upac 1500w - consumos excessivos

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

O funcionamento da UPAC parece ser normal. Tenho um laptop lá ligado a receber toda a info, e vejo o inversor a "comandar" de acordo com o que está programa no campo 16, e a gerir as baterias de acordo com os campos 12 e 13.

O contador ainda não consegui despistar... ou porque o contador está realmente correcto, e não contabiliza excedente porque a UPAC minimiza o excedente, ou porque ainda não fiz mais medições. Daí resulta que vou comprar um sistema efergy, owl, cloogy, qq coisa, que me meça a corrente que a casa pede e a corrente á saida do contador.

Há algum que possam aconselhar?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por masterchief »

Quem é que me explica o que quer dizer isto no contador da EDP sagecom

1.6.10
Potencia activa maxima consumida e periodo de ocorrencia

Isto por miudos é?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por t3lmo »

paulosaints Escreveu: segunda fev 06, 2017 1:53 pm vou comprar um sistema efergy, owl, cloogy, qq coisa, que me meça a corrente que a casa pede e a corrente á saida do contador.
Há algum que possam aconselhar?
Se é so para ter uma medição instantanea, compra o mais em conta deste género:
http://www.ebay.co.uk/itm/Digital-LED-P ... 2087221921

Se queres mesmo fazer log e ter dashboard online, os mais baratos são:
http://www.efimarket.pt/engage-solar-kit
http://www.efimarket.pt/owl-intuition-pv (precisas de um sensor extra)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Estou à espera que me chegue uns desses comprados no ebay.
Mas queria algo para fazer log, de forma a poder fazer análise de gráficos.

Pelo que li o Owl não mede voltagens, e é pouco preciso com correntes fracas.

Um pormenor que reparei, o engage hub tem que ser ligado router... Eu tenho o router no sotão, os sensores seriam ligados na garagem, onde tenho o inversor e ligações... Entre o sotão e a garagem existem 2 andares... não sei se o sinal chega ao router.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por masterchief »

Se colocares um repeater pelo meio é capaz...de o sinal chegar


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por masterchief »

masterchief Escreveu: segunda fev 06, 2017 4:59 pm Quem é que me explica o que quer dizer isto no contador da EDP sagecom

1.6.10
Potencia activa maxima consumida e periodo de ocorrencia

Isto por miudos é?
Alguém?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por CrOhN »

Assim de repente, parece-me registo de pico de consumo, e quando foi.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por masterchief »

é que ontem tinha 4,3Kw
hoje indica 4,3Kw

No manual diz esse lenga lenga mas...

Será um pico de consumo, tipo, houve uma hora qualquer que esteve a ser consumido 4,3kw por quê? Hora?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por rnlcarlov »

masterchief Escreveu: terça fev 07, 2017 7:48 pm é que ontem tinha 4,3Kw
hoje indica 4,3Kw

No manual diz esse lenga lenga mas...

Será um pico de consumo, tipo, houve uma hora qualquer que esteve a ser consumido 4,3kw por quê? Hora?
Por definição, kW é kJoules por segundo. Ou seja provavelmente é algum consumo instantâneo, sem dar nenhuma informação da duração desse pico de consumo.


Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Chegou hoje o Efergy Solar Kit.. Abri a caixa e era um Hub Kit mais um STXtra Link...

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk



Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Ao fim de uns dias com o efergy instalado (um ct na entrada do quadro para medir e outro na saída do disjuntor) arrependo-me de o ter comprado... Erros de 20% ou mais..... À noite, quando os valores de ambos deveriam ser iguais, acabam por ter diferenças de 50%....

Enviado do meu GT-N7105 através de Tapatalk



masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por masterchief »

Dias?
Devolve, tens 15 dias.
Aconselho... ficares com isso parado e descontente é um desperdicio de dinheiro!

Ah e é fixe voltares ao forum para ir contando a historia.

Já descobriste alguma coisa entao?!


Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Boa tarde! Não tenho tido a disponibilidade que queria para "alimentar" o tópico.
Vou tentar fazer um apanhado do que tem acontecido desde o ultimo post.

