Bicicleta para gerar energia elétrica direto na rede

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
giscardgoedert
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 05, 2013 10:31 am

Bicicleta para gerar energia elétrica direto na rede

Mensagem por giscardgoedert »

Gostaríamos de montar um bicicleta para gerar energia elétrica direto na rede (projeto de feira de ciência). As dúvidas são:

qual posso usar um dínamo ou alternador ?
qual o melhor para gerar energia dínamo ou alternador ?
preciso usar uma bateria, ou posso ligar direto em um inversor grid tie ? para poder ligar direto na rede.
Qual melhor inversor que posso utilizar ? aqui a voltagem da rede é 220 V.
Existe o risco de sobre carga se pedalar muito rápido ? como podemos prevenir ? com fusível ?
Existe algum programa que apoie financeiramente esse projeto?


dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Re: Bicicleta para gerar energia elétrica direto na rede

Mensagem por dj.luc »

Olá vou tentar responder:
1- qual posso usar um dínamo ou alternador ?
Na realidade os dois, o inversor grid tie var ter de receber em corrente continua, com o dínamo pode ser ligado directamente, com o alternado, como ele produz em corrente alternada, essa corrente deve ser rectificada, facilmente encontra pontes rectificadoras utilizadas nos geradores eólicos a preços baixos.

2- qual o melhor para gerar energia dínamo ou alternador ?
Vai depender principalmente da potência e tensão máxima que o dínamo ou alternador produz, da potência e tensão máxima que o inversor grid tie aceita a sua entrada (corrente continua).
Também entra para a equação a questão a velocidade do rotor do dínamo ou alternador, más de fácil resolução pois essa velocidade pode ser alterada com a desmultiplicação das rodas dentadas da bicicleta.
Realçar que quanto maior for a potência e ser gerada, maior será o esforço que se tem que fazer para a roda da bicicleta rode.

3- preciso usar uma bateria, ou posso ligar direto em um inversor grid tie ? para poder ligar direto na rede.
A maneira mais fácil, barata e com menos perdas é injectar directamente na rede sem baterias. Só vejo uma vantagem na utilização de bateria, é se as horas de produção não sejam as mesmas que as utilizadas para injectar.

4- Qual melhor inversor que posso utilizar? aqui a voltagem da rede é 220 V.
O inversor grid tie mais indicado será os que se utilizam para a produção eólica, o funcionamento será o mesmo. Por norma os mais caros são aqueles que conseguem modelar melhor a corrente, fluir melhor a energia para a rede, e claro gerir melhor sobrecargas e curto-circuitos.

5- Existe o risco de sobre carga se pedalar muito rápido ? como podemos prevenir ? com fusível ?
Claro que sim, o fusível é a melhor solução de protecção para DC, más para não estar sempre a fundir fusíveis, basta colocar um inversor grid tie que tenha uma potência superior a que o gerador consegue produzir.
Claro que se continuar a pedalar com o fusível fundido essa potência tem de ser dissipada, o que pode levar a danificar o gerador. Solução, colocar um sistema para perceber que o fusível fundiu (até pode nem ser preciso, nos pedais vai notar a anomalia), ou então um sistema de resistências para dissipar essa energia que não se esta a injectar, sistema idêntico ao utilizado nos geradores eólicos.

Com isto tudo espero ter ajudado e não complicar.
Cumprimentos.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”