Precisa-se sugestões .... :)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
khandelsol
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 10, 2017 3:38 am

Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por khandelsol »

Boas,


como todos nós, estou a ficar farto de pagar um balurdio á EDP (mínimo 150e bimestral....280e nos inverno).

Ainda nao tive tempo de tirar a leitura do consumo (trabalho muito fora do país), mas tenho pelo menos sempre um frigorífico, arca, stands-by,uns 10 estores eléctricos e por ter duas miúdas pequenas o AC (2 outdoor e 3 indoor..inverter), e algumas vezes a maquina de lavar roupa e pelo menos 1 x a de lavar loica.

Dado que o bi-horario não me ajuda muito (as 22h esta tudo na cama...so mm os AC estão a trabalhar), estava a pensar em colocar:

4 painéis de 60/250w ...talvez Luxor, um inversor híbrido 5000va (just in case) 48v, e baterias de Gel/Lithium.

Com esta solução, mudava para bi.horario, e usava o kit para as horas fora do bi.horario..

Penso que as baterias nunca fiquem abaixo dos 50%, o que lhes aumenta a durabilidade.


a questão e`....sera esta uma boa opção? e, o sistema da para programar de modo a usar a energia da rede com horas pre-programadas? as baterias aguentam o pico de corrente dos estores?

O quadro é trifasico...



obg :)


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por mafgod »

Começando por aqui: precisa de trifásico?


Autor do tópico
khandelsol
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 10, 2017 3:38 am

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por khandelsol »

Honestamente..nao...

Na altura o contracto antigo era em trifasico, e por andar alguma estabilidade aos eletrodomésticos (devido a terem fases divididas) deixei estar....mas sim, reconheço que para solar, é menos complicado mono fasico. tenho de me dirigir á EDP e ver se a parte eléctrica esta certificada para Mono fasico.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por mafgod »

Se a ideia é poupar, o que está a indicar, dificlmente irá ter retorno.

O que aconselho é, depois de mudar para mono, monitorizar o seu consumo diário ao longo de vários dias.
Depois, diminuir o escalão de potência ao minimo necessário.
Só com esta mudança já irá poupar uns euros.

E só depois, dimensionar o número de paineis para autoconsumo tendo em conta o consumo standby.

O bi-horário também existe na modalidade semanal, onde todo o domingo é vazio e sábado tem várias intervalos também em vazio.
Durante a semana é das 00 ás 07...
Fazendo as contas, poderá chegar à conclusão que também poupará...

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por Emanuel Couto »

Este tópico ficará melhor na secção 'autoconsumo" ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por masterchief »

Ja viste quanto custa o trifasico anualmente contra o monofasico?

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por rocker_pt »

O Mafgod Já disse tudo! Este conselho vale ouro!
Deve seguir à letra este conselho:
1º mudar para monofasico, creio que custa Zero. Em princípio o seu ramal aquenta ter tudo concentrado numa só fase (mas isso ficará a cargo da EDP que confirmará)
2º Monitorizar o consumo para ver o que gasta realmente ao longo do dia (ver alguns dispositivos de monitorização descritos em outros posts)
3º Com os dados da monitorização, colocar aqui os graficos de consumo diário e todo o pessoal bem experiente nestes assuntos lhe dará certamente todo o apoio.
Por agora não adianta opinar mais sem saber mais dados concretos
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


jmachado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: segunda set 24, 2012 7:04 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por jmachado »

masterchief Escreveu: segunda abr 10, 2017 8:43 pm Ja viste quanto custa o trifasico anualmente contra o monofasico?
Monofasico ou trifasico custa o mesmo.


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por tonisilva »

Alguns concelhos:

- As baterias devem ter gestão de carga/descarga (BMS) para durarem aquilo que o fabricante diz.
- Deve usar sistemas de monitorização de energia que meçam a energia ativa, pois só essa é que vai pagar.

Toni.


Autor do tópico
khandelsol
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 10, 2017 3:38 am

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por khandelsol »

Obg a todos,


Ja mudei para Bi Horario e instalei o medidor de energia.

Apenas mantive o Trifasico para ter as cargas equilibradas (mudarei para Mono Fasico quando mudar para Solar.).

Questão... como coloco a tarifa do Kwh no Programa? Tentei colocar 0,1981 (para ser "por cima"), mas apenas da para valores entre 1 e 1000....



Claudio


tonisilva
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 12, 2017 7:21 pm

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por tonisilva »

Qual o programa de monitorização que tas a usar?

Toni.


Autor do tópico
khandelsol
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda abr 10, 2017 3:38 am

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por khandelsol »

o engage


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Re: Precisa-se sugestões .... :)

Mensagem por ztxnew »

Bom dia Khandesol.

