EDPbox

Local para debater sobre o autoconsumo

Patriota
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Patriota »

Já no contador antigo eu tinha essas 3 tarifas apesar de ser cliente de tarifa bi horária.
Para leituras, dá-se as 3 contagens e a EDP soma o consumo no período de cheias com as pontas.

Correção:
No tarifário tri horário há horas de vazio, horas cheias e horas de ponta.
Super vazio usa-se nas tarifas tetra horárias (BTE, MT...)


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Silverio28 »

Não consigo fazer isso de carregar mais rapido e mais lento para mostrar coisas diferentes.
a mim aparece sempre o mesmo.


Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 174
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Silverio28 »

já consegui entrar nos Menus.
Obrigado


luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por luishmendes »

Tive esta semana a visita para troca do contador trifásico analógico por esta EDPBOX cx2000-9.

A minha potencia instalada é de 6.9 kVA (30A) ou seja 3 x 2.3 KVA.

Antes se uma das fases consumisse mais de 2.3 (10A) o Diferencial cortava tudo. Estava limitado a 2.3 (10A) por fase.
Agora o mesmo diferencial está limitado a 6.9 (30A) por fase.

A novidade que eu tive foi que a EDPBOX aparentemente soma as 3 fases e só cortará se a soma das mesmas ultrapassar os 30A.
Já consumi 20A numa fase e a EDPBOX não cortou.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: EDPbox

Mensagem por visitante1 »

E assim é que deveria ter sido sempre, potencia contratada em trifásico deveria permitir o máximo numa fase só.
Pelo menos é o que acontece numa instalação que conheço, em que o máximo esta quase sempre numa só fase e só dispara quando ultrapassa por exemplo essa fase ou mais outro consumo noutra fase.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Quintas2 »

Eu tenho contador trifásico e dispara quando ultrapassa o valor de cada fase e não a soma do permitido para as 3 fases.

Parece-me lógico que assim seja, pois quando é feita a instalação (e eventualmente a vistoria inicial pela Certiel), ela é aprovada para que cada fase aguente esse valor. Podes ter uma instalação feita para aguentar 15A por fase (total de 45A), mas uma só fase não estar preparada para aguentar 45A, podendo até pôr em risco a segurança, se aí puseres os 45A, não é assim?
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDPbox

Mensagem por CrOhN »

Isso será o ideal em trifásico. Mas com os sistemas de corte antigos, tal não acontecia. E claro, na baixada, cada fase e neutro terão que suportar a corrente máxima.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por rnlcarlov »

Patriota Escreveu:Já no contador antigo eu tinha essas 3 tarifas apesar de ser cliente de tarifa bi horária.
Para leituras, dá-se as 3 contagens e a EDP soma o consumo no período de cheias com as pontas.

Correção:
No tarifário tri horário há horas de vazio, horas cheias e horas de ponta.
Super vazio usa-se nas tarifas tetra horárias (BTE, MT...)
Mudaram-me o contador e agora também tenho leituras dos três períodos, apesar de a minha electricidade ser tarifa simples. Mas graças a isto agora consigo saber qual o consumo que faço em cada horário, o que me permite avaliar se compensa ou não mudar para bi-horário.
Tenho é um pequeno problema. Como sei o ciclo horário para o qual ele está programado atualmente: diário ou semanal? Sem saber quais as horas em que ele conta como vazio ou cheio é-me difícil avaliar qual o tarifário que compensa mais.


turnip
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado fev 06, 2016 7:19 pm

Re: EDPbox

Mensagem por turnip »

Boa tarde,

Alguém com contador EDP BOX que saiba o significado dos menus? Há sub menus que depois de se entrar não se percebe que valor estamos a ver...
Pelo que percebi, no menu TOTALIZADORES a injecção é o código começado por "2", ou seja, a energia que já se injectou na rede EDP.
Obrigado

NOTA: Para quem instalar painéis de autoconsumo, se fizer a comunicação prévia no SERUP, a EDP Distribuição dá prioridade na substituição do antigo contador pelas novas EDP BOX. O processo demorar +-3 semanas após o registo até o novo contador ser instalado.


turnip
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado fev 06, 2016 7:19 pm

Re: EDPbox

Mensagem por turnip »

Para quem precisar, segue o significado de alguns códigos da EDP BOX

Total de Energia injectada na rede EDP (quando a produção solar é superior ao consumo)
Código no visor: 2.8.0
Registos -> Totalizadores -> Totalizador -A

Para potências instantâneas
Código no visor: 2.7.0
Valor instantâneos -> Potencia -> Potencia activa exportada


luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por luishmendes »

luishmendes Escreveu:Tive esta semana a visita para troca do contador trifásico analógico por esta EDPBOX cx2000-9.

