Contador de Consumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Contador de Consumo

Mensagem por Scorpion_D »

Boas pessoal,

No futuro quero instalar um kit de auto-consumo lá em casa, já estive a ler alguns tópicos aqui do forum e penso que o melhor para adequar o kit será avaliar o consumo.

Como não estou dentro do assunto gostava que me dessem sugestões para um contador de consumo.

Pois além de ser essencial para adequar o kit, estou interessado em ver em que horas há maior consumo, quando não esta ninguém em casa qual os valores e claro futuramente ver se a produção se adequa ao consumo.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Contador de Consumo

Mensagem por masterchief »

Olá,

eu começava por ou comprar uma tomada inteligente ou pedir emprestada
e ia trocando pelos vários equipamentos de casa

Depois... pelo que li aqui existem ai outras opções equipamentos mais caros que fazem graficos todos pipis :P


Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por Scorpion_D »

Pois mas essas tomadas só conseguimos ver o consumo especifico de um aparelho que esteja a ser alimentado naquela tomada.

O meu objectivo é mais ver o consumo total, também gostava de ver uma analise com os tais "gráficos pipis" mesmo sendo mais caro. Alguém pode me indicar algum produto? :roll:

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Contador de Consumo

Mensagem por t3lmo »

Se queres aferir consumos gerais da casa (com pinça amperimétrica no quadro) tens vários sistemas:

- Cloogy
- Efergy
- OWL

Neste site tens uns quantos destes, http://www.efimarket.pt/medicao-e-controlo
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Contador de Consumo

Mensagem por OliveiraF »

Interagi em tempos com o Efergy e pareceu-me simples e com boa apresentação de dados. Quanto aos restantes, só o que vou vendo em videos na net :)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Eu tenho um owl que adquiri a um user aqui do fórum, e estou muito satisfeito.

Faz os tais gráficos, que era também o meu objectivo ;-)
Imagem

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador de Consumo

Mensagem por rnlcarlov »

Já agora, que OWL é esse?
Também estava interessado em saber qual o consumo ao longo do dia, mas parece-me que o mais barato (CM180) não dá gráficos.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Owl intuition pv.

O kit tem que contar com um dispositivo de leitura (normalmente uma pinça que se liga ao quadro eléctrico) e de upload para 'a nuvem' (o meu liga-se por cabo de rede ao router cá de casa).

As marcas têm várias gamas, umas dão outras não...


Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por Scorpion_D »

jmlflorencio Escreveu:Eu tenho um owl que adquiri a um user aqui do fórum, e estou muito satisfeito.

Faz os tais gráficos, que era também o meu objectivo ;-)
Imagem

Obrigado, pela ajuda malta. Já agora jmlflorencio qual é o teu modelo? O teu lê também o que injectas na rede ou só lê o consumo?

Estive a ver e da OWL encontrei dois que parecem poreiros que acham entre estes dois:

http://www.efimarket.pt/owl-intuition-pv

http://www.efimarket.pt/engage-solar-kit


Já agora qual é a diferença entre os que dizem pinças grandes? Penso que estes dão no meu contador :?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador de Consumo

Mensagem por rnlcarlov »

Estive a ver os esquemas de ligação desse OWL e fiquei um pouco confuso, pois não faço a mínima ideia o que raio é uma Henley junction box. O meu sistema de autoconsumo é daqueles ligados à tomada. Será que um desses aparelhos dá bem?


Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por Scorpion_D »

rnlcarlov Escreveu:Estive a ver os esquemas de ligação desse OWL e fiquei um pouco confuso, pois não faço a mínima ideia o que raio é uma Henley junction box. O meu sistema de autoconsumo é daqueles ligados à tomada. Será que um desses aparelhos dá bem?
A instalação é relativamente fácil pois é só meter pilhas no transmissor ligar uma pinça do transmissor ao quadro e a outra ao cabo que injeta na rede. depois ligar a box ao roter.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Scorpion_D Escreveu:Obrigado, pela ajuda malta. Já agora jmlflorencio qual é o teu modelo? O teu lê também o que injectas na rede ou só lê o consumo?

