Como poupar energia?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Juan Carlos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 26, 2012 9:32 am

Como poupar energia?

Mensagem por Juan Carlos »

Olá! Quero fazer mudanças em meu lar porque actualmente estou a pagar muito de electricidade e de água. Queria que me ajudassem e me comentassem que têm feito em seus lares que lhes tenha resultado eficiente
:shock: :? :oops: :roll: :?: :geek: :ugeek:

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Como poupar energia?

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Desligar lâmpadas sempre que possível...
Evitar recurso à electricidade para cozinhar...
;)
...continuem!

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Master »

Liguei as máquinas da loiça e roupa ao painel solar AQS.
Mudei as lampadas p leds
A agua do painel ou esquentador até chegar quente ao chuveiro vai p 1 balde e depois dá para rega ou p autoclismo
Comprei uma tomada com interruptor onde existam mais de 2 aparelhos ligados e á noite desligo o interruptor de todos, pois em standbye tb gasta.
Tenho tarifa bi-horária, logo faço tudo o que gasta mais entre as 22H00 e as 8H00 e pago só metade...
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Edu_Rod »

electricidade:

-tudo com lâmpadas led, no corredor tem sensor de movimento
-em minha casa é tudo eléctrico menos o aquecimentos de água que é a gás natural, e portanto todos os electrodomésticos são o mais eficiente que encontrei na altura, especialmente o frigorifico que está sempre ligado.
-tarifa tri-horária, mas agora tenho que ver isso para mudar para o liberalizado.
-todos os electrodomésticos não essenciais estão ligados a tomadas com interruptor,
-melhorar o isolamentos das janelas e portas por causa do aquecimento no inverno,

água:
-Bom senso
-todas a torneiras e duche com redutores de caudal
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!
Por exemplo, aderires as alternativas!
Se não queres investir de início em muitos painéis, e baterias, podes colocar a luz da casa toda, em lâmpadas de baixo consumo, fluorescentes e a leds, mas a 12 V.
Os gastos são muito baixos..... sem qualquer transformação, nem precisas de inversor, maior eficiência não há.

Se tiveres lâmpadas a leds ligadas a rede 230v, vai gastar mais na transformação, do que se fosse somente a 12V DC.

As lâmpadas são um pouco caras, mas a longo prazo compensa, já que gastam muito pouco, e têm uma vida útil de milhares de horas.....
Uma lâmpada destas a leds, gasta em média 2,5 watts.

Tenho todas as luzes da casa a 12v, totalmente independentes da EDA à vários meses.

Para os eletrodomésticos, bem aí vais ter que investir muito mais... e se for para contratar um técnico para fazer a instalação e manutenção ainda pior, estou a falar de produzir energia para autoconsumo.

Neste capítulo, no meu caso, sei que vou levar muitos anos para recuperar o investimento feito!
Das muitas coisas que comprei até hoje, com as quais gastei muito dinheiro, sem tirar qualquer lucro, pelo menos com esta vou ter um bom retorno.

E também há o prazer de produzirmos a nossa própria energia limpa, sem dependemos do petróleo, e darmos a nossa contribuição para um planeta menos poluído.

E se a luz da EDA falhar, não ficamos com a casa às escuras e o vizinho do lado vem perguntar-nos como é que temos luz!!!!

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Master »

Não sabemos que tipo de casa têm o Juan, pois se for vivenda é "fácil" arranjar alternativas, mas em apartamento torna-se mais difícil.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Como poupar energia?

Mensagem por ICEM4N »

Master Escreveu:Não sabemos que tipo de casa têm o Juan, pois se for vivenda é "fácil" arranjar alternativas, mas em apartamento torna-se mais difícil.
Como assim fácil? Estou interessado pois já tenho LEDs e tudo mas quero continuar a poupar

ICEM4N
Predator 40Ah - 21.000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Master »

Tava a falar nas alternativas "gratuitas" tipo aproveitar o sol com paineis solares AQS ou fotovoltaicos, aproveitar o vento com Eólicos, aproveitar a agua da chuva, banheira, etc... para os jardins e sanita, etc...
Numa vivenda (sem vizinhos por cima, por baixo, de lado) é mais fácil.
Mas há como óbvio alternativas a quem mora em apartamentos, e já ditos antes.
Já agora ainda n disseste que tipo de casa tens, pois sabendo se é moradia ou apartamento podem surgir mais hipóteses.
Dos Fracos Não Reza a História...

