Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

bem, se após um teste ao contador se verificar que ele incrementa a contagem há sempre 2 opções, uma delas é pedir a alteração do mesmo ao fornecedor de energia, a outra opção, no caso do fornecedor não alterar... vandalismo publico... está sempre a acontecer... aí mudam de certeza e sem custos, o contador não é nosso...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

visitante1 Escreveu:... vandalismo publico... está sempre a acontecer...
:lol: :lol: :mrgreen: Boa ideia :lol: :lol: :twisted:
sergiomms


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Mas se o contador for trocado nada impede que esse problema relatado de ele contar o que é injectado, nao surja num novo contador.

E mais... trocar contadores com a EDP distribuiçao é para esquecer...
voto em vandalismo

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

masterchief Escreveu:E mais... trocar contadores com a EDP distribuiçao é para esquecer...
voto em vandalismo
Convinha ter algum cuidado com o que diz por aqui!

Este fórum tem muitos visitantes...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

@sergiomms, obviamente, não percebeste a ironia.... para mim, esta lei de autoconsumo, é uma treta completa que pouco ou nada serve.

Eu acho que o próprio titulo do tópico é enganador. Sem desviador de excesso, haverá sempre, em alguns periodos, injecção na rede. Seriam necessárias cargas constantes, mas na realidade não é assim. Temos cargas em casa que funcionam por on-off, logo, tanto estão a consumir, como não. Ao fim do dia podes ter 1000W consumidos, o que dá, por exemplo, em 10h, 100W/h. Mas com essas cargas on-off, podes ter os mesmos 1000W distribuidos por 5 horas a 200W e 5 horas sem consumo.

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

masterchief Escreveu:Mas se o contador for trocado nada impede que esse problema relatado de ele contar o que é injectado, nao surja num novo contador.

E mais... trocar contadores com a EDP distribuiçao é para esquecer...
voto em vandalismo
Eu atrevo-me a dizer que a troca de contadores só é benéfica para a edp, eles estão a trocar por smartmeter e conseguem perceber a que horas consumiste e a que horas produziste; e usarão essa info contra ti!
Não aconselho a ninguém a trocar de contador, porque se está mal agora (contadores digitais) vai estar pior depois!
Se tem a sorte de ainda ter contadores analógico, fechem bem a porta de acesso ao contador e deêm a contagem por telefone, de forma a evitar que eles vão lá trocá-lo. :twisted:
CrOhN Escreveu:@sergiomms, obviamente, não percebeste a ironia.... para mim, esta lei de autoconsumo, é uma treta completa que pouco ou nada serve.

Eu acho que o próprio titulo do tópico é enganador. Sem desviador de excesso, haverá sempre, em alguns periodos, injecção na rede. Seriam necessárias cargas constantes, mas na realidade não é assim. Temos cargas em casa que funcionam por on-off, logo, tanto estão a consumir, como não. Ao fim do dia podes ter 1000W consumidos, o que dá, por exemplo, em 10h, 100W/h. Mas com essas cargas on-off, podes ter os mesmos 1000W distribuidos por 5 horas a 200W e 5 horas sem consumo.
Concordo plenamente!
Para quem não tem consumo durante o dia, e se quiser poupar algum dinheiro, esqueça o autoconsumo!
sergiomms


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Em relação a tópicos sobre contadores, o que acho é que não se deve vasculhar muito o assunto.

Penso que a EDP há de começar a mudar os contadores que lhe forem desfavoráveis, se houver muito autoconsumo com injeção prá rede a fazer serviço de net-metering.

Mas também não vale a pena levantar poeira e, como já li aí, passam por aqui muitos olhos.
Cumprimentos,
Quintas2


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Quintas2 Escreveu:Em relação a tópicos sobre contadores, o que acho é que não se deve vasculhar muito o assunto.

Penso que a EDP há de começar a mudar os contadores que lhe forem desfavoráveis, se houver muito autoconsumo com injeção prá rede a fazer serviço de net-metering.

