Preciso da vossa nobre opinião

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por fprocha »

Boas, primeiro lamento o texto longo mas é para me entenderem...

Na altura que comprei o apartamento (2008), os nossos gastos energéticos eram em média na ordem dos 80 euros: Tarifa simples, a 10,45 kVA com A/C ligados quando estávamos em casa, lâmpadas de halogéneo e incandescentes pela casa toda, uma arca e frigorífico combinado velhos, rádios, despertadores….e muitos standbys…

Achei que era demasiado para 2 pessoas e pelo tempo que passávamos em casa. Primeiros passos – mudança para tri-horária – dinheiro poupado – fomos mudando algumas rotinas e passar as máquinas de lavar, passar a ferro e outras para o vazio. Dos €€€ poupados, fui adquirindo lâmpadas: algumas económicas (cozinha e sala) e as restantes em LED – notou-se mais uma descida para valores de 50 euros. Depois lembrei-me de monitorizar os consumos e registar…

Com os cálculos efectuados e a exorbitância de kWh desperdiçados em standbys, fomos fazendo as alterações: STANDBY - o forno com relógio gastava 6W, a placa de fogão a gás com acendedor eléctrico gastava 4W, Maquina de Lavar roupa 2,3 W, Maquina de Lavar Louça 4W, Rádio 8,3 W, 1 despertador 9W, a composição de TV+Hi-Fi (com colunas satélite)+Wii+POPCORN = 45W, 2 Meoboxs e Router, 2 switchs e um Qnap= 98W – cortei quase usando tomadas com corte de energia, e a politica da casa passou a ser usa-se e desliga-se da tomada.

Dinheiro poupado e investido numa nova arca e frigorífico novo, classe A+… em 2012, aumento de família e umas pequenas fugas ao estabelecido, no entanto voltamos a fazer mais uns investimentos e cortes para reduzir a nossa factura, nomeadamente TV LED, descida para os 5,75 kVA, Lâmpadas LED de menor consumo...

Posso afirmar que em média mensal desde 2013, temos um consumo de cheias de 54 kWh, nas pontas de 25 kWh, e no vazio de 65 kWh… Apesar do controlo todo, é impossível controlar a subida de preços do mercado. Vivo nos Açores, ilha de São Miguel e não há outra maneira senão comprar luz a EDA…

Por isso, recorro aos gurus deste forum:

Horários de uso da casa: horários rotativos da esposa com 2 dias de folga por semana (sabem como elas são menos atentas ;) - das 19h às 9h30m e 19h às 13h30m; e quase fins de semana em casa - trabalho todas as tarde aos sábados….

Acham que é viável instalar para já um painel de 250W para abafar o consumo da arca + frigorífico combinado e consumos durante fins de semana???

E se sim, pretendia um sistema evolutivo, isto é que fosse possível mais tarde, adicionar outro painel ou então umas baterias… sei que são caras e demora muito tempo a pagar o investimento, mas o futuro parece que vai nesse sentido!

O que recomendam amigos?

Obrigado e Cumprimentos aos foristas

Fernando

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por serges »

Muito bem vindo.

Parabéns pela evolução fantástica na eficiência energética levada ao máximo...

Foi tudo muito bem descrito e qual testamento qual quê... Deu me umas ideias interessantes...

Bem creio que este caso é semelhante ao que vou ter e chamo o T3lmo e o Emanuel, que por acaso é vizinho, a achar uma alternativa interessante e quem sabe a mais bem dimensionada...

Se calhar para já qual o consumo diário existe por aí em casa nas horas de luz solar? Partilha essa e outras informações e assim já podemos ter uma ideia de qual a melhor solução.

Parabéns pela partilha e informação.

Aguarda respostas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Eu metia esse painel sem hesitar. Se calhar até dois, mas orientados talvez a 120° um do outro, ficando um para o 'sol da manhã' e o outro para o 'sol da tarde'.

Mais tarde, já depois de analisar os consumos instantâneos ao longo de vários dias, logo veria qual a melhor forma de evoluir o sistema.

Força nisso!


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por OliveiraF »

Também aconselho a tentar perceber qual o consumo da habitação nas horas de sol, para ver quanto se poderia ganhar.

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por RSSilva »

Sem dúvida ver esses consumos instantâneos durante o período solar. Estou a achar 144kw mensal muito pouco... menos de 5kw diários. É fantástico. Isso é que é ginástica...

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífica consciência/poupança, é assim mesmo... :)

Antigamente (e falo por mim...) nem tínhamos consciência daquilo que realmente gastávamos, equipamentos ineficientes/lâmpadas que consumiam muita energia/algumas luzes ligadas durante toda a noite, etc...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por OliveiraF »

Emanuel Couto Escreveu: quarta jul 05, 2017 11:52 pm Magnífica consciência/poupança, é assim mesmo... :)

Antigamente (e falo por mim...) nem tínhamos consciência daquilo que realmente gastávamos, equipamentos ineficientes/lâmpadas que consumiam muita energia/algumas luzes ligadas durante toda a noite, etc...
Verdade! As pessoas cada vez mais olham a consumos e desperdício, e ainda bem!


