Inversor trifasico 3-4kW

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

Boa tarde,

Gostaria de recolher informações sobre qual o melhor inversor trifasico a adquirir numa UPAC com cerca de 3 a 4 kW de produção?


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

Ninguém me sabe ajudar?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por jpc »

bubacar ja li em fóruns internacionais pessoal a falar muito bem destes inventores trifásicos
http://www.kostal-solar-electric.com/en ... e2aaf5ddbc
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

jpc Escreveu: sábado mar 11, 2017 3:33 pm bubacar ja li em fóruns internacionais pessoal a falar muito bem destes inventores trifásicos
http://www.kostal-solar-electric.com/en ... e2aaf5ddbc
Obrigado! Este a saída é trifásica certo? Já que diz "Grid connection" 3N 400V certo?
Sabem de mais algum? A SMA não tem nada em trifásico para estas potências certo?
Poderia ser mais vantajoso, por exemplo para um sistema com 12 painéis colocar 6 inversores Involar de 500W? O que acham?


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

Alguém me consegue aconselhar o que será melhor?
Num sistema de 3kW será melhor arranjar um inversor para tudo ou seria mais vantajoso ter 6 microonversores de 500W cada, juntando-os depois 2 a 2 e injectando no quadro elétrico?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por CrOhN »

Eu ia para a solução granular. Existem algumas vantagens:

Havendo avaria, não afecta o todo.
Posso utilizar orientações diferentes.
Sombreamento, se o houver, afecta apenas parte do sistema.


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

CrOhN Escreveu: terça mar 14, 2017 12:24 pm Eu ia para a solução granular. Existem algumas vantagens:

Havendo avaria, não afecta o todo.
Posso utilizar orientações diferentes.
Sombreamento, se o houver, afecta apenas parte do sistema.
Pois, também pensei nisso...
Em termos de investimento devem ser mais ou menos ela por ela certo? 6 inversores BeOn2 de 500W a ~230€ faz 1380€.
Como vou ter 2 inversores (4 painéis por fase), para "juntar" a produção convém fazer um quadro na cobertura com as proteções e daí injeta no quadro geral da habitação ou algo mais simples?


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por Arcturo »

Existem vantagens e desvantagens nas duas soluções. Se os consumos forem equilibrados durante as horas de sol, o inversor trifásico pode ser uma opção. Mas se o consumo for desequilibrado, usar um inversor trifásico equilibrado pode fazer com que a energia vá para a rede e não seja consumida. Pode acontecer que simultaneamente estejas a consumir numa fase e a injectar noutra.

Com microinversores, é possivel ligar a produção fotovoltaica de forma desequilibrada de acordo com a distribuição do consumo das cargas para minimizar a energia injectada.

Ouvi falar que a kostal ia ter (ou já tem) um inversor trifasico desequilibrado para resolver este problema. Mas não tenho informação actualizada.


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por jmachado »

Este não faz isso?
APsystems YC1000-3
https://global.apsystems.com/products/microinverter/


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por Arcturo »

Fui ver a data sheet. Não faz, a saida é equilibrada. Mas repara que não é só a capacidade de de ter uma saida desequilibrada. É necessario um sistema de controlo que meça o desequilibrio no consumo e decida em que fase vai injectar mais energia e em que fase deve injectar menos.

Este problema existe porque a forma como se mede a energia consumida/ injectada é diferente em Portugal ou na Alemanha. Em Portugal os contadores tem registos diferentes para o consumo e injecçao, na Alemanha os contadores em cada 15 minutos registam a soma do consumo mais injecção. Como o mercado importante é na Alemanha os fabricantes fazem os inversores para aquele mercado


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

Vendo assim a melhor solução parece me a colocação dos micro inversores...
Em termos económicos serão mais ou menos iguais?
Como pensam que posso fazer as ligações de dois inversires da mesma fase?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por CrOhN »

Ligando-os na mesma fase....


