EDPbox

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

Recebi à dias uma carta da EDP a dizer que iam instalar em minha casa uma EDPbox.
alguem já tem?
alguem tem informações mais completas do que aquelas que aparecem na internet? todas as informações que tenho são muito vagas...
permite ter dados de consumo hora a hora, mas onde se ve esses resultados num portal na internet? no contador? tem graficos?
o que isto vai significar para a minha mini instalação grid Tie, ainda não inscrita no SERUP
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Acho que o mais importante é saber se a EBox já vem parametrizada como bidireccional, ou seja, para ler o excedente que vai para a rede e o consumo.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

pelo que li na internet, dizem que sim que lê bidirecionalmente, e que permite contabilizar os consumos e as produções.
mas nenhuma destas informações é confirmada de uma forma concreta.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: EDPbox

Mensagem por t3lmo »

E como se processou a adesão à EDP Box? Foi por inicativa da EDP? Ou ouve um pré-registo de micro-geração?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

não houve nenhuma adesão nem inscrição, recebi só uma carta tipo a dizer que iam lá instalar uma EDPbox.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

Aqui está a explicação, mas ainda não percebi se vou ter acesso a um site na internet ou como se processa isto.
as minhas duvidas só existem porque tenho um amigo microprodutor que tem um sistema semelhante muito completo, via portal na internet, mas vai ter de pagar por ele.
Por isso não sei como eles diferenciam.
Por outro lado não me agrada que me instalem mais tecnologias com radio frequências ou electrofrequencias como alguns contadores que tem ligações a tomadas especificas, até porque já está provado que esses sistemas são prejudiciais à saúde.

aqui está o site

http://www.inovcity.com/pt/inovcity/cas ... nergy-box/

texto do site

A Energy Box vai substituir o contador actual, com inúmeras vantagens, uma vez que vai permitir o acesso a informação detalhada sobre o consumo, possibilitando ao consumidor conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar electricidade a um preço mais favorável.
Esta informação vai permitir que a factura de energia eléctrica tenha por base consumos reais, recolhidos de forma automática e com periodicidade mensal.
Para seu conforto, o consumidor poderá realizar alterações contratuais de potência, ciclo, ou tarifário, sem a necessidade de deslocação de pessoal especializado.
O cliente poderá, ainda, consultar a análise do seu padrão de consumo ou fazer simulações de ciclos horários, sendo até possível a programação de avisos automáticos em função de parâmetros definidos por si.

Na integração com a microprodução, a Energy Box permitirá a consulta de balanços energéticos da habitação, sendo possível ao cliente/microprodutor identificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e os que é produtor.

O comercializador ou empresa de serviços energéticos poderá oferecer aos seus clientes serviços e planos de preços permanentemente adaptados aos diversos perfis e necessidades de consumo, bem como acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: EDPbox

Mensagem por visitante1 »

surge ai uma duvida! dizem que podem alterar a potencia contratada a qq momento sem deslocação de um tecnico. Ora imaginemos que durante um determinado tempo o consumo é superior ao contratado!
presumo que o limitador esteja num valor alto para que não seja necessário a tal deslocação do tecnico, assim não vai disparar se esse consumo ultrapassar o contratado.
então como vão cobrar esse tempo em que a a potencia utilizada seja superior á contratada? vai dar direito a nova faturação ? multa?

outra coisa, falas em leituras de consumos por tomadas!! mas eles devem só mudar o contador, não vais autorizar meter aparelhos dentro de casa certo?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: EDPbox

Mensagem por t3lmo »

Ok, já me fui informar.
Até 2020 todos os contadores EDP distribuição vão ser trocados por este novo.
Será uma implementaçã gradual por zona, pois os ramais, sub-estações e centrais necessitam de estar preparadas para receber os dados, básicamente porque é usado um tipo de 'protocolo power-line' para comunicação dos dados (não é rede móvel como os atuais dispositivos meter).
Aguardemos pela cartas nos correios...
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: EDPbox

Mensagem por visitante1 »

tenho que começar a analisar isso de perto, por acaso até sei onde se fazem esses caixotes de tecnologia... ainda á dias quase tropeçava num monte deles ;)
http://www.efacec.pt/PresentationLayer/ ... ovGrid.pdf
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: EDPbox

Mensagem por RJSC »

O limitador de potência é simulado. Trata-se de um contactor/relé dentro do contador e a ordem de abertura é dada por software.
Infelizmente a passagem de escalão de potência não é automática, tem que ser pedida e manualmente ativada pelo acesso remoto.
Em Évora já existem e ele desliga se exceder a potência contratada configurada sendo necessário rearmar manualmente.


