[Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
carlosroldao
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm

[Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por carlosroldao »

Boas, pessoal.

Ouvi falar bem deste fórum no que toca ao esclarecimento de dúvidas de energia solar, portanto quem me pudesse responder a algumas dúvidas, agradecia!

Estou a tentar entrar agora no mundo das energias solares, e já tenho até um orçamento de uma empresa para instalação de 4 panéis LG e inversores Enphase. Tenho tentado ler o máximo que posso sobre este tema, mas ainda tenho algumas dúvidas:

- Tenho o meu contrato de eletricidade com a Goldenergy, e tenho um contador Sagecom CX1000 6 S. Pelo que li, o ideal seria pedir para instalarem um contador bi-direcional.
a) Terei de mudar de fornecedor para a EDP? Eles fazem, sequer, a mudança?

b)Também já li que muitas vezes se negam. Em último caso, este contador está preparado para ser usado com produção solar, ou é dos contadores que regista energia gerada como energia consumida?

- Comprei também, recentemente, um equipamento efergy de monotorização de consumos (comprei já a versão solar, a pensar no futuro). Os meus consumos diários são de cerca de 2.5kWh em dias de trabalho e 10kWh em dias de folga. Neste caso, um sistema de 4 painéis com produção total de 1.14kWh seria o ideal? Como tenho um fogão de indução de 4.6kWh (gasta uma média de 1.5kWh só com um 'bico' no máximo), prefiro ter energia a mais que a menos, não sei se é a melhor forma de ver a situação.

A minha fatura mensal ronda os 40€, e o meu objetivo principal seria a redução para metade desse valor. Acima disso, será sempre uma vitória.

Agradeço, desde já, a ajuda :)


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por masterchief »

Desculpa lá............................................................................

40€ por mês de electricidade em media e vais colocar 4 paineis?

Tu falas em 2,5 kw diarios, EU quero saber é durante o dia... dia solar, quantos gastas? Sao os tais 2,5kw?

Vou ficar por aqui, responde lá isso que estamos aqui todos para te ajudar a escolher a melhor opção!!!


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por jmlflorencio »

Caro Carlos Roldão (?), têm que ler os tópicos introdutórios da secção de autoconsumo.

O elemento relevante para a análise da rentabilidade de painéis solares fotovoltaicos é a potência instantânea (kW) consumida ao longo do dia, e não a energia (kWh) contabilizada no final do mesmo.

Deverá eventualmente instalar um sistema de monitorização de consumos, que lhe permita obter um registo do consumo ao longo do dia. Só com esses dados é que se pode dimensionar o sistema.

Boa sorte!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por t3lmo »

Vamos as dúvidas:

- a) e b)
O contador não é do fornecedor mas sim da rede, logo pertence à EDP Distribuição. Caso queira avançar com a instalação, deverá no portal do SERUP fazer o registo de MCP UPAC (Mera Comunicação Prévia), sem custos, e caso o contador não seja compatível com auto-consumo, a EDP fará o favor de o trocar.

- Deverá consultar o gráfico diário de consumos (Efergy), especialmente entre as 10 e 18h, e apurar quais os gastos reais neste periodo.

- Com 4 paineis certamente terá uma taxa de auto-consumo elevada, porém mais de 75% da energia produzida não será consumida em casa e será injetada de borla na rede, prejudicando o payback do investimento do sistema.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por Emanuel Couto »

Tópico movido para secção "autoconsumo".
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por Quintas2 »

Secundo todas as respostas de trás.

Assumo que os dias de trabalho são a maioria durante a semana. Os consumos nos dias de trabalho devem ser maiores à noite, mas para simplificar vamos supor que são iguais.
2,5kWh / 24h = 0,105kW por cada hora
Mesmo considerando boas horas de sol das 9 às 18h, dá 9 horas por dia
9h x 0,105kW = 1kWh

Com tanto painel, até vamos assumir que não há picos de consumo e consegues fornecer esse 1kWh completamente pelos painéis.
carlosroldao Escreveu: terça mai 09, 2017 5:49 pm Neste caso, um sistema de 4 painéis com produção total de 1.14kWh seria o ideal?
Numa hora de bom sol, o sistema vai produzir o que gastas durante todas as horas de sol de um dia de trabalho. O resto da produção vai direitinho para a EDP.

