Ligar inversor à rede eléctrica

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
skenner
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 19, 2012 3:13 pm

Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por skenner »

Boa tarde pessoal,

tenho um pequeno sistema, paíneis 4x15w com bateria de 44Ah e inversor 200W, já usei umas quantas vezes com o portátil, modem, luzes, etc..

Queria usar a electricidade noutras partes da casa, e não queira andar com extensões espalhadas.

A minha questão é:

- se desligar o quadro da EDP, e ligar o inversor a uma tomada, terei algum problema?

Terei a eletricidade acessível noutras partes da casa?

Obrigado desde já.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por RJSC »

Segundo o Regulamento de Instalações Elétricas não se pode fazer, eu não faço assim, mas na prática quase toda a gente faz porque dá menos trabalho e é mais barato que mexer na instalção elétrica para acomodar duas fontes de energia.
É necessário ter o cuidado de nunca ligar o Disjuntor Principal com o inversor ligado e também o disjuntor diferencial não vai atuar para a proteção das pessoas, no entanto com um cabo direto ao inversor é igual.

Se a instalação for monofásica a eletricidade será distribuída pela casa toda.

Agora com um inversor de 200W vai haver problemas ao alimentar a casa toda pois o inversor não vai aguentar nem sequer com o arranque do frigorífico...


Autor do tópico
skenner
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 19, 2012 3:13 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por skenner »

Obrigado RJSC,

a ideia será ligar luzes, tipo 10w, o portátil, e outras coisas de pequeno consumo, não é a casa toda.

Tenha a ideia que dá, mas não tinha a certeza, e achei melhor perguntar.

Obrigado.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por cupMH »

É simples, basta ligar o inversor directamente numa tomada e ligar correctamente os pólos que irá ter essa electricidade em toda a casa. Mas isto poderá trazer problemas...

Desligar o disjuntor é um erro, pois não é necessário visto que a electricidade da rede publica vem de fora para dentro e a deste sistema faz o inverso, se for necessário mais electricidade entra a da rede, se o que estiver a ser produzido for a mais a electricidade vai para a rede(de borla claro), entendeu??

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por g_card »

cupMH Escreveu:É simples, basta ligar o inversor directamente numa tomada e ligar correctamente os pólos que irá ter essa electricidade em toda a casa. Mas isto poderá trazer problemas...

Desligar o disjuntor é um erro, pois não é necessário visto que a electricidade da rede publica vem de fora para dentro e a deste sistema faz o inverso, se for necessário mais electricidade entra a da rede, se o que estiver a ser produzido for a mais a electricidade vai para a rede(de borla claro), entendeu??
estas completamente errado. se reparares o nosso amigo diz que tem um inversor e baterias e que usa ligado ao portátil, logo não é um grid tie.
ao ligar a uma fixa e não desligar o disjuntor vai dar fogo de artificio!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por RJSC »

g_card Escreveu:
cupMH Escreveu:É simples, basta ligar o inversor directamente numa tomada e ligar correctamente os pólos que irá ter essa electricidade em toda a casa. Mas isto poderá trazer problemas...

Desligar o disjuntor é um erro, pois não é necessário visto que a electricidade da rede publica vem de fora para dentro e a deste sistema faz o inverso, se for necessário mais electricidade entra a da rede, se o que estiver a ser produzido for a mais a electricidade vai para a rede(de borla claro), entendeu??
estas completamente errado. se reparares o nosso amigo diz que tem um inversor e baterias e que usa ligado ao portátil, logo não é um grid tie.
ao ligar a uma fixa e não desligar o disjuntor vai dar fogo de artificio!
Exato. É por causa de conselhos destes que depois dizem que é melhor não acreditar no que se lê na internet... :roll:


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por cupMH »

Sorry, nem reparei nesse pequeno(grande) pormenor, se assim for estou completamente de acordo contigo ...


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por cupMH »

RJSC Escreveu:
g_card Escreveu:
cupMH Escreveu:É simples, basta ligar o inversor directamente numa tomada e ligar correctamente os pólos que irá ter essa electricidade em toda a casa. Mas isto poderá trazer problemas...

Desligar o disjuntor é um erro, pois não é necessário visto que a electricidade da rede publica vem de fora para dentro e a deste sistema faz o inverso, se for necessário mais electricidade entra a da rede, se o que estiver a ser produzido for a mais a electricidade vai para a rede(de borla claro), entendeu??
estas completamente errado. se reparares o nosso amigo diz que tem um inversor e baterias e que usa ligado ao portátil, logo não é um grid tie.
ao ligar a uma fixa e não desligar o disjuntor vai dar fogo de artificio!
Exato. É por causa de conselhos destes que depois dizem que é melhor não acreditar no que se lê na internet... :roll:
É pá tem lá calma, eu quando li não me apercebi que usava directamente nos equipamentos....

