mini projeto iluminacao

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
c.bento
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta out 24, 2013 8:48 am

mini projeto iluminacao

Mensagem por c.bento »

Boas tardes.
Ha ja cerca de 2 anos que ando a sentir o bixinho fotovoltaico.
Com uma pequena ups e uma bateria de carro com 70ah tenho o pequeno jardim de casa iluminado durante mais ou menos 6horas com 4 gu10 led smd de 3,5w cada. Agora estou a planear um projeto para iluminacao interior, mas claro uma coisa mais elaborada. Para tal preciso de ajuda de quem realmente entende do assunto.

Cumps.

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por Esteves »

Boas,

É +/- assím que se começa.

Bem mas para poder ajudar tens de dar +/- a potência em iluminação que vais prever ter ligada, e +/- quantas horas, não faças as contas a toda a iluminação é só mesmo a que é utilizada dia a dia.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
c.bento
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta out 24, 2013 8:48 am

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por c.bento »

Poderei ter em simultaneo no max uns 100, cento e poucos wats e umas 6 horas ao longo do dia.


Autor do tópico
c.bento
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta out 24, 2013 8:48 am

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por c.bento »

Bom dia amigo Esteves.

Entao e assim, a nivel de potencia, entre uns 100, cento e poucos wts para +/- 6 horas diarias.

Cumps

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por Esteves »

Bem julgo que o sistema vai ser composto por: painel, regulador, bateria, inverter.

Então é assim, para um funcionamento +/- o ideal é ter 1 painel de 30V 250W, 1 regulador de carga 12V/24V de 10 amperes ou mais (já fica para futuros Upgrade) 2 baterias de 12V quanto mais amperagem tiver melhor mas 100Ap já é bom, 1 inverter de onda pura para 24V = 230V

c.bento a configuração que estou a sugerir é para 24 voltes, e porque os 24V é o mais aceitável, porque se começares por 12 mais dia menus dia lá vais passar para 24V, pelo menos muitos users aqui no fórum começaram com 12 e muitos já mudaram para os 24.
E o custo do material em algumas situações é mais em conta que os 12V
Para mim o mais dispendioso é mesmo as baterias, o inverter para começar até pode ser mais fraco tipo 200W a 300W mesmo que mais tarde venhas a aumentar o campo solar nessa altura compras então outro inverter para as cargas mais pesadas e a iluminação fica sempre com esse mais fraco.


Dá uma passagem por o meu projeto que está a funcionar com um inverter Steca Studer AJ200 onda pura só para a iluminação, que em stand by o consumo é quase 0. AQUI
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
c.bento
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta out 24, 2013 8:48 am

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por c.bento »

Bom dia Esteves, tem ai um bom projeto, muitos
parabens, e daquelas coisas em que estamos
sempre a inovar, hoje e mais uma coisa, amanha e
outra... em relacao ao meu pequenino projeto obrigado pelas indicacoes, realmente quando se pensa iniciar um projeto nao se perde nada comecar logo por equipamento que nos permita possiveis melhoramentos. Ja agora seria peojeto para quantos €uros?

Obrigado

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: mini projeto iluminacao

Mensagem por Esteves »

Ja agora seria peojeto para quantos €uros?
Bem essa pergunta feita a mim é muito complicada...

Não te vou dar valores de material (lixo) mas também não é material topo de gama.

Painel Solar 230w monocristalino 250€ Imposto incluído.
Regulador Steca pr3030 30A com display = 155€ Imposto incluído.
2 Baterias monobloco de ciclo profundo TAB 70Ah = 2 X 120€ = 240€ Imposto incluído.
Inversor de corrente onda pura Victron 350W (24V) = 149.00 € Imposto incluído.

Esta configuração foi feita baseada nos valores de um site de renováveis o que dá uma soma total 794€

Estes valores podem aumentar ou mesmo diminuir conforme a qualidade e potência dos mesmos.




PS: Por PM foi um dos sites onde foi feita a configuração entre outros com valores aceitáveis.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Autoconsumo”