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Esteves »

Enquanto o @Juan Carlos não for mais específico no que pretende acho que já foi tudo dito em relação a questão dele.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
Juan Carlos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta dez 26, 2012 9:32 am

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Juan Carlos »

Onda! Obrigado por suas respostas! Eu estive olhando sites para compra de aparelhos mais eficientes e encontr´este de web que tem coisas muito boas!


ferreirinha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 05, 2013 8:34 pm

Re: Como poupar energia?

Mensagem por ferreirinha »

boas
creio que em relação ás lâmpadasde 12 volts são dificeis de encontrar, enquanto que as de leds há muita variedade, são mais baratas, dão muitomais luz e não há o problema da polaridade, julgo que um inversor de 100 W não deve consumir muito, e deve chegar, já que as lâmpadas de leds para chegarem aos 100 watts seriam necessário ter umas 20 lâmpadas acesas ao mesmo tempo
Desculpem alguma asneira, mas sou um curioso e só aprendo alguma coisa aqui convosco
um abraço

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

ferreirinha Escreveu:boas
creio que em relação ás lâmpadasde 12 volts são dificeis de encontrar, enquanto que as de leds há muita variedade, são mais baratas, dão muitomais luz e não há o problema da polaridade, julgo que um inversor de 100 W não deve consumir muito, e deve chegar, já que as lâmpadas de leds para chegarem aos 100 watts seriam necessário ter umas 20 lâmpadas acesas ao mesmo tempo
Desculpem alguma asneira, mas sou um curioso e só aprendo alguma coisa aqui convosco
um abraço
Sem dúvida que disse asneiras!!!!!

Primeiro, quem disse que as lâmpadas de 12 v tb não são de leds! Será que está a pensar que são tipo lâmpadas para carros!

Segundo, são muito fáceis de encontrar, há milhares de lojas que as vendem !

Terceiro nunca comprar um inversor com tão pouca potência!
Quando compramos algo, devemos pensar sempre mais há frente, e ao fazemos um pequeno aumento na carga, este inversor vai ser posto logo de lado a ganhar pó.

E 100w dá para alimentar, não 20, mas 40 lâmpadas das minhas, durante uma hora.

Cada lâmpada a 2,5x40=100w.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Como poupar energia?

Mensagem por g_card »

Emanuel Couto Escreveu:
ferreirinha Escreveu:boas
creio que em relação ás lâmpadasde 12 volts são dificeis de encontrar, enquanto que as de leds há muita variedade, são mais baratas, dão muitomais luz e não há o problema da polaridade, julgo que um inversor de 100 W não deve consumir muito, e deve chegar, já que as lâmpadas de leds para chegarem aos 100 watts seriam necessário ter umas 20 lâmpadas acesas ao mesmo tempo
Desculpem alguma asneira, mas sou um curioso e só aprendo alguma coisa aqui convosco
um abraço
Sem dúvida que disse asneiras!!!!!

Primeiro, quem disse que as lâmpadas de 12 v tb não são de leds! Será que está a pensar que são tipo lâmpadas para carros!

Segundo, são muito fáceis de encontrar, há milhares de lojas que as vendem !

Terceiro nunca comprar um inversor com tão pouca potência!
Quando compramos algo, devemos pensar sempre mais há frente, e ao fazemos um pequeno aumento na carga, este inversor vai ser posto logo de lado a ganhar pó.

E 100w dá para alimentar, não 20, mas 40 lâmpadas das minhas, durante uma hora.

