Proibido injectar na rede o excedente!?

Local para debater sobre o autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Proibido injectar na rede o excedente!?

Mensagem por Quintas2 »

Vê a definição no DL:
"O presente decreto- lei estabelece ainda o regime jurídico aplicável à produção de eletricidade, vendida na sua totalidade à rede elétrica de serviço público (RESP), por intermédio de instalações de pequena potência, a partir de recursos renováveis, adiante designadas por «Unidades de Pequena Produção» (UPP)."

As UPP englobam as vulgarmente designadas unidades de micro produção. Entregam e vendem tudo o que produzem à rede. Não podem autoconsumir.
Cumprimentos,
Quintas2


ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Proibido injectar na rede o excedente!?

Mensagem por ramboiavzl »

Isso de leis para mim é tudo muito ambíguo.Eu quero saber é se é possível vender o excedente e a que preço eles nos compram o kwh.É que isso pode influenciar a adição ou não de mais um painel.
Cumprimentos,
José Silva


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Proibido injectar na rede o excedente!?

Mensagem por Quintas2 »

Parece que trocaste a sigla. Deves referir-te a UPAC (Unidade de Produção para Autoconsumo). Vendes o excedente que não consumires.

Sim, podes vender o excedente, mas tens que registar a unidade na DGEG: http://www.dgeg.gov.pt/. Faz scroll para o fim da página e vai a SERUP.

Penso que pagam a €0,08 ou 0,09 cada kWh, mas não tenho a certeza. E tens os custos de fazer o registo.
Cumprimentos,
Quintas2


ramboiavzl
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: segunda jun 05, 2017 7:00 pm

Re: Proibido injectar na rede o excedente!?

Mensagem por ramboiavzl »

95 €/MWh por kwh é 0,095 kwh


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Proibido injectar na rede o excedente!?

Mensagem por Quintas2 »

ramboiavzl Escreveu: quarta mar 21, 2018 7:34 pm 95 €/MWh por kwh é 0,095 kwh
Pronto. são 9 cêntimos e meio. A conta que deves fazer é: Vais produzir um kWh a que preço? Provavelmente a mais do que €0,095. O valor que eles oferecem é calculado para desincentivar a injeção na rede. Mesmo com a descida de preços que tem havido no mercado fotovoltaico, não sei se compensa venderes. Faz as contas ao sistema que tencionas comprar e vê se te compensa mais um painel.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”