Eu queria também ajuda-lo, já que passei pelo mesmo processo.
Antes de mais, notei que diz que de noite apenas os AC's estão a funcionar. Em minha casa as maquinas (MLL e MLR), tem relógio! É simples, para não me obrigar a ter mais de 30 A monofásicos da EDP, colocamos uma a trabalhar das 00:00h até ás 3:00h e a outra das 3:00 ás 7:00h. Com o programa semanal é fácil e a potencia aguenta as maquinas mais os AC's. Assim já poupa quase 50% na operação destes dois aparelhos. Afinal a roupa coloca-se a secar de manhã e a maquina da louça seca-a sozinha!

Eu comecei por ter um sistema simples de autoconsumo, com alguns painéis diretos com inversor. Para essa solução é de facto muito importante fazer a tal analise de consumos durante o dia, já que se não tem ninguém em casa e em condições normais (frigorifico, arca, router e stand-by's), o seu consumo médio não deve andar longe dos 250W. Para o colmatar nada mais que um par de painéis de 200 ou 250W, que mesmo assim parte do tempo podem estar a colocar energia grátis á EDP!
No meu caso avancei para um sistema inventado por mim, com relógios e carregadores de baterias, que ligados em determinadas horas (final do dia), me colocavam uma potencia fixa em casa que ajudava a colmatar os consumos. Para isso coloquei mais painéis apenas dedicados á carga de baterias.

Nos últimos tempos adquiri um inversor hibrido, que já instalei! Mas isto tem que ser bem ponderado! Principalmente pelos seguintes pontos que enumero:
1 - Um inversor de 5 KW como o que aponta custa mais de 1 K€, e não sei até que ponto consegue tirar dele rendimento, já que a 48V teria de ter uma quantidade enorme de baterias que lhe custarão muito dinheiro. Alem disso teriam de ser de GEL, já que a AGM não suporta muita profundidade de descarga (não convém que em descarga desçam abaixo doa 11,2V (para baterias de 12V)).
2 - Por outro lado e em minha opinião, colocar todas as cargas ao inversor não é grande politica se temos rede disponível. Sempre que ligamos um grande consumidor, o hibrido não consegue responder de imediato e inverte para a rede. Só depois de estabilizar volta ás baterias. Para além disto com as maquinas a funcionar e as respetivas variações de potencia absorvida o hibrido vai estar quase sempre em rede!
Os híbridos tem este problema! Se estiverem a debitar 600W e de repente se lhes pede 1200W eles comutam de imediato para a rede se a tem disponível! Só depois de haver de novo estabilidade voltam a colocar as baterias em carga!

No meu caso e depois de muito estudar fiz a seguinte opção:
1 - Coloquei um hibrido de 3 KW.
2 - Dividi a minha instalação de casa! Os disjuntores das Maquinas, Micro-ondas e forno, AC´s e termoacumulador, estão diretas á EDP (rede).
3 - De uma das tomadas (termoacumulador que não tenho ligada), alimento o Hibrido.
4 - Toda a restante instalação está a receber do hibrido.

Assim, os painéis estão a alimentar o hibrido que por sua vez alimenta a casa. Durante o dia os painéis são mais que suficientes e o excedente vai todo para as baterias (tenho cerca de 500 Ah a 24V). Quando o sol se põe as baterias que já receberam carga todo o dia alimentam a casa através do hibrido, o que se verifica quase toda a noite se o dia for de sol e até meio do serão nos dias mais nublados.
Quando a energia das baterias acaba porque chegaram ao valor de profundidade de descarga programado, entra a rede, o que tende a acontecer já cerca das 24h, onde entra a energia mais barata pelo bi-horario.

Ligando todas as maquinas e climatização no período da noite e finais de semana (horas vazias), consigo ter um rácio bastante bom de consumo, sem comprometer o conforto e a operacionalidade da casa.

Em termos económicos, este sistema fica muito caro! Não é fácil ter retorno num período de 4 a 6 anos das baterias principalmente. Se for para lítio, impossível. Optei por isto porque não compro baterias, caso contrario não o faria ou pelo manos não o faria nesta dimensão!

Como complemento posso dizer-lhe que os valores de energia de rede são de cerca de 40% do total do consumo até ao momento, embora não tenha tido semanas de sol completas. O tempo nas ultimas semanas não tem ajudado.
Espero por isso conseguir cerca ade 50% de redução na minha fatura anual o que corresponderá acerca de 500 a 600€/ano, já que a probabilidade de ter "ajuda" do sol se vai refletir mais nas horas cheias, onde a energia é mais cara.

Espero poder ter ajudado.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Responder

Voltar para “Autoconsumo”