 3cbde70843" onclick="window.open(this.href);return false;

Ligar as baterias em serie e os tais LEDs dá para desenrascar.

E quanto a LEDs posso dizer que é uma maravilha, eu tenho a iluminação exterior da casa a LEDs e posso dizer que com 30€ de fita de LED IP165 de 5 metros cortei em 5 partes meti em locais estratégicos e casa está bem iluminada e tem cerca de 120 metros quadrados.

PS: A fita consome 2.4 amperes hora.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

no controlador tens a parte de load em que normalmente serve para queimar energia usando uma resistência quando a bateria esta carregada, podes magicar algo onde aproveitar essa energia. tem é de ser algo que consiga gastar o que o painel propuz.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por lopes »

Olá e obrigado pelas vossas respostas,

Ontém também me dediquei à pesca, e realmente o controlador é mesmo a unica coisa que falta.
Á semelhança do Esteves também fui pesquisar no eBay e encontrei este de 20A a um bom preço: http://www.ebay.es/itm/250934024207?ru= ... 3D1&_rdc=1

A minha ideia seria usar o sistema a 12V ligando as baterias em paralelo e duplicando a amperagem. Não só aumento o tempo de iluminação, mas na instalação com os LED's é capaz de ser mais facil trabalhar em 12V. Corrigam-me se estiver enganado...

A ideia das fitas também gostei. A semana passada comprei uma que pretendo instalar dentro de casa para criar um certo ambiente numa determinada zona da casa. E até vou aproveitar essa ideia, pois essas fitas dão para cortar em secções de 3 LED's cada uma a funcionar nos respectivos 12V. Assim vou colocar uma dessas secções de LED's em cada ponto que pretendo iluminar! ;)

Primeiro quero ver como vou isolar o painel. Ele até foi "remendado" quando se partiu em outubro e até esteve este tempo todo a produzir na minha micro, mas a chuva nestes tempos foi pouca e pretendo que ele fique num sitio definitivo onde vai ficar sujeito a intempéries. Pensei em substituir todo o vidro, mas não sei se isso não irá encarecer o projecto que pretendo de baixo custo, pois o vidro teria de ser temperado, julgo eu. Se alguém tiver sugestões neste ponto também se aceitam.

Para quem ainda não viu o tópico da minha MP, o painel ficou assim (o buraco foi tapado na altura com fita adesiva transparente e nunca cheguei a notar humidade dentro):
Imagem

Abraço,

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

mas por um painel que da 32V a carregar 12V é um pouco mau.
metes as baterias em serie, e depois nos led's fazes igual. metes duas ficas que consumam o mesmo em serie!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:mas por um painel que da 32V a carregar 12V é um pouco mau.
metes as baterias em serie, e depois nos led's fazes igual. metes duas ficas que consumam o mesmo em serie!
Percebi, mas o controlador não é suposto fazer essa gestão no carregamento para um sistema de 12V mesmo que entrem 30V?

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

não te sei informar pois nunca trabalhei com nenhum.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por visitante1 »

Viva Lopes,
uma marca de reguladores que conheço bem é a Steca, adaptam-se tanto a 12v como a 24v, só tem que ligar primeiro a bateria e de seguida o painel que ele fará a gestão automaticamente. (não deve em caso algum desligar a entrada da bateria no regulador quando o painel estiver a dar carga, vai destrui-lo ao fim de uns minutos).

Também já tem a função de consumir a carga se a bateria estiver carregada, ou seja vai curtocircuitar o painel na entrada do regulador.

A função Load que o colega g-card fala não é para a função que fala, é para colocar as cargas CUJO PICO MAXIMO NAO SUPEREM A AMPERAGEM LIMITE DO FUSIVEL QUE TRÁS INCORPORADO, podem ser aí ligadas as tais luzitas de led e assim el fará a gestão de tensão minima para proteger a bateria em caso de descarga profunda.

Se forem utilizadas cargas mais violentas tipo inversor 12 ou 24/220 este deve ser ligado na parte da bateria.
se tiver alguma duvida estou ao dispor, stand-alone tambem é a minha praia e tenho um sistema com cerca de 1500w a 24volt, um dia vou abrir um topico com ele.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por Esteves »

lopes Escreveu:
g_card Escreveu:mas por um painel que da 32V a carregar 12V é um pouco mau.
metes as baterias em serie, e depois nos led's fazes igual. metes duas ficas que consumam o mesmo em serie!
Percebi, mas o controlador não é suposto fazer essa gestão no carregamento para um sistema de 12V mesmo que entrem 30V?
Boas!