Estive a ver e da OWL encontrei dois que parecem poreiros que acham entre estes dois:

http://www.efimarket.pt/owl-intuition-pv

http://www.efimarket.pt/engage-solar-kit

Já agora qual é a diferença entre os que dizem pinças grandes? Penso que estes dão no meu contador :?
O meu é precisamente esse intuition pv. Do que me lembro na altura, o engage solar kit é muito parecido... As pinças grandes servem para medir maiores intensidades de corrente, creio que é só isso. Mas devem ser menos precisas nas medições domésticas...
rnlcarlov Escreveu:Estive a ver os esquemas de ligação desse OWL e fiquei um pouco confuso, pois não faço a mínima ideia o que raio é uma Henley junction box. O meu sistema de autoconsumo é daqueles ligados à tomada. Será que um desses aparelhos dá bem?
Para ter medições com precisão e sem erros de medida, deve haver um disjuntor no quadro utilizado exclusivamente para a produção, para não haver consumo a ser lido como produção, e vice-versa. Algo deste género (retirado do website da efergy):
Imagem

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Contador de Consumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Matéria muito interessante... ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador de Consumo

Mensagem por rnlcarlov »

E esse disjuntor dedicado é uma Henley junction box? Os esquemas do site apontam para dois tipos de instalações:

Imagem
Imagem

Uma precisa de mais sensores que a outra.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Olhando para os esquemas creio que fará de junction box, sim.

Embora não seja necessária nenhuma caixa especial, qualquer electricista fará as mudanças necessárias para que um disjuntor fique especificamente para a produção, e para que o segundo sensor consiga ler todas as restantes cargas (de consumo)...


Autor do tópico
Scorpion_D
Membro
Membro
Mensagens: 19
Registado: terça nov 15, 2016 9:27 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por Scorpion_D »

jmlflorencio Escreveu:Olhando para os esquemas creio que fará de junction box, sim.

Embora não seja necessária nenhuma caixa especial, qualquer electricista fará as mudanças necessárias para que um disjuntor fique especificamente para a produção, e para que o segundo sensor consiga ler todas as restantes cargas (de consumo)...
Olha dúvida que tinha era estes sistemas de monitorização de consumo tem sempre as pinças junto ao quadro mas quando via os esquemas de auto-consumo este apareciam ligados a rede através de uma simples tomada.

Não sabia que era possível ligar ao quadro através de um disjuntor e injectar a partir dai na rede mas ao que parece é!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

Pode ligar-se à tomada na mesma, desde que essa tomada tenha um disjuntor só para ela, para não baralhar o que é consumo e o que é produção...

E resto sim, a ligação pode ser feita de qualquer das maneiras...


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Contador de Consumo

Mensagem por accoelho »

O importante é ter a pinça no fio da fase ao qual esta ligada a tomada do inversor.
Quer tenha disjuntor dedicado ou não.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Contador de Consumo

Mensagem por jmlflorencio »

accoelho Escreveu:O importante é ter a pinça no fio da fase ao qual esta ligada a tomada do inversor.
Quer tenha disjuntor dedicado ou não.
Mas se tiver consumo nessa fase, os valores vão ficar todos errados.

Se tiver 150W de produção e 30W de consumo, o que vai ser lido pelo sensor são 120W. Pior, se tiver 150W de produção e 270W de consumo, o sensor vai ler os mesmos 120W!! Os 120 W neste caso são de consumo em vez de produção, mas o sensor não identifica isso...

Se se quiser usar os kits para o fim para o qual foram concebidos tem que se ter esse cuidado (ter um disjuntor unicamente para a produção). Caso contrário tem que se andar a adivinhar, e aí mais vale ter um sensor apenas...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador de Consumo

Mensagem por rnlcarlov »

Estou a ver que no meu caso se calhar vale mais a pena investir menos dinheiro e arranjar um monitorizador simples com um sensor, para ver apenas a diferença entre o consumo e produção. Se há excesso de produção ou não deve ser relativamente fácil deduzir com historial gráfico.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”