Autor do tópico
fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por fprocha »

Boas
Obrigado pelo apoio. Realmente foi e continua a ser uma ginástica :) É verdade que alguns "luxos" foram desligados em prol da poupança!
Para realmente saber os gastos durante os dias de sol, acho que preciso de adquirir outro tipo de equipamento para medir, correcto? Ou chego lá com um simples medidor??
Tenho uma noção de cada aparelho gasta, por exemplo:
Estudo feito em condições de utilização normal, durante 2 semana(run time de 360h), e duas medições - Novembro e Janeiro: frigorífico em média gasta 86W, a arca gasta 66W, a meobox 24W, ONT 5,1W e Router 9,6W, telefone sem fios, mais coisa menos coisa entre 194W a 201W... (divido o consumo total de kWh pelo run time total... não sei se é correcto)

Futuramente, queria abandonar o gás - esquentador e placa do fogão - um custo mais elevado por causa das ladies - gasto cerca de 35-38 euros mensais em gás canalizado - pretendo arranjar uma solução mais económica aproveitando a energia dos painéis! Reaproveitar também para passar as máquinas de lavagem e arrefecer a casa antes de chegarmos...outras tantas ideias :)

Não cheguei a perguntar, mas adquirindo um painel de 250W, o inversor pode ser superior? Caso seja necessário evoluir...

Obrigado mais uma vez


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por OliveiraF »

Se ja tiveres um medidor, consegues ver qual o consumo médio durante as horas de sol, e a partir daí começar a analisar qual o melhor sistema.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Não se pode medir dividindo o consumo total pelas horas. A não ser que se façam as contas muito frequentemente.
É necessário saber o consumo instantâneo, e ficar com um registo disso (normalmente online). Aqui está o consumo cá em casa nas últimas 24 horas, por exemplo:
Imagem

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por RSSilva »

Fprocha, está a ser esquecer da simultâneadade de funcionamento e de variações no consumo dos Aparelhos, por isso é que é importante um aparelho para medição instantânea de toda a energia consumida pela habitação durante uns dias. Melhor durante semanas... não é possível nem desejado efectuar contas pelo consumo individual de cada aparelho.

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio

Avatar do Utilizador

RSSilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 355
Registado: quinta fev 04, 2016 9:33 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por RSSilva »

Quanto ao inversor, sim é possível. No entanto, um inversor por painel tem as suas vantagens como por exemplo se um avariar, o outro continua a funcionar. Todas as soluções são válidas, temos de escolher a que melhor nos convém.

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk

Bem Haja!

55 Mkms numToyota Yaris GPL
42 Mkms eletrizantes num Nissan Leaf de 30kw
"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim evitarás muitos aborrecimentos."
Confúcio


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por Quintas2 »

Parabéns, começaste o trabalho pelo princípio e já colheste os frutos.
RSSilva Escreveu: domingo jul 09, 2017 10:07 am Fprocha, está a ser esquecer da simultâneadade de funcionamento e de variações no consumo dos Aparelhos, por isso é que é importante um aparelho para medição instantânea de toda a energia consumida pela habitação durante uns dias. Melhor durante semanas... não é possível nem desejado efectuar contas pelo consumo individual de cada aparelho.

Enviado do meu GT-I9305 através de Tapatalk
jmlflorencio Escreveu: sexta jul 07, 2017 1:21 am Não se pode medir dividindo o consumo total pelas horas. A não ser que se façam as contas muito frequentemente.
É necessário saber o consumo instantâneo, e ficar com um registo disso (normalmente online).
Se esta é a abordagem mais fidedigna, ela não é imprescindível em termos da necessidade da compra de um aparelho dispendioso de registo de consumos cujo preço, por si só, vai-te comer alguns anos do futuro lucro de um painel. Eu fiz todo o estudo prévio com um simples medidor de tomada e parece-me que já tens esse trabalho bem feito e conheces bem os teus consumidores. Grande parte deles tem um consumo horário fixo, pelo que é só somar as horas para o período coberto pelo solar. Com tarifa trihorária, muito provavelmente, consumidores variáveis como máquinas de roupa, louça, etc, estarão nas horas de vazio, pelo que fora das contas. Resta-te basicamente o combinado arca/frigorífico, como consumidor variável dentro das horas de ponta/cheias. Com um pouco de trabalho, olhando para um medidor de tomada ligado ao combinado durante 1 ou 2 horas, ficas com uma noção do consumo mínimo dele (quase nulo) e do máximo em funcionamento e de quanto tempo ao longo de uma hora ele está ligado/desligado.
Depois, é fazer uma aproximação para o n.º de horas de outros consumidores que não estão sempre ligados nas horas de sol coincidentes com folgas e fins de semana, tipo TV ou PC.