Em dias de folga, para ser o mais otimista possível, vou assumir que gastas de noite o mesmo que gastas nos dias de trabalho: 2,5-1=1,5kWh. Sobram 8,5kWh para as horas de sol, com muito boa vontade.

Quem paga por LG e Enphase, vai provavelmente pôr LG 300Wp por cada microinversor. 4 x 300 = 1200Wp. Eu produzo 1,6kWh/Wp como média anual. LG/Enphase tem obrigação de produzir mais, bem instalados e orientados.

1,6kWh/Wp x 1200Wp /365dias = 5,3kWh/dia (Produção anual de 1920kWh)

Sendo otimista (ou irrealista), vais consumir tudo o que produzires nas folgas e vais dar à EDP 5,3-1=4,3kWh por dia de trabalho. Se fores um comum mortal, trabalharás 260dias/ano, logo vais dar à EDP 260x4,3=1118kWh em cada ano. 1118/1920x100=58%

Nestas contas macacas e irrealistas, se não me enganei, vais dar 58% à EDP, que já está a esfregar as mãos de contente.
jmlflorencio Escreveu: terça mai 09, 2017 11:04 pm Caro Carlos Roldão (?), têm que ler os tópicos introdutórios da secção de autoconsumo.


Boa sorte!
Cumprimentos,
Quintas2


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por masterchief »

Quintas

eu nao fiz contas, nao perdi tempo e talvez ate nem tenha conhecimentos assim!

Mas quando li o post inicial fiquei bastante preocupado com as contas que ele apresentou...
Vamos aguardar para perceber o que diz o Carlos sobre o seu consumo durante o dia
Porque provalmente é como dizes... 50% de oferta à EDP até os chineses enviam-lhe uma prenda :P


Autor do tópico
carlosroldao
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por carlosroldao »

Boas tardes a todos.

Antes de mais, quero agradecer a ajuda de todos e referir três coisas que deveria ter mencionado antes e que talvez justifiquem a minha 'escolha' de instalar os 4 painéis:
- Comprei a casa onde vivo há menos de 1 ano, e ainda estou a instalar alguns equipamentos. De momento ainda tenho esquentador e quero, no futuro, instalar um termoacumulador elétrico, assim como uma unidade de ar condicionado na sala. São equipamentos que provavelmente vão exigir um pouco mais de energia ao longo do dia, daí ter feito as contas a 4 painéis. Ainda assim, e com as vossas opiniões, fico com a dúvida: será que não continuam a ser demais? Já não sei;

- Vivo num prédio com 14 condóminos(5 andares, 4 lojas), e vou ter a reunião 'final' para saber se posso mesmo instalar os painéis ou não. Que eu saiba, apenas 2 condóminos são 100% contra (pessoas idosas que não compreendem - nem querem compreender - esta coisa das 'novas energias'). Pensei que seria mais fácil apresentar já a proposta dos 4 painéis. Se for para a reunião dizer que começo com 2, e que depois instalo mais 2 se tiver necessidade, tenho medo que outros condóminos mais idosos fiquem um bocado confusos com trocas e baldrocas e acabem por vetar o projeto;

- Planeio, dentro de 2/3 anos máximo, comprar um carro elétrico. O 'sonho' seria poder carregar o carro com recurso aos painéis, não sei se isso será possível.

Agora, sim:
masterchief Escreveu: terça mai 09, 2017 9:29 pm EU quero saber é durante o dia... dia solar, quantos gastas? Sao os tais 2,5kw?
jmlflorencio Escreveu: terça mai 09, 2017 11:04 pm Deverá eventualmente instalar um sistema de monitorização de consumos, que lhe permita obter um registo do consumo ao longo do dia. Só com esses dados é que se pode dimensionar o sistema.
Tenho o monitor da Efergy há poucos dias, mas já tenho 3 casos diferentes:
Um dia normal de trabalho (foi o primeiro dia de monotorização. Como comecei a meio do dia, provavelmente teria consumos totais na ordem dos 3/3.5kWh no final do dia):
http://imgur.com/oCdeFWs

Um dia de folga, com 2 portáteis e tv sempre ligados, mas sem utilizar o fogão de indução (consumo total de 6.68kWh):
http://imgur.com/wKE5gza

Segundo dia de folga, hoje a usar máquina de lavar loiça, máquina de fazer pão e fogão (o dia ainda não terminou, mas devo terminar o dia com um consumo total de 7.5/8kWh):
http://imgur.com/6lMSMsk

Obrigado também ao Quintas2 pelos cálculos e ao t3lmo por responder à minha questão dos contadores.

