Escolha de Inversor.

Local para debater sobre o autoconsumo

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por CrOhN »

Patriota, podemos estar a ser um bocado simplistas na questão de um controlador de carga MPPT converter tensão em corrente. Mas é o que acontece internamente.

Efectivamente, como dizes, a parte MPPT do controlador faz o tracking do máximo de potência disponível nos paineis. Mas a seguir faz a conversão dessa potência para a tensão necesária na bateria (esta parte até costuma ser PWM). Assim a potência de saida é sempre a potência de entrada menos a eficiência (no estágio Bulk da carga da bateria). Num controlador PWM, a corrente de saida é igual á da entrada, menos a eficiência. A tensão de entrada não é tida em conta, apenas tem que ser sempre superior à da bateria. É obvio que no caso do controlador PWM, interessa ter os paineis com a tensão adequada à tensão da bateria.


carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por carfes »

ztxnew Escreveu:Obrigado
O que me estranhou foi o Carfes ter falado de pré-comunicação á EDP sobre ter os painéis!!! É necessário faze-lo para potencias instaladas menores que 500W em rede?
Na pratica fiquei a entender que um ou dois painéis de 175W não obrigam a nenhum tipo de Comunicação. Vou indagar se ninguém entretanto tiver a resposta presente.
Olá

A partir de 200w e até 1500w tem de fazer uma comunicação no SERUP. É simples e não paga nada.

De seguida liguei para a EDP distribuição para verificarem o contador pois há contadores que contam nas duas direcções. Imagine que está a produzir a mais e a injectar na rede, alguns contadores contam como se estivesse a consumir. Ou seja, não basta estar a oferecer energia como ainda paga por isso. Por isso é que ainda nao instalei o 2º painel... pois em pico vai produzir mais do que o que consumo.
Na EDP disseram-me que enviariam alguem e se necessario trocam o contador ou programam.


carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por carfes »

ztxnew Escreveu: Creio que o seu medidor não pode estar correto! Se usar o software que indicia os melhores valores de produção (que coloquei o link atras), verá que nas circunstancias em que tem o seu painel, não é possível toda essa produção, nem obter picos de 177W com um painel de 175W. Esse painel jamais subirá dos 150 práticos e se juntarmos perdas por calor, por cablagens e pelo menor rendimento dos nossos inversores, eu diria que mais de 125W por painel é bom.
Boa tarde

Pois, eu penso que o medidor possa não estar muito certo... no entanto a verdade é que estou a ver uma boa redução no contador, mas não dá para perceber a medida exacta...
Já mandei vir um medidor XPTO da Efenergy, espero conseguir medir melhor quando o mesmo chegar.
Penso que nesta altura do ano em que o Sol vai alro não vou ter grande impacto na produção pela orientação "não optima" do meu painel, o impacto irei sentir de Inverno pois vai quebrar bastante de certeza. Mas posso sempre tentar inclinar os paineis mais para Sul nessa altura.


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

carfes Escreveu:
ztxnew Escreveu: Creio que o seu medidor não pode estar correto! Se usar o software que indicia os melhores valores de produção (que coloquei o link atras), verá que nas circunstancias em que tem o seu painel, não é possível toda essa produção, nem obter picos de 177W com um painel de 175W. Esse painel jamais subirá dos 150 práticos e se juntarmos perdas por calor, por cablagens e pelo menor rendimento dos nossos inversores, eu diria que mais de 125W por painel é bom.
Boa tarde

Pois, eu penso que o medidor possa não estar muito certo... no entanto a verdade é que estou a ver uma boa redução no contador, mas não dá para perceber a medida exacta...
Já mandei vir um medidor XPTO da Efenergy, espero conseguir medir melhor quando o mesmo chegar.
Penso que nesta altura do ano em que o Sol vai alro não vou ter grande impacto na produção pela orientação "não optima" do meu painel, o impacto irei sentir de Inverno pois vai quebrar bastante de certeza. Mas posso sempre tentar inclinar os paineis mais para Sul nessa altura.
Carfes
Use o link que eu coloquei atrás e verifique o maximo que pode esperar em média em cada mês do ano, com gráficos incluídos!
Quanto á comunicação, vou tratar disso.
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:Precisas mesmo ver o comportamento de uma bateria com carga, sem carga, etc. O teste que ele fez, não vale puto! Mostra-me a potência que entra e a que sai em tempo real, e podemos conversar.

