Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Goncaloc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 27, 2016 12:11 pm

Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por Goncaloc »

1 - REGISTO:
Na compra de painéis FV é obrigatório o registo ou somos informados da necessidade do mesmo?
A utilização destes painéis é única e exclusivamente para o autoconsumo? Podemos utilizar estes painéis para outras finalidades?
Será necessário efectuar o registo caso tenha um circuito independente a ser alimentado pelos painéis?

2 - CONTADOR:
Tenho um conhecido com um kit 500W BeON para autoconsumo e só viu o contador analógico andar 1x no sentido contrário e foi no dia da instalação. Posso afirmar que hoje se encontrava a injectar 200W na respectiva casa com tudo desligado e não andava no sentido contrário e que este se encontrava estático. Será necessário uma determinada corrente para este fenómeno ocorrer? Na ordem de que grandeza? Qual a vossa experiência?

3 - LEITURAS:
Como são feitas as leituras pelas empresas? Quem faz? Caso sejam enviadas pelos clientes as empresas não se deslocam aos imóveis?

4 - MULTAS:
Conhecem alguém que tenha levado uma multa ou que lhe tenha sido cortada a electricidade por não ter registo?


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por masterchief »

1- por experiencia, ninguem me informou quando comprei que deveria fazer o registo

2- nao sei quanta potencia é necessario para o contador andar para trás, apenas posso adiantar que eu tenho serias duvidas que seja saudavel para o contador andar pra tras caso isso aconteça regularmente acredito que o mesmo acabe por avariar e o prejuizo vai ser grande

3- as leituras sao feitas pelas empresas... quando? existe penso um limite de tempo em que elas passam para confirmar os consumos. Eu pessoalmente vou enviando, pois quero o valor certo a pagar para ver se os meus paineis estao a "render" :P

4- nao conheço ninguem, nao sei responder


Autor do tópico
Goncaloc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 27, 2016 12:11 pm

Re: Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por Goncaloc »

masterchief Escreveu: segunda fev 06, 2017 10:03 pm

2- nao sei quanta potencia é necessario para o contador andar para trás, apenas posso adiantar que eu tenho serias duvidas que seja saudavel para o contador andar pra tras caso isso aconteça regularmente acredito que o mesmo acabe por avariar e o prejuizo vai ser grande
Prejuizo para o cliente? Porque? Nao tenho conhecimento que sejam os clientes a pagar as avarias de contadores de electricidade, gas ou agua.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por masterchief »

Se o contador ficar avariado quem se lixa és tu, e mais não digo. Queres acreditar acredita, não queres prossegue ;)
P


Autor do tópico
Goncaloc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: domingo nov 27, 2016 12:11 pm

Re: Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por Goncaloc »

masterchief apos a tua resposta concluo que a entidade responsavel pelo contador faz uma autopsia ao contador e tenta imputar a responsabilidade ao cliente. Sera isso? Alias o ponto 2 esta relacionado precisamente com este assunto. No forum existem muitos membros que afirmam diversas coisas relacionadas com contadores analogicos. Eu so conheco o exemplo dado.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Painéis Fotovoltaicos: Registo / Contador / Leituras / Multas

Mensagem por masterchief »

gonçalo....
quando tu te aperceberes que tens o contador avariado já perdeste algumas centenas de euros
depois............ vais começar com emails e cartas registadas e as empresas vao lavar as maos de uma para outra
tu vais pagando as facturas entretando sobre a ameaça de corte de luz, excepto se tiveres algum advogado amigo que te ajude e assim cortas logo o debito directo!
Quando tu realmente tiveres razao acabas por ficar sempre em prejuizo e a EDP a rir-se com toda a burocracia que te obrigou ahaha

portanto, estou aqui para ler se alguem usa um contador de roda, e se ja topou que os consumos aumentam ou diminuem
Isto nao se vê em meses, mas é provavel que em menos de 24 meses já tenhas noção do problema

Responder

Voltar para “Autoconsumo”