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por jmachado »

Arcturo Escreveu: quarta mar 15, 2017 6:15 pm Fui ver a data sheet. Não faz, a saida é equilibrada. Mas repara que não é só a capacidade de de ter uma saida desequilibrada. É necessario um sistema de controlo que meça o desequilibrio no consumo e decida em que fase vai injectar mais energia e em que fase deve injectar menos.

Este problema existe porque a forma como se mede a energia consumida/ injectada é diferente em Portugal ou na Alemanha. Em Portugal os contadores tem registos diferentes para o consumo e injecçao, na Alemanha os contadores em cada 15 minutos registam a soma do consumo mais injecção. Como o mercado importante é na Alemanha os fabricantes fazem os inversores para aquele mercado
Já começo a estar farto do trifásico.
Tenho uma instalação trifásica por causa do motor do furo e do motor da estação de tratamento de água em casa. Na altura aconselharam-me a colocar estes equipamentos trifásicos porque como tinha por diversas vezes cortes de energia/trovoadas que acabaram por resultar numa avaria nos motores.
Agora quero fazer uma instalação de autoconsumo e não consigo encontrar uma solução de jeito.
Primeiro não havia microinverters trifásicos e agora que há, não fazem o que é pretendido. Que é injectar a energia produzida nas fases que estão a consumir energia.
Da forma como explica, ter este microinverter trifásico ou ter 3 microinverters monofásicos (1 por fase), vai dar ao mesmo. Certo?
Quanto é que me custará a voltar a colocar os motores em modo monofásico?
É uma questão de configuração nos motores ou terei de comprar motores novos?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por CrOhN »

Existem soluções para pores os motores trifásicos em monofásico (variadores frequência). Mas o seu custo fica similar a trocares por monofásico.A bomba de furo que comprares, convém ser com o condensador fora do furo.


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por jmachado »

Trocar motores já implica um investimento grande que dificilmente será amortizado pelo autoconsumo. :(


Arcturo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: segunda dez 02, 2013 12:56 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por Arcturo »

Trocar motores para monofasico e passar a instalação para monofásico é a solução. Não vai ficar barato. Avalia também se tens potencial de redução da potencia contratada passando para monofásico, pode ser uma ajudinha


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

CrOhN Escreveu: quinta mar 16, 2017 8:40 am Ligando-os na mesma fase....
Sim, mas neste caso os micro-inversores ficarão no terraço e o QE no piso de entrada...
não tem lógica mandar-se um cabo de cada inversor ao QE certo?
Posto isto o mais lógico será:
1. Colocar uma caixa de derivação, juntando-se a ligação de dois inversores da mesma fase?
2. Colocar um QE no terraço de forma a juntar as fases e ao mesmo tempo de proteger os cabos?
3. Ligar cada inversor direto ao QE do piso principal?


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por CrOhN »

Para inversores de 500W, podes perfeitamente agrupá-los num mesmo cabo até ao quadro. Qualquer cablagem para tomada caseira, tem a obrigação de aguentar com 1500W.


Autor do tópico
bubacar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 92
Registado: domingo jan 29, 2017 5:16 pm

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por bubacar »

CrOhN Escreveu: sexta mar 17, 2017 8:38 am Para inversores de 500W, podes perfeitamente agrupá-los num mesmo cabo até ao quadro. Qualquer cablagem para tomada caseira, tem a obrigação de aguentar com 1500W.
Isso pode ser feito por exemplo numa caixa de derivação estanque a colocar por baixo de um painel?


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Inversor trifasico 3-4kW

Mensagem por jpc »

bubacar Escreveu: sexta mar 17, 2017 11:03 am
CrOhN Escreveu: sexta mar 17, 2017 8:38 am Para inversores de 500W, podes perfeitamente agrupá-los num mesmo cabo até ao quadro. Qualquer cablagem para tomada caseira, tem a obrigação de aguentar com 1500W.
Isso pode ser feito por exemplo numa caixa de derivação estanque a colocar por baixo de um painel?
Pode bubacar
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Responder

Voltar para “Autoconsumo”