dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Boas,

Sou um novato e procuro respostas sobre o banco de baterias. A aplicação será off-grid para uma carrinha adaptada ao camping.

Planeio comprar e paineis solares LG 300 N1T-G4 NeON 2 Bifacial para um total de 600W, um controlador de carga MPPT e baterias AGM

Quando pesquisei baterias, encontrei uma bateria grande que indica o seguinte: "Nunca descarregar mais de 80% da capacidade da bateria". Achei estranho dado tratar-se de uma bateria ZENITH ZNC- AGM descarga lenta selada e sem manutenção (Capacidade (Ah/20h) - 200). Estava convencido que sendo uma bateria AGM, tolerava descargas maiores.

Tenho duas dúvidas quanto às baterias:

1 - tenho que dimensionar o banco de baterias por forma a nunca ficar perto de esgotar a energia delas? Convém dimensionar o banco de baterias por forma a todos os dias conseguir ter energia gerada pelos painéis suficiente para carregar a 100%? Sendo que por vezes terei acesso à corrente eletrica em parques de campismo, vou carregar através da rede as baterias e ter a carrinha ligada à rede de vez em quando. Imagino que há vantagem em ter um banco de baterias maior do que os paineis conseguem gerir...?!

2 - é preferível ter várias baterias mais pequenas ligadas em série ou menos baterias com maior capacidade para chegar ao mesmo valor total? Imagino por exemplo que existem vantagens em ter várias para o caso de avariar 1 delas e não ficar tão penalizado. Ou seja, é preferível dividir o banco de energia em quartos, 25% para um total de 100% ou ter por exemplo 2 baterias de 50% para o mesmo total de 100%? Em termos de controlo de carga com o MPPT haverá diferenças?

Obrigado a quem conseguir dar umas luzes sobre o assunto.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por Emanuel Couto »

Aqui nesta secção fica melhor.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
LeNnOxLeWiS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda ago 14, 2006 11:54 pm

Re: dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por LeNnOxLeWiS »

Obrigado Emanuel


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Não sou nenhum expert em baterias mas como tambem ando a tentar escolher umas baterias o que tenho lido e visto (para baterias de acido) e na minha opinião em primeiro lugar tens que ver as baterias que queres e veres até quanto é que podem descarregar, porque se descarregas mais do que a % que eles dizem o tempo de vida (ciclos) vai diminuir, há baterias que nas especificações técnicas vem lá o gráfico com a curva da % de descarga e quantos ciclos são previstos para essa percentagem de descarga, normalmente as descargas são de uma % pequena (como indicas essas baterias só devem descarregar 20% da sua capaciadade, ou seja uma bateria de 100Amp só deverás utilizar 20Amp valores que tens que ter em conta quando escolheres a bateria e a capacidade que necessitas) quanto ao utilizares mais baterias com menos potência tens a suposta vantagem de que se avariar uma o custo de substituição é menor do que se for uma de grande capacidade, mas pelo que me disseram não é conveniente colocares baterias novas com outras usadas porque as novas vão se danificar mais rapidamente do que se estivessem sozinhas, por isso essa vanagem deixa de ser uma vantagem, nas baterias o custo da bateria quanto mais capacidade (AMP) tem mais barato fica o Amp, por isso para a mesma Amp, 1 bateria fica mais barato do que 2 ou 3 baterias para a mesma Amp, para alem de que ocupa menos espaço e tem menos ligações, logo deve ter menos percas e possíveis problemas de ligação.
Estas baterias devem ser recarregadas o mais rapidamente possível, por isso tens toda a conveniência de escolheres um campo solar que consiga repor a carga nas baterias o mais rápido possível mas ter em conta os custos para o fazer.
O controlador MPTT dizem que consegue uma produção em até 30% de um controlador PWM, mas o controlador MPTT é bem mais caro que um PWM é uma questão de veres o preço de um e de outro e veres se compensa a diferença de preço para o acréscimo de produção.
Se calhar não ajudei muito e ainda ficaste com mais duvidas, mas é precisamente como eu quanto mais leio mas baralhado fico.
pode sr que alguem mais entendido do que eu te possa ajudar.
Boa escolha e boas férias lol.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: dimensionar e repartir banco de baterias (off-grid)

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito obrigado alexjp4 ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”