Deixo-te uma dica. Quando a bateria está a ficar carregada, o uso de um controlador MPPT é irrelevante. Assim como quando a tensão do painel não seja muito superior à da bateria.
Pois.... Foi o que eu disse, não se pode quantificar, mas porque sobe a % da bateria já indicia que algo lá chega.
É o que me parece, não quer dizer que esteja correcto, até porque me importa pouco entrar em discussão e os discursos se desviarem para zonas provocatorias. Não é para isso que aqui venho!
Fique bem.
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por CrOhN »

A subida da percentagem é referente à subida de tensão da bateria. Se a bateria deixa de ter carga (porque a corrente passa a vir dos paineis) é óbvio que a tensão vai subir. Não quer dizer com isso que está a carregar. Este efeito nota-se mais porque é uma bateria de 7Ah a alimentar uma carga de quase 4A.


carfes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por carfes »

carfes Escreveu:
ztxnew Escreveu: Creio que o seu medidor não pode estar correto! Se usar o software que indicia os melhores valores de produção (que coloquei o link atras), verá que nas circunstancias em que tem o seu painel, não é possível toda essa produção, nem obter picos de 177W com um painel de 175W. Esse painel jamais subirá dos 150 práticos e se juntarmos perdas por calor, por cablagens e pelo menor rendimento dos nossos inversores, eu diria que mais de 125W por painel é bom.
Boa tarde

Pois, eu penso que o medidor possa não estar muito certo... no entanto a verdade é que estou a ver uma boa redução no contador, mas não dá para perceber a medida exacta...
Já mandei vir um medidor XPTO da Efenergy, espero conseguir medir melhor quando o mesmo chegar.
Penso que nesta altura do ano em que o Sol vai alro não vou ter grande impacto na produção pela orientação "não optima" do meu painel, o impacto irei sentir de Inverno pois vai quebrar bastante de certeza. Mas posso sempre tentar inclinar os paineis mais para Sul nessa altura.
Bem, acabou a primeira semana e o medidor dá-me 8Kw o que seria muito bom para um painel de 175w, o que daria uma redução de mais de 8€/mês!
Como falámos, provavelmente o medidor está marado pois devia dar perto de 6Kw apenas... mas quem sabe... talvez o micro-clima da Margem Sul esteja a influenciar :) a verdade é estou a notar uma boa diferença nas contagens do contador EDP.
De qualquer maneira já mandei vir outro medidor que irá confirmar ou não estas medidas


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Eu levo já 5 semanas com produções de cerca de 10 a 11 KW/Semana. São os dois painéis de 175W, mas com o tal desvio de 40º em relação a Sul.
Noto muito a influencia da temperatura. É fantástico! Por vezes e para testar molho os painéis e a potencia sobe mais de 10% em dois minutos.
Vou com certeza instalar um terceiro painel. Ainda tenho espaço e consumos residuais para o fazer. A minha casa é grande e há dois frigoríficos, stan-by de duas TV's, um router e os invariáveis PC's que as miúdas deixam ligados a sacar os filmes e as series.... Tenho um consumo de cerca de 1,5A em permanência e creio que embora fique justo de Verão, vou ficar com muito "espaço" de produção no Inverno!
Já tenho o material para montagem dos três painéis que vão alimentar as baterias. Esta semana quero terminar o quadro elétrico para avançar com a montagem dos painéis no local.
Logo escrevo a dar novidades sobre o tema.
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Boas,
O quadro elétrico está montado e os painéis colocados e em produção.
Tenho tido algumas contrariedades em termos de tempo e também técnicas para ter o sistema a 100% e verificar produções e consumos, mas creio que no dia de hoje a produção já vai ser representativa e verei se a carga das baterias está de acordo com o esperado. Ontem carreguei com dois painéis e deu para recuperar bastante os níveis de carga das baterias.
Faltam-me finalizar soldaduras de cablagens e colocar os cabos em tubos para proteção UV. Queria a partir de amanhã ter a instalação a 100% e medir a produção semanal neste período de Verão.

