Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
blasc
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta dez 07, 2016 5:10 pm

Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por blasc »

Boas pessoal,

Tal como disse no meu tópico de apresentação, já por aqui ando há algum tempo mas sempre numa de leitor, em busca de informação e também porque gosto de ganhar conhecimento (sendo a minha área eletrotecnia, mas nunca fui muito dado à parte de energia/eletrecidade :D).

Para meter em perspectiva a minha situação:
- Vou agora mudar de casa, sendo a casa nova, portanto ainda está tudo a zeros relativo a eletrecidade/gás/água (n tenho contracto, nem contador, nem nada).
- A casa é um apartamento no 2º andar, no meio de Lisboa.
- Virado completamente a sul tenho uma varanda com ~5m^2 (5 metros quadrados). meto uma imagem da planta para se ter noção +- da varanda. A varanda é completamente desobestruída, portanto só não teria sol em dias com nuvens :D

Imagem

A minha ideia seria colocar um painel de 250W, em princípio ligado a um banco de baterias (2 ou 3 talvez?), que por sua vez ligaria a um inversor grid-tie. Esta última parte, entre baterias e inversor grid-tie, teria um interruptor para apenas ser ligado quando alguém estivesse em casa, de maneira a acumular durante o dia e utilizar o acumulado durante a tarde/noite.

A adicionar às variáveis do possível projecto (componentes a comprar, circuito a ser utilizado para melhor desempenho, etc.), acrescenta-se também a variável da empresa que iria contratar para me prestar os serviços de energia. Isto é, valeria a pena ir para EDP em vez de GALP, no caso da EDP vender os componentes para o projecto a menor valor que os de mercado normal? (tenho ideia que a EDP tinha umas campanhas de venda de material solar).

Penso que mais que 250W não se justifica por 2 motivos:
- Espaço para colocar os paineis é reduzido (varanda);
- Queria que o sistema fosse de fácil montagem/desmontagem, para quando quisesse ter a varanda desocupada. Isto apenas conseguia com 1 painel e que nao fosse muito grande/pesado.


Finalmente as minhas dúvidas principais relativas a todo o possível projecto:
- É fazível? (sei que é fazível, mas a questão orienta-se mais a uma espécie de "faz sentido ir com isto para a frente?" :D)
- Qual a melhor maneira de montar o projecto? (elementos a utilizar)
- Quanto iria ter que investir, em números redondos? (não conheço as lojas usadas pela malta aqui)
- Há alguma empresa específica que valha a pena contratar no caso de o projecto ir para a frente?

Sei que o tópico é um pouco extenso e peço desculpa, mas já ando em leituras e pesquisas há já algum tempo e continuo com todas estas perguntas na cabeça.... Obrigado pela ajuda desde já.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por masterchief »

Boas,

vou falar por experiencia pessoal...
Apoio a ideia de um de 250W
Sobre qual a empresa que vais a luz que gastas... sinceramente eu depois do problema que tive com a EDP, em que eles andaram a lavar as maos entre as varias empresas da EDP, mantive-me e continuo com a EDP! Porquê?
Porque quem nos vende o caralhx da luz é a EDP Distribuição! Eu não sou nenhum chico esperto mas cheira-me aqui na ponta do nariz que talvez quando exista alguma problema na EDP Comercial (que tenho actualmente, acho que se chama assim... já mudei para o mercado "livre") é capaz de como é tudo EDP eles serem mais "rapidos" e não porem os problemas para o fim da fila se é que me faço entender!!!

Falas em banco de baterias? Mas... achas que com 1 painel vais guardar energia? Que baterias é que pensas? Tens conhecimento para manusear aquelas baterias com acidos que pelo que leio sao as mais baratas???

1 painel de 250W NUNCA irá produzir os 250W... eu iria mesmo dizer que no maximo do sol vai-te aos 215 a 220 se se se

Queres ter a varanda desocupada sempre que precisares? Ah.... não consigo responder a esta parte... o painel é leve sim, é facil de manusear, mas se o aparafusas a uma estrutura para ele ficar inclinado para o sol ou esta estrutura é algo simples que inventes só para ele estar apoiado, porque se for as estruturas normais que acompanham os paineis aquilo é tudo aparafusado (vejo pela minha)

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por t3lmo »

Com 250W esquece as baterias, fazes auto-consumo direto com os 170-200W de pico.
Gastas 450€ num kit 250W já com micro-inversor.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


BRibeiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 133
Registado: sexta dez 26, 2014 5:45 pm
Localização: Pico, Açores

Re: Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por BRibeiro »

Como disse o telmo esquecer as baterias, pois um painel e micro inversor de 250 watts são para os standby's da tv, box, frigorifico, modem, etc.
A montagem em vez de ser na varanda pode ser pelo lado de fora, no varandim ou muro, e assim já não era necessário retirar.( se conseguir ou tiver autorização se necessário).

As lojas mais conhecidas são a solarimpact e a solarshop
http://solarimpact.pt/
http://www.solarshop.pt/

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por MRider »

Sempre podes optar por painéis solares flexível.
Mas para usares baterias tens de usar mais potência.

https://youtu.be/VdQK5wq4T_E
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16145
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Dúvida para projecto iniciante - Valerá a pena?

Mensagem por serges »

t3lmo Escreveu:Com 250W esquece as baterias, fazes auto-consumo direto com os 170-200W de pico.
Gastas 450€ num kit 250W já com micro-inversor.

Concordo em pleno com o Telmo, alias até se quiseres deixa preparado para mais tarde os 500w se assim o achares necessario mas creio que para começares chega perfeitamente...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”