Registo Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Registo Autoconsumo

Mensagem por luishmendes »

Bom dia,

Gostaria de obter algumas opiniões sobre o seguinte.

Tenho 2 painéis solares ( 600W ) e estou a pensar em comprar mais 6 painéis solares ficando com o total de 2400W.

O que tenho em ideia, será ligar somente 5 painéis para ficar com 1500W e efectuar a mera comunicação prévia.

Será que sou obrigado a registar os restantes painéis que não estarão ligados. :lol:
Se quiserem fiscalizar nem os cabos lá estão. :mrgreen:

Obrigado
Última edição por luishmendes em domingo jun 04, 2017 12:41 pm, editado 1 vez no total.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Mal será quando fiscalizarem quantos kilos de batatas eu tenho na despensa. Que eu conheça, não há nenhuma lei que me impeça comprar 100 painéis ou me obrigue a declará-lo.

Agora se efetivamente fores ligar essa potência toda, com os contadores inteligentes se calhar és apanhado.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por luishmendes »

Obrigado pelo comentário. (Y)

O Inversor que vou utilizar é o Fronius Primo que tem regulação dinâmica da potencia evitando a injecção na rede.
O Contador já é uma EDPBOX. :?

EDP nem quero vê-los ao perto.
Actualmente com os dois painéis e micro-inversores só injectei na rede em 1 ano (3 Kw) :evil: ... e já foi muito para o meu gosto.

Se por acaso distraidamente :mrgreen: ligar os painéis não tem como saber. Só mesmo subindo ao telhado. ... E com agendamento :P


RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por RuiP »

Tenho uma dúvida muito parecida com a do Luishmendes, mas estou um passo atrás, relacionado com a não injeção: como se evita a injeção na rede, quando as baterias estão cheias e o consumo em casa é reduzido?? (sem instalar resistências para AQS ou outro tipo de cargas novas/extra)

Com um inversor off grid ou híbrido? Por exemplo:
MasterPower Omega PMS 5KVA 48V MPPT
Effekta AX Series 5000VA MPPT
Fronius Symo Hybrid 4.0-3-S

O que é que estes inversores fazem à energia sobrante, para não a injetar na rede?


Um instalador disse-me que com um inversor Effekta 5000VA não precisava de licenciamento nenhum, porque ele é off grid. Mas suspeito que isto seja uma leitura "alargada" da legislação, não é?

Queria evitar a chatice e o custo do seguro de responsabilidade civil, do contador de injeção e da vistoria (e taxas) do registo de uma UPAC > 1,5kW mas, no mínimo, preciso de assegurar que não estou a injectar energia de volta na rede.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por CrOhN »

Simplesmente ajustam o MPPT para não utilizar a energia disponível nos paineis. E não Injectam nada. Excepto talvez o Fronius (não tenho a certeza).


Autor do tópico
luishmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: terça out 13, 2015 9:14 pm
Localização: Lisboa

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por luishmendes »

Talvez ajude estes links da Fronius com a explicação do sistema "Zero feed-in "


Detalhe Geral: http://www.fronius.com/cps/rde/xchg/fro ... G_HTML.htm

Detalhe detalhado: http://www.fronius.com/cps/rde/xbcr/SID ... apshot.pdf


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

RuiP Escreveu: domingo jun 04, 2017 5:14 pm Um instalador disse-me que com um inversor Effekta 5000VA não precisava de licenciamento nenhum, porque ele é off grid. Mas suspeito que isto seja uma leitura "alargada" da legislação, não é?

Queria evitar a chatice e o custo do seguro de responsabilidade civil, do contador de injeção e da vistoria (e taxas) do registo de uma UPAC > 1,5kW mas, no mínimo, preciso de assegurar que não estou a injectar energia de volta na rede.
O DL diz o seguinte:
"6 — A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º".

Assim, para mais de 1,5kW, mesmo não estando ligada à rede, é obrigatória a mera comunicação prévia.
Cumprimentos,
Quintas2


RuiP
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado abr 15, 2017 11:15 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por RuiP »

Obrigado aos dois pela muito útil informação.

Agora, podemos dizer que uma instalação como a do Luishmendes não se encontra ligada à rede e, por isso, mesmo para a globalidade dos 2,4kW bastaria uma MCP e ficava legal? Ou quando dizem sem ligação à rede, quererão dizer total ausência de qualquer ligação física?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »


Quintas2 Escreveu:
O DL diz o seguinte:
"6 — A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º".

Assim, para mais de 1,5kW, mesmo não estando ligada à rede, é obrigatória a mera comunicação prévia.
De certeza? Não vejo nada na lei a dizer isso... Só vejo essa obrigatoriedade para sistemas não ligados.

E um sistema com um inversor híbrido, apesar de não ter injeção, está ligado à rede na mesma...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

RuiP Escreveu: segunda jun 05, 2017 6:27 am Obrigado aos dois pela muito útil informação.

