Autoconsumo - Dúvidas

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Boa tarde.
Estou seriamente a pensar em adquirir um kit de auto-consumo de energia, infelizmente ainda não o fiz devido ao facto de ainda não ter concluído se é realmente vantajoso ou não, bem como saber que tipo de kit optar ou que empresas vendem/montam este tipo de equipamento, pelo que venho pedir a vossa ajuda.
Neste momento o consumo de energia cá em casa tem vindo a aumentar tendo em conta que neste momento toda a gente se desloca em VE's, e como durante o dia o consumo é reduzido justifica-se a aquisição de baterias para armazenar essa energia para usar ao fim do dia/noite.
Venho pedir opiniões sobre este assunto, bem como pedir contactos de empresas que poderão aconselhar-me/elaborar orçamentos de acordo com as minhas necessidades.
Da pesquisa que fiz acredito necessitar de algo deste género:

https://www.olx.pt/anuncio/kit-autocons ... 9;promoted

Se bem que preferia algo com baterias de lítio devido a sua durabilidade (não sei ao certo quanto tempo durariam as baterias de chumbo indicadas nesse anúncio).
Fico a aguardar pelas vossas opiniões/sugestões.
Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por serges »

Bem vamos aguardar opinioes mas de chumbo para Li... vai uma Grand€ distancia!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

sim eu sei @serges ... o mais importante para mim neste momento era que alguém me indicasse pessoal que venda/monte este equipamento, bem como a opinião do pessoal que já tem kits de auto-consumo. Já agora gostaria também de saber se o kit do link acima apresentado é viável ou se devo fugir disso :p


magtal
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça dez 27, 2016 11:56 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por magtal »

Falta alguma informação na proposta:

- Que "batarias" são?
- Que painéis são?
- Que inversor é?

Ainda falta o suporte para os painéis, instalação, etc


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Boa tarde.
@magtal obrigado pela resposta. Já questionei o vendedor sobre as perguntas que apresentas-te. De qualquer forma o anuncio que coloquei serve apenas como exemplo, estou à espera que a comunidade me ajude a escolher alguma empresa que efectue este tipo de serviço.


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por OliveiraF »

Também reparei nessa das "batarias"... :lol: :lol:

Por uma questão de facilidade, talvez uma empresa perto da área de residência.
Ou então comprar online ou numa loja mais distante, arranjar quem faça a instalação caso não seja o próprio a fazer.


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por masterchief »

Ainda não entendi este "love" com o olx...


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Não se trata de "love" pelo olx...simplesmente foi o resultado de uma breve pesquisa sobre empresas que faziam este tipo de trabalho. Na minha zona na altura em que era permitido vender energia a EDP surgiram várias empresas que efectuavam a montagem...entretanto fechou tudo... e mais uma vez...coloquei esse link do olx como exemplo daquilo que pretendo...preferia alguma empresa recomendada por alguém...


magtal
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: terça dez 27, 2016 11:56 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por magtal »

Adquiri o meu sistema 1500W à Solar Impact e estou bastante satisfeito com o serviço.

https://loja.solarimpact.pt/


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

muito obrigado @magtal

fiquei interessado nesta proposta:
https://loja.solarimpact.pt/kit-autocon ... a-litio5kw
e fazem instalações em todo o país...


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por jpc »

Passa pela www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
A solar impact tem bons preços mas o Pedro ainda consegue fazer mais em conta e instala em todo o país.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por RSSilva »

Eu pensava seriamente na aquisição das baterias. O retorno do investimento demora muito mais tempo. E a ser um sistema com baterias, seriam de lítio.
Se por outro lado, for para si apenas uma questão ambiental e abundarem os aérios, não hesite e adquira um bom sistema com baterias.
Cumprimentos
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: RE: Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por RSSilva »

jpc Escreveu:Passa pela www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
A solar impact tem bons preços mas o Pedro ainda consegue fazer mais em conta e instala em todo o país.
🖒 X2
Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por CrOhN »

Esqueçam lá as baterias de litio! Se não baixarem considerávelmente de preço (pelo menos para metade), o investimento é ela por ela. Já com chumbo estacionárias o retorno pode chegar a 2x o custo.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

RSSilva Escreveu: quinta mar 16, 2017 9:39 am Eu pensava seriamente na aquisição das baterias. O retorno do investimento demora muito mais tempo. E a ser um sistema com baterias, seriam de lítio.
Se por outro lado, for para si apenas uma questão ambiental e abundarem os aérios, não hesite e adquira um bom sistema com baterias.
Cumprimentos
Efectivamente o kit sai muito mais caro quando se adquire baterias. Mas tendo em conta que sem baterias o proveito da energia produzida é realmente reduzido pois durante o dia não se encontra ninguém em casa...


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

jpc Escreveu: quarta mar 15, 2017 10:01 pm Passa pela www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
A solar impact tem bons preços mas o Pedro ainda consegue fazer mais em conta e instala em todo o país.

Olá, obrigado pela sugestão. Vou analisar as propostas que são apresentadas no site.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

CrOhN Escreveu: quinta mar 16, 2017 3:59 pm Esqueçam lá as baterias de litio! Se não baixarem considerávelmente de preço (pelo menos para metade), o investimento é ela por ela. Já com chumbo estacionárias o retorno pode chegar a 2x o custo.
Efectivamente a diferença de preços e enorme...agora não sei a que ponto compensará em termos de durabilidade...


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por jpc »

luismoura Escreveu: sexta mar 17, 2017 9:51 am
CrOhN Escreveu: quinta mar 16, 2017 3:59 pm Esqueçam lá as baterias de litio! Se não baixarem considerávelmente de preço (pelo menos para metade), o investimento é ela por ela. Já com chumbo estacionárias o retorno pode chegar a 2x o custo.
Efectivamente a diferença de preços e enorme...agora não sei a que ponto compensará em termos de durabilidade...
Luis Moura espero que as minhas baterias estacionárias durem pelo menos 15 a 20 anos e como diz o CrOhN e bem recuperar 2x o investimento.
As minhas devem ficar pagas em 5 anos ou talvez menos.

É preciso cuidar bem delas e nunca fazer descargas profundas.
No meu caso tudo que puxe demasiado por elas é utilizada energia da rede e assim que a tensão baixa dos 47v durante 60 segundos também é utilizada da rede.
Prefiro gastar alguns euros por mês com a rede pública e proteger ao maximo as baterias para que consiga vir a ter lucro com elas.
luismoura Escreveu: sexta mar 17, 2017 9:50 am
jpc Escreveu: quarta mar 15, 2017 10:01 pm Passa pela www.solarshop.pt e fala com o Pedro Lima.
A solar impact tem bons preços mas o Pedro ainda consegue fazer mais em conta e instala em todo o país.

Olá, obrigado pela sugestão. Vou analisar as propostas que são apresentadas no site.
Não Solar Impact os preços do site são atualizados mas na Solar Shop não por isso convém enviar email a pedir cotação para o material pretendido.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por apmendes »

Eu tenho baterias estacionárias há cerca de 15 anos e ainda não se queixaram.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Boa noite. Não sabia que as baterias duravam assim tanto...acredito que os vossos testemunhos acabaram por decidir que baterias vou escolher...

Estou inclinado para este kit.
http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=349
Para a semana entrarei em contacto com o Pedro de forma a pedir um orçamento com montagem incluída e tirar mais algumas duvidas que possam surgir.
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda ;)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”