Mais um esclarecimento sobre o equipamento que planeio adquirir: são 4 painéis LG Mono X2 de 285w e microinversores Enphase M250, numa estrutura K2. O custo total, com instalação, ronda os 2300€. Não sei se o valor é elevado, mas presumo que seja material de topo, logo que justifique o valor. Também sei que há painéis mais baratos, mas prefiro instalar algo de uma marca de renome.

Com estes dados e os meus esclarecimentos acima, volto a pedir a vossa ajuda para saber qual seria a melhor opção :)


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por Quintas2 »

Módulos até 300W "espremem" melhor a produção de um micro de 250W do que os módulos de 250W que habitualmente se vendia (é o que eu tenho por uma questão de €, pois desisti dos de 300W porque eram muito caros.

Módulos de 285W "casam" mal como submútiplos de 1500W - a fasquia para a Mera Comunicação Prévia. Ficas com 1140W e depois se quiseres esticar-te no futuro até 1500W, é uma conta difícil de fazer (360W em módulos), mas isso provavelmente nunca se irá pôr.

Arranjas 4x300W LG Bifacial Mono + 4 Enphase 250, por menos do que isso, mas SEM instalação: basta pesquisares na net.

Sobre os Enphase, em tempos dei uma resposta por MP que dizia:

"O Enphase 250 e o LG280 devem ser uma boa combinação (Atenção ao n.º de células pois há uns Enphase 250 para 60 células e outros para 60 ou 72 células). No site da Enphase podia-se ver se o painel solar que querias dava para o microinversor ou não.
Vê também se esse Enphase 250 funciona sem a Envoy, que comunica as produções do painel solar via internet. Isto porque havia uns Enphase que só funcionavam se tivesses também a Envoy e essa custa mais 200 ou 300 euros. Havia outros que funcionavam sem a Envoy, creio. Assegura-te que te dão essas informações por escrito, para não te enganarem.
Não conheço o Enphase270, mas parece ter a mais valia de poder ligar a baterias, se o quisesses, mais tarde.
A Enphase só dava 10 anos de garantia para a maior parte dos países, incluindo Portugal. Para os USA dava 25 anos e Reino Unido e mais alguns países europeus dava 20 anos.
a garantia da Enphase (vê no site) começa a contar 4 meses depois do produto ter saído da fábrica (ou antes, se tiver sido instalado antes desses 4 meses). Assim, se o inversor estiver na loja 2 anos até ser vendido, já perdeu cerca de 2 anos de garantia. tem em atenção para não comprar um microinv. que esteja na loja ou no distribuidor há muito tempo.

O site da Enphase é dos melhores que já vi. Lá explicam tudo. Vê aqui, na pág. 18:http://www2.enphase.com/fr/files/2012/1 ... all_EN.pdf"

Esta informação pode estar desatualizada. De qualquer forma, se vais comprar com instalação, não terás que te preocupar com esses aspetos. Talvez só com o pormenor de quando começa a contar a garantia.

Se já tens dificuldade em aprovar a instalação dos painéis, pior deverá ser aprovar uma baixada para carregar um VE. Há tópicos sobre este assunto aqui no fórum, que te poderão ajudar.
carlosroldao Escreveu: quarta mai 10, 2017 4:44 pm Com estes dados e os meus esclarecimentos acima, volto a pedir a vossa ajuda para saber qual seria a melhor opção :)
Ninguém te pode responder, em consciência, sem um perfil dos consumos.

Com termoacumulador elétrico, AC e VE, a coisa pode mudar de figura. Para o VE, a menos que trabalhes de noite e o possas pôr a carregar de dia, nada disto faz sentido, sem baterias, e esse é um filme muito diferente e, não sei que necessidade terás mas 1140W de potência instalada para isso tudo, esquece. E, pelos teus gastos, não sei se é tanta gente que vá fazer tanta utilização do termo e do AC.

