Autoconsumo - Dúvidas

Local para debater sobre o autoconsumo

jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por jpc »

Acho que vais fazer boa aposta mas se eu fosse a ti indicava esse kit a ele e pedia para criar outro kit à tua medida dependendo dos euros que queres investir.

Por vezes mudando um pouco os equipamentos consegues melhores desempenhos e quase pelo mesmo preço.

Apita se precisares de ajuda na escolha :)
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por Emanuel Couto »

apmendes Escreveu: sexta mar 17, 2017 5:27 pm Eu tenho baterias estacionárias há cerca de 15 anos e ainda não se queixaram.
Temos que ter algum cuidado com a informação que passamos, e não generalizar as coisas.. já que há vários tipos de baterias de chumbo, de diferentes tecnologias e diferentes tipos de construção, que se traduz numa diferença enorme nos ciclos que ambas farão... o preço também é muito diferente.

Uma variável muito importante e a levar em consideração nas baterias são as cargas aplicadas nelas durante a sua vida útil.

Por exemplo, no meu banco n°1 tenho baterias estacionárias de média qualidade que duraram 4 anos, vou ter de as trocar agora, pois já estão a ficar nas lonas... no meu banco n°2 tenho baterias de traçāo vulgares, com 8/9 anos, apesar de já ter substituido uma o outra, a maioria ainda està em perfeitas condições.

Porque isso acontece!?
Porque o nível de exigência é muito superior no banco 1, dedicado às correntes AC, com frigorífico/congelador/máquina de lavar louça/roupa/microondas/máquina de café, etc etc... enquanto que o banco 2 está dedicado à iluminação e pouco mais.

Por isso nunca podemos generalizar, para não criarmos desilusões...
luismoura Escreveu: sexta mar 17, 2017 8:49 pm Boa noite. Não sabia que as baterias duravam assim tanto...acredito que os vossos testemunhos acabaram por decidir que baterias vou escolher...

Estou inclinado para este kit.
http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=349
Para a semana entrarei em contacto com o Pedro de forma a pedir um orçamento com montagem incluída e tirar mais algumas duvidas que possam surgir.
Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Eu estou ciente de que a durabilidade depende e muito do "tratamento" que as baterias vão ter...e que só num cenário ideal é que as baterias duram todo esse tempo... Mas o mesmo se aplica às baterias de lítio...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por CrOhN »

Especialmente nas baterias de litio! Em que, por constrangimentos de preço, o banco acaba por ser sempre à queima. E depois é evidente que será muito mais sacrificado que um banco de chumbo muito mais folgado.


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por tonisilva »

Eu acho que a durabilidade depende se as baterias tem controlo de carga/descarga ou não (tanto chumbo como litio).

Há alguns inversores (os mais caros) têm incorporado um BMS, para garantir que os limites de carga/descarga não são ultrapassados.
Quando os inversores não têm isso, deve ser instalado um BMS para garantir que as cargas/descargas de cada bateria individual estão entre os limites que o fabricante aconcelha, de modo que as baterias durem aquilo que o fabricante afirma.

Isto é o mesmo que nos carros e motas elétricas.


Toni.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Boa tarde,
Infelizmente devido à falta de tempo só agora é que iniciei contactos de forma a avançar com este sistema de auto consumo para a frente...
E informaram-me que era ilegal montar um sistema de auto consumo visto já possuir um sistema de microprodução para venda à EDP... alguém pode confirmar isto? :(

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por rnlcarlov »

Pelo menos um sistema de 200W pode ter-se sempre, já que esse nem é preciso registar-se na SERUP. Quanto a potências superiores já ouvi de tudo.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Eu pretendia um sistema bem superior...200w não dá para nada...nem sequer sabia que era necessário comunicar à SERUP... :? :|

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por rnlcarlov »

200W dispensa uso de baterias é dá pelo menos para os consumos durante o dia (quando digo 200W é na boa instalar um comum kit de 250W).


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Entretanto já liguei para a DGEG e efectivamente não podem estar duas produções associadas ao mesmo CPE, o que no meu caso é fácil de contornar, já que tenho dois contadores em casa (um deles está desactivado), e se o activar poderei instalar o auto-consumo com o CPE desse contador, estando assim legal(segundo a Engª da DGEG). A grande desvantagem é ter que pagar a potência contratada dos dois contadores :s

Enfim...irei analisar melhor a situação...não percebo o porquê desta restrição já que o auto-consumo é independente da microprodução...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por jmlflorencio »

Não esquecer de, apesar de o autoconsumo estar afecto ao segundo contador, ligar os painéis ao contador onde há consumo da casa :D


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

Bom dia.
Tenho uma duvida.Quando instalei o sistema de micro-produção tive que aumentar a potencia contratada para 6.9kVA. É possível voltar a reduzir para a potencia mínima? E no contador do auto-consumo acredito que por agora a potencia mínima chegará, pelo menos até adquirir um VE a 4 rodas...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por rnlcarlov »

A potência instalada de microprodução não pode ser superior a metade da potência contratada, pelo menos enquanto vigorar a tarifa bonificada.


Autor do tópico
luismoura
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 109
Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am

Re: Autoconsumo - Dúvidas

Mensagem por luismoura »

rnlcarlov Escreveu: quarta mai 03, 2017 11:48 am A potência instalada de microprodução não pode ser superior a metade da potência contratada, pelo menos enquanto vigorar a tarifa bonificada.
ok...isso justifica o porquê de ter sido necessário aumentar a potência contratada... ou seja por ai nada feito... vou mesmo ter que continuar a pagar a mesma potencia contratada do contador da micro-produção... :(

Obrigado pelo esclarecimento @rnlcarlov

Responder

Voltar para “Autoconsumo”