Mas também não vale a pena levantar poeira e, como já li aí, passam por aqui muitos olhos.
Se mudar nesses casos também têm de mudar nos casos em que o contadores somam o produzido com o consumido da rede.
Eu acho que há qualquer coisa de errada nisto, se a EDP está a vender os kits e diz que as pessoas vão poupar, como é depois quando as pessoas chegarem ao final do mês e virem que em vez de diminuir a conta, esta aumentou porque o contador somou o produzido pelo sistema solar? Não é um investimento assim tão pequeno, vai dar bronca, isto a ser verdade que alguns contadores somam o produzido, claro, não é por meia dúzia de pessoas o dizerem que passa a ser verdade.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Ora ai está...

eu nem quero imaginar a cara e a discussao que se vai iniciar nos lares quando chegar a factura e esta aumentar (supondo que o contador conte o que é injectado)...
vai começar as trocas de acusaçoes...
e vamos ligar a tvi e ver: Casal mata-se em discussao por consumos de electricidade EDP :lol: :lol: :lol:

Agora voltando ao serio, se a factura aumentar, resta ao tuga desligar o painel solar, e pensar que este ano as ferias vao ser mais curtas, pois a EDP vai fazer tudo por tudo para nao trocar o contador nao será?

Existe alguem neste topico que tenha um contador digital que nao assuma o que é injectado como consumido?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

Não, não resta ao tuga desligar o painel, resta ao tuga rebentar com o contador e a seguir telefonar para dar conta do vandalismo que passou pela rua.... é para quem quer, quem não quer troca na mesma.
Embora com pouca expressão em diferença de preços, começa a aparecer alguma concorrencia, começa a ser facil mudar. O que estas medidas pretendem é fidelizar o cliente, portanto se duvidas existirem há sempre alguem que lhes explique como se fazem as coisas....
O que não é admissivel é ter um desses, se fosse o meu caso já era á muito...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

Aqui na Madeira a EEM diz que o contador pára nessa situação de injecção na rede. Já confirmei com um eng por Telefone e via email.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

MRider Escreveu:Aqui na Madeira a EEM diz que o contador pára nessa situação de injecção na rede. Já confirmei com um eng por Telefone e via email.
Fixe, assim que conseguires confirmar isso, informa a malta, se puderes fazer um video, melhor :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

Logo que tenha um GTI faço isso .
Live long and prosper!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

visitante1 Escreveu:Não, não resta ao tuga desligar o painel, resta ao tuga rebentar com o contador e a seguir telefonar para dar conta do vandalismo que passou pela rua.... é para quem quer, quem não quer troca na mesma.
Embora com pouca expressão em diferença de preços, começa a aparecer alguma concorrencia, começa a ser facil mudar. O que estas medidas pretendem é fidelizar o cliente, portanto se duvidas existirem há sempre alguem que lhes explique como se fazem as coisas....
O que não é admissivel é ter um desses, se fosse o meu caso já era á muito...
falas que existe concorrencia...
Mas que tipo de concorrencia estamos a falar sobre contadores?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Também já me chegou aos ouvidos que os contadores digitais actuais não contam a injecção como consumo. De qualquer forma, carece SEMPRE de confirmação prática! Porque depois de estar a funcionar, é de dificil detecção. Pelo menos com sistemas de 250W. Com mais potência, será mais fácil.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

Pois como já tenho alguma potência em PV não deverá ser difícil o teste.
Live long and prosper!


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

MRider Escreveu:Pois como já tenho alguma potência em PV não deverá ser difícil o teste.
quando poderes confirmar avisa ;)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por MRider »

Tenho de adquirir primeiro o GTI
Live long and prosper!


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Contactei uma empresa - DONAUER - que não vende ao público, mas canaliza os pedidos para instaladores que trabalham com o material deles. Segundo a DONAUER, esses instaladores montam um analisador na nossa casa por alguns dias para fazer um perfil dos nossos consumos e propõem o kit a instalar em função disso.

Disseram-me que fazem assim pois de outra forma aumenta o risco de sobreestimativa e até de não compensar ou o retorno ser só após muitos anos.

Fica aqui a informação para quem estiver interessado, mas no meu contacto com um instalador deles fiquei logo desinteressado: boa abordagem de trabalho, mas orçamentos à cabeça da ordem dos valores da EDP.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

Quintas2 Escreveu:... esses instaladores montam um analisador na nossa casa por alguns dias para fazer um perfil dos nossos consumos e propõem o kit a instalar em função disso....
É o que eu tenho e outros membros do forum.
O meu é este: http://www.currentcost.com/product-envir.html
Mas já vi outro à venda no Jumbo.

É por isso que sei que os standbys normais consomem "muito pouco", e tenho registos de consumos desde à 4 anos a esta parte :)
sergiomms

Responder

Voltar para “Autoconsumo”