EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por hmatta »

Perante as dúvidas de muita gente, será possível o contributo de alguém para saber quais os menus e para que servem deste aparelho.
Seria extremamente util para todos os utilizadores inclusive para mim.

Já percebi que consigo lá chegar premindo 2 segundos no botão cinzento mas depois exaustivamente não percebo determinados parâmetros.

Ou se alguém indica um manual mais exaustivo do que aquele que existe:

http://www.arkossa.com/descargas/catalogos/cx1000.pdf

Bons consumos!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por Quintas2 »

Porque não pedes à EDP? O consumidor final tem direito por lei a ter acesso aos dados do contador, no mínimo para poder confirmar os dados da faturação. E talvez mais do que isso. Vê:
- 16.1 d) do Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados de energia elétrica em Portugal continental, da ERSE
- Art.º 240º do REGULAMENTO DE RELAÇÕES COMERCIAIS DO SETOR ELÉTRICO da ERSE
- Portaria 231/2013, de 22 de Julho sobre contadores inteligentes: ponto 4, do Anexo I

Tenta ver um manual mais completo da SAGEM, mesmo que um pouco diferente. Pode ser que seja similar e te dê indicações mais detalhadas. Ex.: http://www.sagem-communications.ru/data ... %20plc.pdf
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por hmatta »

Obrigado pelas dicas.
Como existiam outros tópicos com participantes em que tinham duvidas sobre o mesmo contador, dai ter colocado este pedido.

Obrigado irei pedir à EDP


Autor do tópico
hmatta
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: segunda fev 22, 2016 4:58 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por hmatta »

Após 1 mês, consegui acesso ao manual.
Anexo para partilhar a quem precisa.
É um documento importante para os que tem este tipo de contador.
Anexos
Manual_EDP Box_mono_PRIME_SAGEMCOM_CX1000-6S_C.pdf
(2.78 MiB) Transferido 10304 vezes


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por masterchief »

Obrigado pelo link!
Vou ja imprimir para futuroooooo!


paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por paulosaints »

Também tenho este contador, e sei que é compatível com sistemas upac.. mas há alguma forma de saber se o contador está parametrizado para "não contabilizar" o excedente como consumido?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por masterchief »

Não sei... eles trocaram apos a "informaçao previa" ou como se chama isso


joaogti36
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo set 25, 2016 10:51 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por joaogti36 »

quando a produçao é maior que o consumo esse contador aparece la q1,q2,q3, q4 1- (ta a enviar para fora) se tiver ao contrario tipo q1,q2,q3,q4 1+ está a puxar da rede...depende dos consumo aqueles "q" e o numero ... sendo que q4 o maximo que aparece


lmbo
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta mai 12, 2017 5:38 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por lmbo »

Algém pode informar se este contador quando está em modo de produção, ou seja, Q3 -1, conta como se fosse consumo ? É que tenho uma instalação auto consumo 1500W e utilizo os principai electrodomésticos durante o dia, mas não noto alteração na factura mensal. Ou tem que se parametrizar algo no contador ?

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por rocker_pt »

O que me questiona é que dados estarão a ser processados para alem desses indicados por Q1 Q2 Q3 Q4 +/- e quem terá acesso a esses dados.
Saber que potencia ativa está a ser usada num dado momento pode denunciar se está ou não alguem em casa, e não só.
Pelo tipo de consumo (ativo/reativo), e sua evolução temporal é fácil identificar o tipo de aparelhos ligados, pois todos os aparelhos já estão tipificados (lampadas, maquinas de roupa/louça), carrros/motas a carregar, ar condicionados com os seus picos de arranque, etc
....temos um big brother em nossas casas?
Assistimos cada vez mais a um maior entrosamento das nossas casas. Lembrem-se dos portateis e TVs em que temos de colocar uma fita cola na camara web para garantir que não estamos a ser filmados.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por cuttysark76 »

As box's de TV já tipificam os utilizadores pelo o que vêm e são um fiel controlador de presença... Os telemóveis fazem sugestões pela utilização e local.
Os pagamentos electrónicos tipificam os consumos e registam o local.
Não vale a pena pensar muito nisso. Informação é poder e quem tiver essa informação não vai facilitar.

