Baterial Litio de carro elétrico

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Cesar Dias
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Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Cesar Dias »

Boa tarde.
Peço desculpa se o tópico não foi aberto no local mais apropriado!

A minha questão é sobre baterias de litio.

Como sabemos, armazenamento em baterias de litio, fica muito dispendioso, fazendo com que uma grande maioria de aplicações nunca veja o retorno
do investimento durante o tempo de vida das mesmas!

Com o parque automóvel elétrico a aumentar, certamente já começaram a ir parar à sucata alguns destes veículos!
Estou-me a lembrar por exemplo do nissan leaf que contem 24 Kwh ou mais recentemente alguns modelos com 30 Kwh de armazenamento!
Não é dificil adaptar estas baterias para armazenamento de energia para consumo doméstico :)

Alguém usa celulas de veiculos elétricos para armazenamento de energia para consumo próprio?
Alguém sabe de alguma sucata onde existam veículos elétricos com baterias interessantes? (preferencialmente zona do porto/Braga/Aveiro)

Desde já obrigado,
Cesar


jmlflorencio
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Essa é a ideia clássica de qualquer adepto de energias renováveis, quando analisa a possibilidade de investir numa bateria.

Para mim a melhor opção seria mesmo uma de um fluence, que tem um formato mais amigável (foi construída para ser trocada, por isso é 'rectangular').

Infelizmente esses veículos escasseiam ainda em sucatas, pelo que normalmente são 'sete cães a um osso'...

Uma outra hipótese é abordar o dono de um leaf que queira trocar a bateria do seu carro, e repartir as despesas por ambos (a Nissan dá aparentemente a possibilidade ao dono do veículo de ficar com a bateria antiga).

Boa sorte!


Autor do tópico
Cesar Dias
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Cesar Dias »

Referi o leaf, por ser construida por uma enorme quantidade de células individuais!
Dá uma enorme trabalheira a desmontar tudo, mas como as células não estão coladas... depois de tudo desmontado é so separa-las!
Uma enorme quantidade de células de 3.7V /100Ah (ou a volta disso) :)

O fluence parece ter uma bateria constituida por células semelhantes ao nissan leaf... seria outra boa opção para desmontar e remontar :)

Deixo no entanto um alerta para o caso de alguém querer tentar desmontar uma dessas baterias!!!!!
Tal como estão montadas, existem em varios locais quase 200V de tensão contínua (no LEAF).

Cumprimentos,
César


jmlflorencio
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, isso é trabalho para um técnico habilitado, não para curiosos ;-)

Até porque seria conveniente analisar cada célula (ou cada conjunto), proceder à sua reorganização, aplicar um bom BMS, etc etc...

Ainda assim creio que se conseguiria uma bateria capaz por um valor mais baixo que o obtido comprando uma nova...

Vamos ver se alguém se mete nisso ;-)


Autor do tópico
Cesar Dias
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Cesar Dias »

jmlflorencio Escreveu:Sim, isso é trabalho para um técnico habilitado, não para curiosos ;-)

Até porque seria conveniente analisar cada célula (ou cada conjunto), proceder à sua reorganização, aplicar um bom BMS, etc etc...

Ainda assim creio que se conseguiria uma bateria capaz por um valor mais baixo que o obtido comprando uma nova...

Vamos ver se alguém se mete nisso ;-)
Tudo isso se arranja :)
A parte complicada são mesmo as células :)

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MRider
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por MRider »

De carro não tenho é também queria hehe. Isso é mais procurado do que ouro.

Mas tenho células Winston no meu sistema solar.
E vem mais a caminho.
Live long and prosper!

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Emanuel Couto
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Emanuel Couto »

Cesar Dias Escreveu:Boa tarde.
Peço desculpa se o tópico não foi aberto no local mais apropriado!
Melhor seria impossível... :)

Boa questão.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


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Cesar Dias
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Cesar Dias »

MRider Escreveu:De carro não tenho é também queria hehe. Isso é mais procurado do que ouro.

Mas tenho células Winston no meu sistema solar.
E vem mais a caminho.
Boa tarde...
Já "tropecei" nessas, mas ainda dá um total um pouco puxado em relação as acidas!

Qual o valor que consegue por cada celula, se nao for indiscrição?

