Duvidas em projeto de autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
rmateus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 15, 2012 11:21 am

Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por rmateus »

Boas,

Tenho seguido os vossos projetos e decidi por tb mão á obra.

Á cerca de um ano instalei 2 painéis fotovoltaicos de 55W cada, controladores de carga e um conjunto de baterias seladas com cerca de 450Amp, alimentando um inversor de onda modificada de 3500Amp (pico de 7000).
Comutador geral no quadro e restantes etc's, ficando a iluminação da casa toda a funcionar em fotovoltaica.
Até aqui, um ano a funcionar sem problemas.
Á pouco tempo aumentei para 5 paineis de 55W, aumentei as baterias para 1100Amp com ideia de alimentar um termoacumulador de 1200W.
O que notei é que o termoacumulador demora muito mais tempo a aquecer.
Sei que para medir a saida de um inversor é necessário um voltimetro RMS, mas como não tenho nenhum, usei um voltimetro normal que me dá uma voltagem de saida de 233V na saida do inversor mesmo com iluminação ligada (tudo baixo consumo, consome em média cerca de 150W) mas quando ligo o termoacumulador a voltagem de saida cai para 177V (por isso demorar a aquecer). As baterias mantém-se sempre dentro dos 12,5V/13,4V.
Já troquei todos os cabos das baterias e novos terminais (entrada dos 12V no inversor está com cabo de 50Amp) e continua na mesma.

Alguma idéia sobre isto???
RM - Tudo se aproveita :)

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por mauri »

Muito bem com o projeto.
Passa pelas Apresentações e fala-nos de ti.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

ProjectSolar
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 247
Registado: segunda abr 09, 2012 4:59 pm

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por ProjectSolar »

Boas,
Na saída de 12v, eu tenho um inversor de 3000w e se fizeres as contas se consumires 3000w precisas de um cabo que aguente ( 3000/12 = 250A ) eu tenho um cabo de 25mm curto e no máximo só uso 600w . Também só tenho iluminação e tv's .

No teu caso, 1200/12 = 100A

Já agora, porque a compra de painéis de 55w? Não te compensa comprar logo de 100w?

Cumpts


Autor do tópico
rmateus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 15, 2012 11:21 am

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por rmateus »

Boas,

Sobre mim...

Trabalho na área das telecomunicações e tenho o bichinho para aproveitar tudo o que possa servir para algo.

Este projeto nasceu assim :))
Os painéis não foram escolhidos. Estiveram em funcionamento em vários locais e quando desmontaram deram-mos. É certo que não são novos, uns com cerca de 10 anos, um com cerca de 15 e outros com menos. Mas todos a funcionar em pleno. São todos de 5,5Amp e o que tá a dar menos vai aos 4,9Amp.

Quanto ao cabo dos 12V, tem cerca de 40cm e é de 50mm. Dá perfeitamente.

Tenho a impressão de ser problemas no inversor. (Também foi dado. Estava avariado, mandei reparar e sempre saiu muito mais barato que um novo).
Estive a medir outro inversor, embora com um voltimetro que não tem RMS, e dá saida de 256V. Este que cá tenho dá uma saida de 233V. Ou seja se com um multimetro normal a voltagem apresentada é inferior, é possivel que tenha realmente na saida somente cerca de 180V e quando puxo mais pela saida ele abaixa-se mais. Quando puxo os 1200W com multimetro normal baixa dos 233V para 177V que possivelmente na realidade deverá ser de cerca de 130V. Acho que o problema estará aqui.
RM - Tudo se aproveita :)

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por Esteves »

rmateus Escreveu:Boas,

Sobre mim...

Trabalho na área das telecomunicações e tenho o bichinho para aproveitar tudo o que possa servir para algo.

Este projeto nasceu assim :))
Os painéis não foram escolhidos. Estiveram em funcionamento em vários locais e quando desmontaram deram-mos. É certo que não são novos, uns com cerca de 10 anos, um com cerca de 15 e outros com menos. Mas todos a funcionar em pleno. São todos de 5,5Amp e o que tá a dar menos vai aos 4,9Amp.

Quanto ao cabo dos 12V, tem cerca de 40cm e é de 50mm. Dá perfeitamente.

Tenho a impressão de ser problemas no inversor. (Também foi dado. Estava avariado, mandei reparar e sempre saiu muito mais barato que um novo).
Estive a medir outro inversor, embora com um voltimetro que não tem RMS, e dá saida de 256V. Este que cá tenho dá uma saida de 233V. Ou seja se com um multimetro normal a voltagem apresentada é inferior, é possivel que tenha realmente na saida somente cerca de 180V e quando puxo mais pela saida ele abaixa-se mais. Quando puxo os 1200W com multimetro normal baixa dos 233V para 177V que possivelmente na realidade deverá ser de cerca de 130V. Acho que o problema estará aqui.

Boas,

Como já disse e disse muito bem o problema está no inversor.

Para aquecer no tempo previsto tem de ter +/- 230V fora isso a resistência não vai trabalhar com a mesma potencia.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por sergio ferraz »

ola
devias usar o calor do sol para aquecer a agua
quando nao aquece usas o invervor
é isso que fazes?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


Autor do tópico
rmateus
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jul 15, 2012 11:21 am

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por rmateus »

Boas,

Estive uns dias ausentes, mas já fiz uns teste e é mesmo falha do inversor. Testei com um outro e a voltagem sai correta e tudo funciona na perfeição.

Não uso o sol para aquecer a água. É mesmo sempre através do inversor.

Esta semana vou reposicionar os painés solares visto que a partir das 16h30 a produção de energia já é pouca. Estão colocados na zona mais baixa do telhado, e por isso apanham muita sombra a partir do meio da tarde.
RM - Tudo se aproveita :)

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Duvidas em projeto de autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

viva,
deixe la ver se eu entendo uma coisa, voce com cerca de 275W consegue isso tudo? ainda por cima a 12V?
Está de parabens se assim for!
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”