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por Emanuel Couto »

Boas!

Vamos ter calma! O homem não reparou que tipo de inversor se tratava.

Sem dúvida para o seu pequeno sistema não vai conseguir ligar a casa toda!
Pois estamos a falar de um potencial PV, de apenas 60 watts, e um inversor, 200 watts.
E uma pequena reserva de energia.

Neste caso! Era aconselhável, ir ao seu quadro, ver lá as fases e como estão distribuídas, e escolher a fase que pretende alimentar.

E que os receptores desta fase, não ultrapasse a potência produzida, neste caso 200W.

Coloque lá um relé, com a capacidade de corrente desta fase, para fazer a comutação entre inversor e a rede.
Depois ligando o inversor, vai ter aquela parte da casa alimentada pelo inversor.

Quando a energia produzida pelo inversor acabar!
O rele vai fazer a comutação automaticamente para a rede.

Depois, se possível, coloque fotos do seu projecto!
Porque uma imagem vale mais que 1000 palavras!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por cupMH »

Emanuel Couto Escreveu:Boas!

Vamos ter calma! O homem não reparou que tipo de inversor se tratava.

Sem dúvida para o seu pequeno sistema não vai conseguir ligar a casa toda!
Pois estamos a falar de um potencial PV, de apenas 60 watts, e um inversor, 200 watts.
E uma pequena reserva de energia.

Neste caso! Era aconselhável, ir ao seu quadro, ver lá as fases e como estão distribuídas, e escolher a fase que pretende alimentar.

E que os receptores desta fase, não ultrapasse a potência produzida, neste caso 200W.

Coloque lá um relé, com a capacidade de corrente desta fase, para fazer a comutação entre inversor e a rede.
Depois ligando o inversor, vai ter aquela parte da casa alimentada pelo inversor.

Quando a energia produzida pelo inversor acabar!
O rele vai fazer a comutação automaticamente para a rede.

Depois, se possível, coloque fotos do seu projecto!
Porque uma imagem vale mais que 1000 palavras!
Obrigado!!
Mas é por estas e por outras que é preferível deixar de comentar...

Mas para quem me tomou por burro ou coisa parecida só porque aquando da leitura não me apercebi logo de que não se tratava de um Grid-tie, encontrei isto e afinal parece que não disse nenhuma baboseira, apenas com tipo de inversor que ele estava a utilizar não era possível essa solução!

http://www.zeitgeistportugal.org/capitu ... &Itemid=86


Autor do tópico
skenner
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: segunda nov 19, 2012 3:13 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por skenner »

Viva Pessoal,

obrigado a todos pelas repostas, e tenham calma, pois isto nos fóruns é fácil dar para o torto com os mal-entendidos.

Vou testar e colocar fotos do "sistema" mais tarde.

Boa energia :)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por RJSC »

cupMH Escreveu: Mas é por estas e por outras que é preferível deixar de comentar...

Mas para quem me tomou por burro ou coisa parecida só porque aquando da leitura não me apercebi logo de que não se tratava de um Grid-tie, encontrei isto e afinal parece que não disse nenhuma baboseira, apenas com tipo de inversor que ele estava a utilizar não era possível essa solução!

http://www.zeitgeistportugal.org/capitu ... &Itemid=86
Agora viram a coisa ao contrário...
Não fui eu que vim aqui dizer que era um erro o que o comentador anterior publicou, quando o erro estava no post de quem veio criticar.

E ninguém aqui negou que os inversores Grid-Tie existem... Até recomendei um ao ICEM4N em vez de baterias.

O que se passou foi que eu li a pergunta direito, respondi de acordo, depois aparece alguém que diz que o erro é meu e no final de tudo ainda me quer fazer parecer "o mau da fita"...

Não é preciso parar de comentar, bastava ter ficado pelo seu post em que disse que não leu como deve ser ficava tudo bem esclarecido.


cupMH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: sábado fev 18, 2012 10:29 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por cupMH »

RJSC Escreveu:
cupMH Escreveu: Mas é por estas e por outras que é preferível deixar de comentar...

Mas para quem me tomou por burro ou coisa parecida só porque aquando da leitura não me apercebi logo de que não se tratava de um Grid-tie, encontrei isto e afinal parece que não disse nenhuma baboseira, apenas com tipo de inversor que ele estava a utilizar não era possível essa solução!

http://www.zeitgeistportugal.org/capitu ... &Itemid=86
Agora viram a coisa ao contrário...
Não fui eu que vim aqui dizer que era um erro o que o comentador anterior publicou, quando o erro estava no post de quem veio criticar.