Relativamente ao sistema efergy, a efimarket disse que não recebia de volta o kit pois este já estava associado a uma conta, e sendo assim não o podia receber para o colocar de novo à venda. Entretanto, e por trabalho, não consegui insistir mais com a efimarket, mas contactei a efergy e expus a situação. Eles pediram-me uma descrição do sistema, e neste momento, ainda não respondi.

Uns dias depois do ultímo post recebi os monitores de energia Peacefair PZEM-061.

Peço desculpa, a imagem não é minha.

Imagem

Estes monitores além duma "bobine" CT que envolve o fio da fase ou corrente, também tem que ser ligado directamente na fase e no neutro. Lê os valores com uma precisão de 99,99%. Lê amps, potência activa, potência acumulada e a voltagem.

Instalei 2 monitores, um liguei na entrada de energia da casa (ou na saída de energia do inversor), de forma a saber toda a energia consumida pela casa e o outro monitor liguei aos fios que vêm do disjuntor do contador, de forma a saber toda a energia fornecida pela EDP.

Assim que conseguir complemento com fotos.

Monitorizei durante 1 semana (de 22 a 28 de Fevereiro), comparando os valores com o acumulado do contador da EDP.

No dia 22 de Fevereiro tinha no contador da EDP 7251kWh.
No dia 28 de Fevereiro tinha 7272kWh. Ou seja 21 kW fornecidos pela EDP em 6 dias.

No monitor que "lia" o consumo total da casa tinha um acumulado para este período de 40kWh.
No monitor que "lia" a energia fornecida pela EDP um acumulado de 21kWh.

Deste pequeno exercício concluí que o contador da EDP está a contabilizar correctamente. E foi aqui que comecei a fazer considerações sobre os consumos excessivos.

E cheguei ás seguintes conclusões:

- Nos primeiros meses do sistema (os meses de consumo excessivo) não fiz gestão de energia tendo em conta as produções e horários. Pensava que apenas pelo sistema trabalhar a poupança iria existir.
- Olhando bem para o calendário, foi após a instalação do sistema que começou o tempo frio. As pequenas coisas que passei a ligar com o frio, que eu pensava que consumiam pouco, afinal consumiam e bastante. Entre algumas, 1(noite) + 1(dia) desumidificador, o termóstato do aquário, os 2 aquecedores de querosene têm um pré-aquecimento eléctrico de 600W durante 1 minuto +-
- por vezes ligava o ar condicionado..

Acho que o principal factor que não levou à poupança que eu procurava foi o sistema não estar moldado à rotina de casa, ou vice-versa.

Após a instalação dos monitores é que comecei a fazer uma gestão de energia eficiente. Neste momento consigo médias diárias de 4kW com relativa facilidade, tendo alguns dias com 3 kW consumidos.
Destaco estes pequenos monitores, porque foi com eles ligados que percebi que a poupança é feita ao watt. Por exemplo, ao cair da noite, com a malta toda em casa, desligo o disjuntor dos portões da garagem...(entre outros) são menos 30watts imediatos.

Neste momento tenho a rotina de casa totalmente adaptada ao sistema solar, e consigo agora identificar aonde posso poupar mais. Por exemplo, o facto de ter baterias impede que use energia dos painéis logo pela manha. Só tenho acesso á energia gratuita depois das baterias estarem carregadas, que num dia de sol acontece pelas 11h +-.

Calculo que instalando 2 painéis com micro inversores ligados directamente á rede resolvo a lacuna da manhã e até ajuda ao longo do dia.

Quero ir alimentando este tópico com fotos dos monitores em funcionamento e de como a forma como eles trabalham me ajudaram e podem ajudar outros a poupar.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por CrOhN »

Baixa o parametro 13 para 52, que isso já começa mais cedo a alimentar a casa.


Autor do tópico
paulosaints
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: domingo jan 29, 2017 2:46 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por paulosaints »

Os técnicos disseram que os valores que estavam minimizava os ciclos e aumentava o tempo de vida das baterias. Mas também me aumenta o tempo de exposição à EDP...
Quando estiver por casa vou alterar esse parâmetro.