A minha potencia instalada é de 6.9 kVA (30A) ou seja 3 x 2.3 KVA.

Antes se uma das fases consumisse mais de 2.3 (10A) o Diferencial cortava tudo. Estava limitado a 2.3 (10A) por fase.
Agora o mesmo diferencial está limitado a 6.9 (30A) por fase.

A novidade que eu tive foi que a EDPBOX aparentemente soma as 3 fases e só cortará se a soma das mesmas ultrapassar os 30A.
Já consumi 20A numa fase e a EDPBOX não cortou.

Afinal andamos a ser enganados e roubados.

Passado 2 meses após a instalação a EDPBOX começou a cortar a Luz.

Voltei a verificar e agora basta um consumo de 11A numa fase e fico sem luz. O que foi mudado ????

... chamei a EDP e confirmaram o que eu já estava a espera.

Só posso ter no máximo 2.3 KVA por fase.

Tenho 2 alternativas:
Passar para monofasico ou aumentar a potencia contratada. Ambas com custos da minha parte claro.
:( :( :( :(


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: EDPbox

Mensagem por jmlflorencio »

Mas que contrato tem em vigor??


luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por luishmendes »

O meu contrato é 6.9 KVa Trifassico.
O primeiro Mês após a instalação da EDPBOX podia consumir em cada fase até 6.9 KVa desde que o total das 3 não fosse mais de 6.9KVa.
Agora, basta ter 2.5 KVa numa fase e sem nenhum consumo nas outras para ir tudo abaixo.
Algo foi mudado remotamente.


hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: EDPbox

Mensagem por hmatta »

Boas
Tive uma coisa do género.
A solução que adotei foi mudar para monofássico visto que não tinha nada de tri.
Esta solução foi a melhor opção em 10 anos de luta com o trifássico.
Penso que não vale a pena procurares mais soluções.

Boa sorte


luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: EDPbox

Mensagem por luishmendes »

Problema Resolvido
Alterei também para monofássico, e ainda vou baixar a potencia de 6.9 Kva para 4.6 Kva
Obrigado


antonio.campea
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 45
Registado: sexta mar 29, 2013 12:41 pm

Re: EDPbox

Mensagem por antonio.campea »

Boa noite
Ter energia trfásica em casa não ajuda nada na gestão da potência. Normalmente é preciso ter o escalão superior para o diferencial não disparar. Energia trfásica só se houver motores trifásicos e mesmo assim há que ponderar se não será melhor colocarmos motores monofásicos, por exemplo numa piscina ou poço, etc.


ricardot
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda mar 02, 2015 1:00 pm

Re: EDPbox

Mensagem por ricardot »

Eles deviam era disponibilizar os dados num site.


Silva28
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo mar 05, 2017 4:21 pm

Re: EDPbox

Mensagem por Silva28 »

Boa tarde,

Alguém sabe se é possivel e, se sim, como, recolher os dados do SAGEMCOM CX2000-9?

Aparentemente, de acordo com o artigo 7 e o Anexo I do Portaria n.º 231/2013 sobre contadores inteligentes temos esse direito, mas não consegui entender como o fazer.

http://www.erse.pt/pt/legislacao/Legisl ... adores.pdf

Artigo 7
"Regras aplicáveis à disponibilização de informação e faturação
1 — Aprovado o calendário de instalação dos contadores inteligentes ao abrigo do disposto no n.º 4 do artigo 4.º, os operadores de redes de distribuição e os comercializadores ficam obrigados ao armazenamento dos dados obtidos a partir dos contadores inteligentes, em particular os relativos aos consumos de energia elétrica, bem como a facultar permanentemente aos comercializadores e aos clientes finais, respetivamente, o acesso eletrónico aos referidos dados, apresentados de forma detalhada e em frações de minuto, e bem assim a possibilidade de proceder à respetiva recolha."


Anexo I
"6 — Existência de uma porta de comunicação normalizada de acordo com padrões internacionais para assegurar a comunicação entre o contador e a Home -Area Network (HAN) do consumidor e que permita a ligação do contador a um monitor destacável para visualização da informação (In -House Display — IHD)."

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EDPbox

Mensagem por serges »

Pois realmente a coisa não deve ser assim tão facil como se pensa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”