Viabilidade económica de sistema com baterias

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por RuiP »

Caros,

Gostava de testar convosco um exercício simples de análise da viabilidade económica a um sistema híbrido, com baterias, cá para casa:

Enquadramento:
- Tenho uma instalação de consumo trifásica, devido a uma bomba de calor que trabalha maioritariamente no Inverno.
- Contudo, consigo concentrar a esmagadora maioria dos consumos que ocorrem em período Fora do Vazio (FV) numa só fase 1. Assim, para efeitos deste exercício, vamos assumir que a instalação é equivalente a monofásica.
- Tenho tarifa bi-horária semanal com preço FV de 0,241 €/kWh (considerando o IVA e o IEC).
- O meu consumo mínimo diário FV é de cerca de 8 kWh (vamos assumir que é todo numa só fase).
- Estes 8kWh são um mínimo, que podem aumentar esporadicamente (no Inverno com o uso da bomba de calor, no Verão em altura de férias / mais pessoas em casa, etc).
- Estes 8 kWh FV, oscilam 98% do tempo entre os 220W e os 1000W. Com a distribuição média:
500 Wh das 7h às 9h
420 Wh das 9h às 18h
620 Wh das 18h às 24h

Análise:
a) Concentrando-me nestes 8 kWh/dia mais caros
b) Considerando que painéis de 1.5 kW produzem entre 3,8 kWh/dia (dezembro) e 7,5kWh/dia (julho e agosto). De acordo com esta fonte: (http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php)
c) Considerando (i) o meu consumo mínimo diário FV de 8 kWh, (ii) a referida produção diária < 7,5 kWh e (iii) um correto dimensionamento de baterias, assumo que conseguiria consumir a quase totalidade da produção solar no período FV (mais caro).
d) Desta forma, com uma produção anual de 2261 kWh proveniente destes painéis de 1.5kW e na minha tarifa FV de 0,241 €/kWh (considerando o IVA e o IEC), a poupança anual seria de uns 545€.
e) Por exemplo, numa instalação de 4.000€ (tipo esta https://loja.solarimpact.pt/kit-autocon ... kta-5000va), o payback simples seria de 7,3 anos.

Em grandes linhas de raciocínio, está a falhar-me alguma coisa? Eventualmente custo com manutenção das baterias e o facto de ao Domingo a tarifa ser barata todo o dia.

É sobre as baterias que ainda tenho de aprender mais umas coisas:
- Quais os custos anuais de manutenção das que indico em cima? Serão as mais indicadas (custo vs. benefício)
- Quanto anos duram?
- Das 17h (altura em que o PV deverá produzir menos que o consumo) até às 24h (final do período de FV) o consumo diário é cerca de 3,7kWh. Assim sendo, um dimensionamento de 4 x 250Ah é o indicado? (aqui tenho dificuldade em fazer a conta... é tipo 4 x 250 Ah x 12v x 50% de utilização = 4,8 kWh)?


Desculpem o testamento, mas tentei ser o mais sintético possível. Espero que também possa ser útil para outras pessoas.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito interessante ;)

Já agora porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Não me vou pronunciar sobre as baterias, que não conheço o inversor em pormenor.

Mas deixo uma sugestão: fazer o mesmo exercício de análise (desde já parabéns pelo empenho em achar a melhor solução), mas com um kit de 1000W sem baterias.
Ou talvez dois kits de 750W (ou 500W), um virado a sudeste e outro a sudoeste.

É que as baterias aumentam o retorno/poupança em termos absolutos, mas à custa de um maior investimento (e diminuição da rentabilidade).

E a tranquilidade de ter um kit sem elas deixar-me-ia mais sossegado...


Autor do tópico
RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por RuiP »

jmlflorencio Escreveu: segunda abr 17, 2017 10:55 pm Não me vou pronunciar sobre as baterias, que não conheço o inversor em pormenor.

Mas deixo uma sugestão: fazer o mesmo exercício de análise (desde já parabéns pelo empenho em achar a melhor solução), mas com um kit de 1000W sem baterias.
Ou talvez dois kits de 750W (ou 500W), um virado a sudeste e outro a sudoeste.

É que as baterias aumentam o retorno/poupança em termos absolutos, mas à custa de um maior investimento (e diminuição da rentabilidade).

E a tranquilidade de ter um kit sem elas deixar-me-ia mais sossegado...
Comecei a análise precisamente por um sistema sem baterias, mas cheguei à triste conclusão de que o meu consumo base/mínimo durante o período de sol anda nos 220W, com os aumentos cíclicos decorrentes do frigorífico + arca. Assim, sem baterias, só faria sentido instalar um "pálido" sistema de 1 painel...
Esse sim, teria um payback rapidíssimo, mas estou a ver se consigo justificar(-me) instalar algo mais completo.