Finalmente, o que te hei-de dizer? Gastar mais com boas marcas para reduzir uma fatura pequena é disparate. Mesmo com as previsões futuras de aumento, de nada serve estares a consumir 5000W quando o solar estiver a produzir 1000W. Mais tarde estarás a produzir os mesmos 1000 e só a consumir 200. É daqui que vem o problema. É de quanto tempo ao longo do dia vais conseguir gastar os 1000 ou os 800 ou os 400W produzidos e não os dar de borla à EDP.

Escava um pouco aqui pelo fórum, pois o tempo já é escasso para te ajudar mais agora, mas vais encontrar essa problemática mais do que discutida e analisada.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
carlosroldao
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por carlosroldao »

Obrigado pela ajuda, Quintas2.
Mais uma questão, se não for abusar: a EDP não instala contadores bi-direcionais? Se entendi bem o que tenho lido sobre isto, a premissa é que a energia gerada e não consumida faz o contador andar 'para trás', correto?
Se for assim, conseguiria sempre aproveitar alguma da energia gerada diariamente e não consumida nas horas de produção.

Instalando no futuro próximo um termoacumulador (usei o exemplo do primeiro que encontrei para venda, da Ariston, categoria B) que gasta 1284kWh/ano, dá uma média de 3.51kWh por dia (espero estar a fazer bem as contas). Com base nos meus consumos diários atuais, num dia de exposição solar em que meta a máquina de lavar roupa a trabalhar e esteja a cozinhar ao mesmo tempo, já com o termo acumulador instalado que deve gastar uma média de 0.14kWh dá um total de 1.23kWh máximos que gasto. Com os 4 painéis, o suposto é produzir 1.14kWh, logo o consumo da rede são uns meros 0.09kWh, que é vritualmente zero em termos monetários.

Numa situação destas, não faria sentido ter os 4 painéis? Sei que poderão haver horas em que produzo mais do que consumo, mas na eventualidade de chegar ao fim do mês a pagar quase só as taxas e os consumos de Vazio, poupo uma média de, imaginemos 30€ por mês. Nesse caso, acabo por ter o retorno do imvestimento no prazo de cerca de 3.5 anos. Isto presumindo que estou a fazer bem as contas.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por t3lmo »

As contas não são bem assim.

Primeiro os contadores não andam para trás, isso era no tempo dos 'contadores de rodinha'. Estes ou só contam consumo, ou podem erradamente contar produção como consumo, dai que convenha atualizar modelos mais antigos, mas isso a EDP vai fazer de borla mal exista registo MCP.

Depois, o uso da produção ou é muito 'bem arrumado' no tempo do pico solar com consumos nessas horas, ou o consumo regular será sempre em cheio de manha e à noite, onde não brilha o sol e de nada serve teres 1 ou 10 paineis.
E mesmo assim nem tudo fica mais barato, pois por exemplo se ligares de inverno a resistência de 2kW do termo-acumulador das 11-13h (tarifa cheia) para aproveitar a produção, na melhor das hipoteses só metade do consumo será da produção, pelo que o custo dessa utilização ficaria mais barato em tarifa vazia.
Dai que excesso pode não trazer ganhos nesta fase.

Deixo o meu exemplo de consumos vs produção num dia comum:

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
carlosroldao
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por carlosroldao »

Obrigado pela ajuda, t3lmo.
Então, neste caso, aconselharias uma instalação de 2 ou 3 painéis, apenas? Deixo abaixo o exemplo do dia de hoje praticamente terminado. Penso ser um dia perfeito para análise, porque estive o dia todo em casa e usei de tudo: o primeiro pico no gráfico é a máquina de lavar roupa, o segundo a máquina de fazer pão, o terceiro o microondas e a torradeira, seguido do fogão de indução e exaustor, e por fim novamente o fogão e exaustor pela hora de jantar.

http://imgur.com/YkjoUFw


Todos esses eletrodomésticos, se tivesse os painéis, passariam a ser usados nas horas de maior exposição solar. Conseguiria cobrir estes gastos com apenas dois painéis? Pelo que vejo na tua instalação, na hora de pico com 2 painéis não conseguiria chegar aos 0.5kWh sequer. Mas também é verdade que, apesar de gastar mais da rede nessas horas, nas horas de menor gasto não estaria a oferecer tanto à EDP...