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rocker_pt
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por rocker_pt »

Outra opção é poder usar o carro como armazenamento de energia, se ele ficar em casa claro.
Carrega com o sol e alimenta a casa quando o sol se for.
https://www.cnet.com/roadshow/news/hond ... rter-9000/
Este aparelho apenas dá para off grid.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

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sergiomms
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por sergiomms »

sempre se pode ligar um inversor grid-tie ou não, directamente ao dc do carro. não vejo necessidade de grandes equipamentos como esse.
sergiomms

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rocker_pt
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por rocker_pt »

Não se sabe que eletronica existe na entrada DC do carro. Por isso esta tomada serve para carregar, para descarregar não dá para arriscar sem saber.
Por outro lado creio que o honda power 9000 permite alimentar as cargas que forem pedidas até um limite que deverá disparar por precaução
Com um grit-tie não tem como regular a potencia a ceder à carga. Repara que a carga não é só a casa mas tambem casa + rede. à partida nunca funcionará. Para ligar à rede de casa com grid-tie tem de ser um aparelho que determine o consumo da casa e apenas esta energia correspondente é que vai buscar ao carro.
O sistema deverá ter um funcionamento identico ao da Sunny Home Manager que ajustará a potencia do inversor de modo a não injetar na rede.
Por acaso este sistema da Sunny é excelente, pois todos os equipamentos ligam ao quadro geral da habitação. A unidade de gestão é que se encarrega de gerir todas as cargas, nomeadamente comunicar com o inversor e ajustar a energia produzida.
O novo sistema (não existe) para o carro seria algo deste tipo:
Anexos
sma inverter for eletric car.jpg
sma inverter for eletric car.jpg (42.05 KiB) Visto 2197 vezes
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


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Cesar Dias
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por Cesar Dias »

rocker_pt Escreveu:Outra opção é poder usar o carro como armazenamento de energia, se ele ficar em casa claro.
Carrega com o sol e alimenta a casa quando o sol se for.
https://www.cnet.com/roadshow/news/hond ... rter-9000/
Este aparelho apenas dá para off grid.
Dispositivo interessante :)
Não cobriria todos os consumos de casa... mas poderia cobrir os de maior valor, já que normalmente são
ligados quando as pessoas (carro) estão em casa :)

O problema é que quando o sol brilha, o carro normalmente não está em casa para carregar por energia solar! :(
Mas há sempre quem possa carregar a bateria noutros locais gratuitamente. Aí já dá jeito :)

A honda tem uns geradores a gasolina porreiros.
Muito boa opinião dos donos que conheci. Silenciosos e fiáveis!
Este inversor... é uma questão de ver o que dá.
Para o meu caso nao serve!

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sergiomms
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por sergiomms »

Claro que o ideal seria só injectar na rede o que é necessário ao consumo, mas se soubermos quanto consumimos, basta por um inversor dimensionado a esse consumo.
Um grid-tie ligado ao carro ao final da tarde, servia para alimentar a rede+casa na hora de maior consumo (jantar) com a energia que sobrar da autonomia não usada durante o dia. com o bi-horário, o carro carrega depois durante a noite quando o consumo da casa está reduzido aos stdbys.
o inversor pode ser colocado na entrada DC do motor, em que, quando o inversor estiver ligado, sugiro deixar o carro em modo ligado (pronto a andar) para que o bms "veja" a energia a sair.
sergiomms

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serges
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Re: Baterial Litio de carro elétrico

Mensagem por serges »

sergiomms Escreveu:Claro que o ideal seria só injectar na rede o que é necessário ao consumo, mas se soubermos quanto consumimos, basta por um inversor dimensionado a esse consumo.
Um grid-tie ligado ao carro ao final da tarde, servia para alimentar a rede+casa na hora de maior consumo (jantar) com a energia que sobrar da autonomia não usada durante o dia. com o bi-horário, o carro carrega depois durante a noite quando o consumo da casa está reduzido aos stdbys.
o inversor pode ser colocado na entrada DC do motor, em que, quando o inversor estiver ligado, sugiro deixar o carro em modo ligado (pronto a andar) para que o bms "veja" a energia a sair.
Exactamente...

Muito interessante tanto que o MIEV e o Leaf fazem isso no japão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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