Entretanto estive a fazer umas leituras e quer-me parecer que a vida útil das baterias não-lítio é de facto um problema para a análise de viabilidade económica.

Por outro lado, suspeito que em 2017 as de lítio devem aparecer com reduções significativas de preços. Vejam o gráfico no final da página:
https://www.solarquotes.com.au/blog/pow ... -warranty/
A Powerwall 2, a E-KwBe e (julgo que também) a DCS PV 5.0 são recentíssimas e têm preços por kWh muito abaixo daquilo que se vê por aí.

A E-KwBe 5.6 kWh a 2999 AUD (~€2200) era um sonho, para aquilo que preciso. A Powerwall 2 acaba por ser demasiado grande/cara para mim, porque começa a entrar em território dos meus consumos em Vazio, que são muito mais baratos.

5 kWh de lítio na Europa/Portugal por volta dos €2500 em 2017... parece-vos sonho, ou possibilidade?
As LG Chem RESU já não andam longe disso, mas ainda têm de baixar mais um pouco...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por CrOhN »

Faz outra vez as contas das baterias não lítio porque deves ter feito alguma conta mal. Uma boa bateria estacionária fica a cerca de 0.12eur/KWh armazenado ao longo da sua vida util.

A bateria da tesla, mesmo sendo a que fica mais barata (eur/Kwh) do comparativo, fica-se pelos 0.23 cent /Kwh. Portanto, +- ao preço da energia actualmente em fora de vazio.

Não acredito em milagres nos preços das baterias de lítio num futuro próximo.


Autor do tópico
RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por RuiP »

Obrigado pela tua mensagem!

Consegues apontar-me + info sobre a vida útil das baterias não-lítio? Do que vi para já, sem dúvida que são bastante mais baratas (como referes na tua mensagem), mas li coisas como 300 a 1000 ciclos de vida útil... o que me assustou um pouco!

Por outro lado vi que a forma de contornar essa menor vida útil passa por utilizar uma menor capacidade da bateria. As que estão no pack que indiquei no 1º post encaixariam nesse regime de utilização mais conservador. A saber:
Capacidade das Baterias: 4 x 250 Ah x 12v = 12 kWh
Utilização máxima diária: 3,7 kWh (o meu consumo das 17h às 24h)
Logo, a % de utilização diária andaria pelos 30%.... agora.... como é que isso se traduziria em termos de vida útil? Je ne fazer pas ideia!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Isso não altera a vida útil anunciada, normalmente esses 1000 (outras há que anunciam mais) ciclos são com descargas de 50% ou mesmo inferiores...

Mesmo assim eu apostaria num banco de baterias maior (se é para ir por esse caminho, que seja em grande) ;-)


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por CrOhN »

Tens razão jmlflorencio, e usar chumbo permite exactamente isso. Um banco grande sem fazer rombo na carteira!

As baterias que me refiro, rondam os 3000 ciclos com descargas de 50%. Mais ciclos com descargas mais superficiais. As minhas contas são feitas em função de descargas a 50%.


Um exemplo: Bateria 600Ah a C10 (descargas de 60A: carga de 3000W a 48V) ronda os 5000eur. 3000 ciclos a 50%.

continhas:

50% =300Ah, logo 300A x 48V = 14400Wh capacidade util.

energia esperada em 3000 ciclos: 3000 x 14400 = 43200Kwh.

custo KWh da bateria: 5000eur / 43200Kwh = 0.115 eur /Kwh.

Se usares a bateria só em horário fora-vazio (0.24eur/Kwh): 0.24 x 43200 = 10368 eur poupados durante a vida util da bateria. O uso de tarfa bi-horária é o mais lógico com o autoconsumo, especialmente com baterias.

Ganhaste: 10368 - 5000 = 5368eur durante a vida útil da bateria.


Onde é que está a bateria de lítio que faz isto? Só para teres uma bateria de lítio com 14KWh de capacidade útil gastas bem mais que os 5000 eur! Vais claro optar por menos capacidade, logo, mais esforço para a bateria nas descargas. Temos além disso o facto que se usares sempre os 80% de descarga, quase todas as baterias de lítio apresentam vida util de cerca de 3000 ciclos.

Não entro com a questão da eficiência do uso de lítio em relação ao chumbo. De qualquer forma, um sistema autónomo terá que ser sempre sobre-dimensionado. Portanto, mais um ou dois paíneis para o sistema de chumbo.

Dito isto, faz-me confusão a malta falar: "as bateria de lítio é que vão resolver a questão do armazenamento!", quando já existe a solução mais que experimentada das baterias de chumbo. São mais suja; são mais pesadas, ocupam mais espaço, dão algum trabalho, ok... Mas actualamente, são uma opção viável e muito mais resistentes a abusos que o lítio.


Autor do tópico
RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por RuiP »

Calma malta! Só estou a tentar aprender para tomar as melhores decisões.