Outra situação que me aconteceu à posterior... à uns dias atrás recebi a visita de um técnico do serviço EDP Funciona. A visita era para verificar o rede eléctrica da casa e medir os níveis de monóxido de carbono.

Num dos testes à rede eléctrica ele usou um aparelho, a que chamava RA ou RM (já não me lembro). Ele chamou-me a atenção pois havia uma passagem da fase para o neutro. Ou seja, na medição aos pólos das tomadas de casa, ele obteve num pólo 170 ( acho que Volts) e no outro pólo 60 (volts?). Lembrei-me e fui desligar o inversor para forçar o consumo com energia da edp, e ao voltar a repetir o teste, já obteve +- 230V num pólo e 0 V no outro pólo.

Entrei em contacto com o instalador e expliquei o que tinha acontecido. Um electricista veio a casa e munido de um multímetro foi medir a voltagem, e em todas as tomadas estavam 230V (que seria de esperar). Voltei a explicar o que tinha sido medido e ele disse-me que não medidores para isso.

Então, com um busca-pólos mostrei que em ambos os pólos de várias tomadas se obtinha sinal... depois desliguei o inversor e outra vez com o busca-pólos fomos verificar, e verificou-se que com a energia da edp, apenas o busca-pólos dava sinal num pólo.
Abriu o inversor, vasculhou, mediu e disse que não tinha capacidade para medir de outra forma, e que provavelmente havia uma passagem da fase para o neutro dentro do inversor. Disse-me que ia falar com o chefe dele e que iam colocar a situação para a fábrica do inversor, a MasterPower em Espanha (acho eu).
Entretanto, entrei em contacto com o dono/chefe da empresa que me instalou o sistema a questionar sobre esta passagem e ele disse-me que era normal...que não era uma passagem de corrente, mas que devido à placa electrónica do inversor, é normal apresentar uma impedância de tensão entre a fase e a terra...

Isto é normal num inversor híbrido? Ou existe mesmo um problema no inversor?


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por accoelho »

Isso é o que já há falado em alguns tópicos.
Fase/Neutro não dedicado,resultando a tensão flutuante.
Neste tipo de híbridos é normal.



Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por Alves10 »

Boas, posso estar a dizer um disparate e agradeço que me corrijam se for o caso. Penso que tem toda a lógica fazer uma ligação entre a terra e o neutro junto do inversor. Desta forma o neutro e a fase ficavam assumidos. Este é o processo utilizado junto do posto de transformação da EDP para fazer a distinção.
Tenho ideia que assim a instalação ficaria mais segura desta forma do que com uma "terra flutuante".

PS: isto é só uma ideia teórica, visto não ter um sistema híbrido para poder experimentar.


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por accoelho »

No inversor tem uma entrada L,N e terra onde se liga a parte da EDP.
E uma saida com L,N e terra a qual é comum a entrada é ao chassis do inversor.

Logo ao estar a fazer a ligação entre N e terra na saida do inversor quando o mesmo fizer o bypass para a EDP, da asneira....


Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 198
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm
Localização: Lisboa

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por Alves10 »

Amigo accoelho admito que tenha toda a razão, tal como disse eu não tenho um inversor hibrido para conferir ou o esquema electrico de um para que possa conferir a electrónica do mesmo. Tinha a ideia que a saída do inversor era isolada e independente da rede (isolamento galvânico) e que a comutação para a rede seria feita por um contactor ou por um rele de estado solido na passagem pelo Zero da tensão da rede para causar o mínimo de ruído. Esta comutação ao ser feita em simultâneo da fase e do neutro não devia de trazer problemas.

PS: Isto sou apenas eu a pensar e provavelmente os projectistas dos inversores já pensaram nesta situação e preferiram deixar a terra "flutuante".

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: upac 1500w - consumos excessivos

Mensagem por MRider »

Já foi dito aqui no fórum N vezes que os inversores para terem um neutro definido tem de ter uma "terra de serviço" .
Ou seja tem de ligar o neutro a uma terra só para esse efeito.
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”