Cada lâmpada a 2,5x40=100w.
faltava uma resposta mesmo a iluminado como tu :lol:
hoube la, se o rapaz só falou em alimentar as lampedas a teoria do inversor de 100w é bem melhor que a tua.
lembra-te do consumo em standby que terá um inversor de 100w e compara com o teu.
e tu continuas a dar nos 12V, mas tens vantagens e desvantagens, lembra-te disso.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

g_card Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
ferreirinha Escreveu:boas
creio que em relação ás lâmpadasde 12 volts são dificeis de encontrar, enquanto que as de leds há muita variedade, são mais baratas, dão muitomais luz e não há o problema da polaridade, julgo que um inversor de 100 W não deve consumir muito, e deve chegar, já que as lâmpadas de leds para chegarem aos 100 watts seriam necessário ter umas 20 lâmpadas acesas ao mesmo tempo
Desculpem alguma asneira, mas sou um curioso e só aprendo alguma coisa aqui convosco
um abraço
Sem dúvida que disse asneiras!!!!!

Primeiro, quem disse que as lâmpadas de 12 v tb não são de leds! Será que está a pensar que são tipo lâmpadas para carros!

Segundo, são muito fáceis de encontrar, há milhares de lojas que as vendem !

Terceiro nunca comprar um inversor com tão pouca potência!
Quando compramos algo, devemos pensar sempre mais há frente, e ao fazemos um pequeno aumento na carga, este inversor vai ser posto logo de lado a ganhar pó.

E 100w dá para alimentar, não 20, mas 40 lâmpadas das minhas, durante uma hora.

Cada lâmpada a 2,5x40=100w.
faltava uma resposta mesmo a iluminado como tu :lol:
hoube la, se o rapaz só falou em alimentar as lampedas a teoria do inversor de 100w é bem melhor que a tua.
lembra-te do consumo em standby que terá um inversor de 100w e compara com o teu.
e tu continuas a dar nos 12V, mas tens vantagens e desvantagens, lembra-te disso.
Caro g_card!
Já andas neste fórum há muito mais tempo do que eu!
E com tantos topicos, e comentário sobre energias alternativas!
Já deves ter percebido que quando aderimos as alternativas, começamos com um pensamento e acabamos com outro!
Queremos ir sempre progredindo...... quantas pessoas que já se arrependerem de não ter comprado um inversor melhor! E depois compram outro com mais potência, e aquele vai para a prateleira, bem claro que isto não se aplica só nós Inversores, mas no resto do material.

Pois a minha resposta estava em exemplos práticos, e não teóricos! e claro que o meu inversor com 3000 watts vai consumir mais com um de 100 watts! Isto nem é comparação que se faça!
Mas o meu inversor está a fornecer energia aos eletrodoméstico de toda a casa.

A respeito de dizer que contínuo a dar nos 12 v! Claro que sim....
E claro que um sistema de baixa tensão tem algumas desvantagens, mas acredita que as vantagens São mais que muitas..... acredita que sim.....

vale lembrar, que para ter as lâmpadas a 12v ligadas, não preciso do inversor!

Quanto ao tom ironico ao princípio do seu comentário, não percebi bem! O porque!
Poderia ser mais específico ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Como poupar energia?

Mensagem por g_card »

Emanuel Couto Escreveu: Caro g_card!
Já andas neste fórum há muito mais tempo do que eu!
E com tantos topicos, e comentário sobre energias alternativas!
Já deves ter percebido que quando aderimos as alternativas, começamos com um pensamento e acabamos com outro!
Queremos ir sempre progredindo...... quantas pessoas que já se arrependerem de não ter comprado um inversor melhor! E depois compram outro com mais potência, e aquele vai para a prateleira, bem claro que isto não se aplica só nós Inversores, mas no resto do material.

Pois a minha resposta estava em exemplos práticos, e não teóricos! e claro que o meu inversor com 3000 watts vai consumir mais com um de 100 watts! Isto nem é comparação que se faça!
Mas o meu inversor está a fornecer energia aos eletrodoméstico de toda a casa.

A respeito de dizer que contínuo a dar nos 12 v! Claro que sim....
E claro que um sistema de baixa tensão tem algumas desvantagens, mas acredita que as vantagens São mais que muitas..... acredita que sim.....

vale lembrar, que para ter as lâmpadas a 12v ligadas, não preciso do inversor!