Três aspetos:

- Leio coisas muito díspares sobre o ciclo de vida. Por exemplo, fabricantes a falar em 300 a 1.000 ciclos. Mesmo 1.000 ciclos, já estragaria essa conta da viabilidade. 3.000 ciclos é uma conversa totalmente diferente, mas não encontro quem se atravesse por eles! O que estou a procurar errado?

- Eventualmente estou a olhar para baterias diferentes, até pelo custo de 5.000€ que referes. Estava a ver as U-Power UP-TFS250-12 que, para chegar a 14,4 kWh a 50% DoD (10 baterias) custaria uns 3.250€ (ou menos), menos que os referidos 5.000€. Que baterias recomendarias?

- "uma bateria de lítio com 14KWh de capacidade útil gastas bem mais que os 5000 eur!" A Powerwall 2 custa isso + IVA!


Obrigado pelos vossos inputs!


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por CrOhN »

Esquece as baterias de gel.

Aqui:http://www.solarshop.pt/index.php?route ... uct_id=245

Onde viste esse preço da Powerwall 2? Além disso, ainda não há nenhuma no mercado.


Autor do tópico
RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por RuiP »

Ok.

Quanto à Powerwall 2, está na maior parte dos sites europeus da Tesla (exceto o português). Segue o site francês :
https://www.tesla.com/fr_FR/powerwall?redirect=no
A Tesla já está a produzir as novas células que compõem a Powerwall 2, mas têm estado a usá-las nos Powerpacks. De qualquer maneira, é evento certo que vão ter entregas da Powerwall 2 este ano.

Para a minha utilização, 14 kWh é demasiado para as contas de viabilidade económica. É que já me vai satisfazer consumos Fora de Vazio, e esses são baratos.


Vou então ver baterias não gel.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por Fidel »

A comparação da powerwall(por exemplo) com baterias estacionarias a meu ver não é muito justo.
A powerwall, se não estou enganado, já traz carregador, inversor... Ou seja, é só ligar painéis de um lado e ligar a tomada do outro.
Nesse exemplo das estacionarias ainda falta isso tudo certo?

É que para os preços que se fala eu consigo fazer um pack de lithium 18650 com os tais 14kw para os preços falados, contas por alto.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk



CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por CrOhN »

Vamos ver quando o produto estiver efectivamente disponível o que inclue e não inclue. Assim como o efectivamente consegue fazer.

14KWH em 18650! Quando estiver construida, posta aì o resultado!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por Fidel »

CrOhN Escreveu: quinta abr 20, 2017 9:27 am Vamos ver quando o produto estiver efectivamente disponível o que inclue e não inclue. Assim como o efectivamente consegue fazer.

14KWH em 18650! Quando estiver construida, posta aì o resultado!
Eu nao vou construir.. so estava a dizer que é possivel fazer com os preços que se estava a falar.
Mas ate era um projecto bastante interessante.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por Quintas2 »

CrOhN Escreveu: terça abr 18, 2017 1:57 pm Faz outra vez as contas das baterias não lítio porque deves ter feito alguma conta mal. Uma boa bateria estacionária fica a cerca de 0.12eur/KWh armazenado ao longo da sua vida util.

A bateria da tesla, mesmo sendo a que fica mais barata (eur/Kwh) do comparativo, fica-se pelos 0.23 cent /Kwh. Portanto, +- ao preço da energia actualmente em fora de vazio.

Não acredito em milagres nos preços das baterias de lítio num futuro próximo.
Se bem entendi são 0.23AUD/KWh. E são dólares australianos. 23.3 cêntimos australianos são cerca de 16.4 cêntimos da zona euro.

Mas, mesmo assim, há que ver se todos os preços/custos da austrália serão diretamente comparáveis com Portugal.
Última edição por Quintas2 em domingo abr 23, 2017 9:02 am, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por Quintas2 »

Da minha "base de dados" sobre aprendizagem, aspetos a considerar e cálculo de baterias, deixo-te os links abaixo. Não me debrucei com minúcia sobre eles pois é um projeto para o futuro, e não tenho tido tempo. Podem estar desatualizados e não sei da validade, mas aqui vai:

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=15921

https://www.batterystuff.com/kb/tools/ / https://www.batterystuff.com/kb/articles/

http://www.instructables.com/id/How-to- ... tteries-1/

https://www.altestore.com/store/calcula ... alculator/

https://www.solarquotes.com.au/blog/an- ... rid-solar/

https://www.solarquotes.com.au/blog/pow ... -off-grid/


Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Viabilidade económica de sistema com baterias

Mensagem por serges »

Fantastica ajuda #Quintas2

Assim torna se mais simples estas contas todos temos de fazer...

Pois há sempre uma segunda vida para as baterias dos veículos eléctricos e cheira me que vai ser um negócio interessante...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”