dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Boas,

Sou um novato e procuro respostas sobre o banco de baterias. A aplicação será off-grid para uma carrinha adaptada ao camping.

Planeio comprar e paineis solares LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial para um total de 600W, um controlador de carga MPPT e baterias AGM

Quando pesquisei baterias, encontrei uma bateria grande que indica o seguinte: "Nunca descarregar mais de 80% da capacidade da bateria". Achei estranho dado tratar-se de uma bateria ZENITH ZNC- AGM descarga lenta selada e sem manutenção (Capacidade (Ah/20h) - 200). Estava convencido que sendo uma bateria AGM, tolerava descargas maiores.

Tenho duas dúvidas quanto às baterias:

1 - tenho que dimensionar o banco de baterias por forma a nunca ficar perto de esgotar a energia delas? Convém dimensionar o banco de baterias por forma a todos os dias conseguir ter energia gerada pelos painéis suficiente para carregar a 100%? Sendo que por vezes terei acesso à corrente eletrica em parques de campismo, vou carregar através da rede as baterias e ter a carrinha ligada à rede de vez em quando. Imagino que há vantagem em ter um banco de baterias maior do que os paineis conseguem gerir...?!

2 - é preferível ter várias baterias mais pequenas ligadas em série ou menos baterias com maior capacidade para chegar ao mesmo valor total? Imagino por exemplo que existem vantagens em ter várias para o caso de avariar 1 delas e não ficar tão penalizado. Ou seja, é preferível dividir o banco de energia em quartos, 25% para um total de 100% ou ter por exemplo 2 baterias de 50% para o mesmo total de 100%? Em termos de controlo de carga com o MPPT haverá diferenças?