Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por masterchief »

Pois...
os orçamentos da EDP devem servir de medida para os restantes instaladores nao? :lol:


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por ricardot »

boa tarde
Depois de ver a publicidade da EDP
Aqui na empresa estávamos a pensar começar a fazer o autoconsumo .
Acham que vale a pena ?
O melhor será escolher a EDP ou outra empresa ?


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por O_volt »

sergiomms Escreveu:
Quintas2 Escreveu:... esses instaladores montam um analisador na nossa casa por alguns dias para fazer um perfil dos nossos consumos e propõem o kit a instalar em função disso....
É o que eu tenho e outros membros do forum.
O meu é este: http://www.currentcost.com/product-envir.html
Mas já vi outro à venda no Jumbo.

É por isso que sei que os standbys normais consomem "muito pouco", e tenho registos de consumos desde à 4 anos a esta parte :)
Quanto custa? Como se utiliza?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por sergiomms »

O_volt Escreveu:Quanto custa? Como se utiliza?
Custou-me +- 70€, agora não sei quanto custa e há bastantes no mercado.

A utilização :) .... é só ler as instruções mas não é nada técnico, coloca-se um sensor de currente na saida do contador, e o resto ele faz sozinho.
sergiomms

Avatar do Utilizador

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por JMLorenzo »

Como já disse por aqui, há uns micro inversores que não injectam na rede, é utlizado um medidor/controlador colocado à saida do contador que monitoriza o consumo e através de um gateway por wi-fi ajusta o funcionamento do micro inversor conforme o consumo no monento.

Sai mais caro que os normais mas para quem não quer injectar nada na rede pode ser um caso a pensar.
Power Monitor + Gateway = 199.5€
Micro inversor 250W c/comunicação = 235€

O mesmo site que vende estes micro inversores também vende os monitores de energia.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

ricardot Escreveu:boa tarde
Depois de ver a publicidade da EDP
Aqui na empresa estávamos a pensar começar a fazer o autoconsumo .
Acham que vale a pena ?
O melhor será escolher a EDP ou outra empresa ?
na minha opinião autoconsumo para empresas é ouro sobre azul, escolher edps é que me parece um mau negocio...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por ricardot »

visitante1 Escreveu:
ricardot Escreveu:boa tarde
Depois de ver a publicidade da EDP
Aqui na empresa estávamos a pensar começar a fazer o autoconsumo .
Acham que vale a pena ?
O melhor será escolher a EDP ou outra empresa ?
na minha opinião autoconsumo para empresas é ouro sobre azul, escolher edps é que me parece um mau negocio...

Então será melhor falar com uma empresa especializada no assunto certo ?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

acho que sim, mas tudo depende do tipo de autoconsumo que quiseres, podes até convidar uns amigos um fim de semana e montar isso tudo em cima duma estrutura que o serralheiro vizinho te faz...
eu mandei fazer uma para 21 paineis e ficou por cerca de 800€ já com todos os perfis de aluminio, sendo que só a parte metalica ficou por cerca de 400€...
ás vezes inventa-se muito desnecessáriamente.

ou então podes escolher uma empresa que não queira ganhar tudo num dia só, também existem. é só pedir orçamentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

ricardot Escreveu:
visitante1 Escreveu:
ricardot Escreveu:boa tarde
Depois de ver a publicidade da EDP
Aqui na empresa estávamos a pensar começar a fazer o autoconsumo .
Acham que vale a pena ?
O melhor será escolher a EDP ou outra empresa ?
na minha opinião autoconsumo para empresas é ouro sobre azul, escolher edps é que me parece um mau negocio...

Então será melhor falar com uma empresa especializada no assunto certo ?
ricardot, devias seguir o conselho do visitante1...

Podes abrir um tópico com o teu projeto e dúvidas!

