Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

MRider Escreveu:Eu instalei um kit de auto consumo numa casa com 300w em painéis e um inversor de 350w por menos de 450 €.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=17494
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

O_volt Escreveu:É um exagero!
mas olha que há cá quem ache que 3x250wp+soladin 600 é caro... e ainda me fazem perder tempo com conversa da treta!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

visitante1 Escreveu:
O_volt Escreveu:É um exagero!
mas olha que há cá quem ache que 3x250wp+soladin 600 é caro... e ainda me fazem perder tempo com conversa da treta!!
Esse "kit" e muito superior e mais em conta.
Live long and prosper!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Aproveito o topico para mostrar a proposta que tive
662€ s iva e instalaçao

(instalação é algo assim complicado? Um electricista conseguiria fazer o trabalho?)
Anexos
Mar. 13 21.41.jpg
Mar. 13 21.41.jpg (17.78 KiB) Visto 5231 vezes


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

masterchief Escreveu:(instalação é algo assim complicado? Um electricista conseguiria fazer o trabalho?)
O preço deve estar compatível com o equipamento, tendo em conta que a Multigate te permite ver as produções e ela é cara, sendo o próprio microinversor desta marca mais caro que outras. Pelo que aprendi até aqui, essa marca SMA é boa, tem representante em portugal, mas dá uma garantia menor - 5 anos, com extensões pagas até 20 anos. Há aí microinversores com garantias até 25 anos incluídas no preço de origem, Involar.
Os preços que obtive para o microinversor SMA SB240-10 = €198 + IVA, Multidate-10 = €190 + IVA.

Por ex. 1 kit com micro Involar = €450, já c/Iva e o Involar=€140 e a sua e-gate (não obrigatória)=€200 (acho que vi este aqui no fórum), preços c/Iva

Temos a tendência a querer ver as nossas produções, mas só o custo adicional do equipamento (neste caso a Multigate, e este microinversor não funciona sem ela) inviabiliza em geral o retorno do investimento, se já não for inviável à partida. Mas depois há o gosto que temos em ter a coisa...

Quanto à instalação pelo eletricista ou até pelo próprio, penso que não é difícil se tivermos noções mínimas de eletricidade e perdermos, ou investirmos, umas boas horas na net. Há kits que vêm com ficha para ligar direto à tomada, mas o + aconselhável é ligá-lo ao quadro, com proteção. É o caminho que eu estou a trilhar.
Cumprimentos,
Quintas2


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Espectaculo
obrigado pela resposta
sinceramente nao sabia nada disso que referiste

Entao o sistema que eles me proposuram irá permitir eu acompanhar o que o painel produz...
Pois nao sei até que ponto me será vantajoso e digo porquê: 1 ou 2 paineis ao produzirem durante o dia eu vejo logo a leitura do contador e vejo tiro a "ideia" geral :P

Mas vou pesquisar mais info sobre multigate, que agora fiquei com pulga :lol:


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Um sistema de monitorização que amonta a 25% do custo do sistema, é no minimo, questionável!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:Um sistema de monitorização que amonta a 25% do custo do sistema, é no minimo, questionável!
eu só queria que alguem me explicasse para o que serve!!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

se estivermos a falar do mesmo é uma treta que permite veres online as tuas produçoes

em casos de 1 2 paineis nao vejo qual o interesse, e no meu caso particular, nem cabo rj45 tenho proximo! So o gasto em fazer um cabo de XX metros upa upa!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

mas era mesmo aí que eu queria chegar, ter 1 só painel já é uma treta que não serve para nada, ainda por cima colocar uma cena a monitorizar só para ficar cool, treta e meia...
parte do tempo 1 painel nem sequer vai produzir o suficiente para alimentar essa cena toda da monitorização...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

visitante1 Escreveu:mas era mesmo aí que eu queria chegar, ter 1 só painel já é uma treta que não serve para nada, ainda por cima colocar uma cena a monitorizar só para ficar cool, treta e meia...
parte do tempo 1 painel nem sequer vai produzir o suficiente para alimentar essa cena toda da monitorização...
Calma porque há pessoal que gosta de ter gadget e gabar-se deles. Vê o caso dos carros em que o pessoal pede todos os extras e nem os usa....ou as casas com domótica que nem é usada.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Bem... concordo com ambos voces!

Mas é mesmo como o "visitante" disse
1 ou 2 ou 3 paineis nao vejo necessidade desse dispositivo...

Alias eu nem entendo porque razao naquela proposta que me enviaram vem isso! Dispenso totalmente! Vamos lá ver se é agendada uma visita ao local para ouvir o "palavreado" deles


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Muito caro, no final vai ficar à volta de uns 1000€, acrescentando iva e a instalação, isto para um sistema de 250W LOL
Acho que deve encontrar sistemas de 250w por 600-700€ já com iva e instalação.


MARCOSOFT
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 18, 2015 12:56 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MARCOSOFT »

Bom dia amigos.

Estou prestes a instalar um sistema fotovoltaico de 750w, sem venda à rede, mas penso que seria útil alguém abrir um tópico para discutirmos quais os contadores da EDP que temos em casa!