Vi na SolarImpact um kit de 2xRecom 280w + Enphase 250 por 875€, que é bastante inferior ao valor que iria pagar pelo material que referi acima e do qual tenho orçamento.

Antes de criar este post estava super convencido de que tinha a melhor opção possível, agora começo a duvidar.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por t3lmo »

Eu apostaria nessa opção mais moderada nesta fase.
É sempre possível escalar a instalação à posteori com mais consumos que o justifiquem.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por Quintas2 »

O teu gráfico responde melhor do que qualquer um de nós às tuas questões.

Olhando para ele, eu diria que não justifica mais do que um painel+microinversor, logo à cabeça: tens picos de consumo de noite e de madrugada, que em nada aproveitam a produção solar e parecem consumos de base exagerados para o total da fatura (ver adiante). Esta minha asserção, foi o que a todos nós permitiu, de raiz, dizer que estavas a “sonhar” alto, apenas em função do valor da tua fatura (isto para hábitos de consumo usuais).
1.ª CONCLUSÃO: o bom aproveitamento do autoconsumo exige uma mudança de hábitos; poderás ter que reprogramar consumos para durante o dia. Só tu poderás dizer o que é possível ou não. Ou então limitas-te a querer cobrir os consumos de base – tipo 100 ou 200W, e um só painel poderá ser suficiente.

É também exigida uma análise de tarifários, se são simples, bi ou tri-horários, e ver o que se ganha/perde do balanço mudança de tarifário/maior ou menor aproveitamento do autoconsumo, em relação à mudança de hábitos de consumo a introduzir. Mais uma vez, serás tu a ter que analisar isso, em função da ginástica que pretendas fazer.
E em relação aos tarifários, entra a questão da rodinha a andar para trás. Nem todas andam para trás, só as mais antigas. Existem algumas que têm um “travão” e não andam para trás, segundo li algures. E a rodinha a andar para trás acabará, se o calendário for cumprido, até 2020, ou no mês seguinte à Mera Comunicação Prévia.
2.ª CONCLUSÃO: pode ser recomendável uma alteração tarifária e, embora não seja o teu caso, é “sempre” preferível uma ligação monofásica, em vez de uma trifásica.


Tomei a liberdade de copiar o teu gráfico. Vê o seguinte, embora o t3lmo já tenha dito o mesmo:
Gráfico Roldão1.png
Gráfico Roldão1.png (64.68 KiB) Visto 5069 vezes
Nestes gráficos, áreas correspondem a produção ou consumos. Vês que a área sob a linha vermelha (500Wp) não coberta pelos teus consumos é de cerca de 20%. Se todos os dias fossem assim, darias 20% da produção à EDP. Mas depois há dias piores em termos de produção, mas também outros melhores em termos de maior consumo durante as horas de sol.

Para o teu total de fatura anual, parece-me teres consumos básicos elevados (já li que alguns medidores pecam por vezes por excesso). O meu consumo de base é atualmente estimado em 120 a 150Wh, que inclui 1box, 1 frigorífico, 1 congelador vertical, diversos relógios de eletrodomésticos e de programação on/off, sensores crepusculares, células de automatismos de portões, campainhas e telefones, alarme.
3.ª CONCLUSÃO: antes de investir em alternativas, é preciso investir em poupança e racionalização de consumos. Vê este link: https://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=18852

Como tu tencionas, e bem, juntar os picos sob a curva mais alta e depois há os dias de folga e tudo isso, é capaz de ser razoável pensares em 500Wp. A introdução de um termoac. + AC implicam outra análise, mas o t3lmo já te deu um bom indicador.

Mas isto continua a ser simplista: vai haver meses de muitas núvens em que a curva da produção estará quase sempre cá por baixo (e daí precisares da EDP) e outros em que vais de férias e tens um sol esplêndido apanhado no teu painel e depositado diretamente na conta ordenado do Mexia.
carlosroldao Escreveu: quarta mai 10, 2017 11:53 pm Pelo que vejo na tua instalação, na hora de pico com 2 painéis não conseguiria chegar aos 0.5kWh sequer.
Isto demonstra que ainda não te deste ao trabalho de ler sobre o autoconsumo. Embora todos estejamos aqui com boa vontade, estás a pedir ajuda, sem te teres dado ao trabalho de ter sequer tentado ajudar-te a ti próprio.