Há muita informação nesse fórum que te poderá ajudar nesse sentido.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


lcanelas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quinta mai 07, 2015 5:26 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por lcanelas »

Tenho lido alguns dos topicos sobre auto consumo...mas ainda não encontrei nenhum com o problema que estou a ter...que é ter um contador trifasico mas a multigate que o fornecedor me arranja é monofasico.
Vou ter o mesmo rendimento ou tenho de arranjar uma multigate trifasica?
Ps:não sei se me estou a explicar como deve de ser porque não percebo nada disto e obrigado pelos vossos post que me estão a da alguma noção do que é o autoconsumo :)


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

lcanelas Escreveu:Tenho lido alguns dos topicos sobre auto consumo...mas ainda não encontrei nenhum com o problema que estou a ter...que é ter um contador trifasico mas a multigate que o fornecedor me arranja é monofasico.
Vou ter o mesmo rendimento ou tenho de arranjar uma multigate trifasica?
Ps:não sei se me estou a explicar como deve de ser porque não percebo nada disto e obrigado pelos vossos post que me estão a da alguma noção do que é o autoconsumo :)
Penso que te referes à Multigate da SMA-SunnyBoy. Se assim é, tanto quanto sei, terás que ter 3 Multigates, 1 para cada fase, com o(s) respetivo(s) microinversor(es)/módulo(s). Se uma Multigate (pelo menos €200) já faz questionar o interesse do investimento, então 3...

Esclarece isso, mas talvez seja melhor optares por uma marca de microinversores que não obriguem a ter Multigate ou equiparável, até porque se consomes em 3 fases e instalares a tua produção toda numa só fase, vais certamente dificultar a tua capacidade de consumir ao máximo aquilo que produzires, ao fim ao cabo, o objetivo do autoconsumo. Já viste o tópico Autoconsumo c/corrente Trifásica (http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 96&t=18861)?
Cumprimentos,
Quintas2


Costadinove
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo nov 22, 2015 4:19 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Costadinove »

Boa noite pessoal
Contactei um técnico do Call Center da EDP e coloquei uma série de duvidas das quais as mais relevantes vou aqui colocar o respondido:
1- Sobre o excesso de produção e a respectiva injecção na rede, e o consumidor final ficar prejudicado, o senhor muito simpático disse que a legislação assim o permite. lol
2- Eventual solução para isso já há.
Solução: Pedir à EDP para certificar a instalação (500€) e colocar um contador para medir a energia a injectar na rede (50€) Valores aproximados.

Claro que a recuperação do valor investido depende da realidade de cada lar.

Já recebi uma carta a informar que os serviços da EDP vão fazer a substituição dos contadores antigos pelos novos na minha zona de residência. :(
Cumprimentos

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

Costadinove Escreveu:Boa noite pessoal
Contactei um técnico do Call Center da EDP e coloquei uma série de duvidas das quais as mais relevantes vou aqui colocar o respondido:
1- Sobre o excesso de produção e a respectiva injecção na rede, e o consumidor final ficar prejudicado, o senhor muito simpático disse que a legislação assim o permite. lol
2- Eventual solução para isso já há.
Solução: Pedir à EDP para certificar a instalação (500€) e colocar um contador para medir a energia a injectar na rede (50€) Valores aproximados.

Claro que a recuperação do valor investido depende da realidade de cada lar.

Já recebi uma carta a informar que os serviços da EDP vão fazer a substituição dos contadores antigos pelos novos na minha zona de residência. :(
Cumprimentos
E que zona é?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Costadinove
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo nov 22, 2015 4:19 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Costadinove »

Ola visitante1
Resido em Lagos, Algarve

A EDP voltou a contactar-me hoje para ajudar nalguma duvida sobre a minha decisão para a aquisição dos kits e depois de eu bombardear com mais uma colecção de questões, as mais importantes foram:
1- O contador é bidirecional e controla o consumo e a produção, pelo que faz um encontro de contas. Para isso basta instalar o sistema redy que faz o controlo online das produções e do consumo.
Esse mesmo sistema redy, é oferecido no primeiro ano e depois paga-se 5,90 por mês.(mais 70,80€ por ano) EDP sempre a facturar.... lolll
2- Se quiser vender à rede terei que pagar a certificação da instalação (500€) + compra do Contador de contagem de excesso de produção (30€)

Se os custos com os Kits da EDP já são altos e condicionam na recuperação do investimento com estes custos acrescidos ainda torna a situação mais dificil.

Mas assim de forma rapida surgiu uma duvida..... se o contador novo que instalam é bidirecional para que instalar um segundo contador???????
Será que o contador bidirecional faz mesmo o controlo (consumo vs produção) para calculo da factura no final do mês????
se por acaso andar alguém no forum que tenha o sistema instalado e possa esclarecer esta duvida a malta agradece.