Isto porque tive conhecimento que existem alguns contadores digitais que erradamente somam a energia injetada na rede (excesso de produção) com a consumida pela habitação, ou seja, pagamos a energia que estamos a fornecer gratuitamente à EDP!!!

Penso que deveríamos comentar nesse tópico quais os contadores que fazem esse tipo de contagem, marcas, modelos, tipo de tarifa, monofásico, trifásico, etc...

Obrigado a todos.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

MARCOSOFT Escreveu:... que erradamente somam ....
:lol: :lol: :lol:

Marco, esse assunto está bem mais que discutido, os contadores somam porque estão assim configurados pela EDP... não é erro, é mesmo a ganancia da EDP a querer penalizar os clientes que têm produções em paralelo com a rede.
Hoje pode ser grave porque a legislação mudou, mas até o final do ano passado, era ilegal fazê-lo!
Agora eu gostava de saber era como é que vais ter uma instalação de autoconsumo com 750W em que não tens entrega de excedente à rede...
sergiomms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Fácil! Aquecedor de 760W sempre ligado.

Os 10W são a margem do "cagaço".

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

CrOhN Escreveu:Fácil! Aquecedor de 760W sempre ligado.

Os 10W são a margem do "cagaço".
CrOhN, isso não faz qualquer sentido... :?
Até pode ser, mas se está a montar o autoconsumo é suposto servir para algo, se bem que no inverno está frio, o que vai fazer no verão que tem mais horas de sol e calor?
E se estiver sombra? dispara a velocidade do contador?
Mais, um aquecedor tem termostato, o que faz com que só consuma essa potência quando o aquecedor está a arrancar, depois para manter quente não consome tanto em permanência...
sergiomms


MARCOSOFT
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: quarta fev 18, 2015 12:56 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MARCOSOFT »

sergiomms Escreveu:
MARCOSOFT Escreveu:... que erradamente somam ....
:lol: :lol: :lol:

Marco, esse assunto está bem mais que discutido, os contadores somam porque estão assim configurados pela EDP... não é erro, é mesmo a ganancia da EDP a querer penalizar os clientes que têm produções em paralelo com a rede.
Hoje pode ser grave porque a legislação mudou, mas até o final do ano passado, era ilegal fazê-lo!
Agora eu gostava de saber era como é que vais ter uma instalação de autoconsumo com 750W em que não tens entrega de excedente à rede...
Sei que vou ter algum excedente, mas não quero pagar por esse excedente, pelo que eventualmente terei de solicitar a substituição do contador.

Pelos cálculos que fiz, não merece a pena investir na instalação de um contador para venda á rede do excedente.

Quanto à abertura do tópico dos contadores, penso que seria útil, pois essa informação dos contadores está muito dispersa, onde alguns utilizadores desconhecerão a situação da soma do excedente!

Seria ainda útil para decifrarmos a informação que alguns contadores apresentam, informação essa ignorada por muitos, e com possível relevância!

Um abraço.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

para quem tiver uma casa com consumos normais o excedente não vai ser assim tanto como o que se pensa, vai ser algum mas a média não será nenhum exagero.
não se pode ter tudo, para se poupar algum tem que se sacrificar outro, sempre assim foi e sempre assim será.
o sistema não está perfeito, cabe nos a nós aperfeiçoar já que as leis não estão totalmente a nosso favor...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

visitante1 Escreveu:para quem tiver uma casa com consumos normais o excedente não vai ser assim tanto como o que se pensa, vai ser algum mas a média não será nenhum exagero.
não se pode ter tudo, para se poupar algum tem que se sacrificar outro, sempre assim foi e sempre assim será.
o sistema não está perfeito, cabe nos a nós aperfeiçoar já que as leis não estão totalmente a nosso favor...
O problema é que só a edp e mais alguns curiosos é que têm acesso a essa info, durante o dia não há consumo em casa numa casa normal.

PN, eu estou em casa o dia todo, com a televisão acesa, o computador ligado e uns quantos aparelhos em standby, tenho um consumo aproximado de 500wh durante o dia.
Eu estou a pensar num sistema que me permita reduzir isto mas que eu vou ter que desligar cada vez que saio de casa durante o dia (o que não é nada prático).

Para quem não está em casa durante o dia os consumos não passam dos 100wh, estaria o MARCOSOFT a pagar à edp para poder ter o sistema a funcionar um valor correspondente a 650w (750w-100w) que * 0.19€/kwh será qq coisa como 0.1236€ x23%= 0.1520€ por cada hora de sol, isto estrapolando para ao fim de um ano... com uma média anual de 4.5h de sol diario seria 0.152*4.5 = 0.684€/dia x 22dias uteis = 15,05€/mês * 11meses supondo que fica em casa nas férias =165.55€ ano

Onde é que está a poupança? aumenta a factura 15€/mês para reduzir 2.65€/mês o equivalente a 30€/ano? e dizes que não é significativo?

A malta só olha para o valor total da factura...
sergiomms

Responder

Voltar para “Autoconsumo”