Um pensamento final: se fosse tão fácil chegar a uma fatura em que, por norma, apenas pagavas pouco mais que os impostos e taxas, também seria fácil desligares-te da rede e não estávamos aqui a discutir isto, mas sim a discutir que baterias deverias instalar. Isto do ponto de vista meramente de €€€. Agora, se te está na alma ser o mais autosustentável possível mesmo dando um bocado à EDP, força com isso. Estás a comprar equipamento mais caro. Certamente não te faz mossa dar €20 ao fim do ano à EDP. Pelo menos a mim não me faz, nem na carteira nem na mente, embora lute contra isso.

CONCLUSÃO FINAL: Lê um bocado. Os painéis solares não vão subir de preço para a semana, mais certo será descerem. Depois, sim, não hesites em pedir ajuda nas dificuldades que te surgirem. Serás o teu melhor conselheiro.

Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
carlosroldao
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: terça mai 09, 2017 5:19 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por carlosroldao »

Obrigado pela ajuda uma vez mais, Quintas2.

Com as vossas opiniões, penso que vou começar mesmo com um kit de 500w da SolarImpact que reduz o preço do meu orçamento inicial em mais de 50%, e começar a partir daí.
Também gostava de poder monitorizar mais de perto os meus consumos, mas o meu monitor da efergy morreu após uma semana de uso. Mas o gráfico que intruduziste acima foi bastante elucidativo. Penso que é preferível ter máquinas a lavar nas horas de sol e ter de ir buscar um pouco à rede do que estar a dar demasiados watts grátis à EDP :)


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por masterchief »

Carlos,
nao é grave oferecer à rede a energia...
no meu caso de certeza que existem momentos que ofereço, mas nao faz mal!
Nao tenho nada a monitorizar o consumido e oferecido, pelo que me parece nao existe nenhum produto suficiente interessante para fazer essa contabilização!


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por mafgod »

A respeito do efergy, desde ontem que estou com problemas nos dados online. Consigo ver o histórico diário com atraso, mas nada de online. Ver se amanhã resolvem... Na volta é o resultado do ataque cibernético de sexta.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por Quintas2 »

carlosroldao Escreveu: sábado mai 13, 2017 1:57 pm Obrigado pela ajuda uma vez mais, Quintas2.

Com as vossas opiniões, penso que vou começar mesmo com um kit de 500w da SolarImpact que reduz o preço do meu orçamento inicial em mais de 50%, e começar a partir daí.
Também gostava de poder monitorizar mais de perto os meus consumos, mas o meu monitor da efergy morreu após uma semana de uso. Mas o gráfico que intruduziste acima foi bastante elucidativo. Penso que é preferível ter máquinas a lavar nas horas de sol e ter de ir buscar um pouco à rede do que estar a dar demasiados watts grátis à EDP :)
Penso ser sensato. Podes sempre aumentar depois, até porque uma solução com microinversores tem grande versatilidade, também nesse aspeto.

Lembra-te de articular bem os consumos com as produções. Se tens uma máquina para lavar e está nublado e amanhã estará sol, fá-la amanhã, desde que possas esperar. São raciocínios que rapidamente irás adquirir.

Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por rnlcarlov »

Só uma sugestão. Em vez de considerar por mais painéis por causa de um termoacumulador eléctrico, já considerou a hipótese de um painel de AQS? Se for possível instalar, parece-me melhor opção que um termoacumulador. Eu desde Março/Abril até perto de Novembro não tenho de ligar nenhuma resistência para aquecer a água e nos outros meses tenho muitas vezes devido a sombreamento do prédio do lado.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: [Ajuda] Dúvidas c/ Instalação de Painéis Solares

Mensagem por t3lmo »

Num prédio se por vezes é dificil convencer os condóminos a instalar 1 ou 2 paineis no telhado comum, instalar com AQS individual deve ser quase impossivel :(
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Autoconsumo”