Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Nesta fase, para muitos de nós, o autoconsumo vai ser um kit até 1,5 kW, só com comunicação prévia, ligação à rede sem venda do excesso produzido, sem baterias. O que vem a seguir baseia-se nisso.

É pois importante não sobredimensionar, até porque a moda é módulo+microinversor, o que assegura futuras expansões sem problemas de maior. Também porque, segundo o DN, o Ant.º Mexia ganha mais do que o Steve Jobs, não precisa da nossa ajuda. Para muitos casos, 1 ou 2 módulos será o suficiente, para quem não quer armazenar em baterias.

Mesmo quem tem contadores antigos a descontar o excesso produzido, estou convencido que 1 dos objetivos da Comunicação Prévia será mesmo a mudança desses contadores. O Estado é sempre refém dos grandes grupos.

DADO IMPORTANTE:
1 Wp de módulo produz até cerca 1,5 kWh/ano/Wp. Eu estou a usar 1,3 kWh/ano/Wp para a região de Lisboa, de acordo com produções que vi na net.
Custo de Instalação = €2/Wp
ACHAM BEM?

Dica: comprem 1 medidor de consumos (15 euros) e estudem bem a vossa casa. Tentem transferir consumos para as horas de sol, ex. aquecimento de água (ver este tópico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18847). Para a maioria, durante os 5 dias úteis não há ninguém em casa durante o dia, pelo que só interessa produzir para os consumos de Standby, frigoríficos e pouco mais. Alimentar equipamentos com elevados consumos e pouca utilização diurna durante os 5 dias úteis implica um grande sobredimensionamento fotovoltaico, com difícil retorno.

Deixo os meus consumos de standby e equipamentos essenciais, como referência:
- Radio-despertador, 1,7 Wh
- Micro-ondas (relógio), 2,2 Wh
- Frigorífico+Congelador (Classe A+): média de 1 semana, 50 Wh (no verão será +)
- Modem Router, Off ->0,2 Wh; On->5 Wh
- Box satélite c/gravador, 16,5 Wh
- Box satélite s/gravação, 13 Wh
. LCD, < 1 Wh
- Impressora jato tinta, Off->0,1 Wh; On s/impressão->5,1 Wh
- Carregador telefone s/fios, 0,5 Wh
- Detetor de gás, 2,4 Wh
- Tomada c/ telecomando, 0,6 Wh
- Relógio programador, 1 Wh
- Sensor crepuscular, 0,7 Wh
- Alarme de intrusão, 11,2 Wh (somei consumos DC em standby de sensores, sirenes, comunicadores de voz e dividi por 0,75, como sendo a eficiência do transformador AC/DC do alarme, para obter o consumo AC)
- Campainha sem fios, 2,6 Wh
- Campainha com fios, ???
- Amplificador sinal TDT, ???
- Células fotoelétricas dos portões automáticos, ???
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

A minha experiência dizme que se não estão em casa durante o dia (trabalham em casa) e não querem injectar na rede nem acumular em baterias podem esquecer o auto consumo.
Os standbys não gastam mais de 100Wh... :(
sergiomms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

Por acaso fizeste-me pensar melhor!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Para quem consome uns 3 kWh contados no contador digital da EDP, valerá a pena o autoconsumo?

Que tipo de painel seria necessario para este consumo no periodo diurno?


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Mas os 3 kwh são apenas durante o dia?


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

No meu caso, quero garantir um consumo de standby de 120Wh, corrente AC.

Se tiver 1 microinversor com 94% de eficiência Euro e tirar + 4% de perda nos cabos (aceita-se normalmente 3% para cabos bem dimensionados), preciso de 120/0,90=133Wh DC.

Esta é metade da produção de pico de um módulo de 260Wp, portanto um tamanho normal.

Não encontrei dados para Portugal, mas em São Francisco, USA, cidade do mundo com o clima mais parecido com o de Lisboa e com uma irradiação anual parecida, um módulo produz acima de metade da sua eficiência máxima numa média anual de 6h/dia.

Então, vou cobrir o meu autoconsumo em pelo menos (nas restantes horas do dia só vou cobri-lo parcialmente) 6h x 365dias x 120Wh = 262,8kWh/ano; a €0,18, dá €47,3/ano.

Ora 1 kit de 1 módulo vende-se por €450 => 9,5 anos para pagar o kit. Será um pouco menos, tendo em conta que as restantes horas do dia não estão contabilizadas. Já os preços da EDP (720 euros por kit de um módulo) só compensam ao fim de 15 anos.

Com módulos e microinversores com garantia de 25 anos (se acreditarmos!), compensará, até porque penso que a eletricidade irá subir mais do que o preço do dinheiro.
O que o contrato da EDP tem de bom é que eles assumem as garantias dos fabricantes, pelo que a garantia de 25 anos para o microinversor (para mim questionável à partida), deverá estar garantida – não vejo a EDP a desaparecer nesse horizonte. Já a Martifer ou a Involar …

Tudo isto para corrente monofásica. No meu caso, tenho os consumos de standby divididos por 3 fases, o que complica a situação. Por outro lado, tenho sempre gente em casa, o que me aumenta os consumos.