Quanto ao regulador ai não sei se será boa ideia ele receber 32V e carregar a 12V mas.... na realidade o que gere o regulador é a bateria, se ligar a uma acume 12V se ligar as duas em serie acume 24V.

Agora os valores apresentados no regulador acima referido não é assim tão baratinho para um regulador normal, atenção que o valor dele é de 4,04 EUR mais 20,25 EUR de envios, este ainda é mais barato http://www.ebay.es/itm/20A-Solar-Charge ... 256a24cdd1" onclick="window.open(this.href);return false;

Mas um MPPT para esse serviço é muito melhor, até porque recebe qual quer valor e tem melhor gestão de carregamento.

E se é para ligar só um painel um de 10 chega, este custa menus do referido por mim no meu primeiro post. Aproximadamente 27,30 EUR http://www.ebay.es/itm/FREE-SHIP-10a-MP ... 3cc156c63d" onclick="window.open(this.href);return false;

Quanto as fitas de LED também pode fazer series de 12V para obter os 24V.

As fitas de LED que eu tenho são 5050 60LEDs por metro 12V IP65 - IP68.

Talvez possa ajudar, eu tenho o meu sistema a 24V como se pode ver aqui http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=14374" onclick="window.open(this.href);return false;
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 4&start=20" onclick="window.open(this.href);return false;

A minha iluminação interior é a 220V alimentada pelo inversor mas a iluminação exterior já é alimentada a 12V, e como eu fiz... tinha por aqui uma fonte de alimentação que já nem usava e então tirei-lhe o transformador dos 220V fora e liguei lá os 24 volts das baterias, isto é uma solução.

Mas também se pode fazer de outra forma, ter na mesma as baterias em serie a 24 volts mas ligar a iluminação a cada uma, por exemplo tem 50 watts de iluminação a 12 volts , liga 25 watts a uma baterias e 25 watts a outra e está o assunto resolvido.

Há no caso de por fita de LED aconselho a meter um regulador de tenção 7812 ou no caso dos 24V o 7824.

Fica um exemplo da iluminação dos meus LEDs, esta ideia levou 1 metro de fita LED, o candeeiro e a fita ficou em 11€

As fotos foram tiradas por um telemóvel pode não mostrar muito a realidade do efeito que dá.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

pnunes Escreveu: Também já tem a função de consumir a carga se a bateria estiver carregada, ou seja vai curtocircuitar o painel na entrada do regulador.

A função Load que o colega g-card fala não é para a função que fala, é para colocar as cargas CUJO PICO MAXIMO NAO SUPEREM A AMPERAGEM LIMITE DO FUSIVEL QUE TRÁS INCORPORADO, podem ser aí ligadas as tais luzitas de led e assim el fará a gestão de tensão minima para proteger a bateria em caso de descarga profunda.

cumprimentos
já aprendi algo então, como nunca usei nada disto estava a pensar nos sistemas antigos que tinham de ter algo para onde descarregar a energia a mais.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por visitante1 »

g_card Escreveu:
pnunes Escreveu: Também já tem a função de consumir a carga se a bateria estiver carregada, ou seja vai curtocircuitar o painel na entrada do regulador.

A função Load que o colega g-card fala não é para a função que fala, é para colocar as cargas CUJO PICO MAXIMO NAO SUPEREM A AMPERAGEM LIMITE DO FUSIVEL QUE TRÁS INCORPORADO, podem ser aí ligadas as tais luzitas de led e assim el fará a gestão de tensão minima para proteger a bateria em caso de descarga profunda.

cumprimentos
já aprendi algo então, como nunca usei nada disto estava a pensar nos sistemas antigos que tinham de ter algo para onde descarregar a energia a mais.
mas não anda longe, talvez estivesse a pensar no Dump Load, isso sim é para dissipar.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O que fazer com 1 painel e 2 baterias?

Mensagem por g_card »

pnunes Escreveu: mas não anda longe, talvez estivesse a pensar no Dump Load, isso sim é para dissipar.
cumprimentos
ora era mesmo isso! lembro-me que havia quem dissipasse essa energia na agua de uma caldeira por exemplo!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Responder

Voltar para “Autoconsumo”