Quanto ao tom ironico ao princípio do seu comentário, não percebi bem! O porque!
Poderia ser mais específico ?
mas há dois tipos de pessoas, aquelas que gostam e correm por gosto como tu, que dificilmente vais recuperar o investimento, mas como és independente nem te importa os custos, e há as pessoas que o objectivo é mesmo poupar.

e desculpa que te diga mas nunca enterraria o meu dinheiro todo de uma vez como tu fizeste.

sim tu com mais de 1500€ em baterias mal era se não aguentassem com a iluminação a 12V todo o ano, mesmo naquelas semanas que passam e o sol nem espreite, agora duvido que alguém a começar um projecto vá passar a iluminação da casa para 12V, e quando o sol não aparecer durante uns dias, tenha de comprar um inversor de 220V da rede para 12Vdc.

o tom irónico é porque a maioria das vezes que entras num tópico entras sempre "a grande"
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

g_card Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu: Caro g_card!
Já andas neste fórum há muito mais tempo do que eu!
E com tantos topicos, e comentário sobre energias alternativas!
Já deves ter percebido que quando aderimos as alternativas, começamos com um pensamento e acabamos com outro!
Queremos ir sempre progredindo...... quantas pessoas que já se arrependerem de não ter comprado um inversor melhor! E depois compram outro com mais potência, e aquele vai para a prateleira, bem claro que isto não se aplica só nós Inversores, mas no resto do material.

Pois a minha resposta estava em exemplos práticos, e não teóricos! e claro que o meu inversor com 3000 watts vai consumir mais com um de 100 watts! Isto nem é comparação que se faça!
Mas o meu inversor está a fornecer energia aos eletrodoméstico de toda a casa.

A respeito de dizer que contínuo a dar nos 12 v! Claro que sim....
E claro que um sistema de baixa tensão tem algumas desvantagens, mas acredita que as vantagens São mais que muitas..... acredita que sim.....

vale lembrar, que para ter as lâmpadas a 12v ligadas, não preciso do inversor!

Quanto ao tom ironico ao princípio do seu comentário, não percebi bem! O porque!
Poderia ser mais específico ?
mas há dois tipos de pessoas, aquelas que gostam e correm por gosto como tu, que dificilmente vais recuperar o investimento, mas como és independente nem te importa os custos, e há as pessoas que o objectivo é mesmo poupar.

e desculpa que te diga mas nunca enterraria o meu dinheiro todo de uma vez como tu fizeste.

sim tu com mais de 1500€ em baterias mal era se não aguentassem com a iluminação a 12V todo o ano, mesmo naquelas semanas que passam e o sol nem espreite, agora duvido que alguém a começar um projecto vá passar a iluminação da casa para 12V, e quando o sol não aparecer durante uns dias, tenha de comprar um inversor de 220V da rede para 12Vdc.

o tom irónico é porque a maioria das vezes que entras num tópico entras sempre "a grande"

Sim, corro sempre por gosto! Mas tb quero poupar algum com este (gosto). E se reparares bem! Mesmo aqui no fórum.
Há pessoal que já gastou muito mais do que eu em energias renováveis!

E quanto à sua afirmação!
Quem tiver a iluminação da casa a 12v, quando o sol não aparecer durante uns dias, ter que comprar um inversor de 220v da rede para 12v !!!!!!! Para quê? Não seria mais eficiente comprar simplesmente um carregador de baterias ligado a rede?

Não sabia que a maioria das vezes que entrava num tópico, entrava a grande! Quem diria!!!!! Não fazia idéia!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como poupar energia?

Mensagem por CrOhN »

Emanuel Couto Escreveu:
...

Quem tiver a iluminação da casa a 12v, quando o sol não aparecer durante uns dias, ter que comprar um inversor de 220v da rede para 12v !!!!!!! Para quê? Não seria mais eficiente comprar simplesmente um carregador de baterias ligado a rede?

....
Não, por acaso não.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

Ok CrOhN.... fica assim.......
Bom fim de semana.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Como poupar energia?

Mensagem por CrOhN »

Igualmente.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Como poupar energia?

Mensagem por Emanuel Couto »

Então Juan Carlos! Já poupas alguma eletricidade!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”