A EDP faz bem em procurar gerir a rede com o Máximo de informação possível.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por Quintas2 »

rocker_pt Escreveu: sexta mai 12, 2017 9:31 pm O que me questiona é que dados estarão a ser processados para alem desses indicados por Q1 Q2 Q3 Q4 +/- e quem terá acesso a esses dados.
Saber que potencia ativa está a ser usada num dado momento pode denunciar se está ou não alguem em casa, e não só.
Pelo tipo de consumo (ativo/reativo), e sua evolução temporal é fácil identificar o tipo de aparelhos ligados, pois todos os aparelhos já estão tipificados (lampadas, maquinas de roupa/louça), carrros/motas a carregar, ar condicionados com os seus picos de arranque, etc
....temos um big brother em nossas casas?
Assistimos cada vez mais a um maior entrosamento das nossas casas. Lembrem-se dos portateis e TVs em que temos de colocar uma fita cola na camara web para garantir que não estamos a ser filmados.
Trata também de tapar os microfones de tudo o que usas pois, segundo consta, a CIA consegue aceder a eles em todos os dispositivos que usamos, incluindo as smart TV's, para ouvir as nossas conversas. E a isso não estarão alheias Apple, Microsoft, Google, etc., etc..

Eu ando à procura de um sistema de video vigilância para casa, considerando a empresa que mais vende no mundo - a chinesa Hikvision. Há pouco li que a Hikvision é detida pelo governo chinês, que os seus produtos têm uma série de vulnerabilidades (provavelmente não por acaso), que permitem ser acedidas pela internet. Em março, o governo americano mandou retirar equipamentos de segurança da Hikvision de uma série de entidades estatais, incluindo a embaixada deles no Afeganistão, após um big boss da Hikvision ter-se descaído publicamente sobre ser o governo chinês o proprietário da empresa.

O pior é que empresas como a Honneywell e outras similares vendem produtos das marcas chinesas (Dahua incluída), apenas mudando o rótulo.

Não há como fugir.
Ainda hão de arranjar maneira de serem pais dos nosso filhos.
Cumprimentos,
Quintas2


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por ztxnew »

É extra tópico, mas no contexto.
Soube este final de semana, que um individuo provocou um acidente com o seu próprio carro com vista a ser indemnizado por danos próprios.
A Companhia de seguros conseguiu saber que ele ia só e bateu sozinho através do telemóvel (localizador, suponho).
Há de facto um Big-Brother, que não controlaremos! Só parará quando alguém queira e esse alguém não somos por agora nós!

Abraços,
Do deserto...nada.

José Teixeira


Micas
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: domingo out 08, 2017 8:44 pm

Re: EDP BOX Sagemcom CX2000-9

Mensagem por Micas »

Senhores,
Imediatamente após a instalação do contador referido (trifásico), no prédio onde resido, verifiquei um aumento do C.M.D. (Consumo Médio Diário) para cerca do dobro (de 1,6 para 3,3 kW), anulando a redução resultante da alteração da iluminação eléctrica da escada para lâmpadas LED activadas por sensores de presença. Estou em reclamação com a EDP-Distribuição (monopólio da instalação de contadores?), desde Fev/2017, em lugar do administrador que não se interessa nem 'mexe um dedo', que se recusa a actuar por essa mesma razão, apesar de, na troca de correspondência entre a minha pessoa/DECO/ERSE, a própria EDP ter emitido dois mapas com os seus registos de C.M.D., coincidentes com os meus.
Acontece que na minha constante pesquisa sobre este assunto, que sei afectar mais Clientes, cheguei ao manual do referido contador o qual no Capitulo 3 itm 3.5 - CONSUMO refere: " El consumo, sin ninguna comunicacion activa, es de 2W, 10VA por fase".
Ora esta 'novidade' coloca-me a dúvida se, mesmo sem qualquer carga a debitar consumo, o contador regista 2W por fase, penalizando o consumidor relativamente ao contador substituído, para a qual muito agradeço que o fórum se pronuncie.
De referir que o contador (monofásico)da minha habitação também foi substituído na mesma altura (Sagemcom CX1000-6) sem qualquer alteração no registo dos consumos face ao contador substituído.
Antecipados agradecimentos,
Micas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: EDP BOX Sagemcom CX1000-6 S

Mensagem por serges »

Muito estranho, um trabalho muito importante dar a conhecer essa informação!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”