Reedição de 15mar2015: se tivermos em conta que em cada 7 dias 2 estamos em casa, as contas de cima melhoram pois isso representa 104 dias do ano em que a produção toda seria aproveitada.
Última edição por Quintas2 em sexta mar 13, 2015 12:23 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

borllock Escreveu:Mas os 3 kwh são apenas durante o dia?
boas,

sim anda á volta dos 3 ou 4 kWh durante o periodo solar (se é que assim podemos chamar).
Alguns friogificos, tv's, microndas, computador, bomba de rega... etc etc claro nao é todos os dias tudo em funcionamento

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por JMLorenzo »

Quintas2 Escreveu: Não encontrei dados para Portugal, mas em São Francisco, USA, cidade do mundo com o clima mais parecido com o de Lisboa e com uma irradiação anual parecida, um módulo produz acima de metade da sua eficiência máxima numa média anual de 6h/dia.
Para saber a radiação solar de qualquer localidade, quanto podes produzir, angulos de inclinação, etc vai aqui:
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

Esse kit da EDP tem que inversor e paineis?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

O_volt Escreveu:Esse kit da EDP tem que inversor e paineis?
:twisted: :geek:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

JMLorenzo Escreveu:
Quintas2 Escreveu: Não encontrei dados para Portugal, mas em São Francisco, USA, cidade do mundo com o clima mais parecido com o de Lisboa e com uma irradiação anual parecida, um módulo produz acima de metade da sua eficiência máxima numa média anual de 6h/dia.
Para saber a radiação solar de qualquer localidade, quanto podes produzir, angulos de inclinação, etc vai aqui:
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#
Obrigado.
Esta minha resposta foi re-editada. Inicialmente não tinha visto que aparecia a irradiação ao longo do dia, mas vem lá isso.
Vou refazer as minhas contas e depois posto.
Última edição por Quintas2 em sexta mar 13, 2015 8:43 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

visitante1 Escreveu:
O_volt Escreveu:Esse kit da EDP tem que inversor e paineis?
:twisted: :geek:
Tinha posto aqui http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... &start=180

O tópico do Autoconsumo EDP estava à parte mas depois passaram para aí.

Mas a resposta é
Material da proposta EDP:
Módulos policristalinos MARTIFER MPrime MSeries 3R PLUS, creio que de 250W
Microinversor INVOLAR MAC250A
Cumprimentos,
Quintas2


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

visitante1 Escreveu:
O_volt Escreveu:Esse kit da EDP tem que inversor e paineis?
:twisted: :geek:
Não esquecer que é chave na mão já montado...no site do micro eles dizem que são os únicos autorizados pela EDP...estranho
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

O microinversor SMA SB240 também está certificado na Renovávies na Hora, mas tem que levar obrigatoriamente a Multigate deles, por onde se faz a ligação AC.

De qualquer maneira, um instalador de kit's com micro ABB disse-me que dentro de dias seria publicada a listagem de micros certificados para autoconsumo, que inclui o ABB e que nada tem a ver com a listagem da Renováveis na Hora, que é só para micro e mini produção ligadas à rede sem autoconsumo.
Cumprimentos,
Quintas2


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

Quando ?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


pedro14
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: domingo ago 10, 2014 7:01 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por pedro14 »

Parabéns pelo post... Fiquei mais esclarecido em relação ou auto consumo ... Não são só vantagens como nos querem as vezes passar a ideia...

É necessário realmente ter uma ideia dos consumos ...

:)


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

JMLorenzo Escreveu:
Quintas2 Escreveu: Não encontrei dados para Portugal, mas em São Francisco, USA, cidade do mundo com o clima mais parecido com o de Lisboa e com uma irradiação anual parecida, um módulo produz acima de metade da sua eficiência máxima numa média anual de 6h/dia.
Para saber a radiação solar de qualquer localidade, quanto podes produzir, angulos de inclinação, etc vai aqui:
http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php#
De facto eles têm os dados de irradiação a cada 15 minutos, ao longo do dia, para cada mês do ano.
Vou refazer as minhas contas e depois posto.
Afinal não posto nada. Pegar nesses dados e calcular as produções ao longo do dia para cobrir os consumos de stanby com rigor é trabalho para um modelo matemático.

De qualquer forma fica a ressalva que eu considerei perdas de 10% e eles consideram 25%, tendo em conta uma série de fatores, o que só vem piorar as conclusões, infelizmente de encontro ao que disse o sergiomms: “A minha experiência dizme que se não estão em casa durante o dia (trabalham em casa) e não querem injectar na rede nem acumular em baterias podem esquecer o auto consumo.”

Como nota positiva fica conhecermos melhor com que linhas nos cosemos.
Cumprimentos,
Quintas2


joaodias_7
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado fev 14, 2015 10:43 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por joaodias_7 »

Recebi a proposta da EDP por email e querem 720€ por um painel 250w ou 1296€ por dois paineis 250w.
Que dizem destes preços?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

É um exagero!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

Eu instalei um kit de auto consumo numa casa com 300w em painéis e um inversor de 350w por menos de 450 €.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”