Apenas dar também uma nota interessante sobre garantias e qualidade dos Inversores.
Cometi um erro e apesar de no momento não ter o inversor em carga, desliguei o aparelho da tomada sem ter desligado o interruptor. Vi um pequeno arco elétrico na ficha e rapidamente percebi que teria danificado o Inversor, que deixou de imediato de funcionar entrando em "falha".
Fui a net ver soluções e aparece-me um italiano a explicar a mesma falha e a identificar como resolver e testar. Avancei com a compra do transístor danificado, substitui e ficou a 100%!.
Ao mesmo tempo fiz uma reclamação ao fornecedor (via ebay), e este mandou-me em duas horas um texto com fotos a pedir que testasse o aparelho, exatamente como o tinha feito e que lhe desse os resultados. mandei-lhe o resultado e expliquei que um dos transístores estava em Curto-Circuito!
Ele respondeu-me ao fim de algumas horas a dizer que tinha colocado no correio uma carta com um conjunto completo de transístores e díodos para que os substituísse, já que seria esse o problema.
Como tenho o aparelho já a funcionar, vou guardar estes componentes, não vão ser necessários outro dia!
Conclusão, que não foi assim tão má a assistência que tive para o problema. Seria pior se me pedissem que enviasse o aparelho e me fizessem estar á espera varias semanas.

Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Para completar a informação.
O fornecedor do Grid Tie, mandou-me dois Kits de transístores para reparação do aparelho.
recordo que apenas 1 transistor me custou 6€ e ele mandou-me 8 unidades para reparar o aparelho. mSe parto do principio que as avarias deste aparelho são normalmente por um destes componentes, tenho aparelho até ao "fim dos tempos" :-)
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Bom Dia,
Ultimas novidades sobre o meu sistema.
Tenho a funcionar dois painéis de 175W durante o dia, diretamente a um inversor que injeta na rede. Tenho mais 3 painéis iguais que carregam um conjunto de baterias durante o dia com uma capacidade de 390 Ah. Estas debitam para casa desde o pôr do sol (regulado por relógio), até á meia noite (hora em que entram os KW de horas vazias), 300W contínuos, e voltam a entrar ás 7 da manhã até ás 8:30! Hora em que os dois painéis "diurnos" começam a produzir.
Melhorias previstas:
1 - Vou colocar mais dois painéis. Os painéis diurnos estão numa localização muito boa de Abril a Outubro, mas de Novembro a Março, tem muita sombra quase toda a manhã!
Vou colocar um painel de apoio fora dessa zona que usará o inversor das baterias, que não funciona durante o dia. A forma de garantir que não há simultaneidade de entrada de corrente no inversor pelas baterias e por esse painel, vai ser pelo aproveitamento do contactor das baterias para cortar a entrada do painel e vice-versa! Ao mesmo tempo tiro mais partido do inversor porque o utilizo muito mais horas.
Vou colocar um segundo painel a apoiar a carga das baterias, que pode ser intermutável e trabalhar também com o anterior. Assim posso modelar o sistema para o inverno e para o Verão de forma a otimizar os rendimentos e ter o máximo partido das baterias nos dias de menos exposição solar.
2 - Como sabido e reconhecido, as perdas nos inversores por aquecimento são grandes. Estes aparelhos que funcionam de forma diferente dos modulares que são colocados no painel, podem perder 10% do seu rendimento por aquecimento dos transístores. Já o comprovei com um inversor que trabalha sempre alimentado pelas baterias. O aparelho é de 350W nominais e há com as variações de temperatura diferenças de saída de mais de 30W quando este fica quente. Assim há que tentar melhorar as capacidades de arrefecimento.
Vou provavelmente abrir um tópico para encontrar opiniões sobre melhoras no arrefecimento. Creio que aumentar a superfície de alumínio é uma possibilidade interessante, mas gostaria de verificar possíveis arrefecedores a agua do género que se usa nos PC's.
3 - A EDP vem hoje substituir o meu contador, já que não instalo mais nada até que o façam! Corro o risco de injetar e ter ainda de pagar por dar energia! Segundo a informação, vão montar um sistema próprio para o efeito! Não sei que sistema é mas será um contador que presumo já contará a energia injetada!