Cumprimentos ecológicos.
Costadinove

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Fico sempre curioso em saber mais acerca dos novos frequentadores do fórum... :)

Costadinove, porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Costadinove
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo nov 22, 2015 4:19 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Costadinove »

Emanuel Couto Escreveu:Fico sempre curioso em saber mais acerca dos novos frequentadores do fórum... :)

Costadinove, porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!?
OK, assim farei, lapso meu, as minhas desculpas, pensei que já o tivesse feito neste forum.

Cumprimentos Ecológicos

Costadinove

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Costadinove Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:Fico sempre curioso em saber mais acerca dos novos frequentadores do fórum... :)

Costadinove, porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!?
OK, assim farei, lapso meu, as minhas desculpas, pensei que já o tivesse feito neste forum.

Cumprimentos Ecológicos

Costadinove
Se "todos" fossem assim seria uma maravilha... :)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por borllock »

Costadinove Escreveu:Ola visitante1
Resido em Lagos, Algarve

A EDP voltou a contactar-me hoje para ajudar nalguma duvida sobre a minha decisão para a aquisição dos kits e depois de eu bombardear com mais uma colecção de questões, as mais importantes foram:
1- O contador é bidirecional e controla o consumo e a produção, pelo que faz um encontro de contas. Para isso basta instalar o sistema redy que faz o controlo online das produções e do consumo.
Esse mesmo sistema redy, é oferecido no primeiro ano e depois paga-se 5,90 por mês.(mais 70,80€ por ano) EDP sempre a facturar.... lolll
2- Se quiser vender à rede terei que pagar a certificação da instalação (500€) + compra do Contador de contagem de excesso de produção (30€)

Se os custos com os Kits da EDP já são altos e condicionam na recuperação do investimento com estes custos acrescidos ainda torna a situação mais dificil.

Mas assim de forma rapida surgiu uma duvida..... se o contador novo que instalam é bidirecional para que instalar um segundo contador???????
Será que o contador bidirecional faz mesmo o controlo (consumo vs produção) para calculo da factura no final do mês????
se por acaso andar alguém no forum que tenha o sistema instalado e possa esclarecer esta duvida a malta agradece.

Cumprimentos ecológicos.
Costadinove
Boas
Se quiseres vender à rede tens de ter no mínimo 2 contadores, 1 logo na saída do inversor(s) que vai contar o total produzido (deve ser para estatisticas, não estou a ver outro uso) com Telecontagem e outro a substituir o que já tens(bidireccional).
Pode haver casos em que te deixem o que já tens em casa e coloquem outro para contar apenas o excedente, mas não me parece, não justifica porque tinhas de ter outra caixa de contagem provavelmente, etc. Ou seja 3 contadores, produção total, consumo e excedente.


Costadinove
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: domingo nov 22, 2015 4:19 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por Costadinove »

Ola borllock
A intenção não seria de vender à rede mas sim de fazer um encontro de contas daquilo que se consome com aquilo que se produz, sabendo de antemão que com um simples Kit de 1.5kw a produção total é sempre inferior às necessidades de uma residência, mas como a altura em que o Kit funciona em pleno a produção é excessiva em relação às necessidades da casa, esse excesso seria canalizado para a rede para posteriormente abater no consumo necessário para a residência no período da noite, altura em que toda a família esta a em casa.
Mas parece não ser possível essa solução uma vez que os velhinhos contadores analógicos estão a fugir de todos os consumidores.

Realmente estou com muito pouca vontade de avançar para a aquisição de painéis porque vou estar a oferecer à rede a maioria da energia produzida. :(

Enfim...... a ver se encontro uma solução intermédia que não beneficie muito a operadora.

Cumprimentos


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: Evitar Sobredimensionar Autoconsumo

Mensagem por borllock »

A única opção que tens é colocares uma potência baixa o suficiente para nunca (ou raramente) teres excedente, para isso tens de ver o teu perfil de consumo e se tal alterares esse perfil para teres um maior consumo de dia (principalmente entre as 11h e as 15h).
O payback que se fala de 6 ou 7 anos, EDP e afins é apenas veridico se consumires tudo o que produzes, o que é dificil, mas não sei os teus consumos.
Eu já tive um caso em que aconselhei a instalar 24 módulos e mesmo assim raramente tinha excedente, isto porque não era uma casa, era um casarão com piscina etc, por isso cada caso é um caso, mas por norma, uma casa típica portuguesa aconselho a instalar 500w para os stand by e afins.

Tens também a opção de colocares baterias, mas encarece o sistema e daqui a uns anos as baterias estão a dar o berro. Vamos esperar pelas baterias da Tesla a ver.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”