E ninguém aqui negou que os inversores Grid-Tie existem... Até recomendei um ao ICEM4N em vez de baterias.

O que se passou foi que eu li a pergunta direito, respondi de acordo, depois aparece alguém que diz que o erro é meu e no final de tudo ainda me quer fazer parecer "o mau da fita"...

Não é preciso parar de comentar, bastava ter ficado pelo seu post em que disse que não leu como deve ser ficava tudo bem esclarecido.
Quando mencionei erro foi no sentido figurado! Mas caso o tenha atingido peço desculpa pois não foi essa a intenção...
Senão fosse feito este comentário: "Exato. É por causa de conselhos destes que depois dizem que é melhor não acreditar no que se lê na internet..." eu não teria feito o comentario que depois fiz...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por RJSC »

Sem rancores.

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por ICEM4N »

Pessoal vamos partilhar experiências. Para nos lixar basta o governo.
Continuem que estou a gostar de ler para ver o que vou fazer

ICEM4N - Ricardo
Predator 40Ah - 22.000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011


rui_geraldes
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta mar 06, 2008 8:32 pm

Re: Ligar inversor à rede eléctrica

Mensagem por rui_geraldes »

Eu talvez viesse a fazer algo um pouco diferente dado a pequena capacidade do inversor.

Esta instalação depois de terminada, não necessita de fazer manipulações por as baterias estarem descarregadas.
a) - Identificar os circuitos disjuntores correspondentes a iluminação de cada dependencia, confirmando que não alimentam também outros circuitos tais como tomadas, extractores etc...
b) - Identificar o disjuntor da tomada eléctrica que deseja alimentar através do inversor. Se o disjuntor alimentar mais tomadas noutras dependencias, assinalar essas tomadas para referencia futura.
c) - Confirmar que a potencia total que deseja alimentar não é superior a capacidade do inversor)
d) - solicitar que um electricista encartado abra o seu quadro eléctrico e desligue o cabo que alimenta o candeeiro que pretende alimentar.
e) - Fazer o mesmo para o circuito da(s) tomada(s) que pretende alimentar.
f) - A saída do inversor deverá alimentar o cabo do circuito de iluminação que foi desactivado no quadro eléctrico, tal como a tomada. Confirme sempre que a potencia total não ultrapassa a potencia do inversor.
g) - Para melhorar a protecção do sistema, caso o inversor não possua disjuntor na saída, deverá ser adicionado um disjuntor junto ao inversor.

Poderá adicionar um carregador de baterias alimentado pela EDP, mas deverá instalar um relógio temporizador programado para ligar somente durante determinado tempo, conforme as suas necessidades de energia, evitando gastar energia da EDP a carregar as baterias através da EDP, em vez de elas serem carregadas pelos paineis.

E "voilá" com a instalação do carregador de baterias alimentado pela EDP tem um sistema "inteligente" que lhe retira a necessidade de fazer manipulações de circuitos, por as baterias terem ficado descarregadas.

Este sistema pode ser instalado de muitas outras formas.

Até julgo que o mais fácil pois não necessita de técnicos encartados para lhe abrirem o quadro eléctrico, será "estender" um cabo eléctrico pelo rodapé (3x2,5mm2) para alimentar os circuitos que deseja. Claro que irá ter sempre cabos a vista, mas é muito mais simples de instalar.

Não esquecer de ligar o cabo de terra ao circuito de terra do quadro.

Dependendo do tipo de inversor, o neutro do inversor, poderá ou não ser ligado ao neutro da EDP, pois alguns inversores não permitem essa ligação. Em caso de duvida, o melhor mesmo será manter a saída do inversor, isolada do resto, pricipalmente se o inversor não for de saída sinusoidal verdadeira.

Como norma adicional, nunca ligue motores eléctricos com escovas (aspiradores batedeiras etç) a circuitos alimentados por inversores. Normalmente os inversores não estão preparados para alimentar esse tipo de equipamento, e avariam.

Em nota final, lembre-se que não assumo qualquer responsabilidade por qualquer perda, dano, avaria, etç que possa acontecer. Tudo aquilo que fizer, é da sua inteira responsabilidade. Se tem duvidas, ou se não tem os conhecimentos técnicos necessários para o fazer, o melhor será contactar alguém que reuna essas capacidades a aptidões para o fazer.

Boa sorte.
Espero ter contribuído com algo "positivo".
Abraço

Responder

Voltar para “Autoconsumo”