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

visitante1 Escreveu:
outra coisa, falas em leituras de consumos por tomadas!! mas eles devem só mudar o contador, não vais autorizar meter aparelhos dentro de casa certo?
não, não vou autorizar, no entanto se o aparelho já vem equipado com essas tecnologias é inevitável que fiquemos sujeitos a novos tipos de radiações.
Aliás esse powerline já está mais que provado que é altamente prejudicial à saúde, pois a transmissão de dados é feita por pequenas variações de corrente na própria linha eléctrica.

vejam só este site, vale o que vale mas não deixa de ser interessante conhecer as opiniões de outras pessoas.

http://recusecontadoresinteligentes.blo ... mulam.html
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: EDPbox

Mensagem por CrOhN »

A radiação é um mal menor. Preocupa-me mais o "big-brotherismo" possível com este tipo de monitorização!


Autor do tópico
fsaraiva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 86
Registado: sexta out 05, 2012 1:55 pm

Re: EDPbox

Mensagem por fsaraiva »

Foram lá trocar o contador ontem!
informação zero, nem sequer avisaram a data e hora a que ia acontecer a troca, simplesmente apareceram!

deixaram um folheto sobre o equipamento que nada de novo diz. telefonei para o numero de apoio para saber se podia ter acesso aos meus consumos horários ou diários, e não posso. vou ter de continuar de lápis na mão a ir registando os dados que aparecem no visor. Aconselharam-me a tentar falar com os outros operadores pois tem conhecimento que a EDP comercial em algumas situações oferece esse tipo de sistemas...

É um Janz, o visor é menos visível, e tem 3 leds muito fortes sempre acesos, agora para eu fazer a minha contagem vou precisar de uma lanterna, pois a luz que tenho já consegue iluminar os números.

este contador pelos vistos dispensa a necessidade de lá ir alguém fazer a contagem já que ele próprio envia a contagem uma vez por mês para a central.

para mim foi uma grande desilusão, estava convencido que ia ter acesso a mais informação que me permitisse, ampliar a instalação de PV para as horas certas, afinal tudo na mesma.
Edificado - reabilitacao de baixo impacto.
Biomassa - edilkamin hidropoint 11kW
Fotovoltaico - 500w
Solar térmico - 150L tubos de vácuo
Mobilidade - GPL
Projecto - mobilidade eléctrica e biogás


pauloramo
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Re: EDPbox

Mensagem por pauloramo »

Boa tarde

tenho instalado um kit de 500w. Efetuei o registo no SERUP em agosto como manda a lei (mera comunicação prévia, segundo esclarecimentos por telefone). Recebi hoje carta da EDP para mudança de contador para EDP box a efetuar nos próximos dias. Dada a falta de datas consegui agendar para a próxima semana. Alguém esclarece sobre o comportamento da EDP box quando existe energia excedente vinda dos painéis? Passa para a rede? Não passa? É contabilizada como energia gasta? Alguém tem experiência na situação?
Obrigado


super.byke
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 64
Registado: terça mai 27, 2014 3:31 pm

Re: EDPbox

Mensagem por super.byke »

Pelos vistos, basta fazer a declaração que eles vêm logo trocar o contador...


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

super.byke Escreveu:Pelos vistos, basta fazer a declaração que eles vêm logo trocar o contador...
Baseia-se em quê para dizer isso?


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: EDPbox

Mensagem por apr »

Aparentemente na mensagem anterior à dele


borllock
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: segunda dez 22, 2014 9:39 am

Re: EDPbox

Mensagem por borllock »

Mas pode ter sido uma coincidência ter instalado o autoconsumo e receber a carta para a troca do contador, aliás é o mais provável, visto que a EDP anda a trocar os contadores todos por essas Ebox's.


luisfmaria
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: quarta mar 02, 2011 2:44 pm

Re: EDPbox

Mensagem por luisfmaria »

No meu prédio somos 4 com autoconsumo e já mudaram o contador a todos. Explicando melhor, dos 26 apartamentos só mudaram os 4 que têm autoconsumo. Pelo que me foi dito, a ERSE pediu para ser dada prioridade aos produtores. Assim, ficam com dados mais reais sobre a produção de energia. Parece-me bem.
Os nossos contadores são os Sagem CX1000-6S e CX2000-9 (trifásico), medem o pico, com data e hora, e total de energia consumida e injectada em Watts, fator de potência, tensão, etc,. Ainda não estão ligados à EDP porque o equipamento necessário na rede elétrica do meu bairro ainda não está instalado. No futuro, que espero próximo, estes contadores vão poder ser ligados a displays dentro de casa.


pauloramo
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: quinta abr 09, 2015 11:34 am

Re: EDPbox

Mensagem por pauloramo »

Como se pode ver há um esforço para substituir os contadores em sistemas com autoconsumo. Lamento borllock mas são os fatos. Nada de coincidências.
luisfmaria, tambem tenho um Sagem CX1000-6S, mas deconheço como ler os valores do menu. Podes-me esclarecer onde ler " o pico, com data e hora, e total de energia consumida e injectada em Watts, fator de potência, tensão, etc,."

Responder

Voltar para “Autoconsumo”