Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Pbinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 01, 2017 8:17 am

Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por Pbinho »

Olá a todos.
Parabéns pelo excelente fórum.
Sou um novato nestas andanças e tenho pesquisado bastante sobre o autoconsumo fotovoltaico.
Há uns anos instalei painéis solares térmicos para aquecimento de águas sanitárias e foi dos melhores investimentos que fiz cá para casa!
Agora com toda a publicidade que a EDP tem feito ao fotovoltaico despertou-me a curiosidade e decidi montar um ou dois painéis fotovoltaicos para diminuir a fatura da electricidade cá de casa.
Moro no Algarve e durante a semana não tenho ninguém em casa durante o dia, somente a partir das 17:00. Ao fim de semana está sempre gente em casa.
Necessito de aconselhamento na potência a instalar pois quero fazer um investimento que possa beneficiar-me e não injetar muita energia na EDP à borla.
Comprei um kit de medição de energia da Efergy e alterei o meu quadro eléctrico trifásico para monofásico para que possa consumir tudo numa só fase.
Constatei com a medição de energia que o meu consumo de Standby durante o dia quando não está ninguém em casa são aproximadamente 340W. Por curiosidade testei o consumo de vários electrodomésticos em standby e constatei que se desliga-se o dijuntor onde tenho 4 ar condicionados ligados o consumo desce 100w.
Acabei por desligar o disjuntor dos ar condicionados e de momento o standby está em 240w durante o dia quando não tenho ninguém em casa.
Fico na dúvida se hei de instalar um kit 500w ou de 250w que por agora deve dar para o consumo em Standby mas quando chegar o Verão e o Inverno e ligar novamente os ar condicionados irá ser pouco.

Peço que alguém entendido me desse uma ajuda e me diga se compensa comprar os 2 painéis de 500w ou 1 de 250w.


Agradecido
Pbinho

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por Emanuel Couto »

Vamos ver se a malta dá uma ajudinha ;)

Entretanto vá "bebendo" da muita informação que há por aqui acerca do assunto.


Já agora, porque não passa pelas apresentações e fale-nos um pouco de si!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por Quintas2 »

Para essas potências será provavelmente um sistema com microinversores.

Podes sempre fazer o que tem sido recomendado noutros tópicos similares: Instalar 250W e, monitorizado o desempenho e o que vais dar de borla à EDP, avaliar mais tarde se te compensa passar para os 500W.

Se não forem microinversores, aí há que ter alguma cautela na escolha do inversor para permitir uma futura ampliação. Mas penso que os microinversores seriam a opção mais fácil.
Cumprimentos,
Quintas2


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por CrOhN »

Esses efergy exageram nos consumos mostrados. Só medem VA. Atençao a isso.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por rocker_pt »

Outra hipotese a considerar, poderá passar por:
- verificar o consumo de apenas 1 aparelho de ar condicionado
- dimensionar a potencia fotovoltaica (dos paineis) para o valor médio desse aparelho
- ligar escalonadamente esses 4 aparelhos de ar condicionado durante o dia para que funcionem durante as 8 horas solares, um de cada vez, e arrefecer o máximo a casa durante o dia de borla.

Claro que a casa deverá ter bom isolamento térmico, e estores fechados para não entrar o calor durante o dia
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
Pbinho
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 01, 2017 8:17 am

Re: Ajuda para escolha de 250w ou 500w Fotovoltaico

Mensagem por Pbinho »

Olá a todos.
Agradeço a vossa disponibilidade em partilhar e ajudar.
Estou tentado a instalar um kit de 500w pois penso que no Inverno não será suficiente. De qualquer forma acho que será demasiado no verão e assim irei engordar mais um pouco a EDP...
Com o que tenho visto em bastante vídeos no YouTube penso ser bastante fácil fazer a instalação. Por isso serei eu a efectuar a montagem e a respectiva ligação a um ponto de luz que tenho na varanda cá de casa .
Vou encomendar um kit economico já completo.
Estou na dúvida entre a marca dos painéis se Luxor ou S-energy e se deverei escolher um microinversor APS500 ou dois APS 250W.


Não sabia que os medidores efergy exageram nos consumos mostrados e só medem VA!
Já agora Sr.Cr0hN, será que podia explicar melhor?

Agradeço a vossa ajuda.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”