Agora, podemos dizer que uma instalação como a do Luishmendes não se encontra ligada à rede e, por isso, mesmo para a globalidade dos 2,4kW bastaria uma MCP e ficava legal? Ou quando dizem sem ligação à rede, quererão dizer total ausência de qualquer ligação física?
Eu entendo que é mesmo off-grid, sem ligação física à rede, porque o n.º 6 diz " cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP".

A definição do DL é esta: " «Instalação elétrica de utilização», a instalação elétrica de consumo, associada ou não a um contrato de fornecimento de eletricidade celebrado com um comercializador;"

Ora se pode ser sem "contrato de fornecimento de eletricidade celebrado com um comercializador", então é off-grid.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Registo Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

jmlflorencio Escreveu: segunda jun 05, 2017 8:59 am
Quintas2 Escreveu:
O DL diz o seguinte:
"6 — A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º".

Assim, para mais de 1,5kW, mesmo não estando ligada à rede, é obrigatória a mera comunicação prévia.
De certeza? Não vejo nada na lei a dizer isso... Só vejo essa obrigatoriedade para sistemas não ligados.
Não entendo bem a dúvida. Não estamos a falar do mesmo? Se estiver ligado à rede, ver a seguir o que penso (isto depois de uma direta, mas penso que os raciocínios estão corretos).
jmlflorencio Escreveu: segunda jun 05, 2017 8:59 am E um sistema com um inversor híbrido, apesar de não ter injeção, está ligado à rede na mesma...
Um sistema com inversor híbrido com mais de 1,5kW ligado à rede tem Registo Obrigatório, mesmo que não injete na rede, não pode fazer Mera Comunicação Prévia.

O n.º 2 do art.º 4.º do Dl diz "2 — A instalação de uma UP está sujeita a registo prévio e a sua entrada em exploração sujeita à obtenção de certificado de exploração, salvo o disposto nos n.os 3, 6 e 7."

E a definição de uma UP é "«Unidade de produção (UP)», a UPAC e a UPP quando referidas conjuntamente". Ou seja, uma UPAC é uma UP. Para as UP's aplica-se o n.º 2, salvo as exceções dos n.ºs 3, 6 e 7 e nenhum destes n.ºs refere-se a uma UPAC ligada à RESP com mais de 1,5kW e menos de 1 MW.

Respostas a Perguntas Frequentes da DGEG:
"39. Se tiver realizado uma mera comunicação prévia (MCP) de uma UPAC com potência instalada inferior a 1500 W mas pretenda proceder a um aumento de potência como devo proceder?
R.: Se ultrapassar os 1500 W deve comunicar à DGEG, para o e-mail: [email protected], a informar que pretende anular a MCP para poder fazer registo de UPAC. Se não ultrapassar os 1500 W deve atualizar a MCP anteriormente feita à DGEG."

O registo parece também aqui ser obrigatório quando ultrapassas os 1,5kW, não sendo feita qualquer menção a estar ou não ligado à RESP, embora se possa entender que se a MCP inicial foi feita é porque havia ligação à RESP e havendo sempre a ressalva das interpretações da DGEG (ver https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11246224) + https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11256850
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: RE: Registo Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Quintas2 Escreveu:
jmlflorencio Escreveu: segunda jun 05, 2017 8:59 am
Quintas2 Escreveu:
O DL diz o seguinte:
"6 — A UPAC cuja potência instalada seja superior a 200 W e igual ou inferior a 1,5 kW ou cuja instalação elétrica de utilização não se encontre ligada à RESP está sujeita a mera comunicação prévia de exploração, nos termos do artigo 21.º".

Assim, para mais de 1,5kW, mesmo não estando ligada à rede, é obrigatória a mera comunicação prévia.
De certeza? Não vejo nada na lei a dizer isso... Só vejo essa obrigatoriedade para sistemas não ligados.
Não entendo bem a dúvida. (...)
Eu estava a falar numa questão de levar à letra aquele artigo. Para mim leio assim:
- UPAC desligada da rede: MCP obrigatória;
- UPAC ligada entre 200 e 1500W: MCP obrigatória;
- UPAC ligada, acima de 1500 ou abaixo de 200: o artigo é omisso (claro que haverá outra legislação relevante)...

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Se pretenderes não injetar na rede ha varios modos de fazer isso. Creio que já reuni isso em alguns posts,
Podes limitar a produção ao (ao nível do inversor). Ver que o Sunny boy faz isso (sob o ponto de vista energético é péssimo pois é o mesmo que ter um travão num aerogerador)
https://www.slideshare.net/ASSolarIberi ... with-tesla
O Sunny Boy home manager "dá ordem" ao Sunny Boy para não produzir mais, sempre que SMA Energy Meter deteta corrente no sentido inverso ou mais do que xx%. Creio que isto foi desenvolvido para o mercado alemão em que a legislação não permite exportar mais do que 30% do total produzido

Ou ao nível do consumo, desviando as cargas para baterias/termoacululadores...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


FJVIM
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta set 27, 2017 11:16 am

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por FJVIM »

bom dia

como posso fazer o registo de um sistema fotovoltaico no serup?

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Registo Autoconsumo

Mensagem por visitante1 »

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”