Isto dar-te-á uma noção dos consumos de base a cobrir com fotovoltaico, pois os de pico por curtos períodos de tempo não vais querer cobrir, para não exportar demasiado.
fprocha Escreveu: quarta jul 05, 2017 2:03 pm Posso afirmar que em média mensal desde 2013, temos um consumo de cheias de 54 kWh, nas pontas de 25 kWh, e no vazio de 65 kWh… Apesar do controlo todo, é impossível controlar a subida de preços do mercado. Vivo nos Açores, ilha de São Miguel e não há outra maneira senão comprar luz a EDA…
Admitindo que o teu percurso já racionalizou os teus consumos, e embora eu não esteja muito por dentro dos ciclos das tarifas trihorárias, aparentemente nos Açores só podes optar por ciclos diários, o que facilita as contas, pois as horas de vazio vão coincidir sempre com período noturno. O preço nas horas de vazio deve rondar €0,10/kWh. Assim, nem agora nem nos próximos anos vais conseguir combater esse preço com produção fotovoltaica.

Na melhor das hipóteses, podes pensar em cobrir os consumos de h.cheias+ponta, média mensal de 79kWh. O valor é baixo, pelo que não sei se dois paineis de 250W não será excessivo.

E justificará só um painel? Tens mesmo de fazer a parte do trabalho indicada pelos colegas acima, ou ter pelo menos uma noção aproximada.

Eu faria assim: vê a produção média de 1 painel de um colega aí dos Açores e tenta fazer as contas. No meu caso, 1,6kWh/Wp/ano perto de Lisboa, logo 400kWh/ano, média de 33kWh/mês para um painel de 250Wp. Para o teu consumo médio de 79kWh/mês em h.cheias+ponta, possivelmente conseguirás absorver bem estes 33hWh/mês. Instalas um painel por cerca de €400, pelo que, se fizeres a conta a €0,20/kWh comprado e toda a produção de 400kWh/ano consumida, poupas €80/ano, logo o painel paga-se em 5 anos. Mesmo que aproveites 2/3 da produção, vais pagar o painel em 7,5 anos. Para mim não é irrealista. Eu não gosto de considerar horizontes temporais muito mais alargados pois tenho dúvidas sobre quanto tempo vai durar um inversor e é uma peça cara de substituir, logo aumenta bem o período de retorno do investimento.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande post, Quintas2. Agora é que creio que ficou tudo explicado ;-)


Autor do tópico
fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por fprocha »

Muito obrigado a todos pelos vossos comentários.

Os medidores são caros, entre os 110 e os 220 euros. Enquanto penso se compro um ou se pego nesse dinheiro e aplico no painel, optei ainda pelo medidor "normal" de tomada + tripla + combinado + arca, e vou registando os consumos, de 15 em 15m. Por vezes, estão os 2 em simultâneo, outra vezes não. Mais uns dias e depois coloco aqui a "realidade".


Autor do tópico
fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por fprocha »

Podem esclarecer uma dúvida, quando o LED do contador estiver sempre ligado, é por falta de consumo dentro da habitação, correcto?


vitocril
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda set 19, 2016 1:00 am

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por vitocril »

Acabou??? :o :o :o

Estava a ler este post tão interesante :roll: :roll: e agora fiquei a meio. :cry: :cry:

Não sei como / quando vou conseguir ver desenvolvimentos. :?: :?:
cumps

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por serges »

Deixa ver se o utilizador volta a passar por cá!

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por Emanuel Couto »

Não é caso único... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


Autor do tópico
fprocha
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: quarta jul 05, 2017 12:24 pm
Localização: Açores - São Miguel

Re: Preciso da vossa nobre opinião

Mensagem por fprocha »

:) Não morreu, por acaso...
O que morreu (morte lenta) por aqui é as coisas que encomendei pelo Ebay e outros sites!!!
Devem ter ordens na alfandega dos Açores para reter as encomendas por mais de 3 meses... E pagar IVA e papeladas por valores totais inferiores a 21 euros (3 pzem-004). Esquecendo estes atritos, o material para montar o "monitor de energia" já cá está todo. Falta-me "coragem e umas horas" para soldar. Estou a reler todo o assunto relativo ao eNode, de modo a não fazer borrada.
Preciso de alguma ajuda: Vou começar pelo básico apenas um PZEM, fonte e ESP. Devo soldar por cima do R17 uma resistência de 1K, não preciso de alterar mais nada, correcto?
Se me der a parvoíce e tentar fazer para 3 circuitos de uma só vez: o esquema do GitHub indica que todos os PZEM a resistência R17 é alterada para 1K/510ohm e apenas deixar ligado apenas um dos R15 de um PZEM? Um qualquer?

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Autoconsumo”