Neste momento estou a produzir cerca de 23 a 25 KW/semana. Com o tempo quente a produção aumenta pelo numero de horas de exposição, mas as perdas por calor são tremendas. Penso manter esta media com a introdução dos dois novos painéis já que o tempo de exposição vai diminuir muito. Assim ao produzir 1200 KW/ano, utilizados em horas cheias, faço uma poupança de 260€/Ano. Tenho investidos cerca de 750€! O pay-back deverá rondar os 3 anos!

Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por CrOhN »

Não é para meter abaixo. Mas nunca vais manter essas médias, mesmo com mais 2 paineis. As produções, em pelo menos 4 meses do ano, nem metade disso vão ser.


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:Não é para meter abaixo. Mas nunca vais manter essas médias, mesmo com mais 2 paineis. As produções, em pelo menos 4 meses do ano, nem metade disso vão ser.
É verdade que não são as mesmas no Inverno, mas os valores atuais são sem os dois novos painéis. Quer isto dizer que pelo menos durante seis a oito meses as produções irão estar acima deste valor para compensar os tais quatro meses menores.
Na pratica creio que ao estar neste momento a produzir 23 a 25 KW por semana, vou produzir 32 a 34 com mais estas duas unidades. Logo deverá compensar nos meses mais fracos para manter a média apontada.
Logo veremos se as contas saem redondas, mas pelo simulador sai mais ou menos isto!
Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por CrOhN »

O teu raciocinio será correcto, partindo do princípio que aproveitas a totalidade do que produzes. Pelo menos com o autoconsumo, ao aumentares a potência, vais chegar a um ponto em que não absorves tudo o que produzes. E claro, a EDP agradece o teu contributo.


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:O teu raciocinio será correcto, partindo do princípio que aproveitas a totalidade do que produzes. Pelo menos com o autoconsumo, ao aumentares a potência, vais chegar a um ponto em que não absorves tudo o que produzes. E claro, a EDP agradece o teu contributo.
Não será assim porque infelizmente a minha casa tem um consumo residual grande. Raramente estou abaixo dos 400W de consumo.
Para além disso nos dois novos painéis vou intermutar pelo menos um deles para carregar baterias ou apoiar o consumo diurno direto. Evidentemente que algo poderá passar, especialmente nas abertas dos dias nublados em que os painéis tem picos espetaculares de produção, mas para cobrir o mais possível o residual, corro esse risco! Que não é demasiado grave, convenhamos :-)
Do deserto...nada.

José Teixeira


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por CrOhN »

400W!? A minha ronda os 150-200W e já acho exagerado! Não daria para gerires isso melhor? A poupança é sempre garantida. A produção....

Senão... Bota paineis nisso!


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

CrOhN Escreveu:400W!? A minha ronda os 150-200W e já acho exagerado! Não daria para gerires isso melhor? A poupança é sempre garantida. A produção....

Senão... Bota paineis nisso!
É complicado! A minha casa tem três andares e muitos equipamentos. Há dois frigoríficos, duas maquinas grandes de climatização que tem sempre um consumo residual por manutenção do liquido com uma determinada temperatura, motores de portões em que pelo menos um tem um bom consumo residual, as famosas televisões em standby (3), router e repetidor no primeiro andar, Box da MEO que muitas vezes é esquecida em modo ligado, armaduras de iluminação de emergência (4), relógios despertadores(5), PC's a carregar, alarme ativo com sistema wireless para as divisões....enfim, são consumos pequenos que juntos somam bastante. O principal são o frigorifico e a arca que gastam um pouco mais. A caldeira embora apenas se utilize três ou quatro meses por ano, deve segundo o fabricante estar em "on" porque faz pequenos arranques de manutenção.
Atenção que tenho estes consumos, mas de gás...aproximadamente "zero". Pouco ou nada se usa o gás!

Eu tenho um Amperímetro digital na entrada do quadro principal, que nunca vi com menos de 1,2 Amps. Normalmente está entre 1,6 a 2,2 Amps. Agora com os painéis já o vejo quase sempre perto de zero, mas como não marca negativo, eventualmente algumas vezes estará até "abaixo de zero".
A minha fatura ronda os 120€/mês. Se virmos em termos de consumo residual terei cerca de 300 a 330 KW/mês. São algo como 2,1 €/dia de energia. O restante são os picos que quase sempre ocorrem nas horas vazias pela gestão que fazemos nas maquinas e na climatização.
Fazendo contas ás horas, gastarei 42€ por mês em horas cheias com os consumos de manutenção da casa. São estes que pretendo eliminar ou minimizar ao máximo.
Nota, que estas contas são feitas já com IVA e taxas incluídas. É preço final de KW!
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Retomando o tema do Inversor.
Como atras referi, comprei um inversor de 350W, que recebe das baterias e debita diretamente em casa desde o pôr do sol, até á meia noite, cobrindo assim os consumos residuais em horas cheias noturnas. Também arranca pelas 7 da manhã e para ás 9! Assim apoia o inicio da manhã em que os painéis que injetam diretamente em casa estão a "acordar".
Já tive dois problemas com ele. O primeiro por erro meu, em que desliguei a tomada com ele em carga e o arco que se produziu criou um pico de corrente que limpou o fusível e um dos transístores de saida.
Substituído o transístor, funcionou normalmente, mas desde sempre que aquece e o rendimento baixa substancialmente pelo aquecimento. Há até momentos em que ele corta por aquecimento, isto mesmo com a ventoinha que tem no interior a trabalhar em continuo.

Esta semana encontrei-o fora e com o fusível de entrada queimado. Verifiquei que estava a colocar as baterias em curto e abri de novo. Mais um transístor, neste caso de entrada queimado. Em completo curto!
Decidi então que teria de melhorar o arrefecimento ao Grid Tie de modo a evitar este sobreaquecimento e as paragens. Pior, que se queimassem mais transístores...
Abri com um "saca-bocados", dois furos com cerca de 30mm na parte inferior, e outros dois juntos na parte superior e na extremidade contraria á da ventoinha que estrai o ar quente. Coloquei por cima duas ventoinhas de PC com 8cm cada em serie. Estão cerca de 4 cm afastadas da carcaça e uma delas injeta diretamente no buraco criado. A outra ventila a carcaça!
Como alimento o inversor a 24V, sempre que este é alimentado as dias ventoinhas de 12V cada em serie arrancam.

Resultado. A quantidade de calor removido do inversor é enorme e este está muito mais fresco. O inversor, mesmo com uma temperatura ambiente de quase 30ºC não corta por excesso de calor. Por isso tem mais tempo útil de produção. Por ultimo o rendimento aumentou bastante. Com um consumo de 2W por ventoinha, consigo produzir mais 15 a 20W em continuo que conseguia antes.
Para comprovar, mas que dou como quase certo, é o facto de que o arrefecimento agora gerado fará com que os transístores não queimem e o aparelho funcione muito melhor.

Quem tiver deste tipo de inversores e os notar quentes, basta melhorar o arrefecimento substancialmente que obterá sem problemas boas melhoras de rendimento.

Também de notar que relatei este problema ao fabricante que imediatamente me respondeu a informar que me vai mandar esta semana um conjunto de transístores para ter em substituição. Menos mal para um chino a trabalhar em Inglaterra!

Abraços
Do deserto...nada.

José Teixeira


Autor do tópico
ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Escolha de Inversor.

Mensagem por ztxnew »

Já recebi o material. Ele mandou-me oito transistores de entrada e quantidade igual de saída. Já tenho spares para algum tempo!
Entretanto o aparelho tem aguentado estes calores enormes dos últimos dias e sem perder muito rendimento. O arrefecimento faz de facto um efeito importante no funcionamento destes aparelhos. Creio também que a sua longevidade pode estar relacionada directamente com este factor.

Assim como o calor. Com estas temperaturas o rendimento dos painéis é absolutamente mísero para as horas de exposição. Acontece o mesmo convosco?
Abraços.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Autoconsumo”