Problema com Serup / edp distribuição

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Fiz a comunicação prévia ao Serup a 16 de Novembro de 2017 e recebi o mail

"SERUP: A mera comunicação prévia de UPAC n.º xxxxx/MCP foi validada"

Nunca mais tive feedback, liguei ontem para a EDP distribuição para saber se o meu contador não precisava de nenhuma alteração uma vez que fiz a comunicação em Novembro e vão para a semana montar o kit de autoconsumo na minha casa..

e dei o CPE e n.º xxxxx/MCP da comunicação prévia e não têm anda lá...

Só é pena o meu contado não ser analógico porque ai era azar o deles.. agora não sei se o meu contador vai contar o excedente da produção como consumo

Devo reclamar com quem? edp distribuição? Dgeg? :evil:


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Livro de reclamações da Edp distribuição assinado.

- O dia começou a telefonar para a EDP novamente e a darem a mesma informação que tinham dado na sexta.
- Liguei para a Dgeg, depois de 40 minutos a tocar e ninguém atender.. lá me atendem e dizem para ligar depois das 14h.

- Depois das 14h, estou 1 hora a ligar para a Dgeg (e ninguém atender a chamada) lá me atendem e transferem a chamada para 3 pessoas diferentes. Mas confirmaram que o meu pedido constava nas listagens que a Dgeg envia mensalmente (?) para a EDP distribuição.
A Sra disse que acha que nos casos em que não há necessidade de alteração ao contador a Edp não faz nada nem consta essa informação nos call center’s..

- Ligo novamente para a EDP, mesma lenga lenga que não consta nada, nem me sabe dizer que se a marca/modelo do meu contador dá para autoconsumo.


A minha vontade é amanha ligar para as avarias que o contador apagou-se e não sei se está a funcionar… se calhar ai vinha logo o piquete trocar.


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por mafgod »

No meu caso, instalei os painéis uns meses depois da comunicação.
Depois de confirmar na net que o contador não era o aconselhável (contava produção como consumo) liguei para a EDP distribuição.
Depois de lhes ligar, marcaram o agendamento para a substituição.
Não tive grandes problemas (ok, só à terceira marcação é k substituiram o contador porque ou não sabiam onde era (?), ou estava a chover lol)


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Eu li na net na página do fabricante que o meu pode dar ou não, depende como esteja configurado


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Pronto e ao final do primeiro dia cheguei mesmo á conclusão que para além de dar o excesso de produção ainda estou a pagar por ele.

o contador conta 11 kW/h .. deu 3,4 á rede, e usei 3 .. por isso não poupei nem gastei.

Curioso que quando as pessoas tem contadores analógicos a edp distribuição é rapidíssima a trocar de contador


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por mafgod »

Já ligaste para a EDP distribuição para te mudarem o contador?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Já liguei umas 20 vezes.

Sábado é capaz de o piquete ir lá casa que aquele contador vai avariar


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por jmlflorencio »

Biod Escreveu:(...)
Sábado é capaz de o piquete ir lá casa que aquele contador vai avariar
E só têm o que merecem :-D


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Já tenho agendado a troca do contador para dia 2 de março.

Isto porque liguei para as avarias e disse que o contador estava a funcionar mal, foram verificar pelo CPE e eu tinha um processo pendente para troca do contador.
Alegam que eu não respondi á solicitação deles..

Eu perguntei, eu não recebi nada, podem me informar que data é que foi isso?

15 de Dezembro de 2016. Sim 2016.

Ou seja não tinha nada a ver com o autoconsumo, mas sim com a troca progressiva dos cotadores para a versão "inteligente".
Sendo assim agendou a troca do contador

Entretanto quero ver ate onde vai a minha reclamação, porque quero ser compensado por o erro deles em não trocarem o contador quando eu avisei em novembro.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por jmlflorencio »

Isso mesmo, força nisso ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por serges »

Enfim fazem como bem entendem...

Temos de pressionar sempre, tiveste muito bem, vamos aguardar pela troca!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Nos meus telefonemas diários para a Edp, na opção 4 (autoconsumo) tive a sorte de finalmente apanhar uma pessoas diferente das que costuma atender o autoconsumo. O sr foi incansável, e conseguiu aceder á ultima listagem enviada pela Dgeg que segundo ele foi enviada a 19 de fevereiro de 2018 e que o último registo enviado foi o 14039/mcp …. O meu é de novembro de 2017 e é o 14300.

Agora vejam o atraso, a quantidade de kwhs cobrados a mais a quem como eu tem um contador a contar o enviado para a rede. E mutios não monitorizam a produção e consumo e nem sabem se estão a pagar e nem reclamam porque pensam que lá por ter um contador digital que o mesmo está preparado..

No telefonema que tinha feito para a dgeg tinham me garantido que o meu ia nas listagens..

Reclamação feita para o ministério da economia (quem tutela a dgeg), reclamação feita para a Dgeg, e mais uma para a edp distribuição (para além de já ter assinado o livro de reclamações ).

Se forem ao site da dgeg na parte dos registos está sempre indisponível, segundo instalador que me colocou os paineis , ele costuma fazer os registos das unidades dos clientes… e o site está sempre fora de serviço, umas vezes conseguem registar uma unidade e a seguir já fica de novo inoperacional..


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Um update..

Dia 2 de março substituíram-me o contador porque calhou o funcionário ter dito que tinha um processo pedente de troca desde 2016!!

Entretanto dia 19 de Março recebo 10 sms a dizer que a equipa técnica estava a caminho da minha casa para troca do contador..
Liguei para a linha deles a perguntar se haveria um erro para receber tanta sms, para algo que já foi feito dia 2.
Disseram para ignorar..

No entanto estava em casa a minha esposa, e o senhor com ar arrogante disse que estava lá para trocar o contador, apesar da minha esposa ter dito que tinha sido trocado.. O sr no entanto quis ir ao contador, como viu que tinha sido trocado ligou para alguma colega a mandar vir e foi embora.

Dia 23 de Março de manhã aparece um sr para fazer a leitura do contador, disse que na aplicação ainda estava o contador antigo. À tarde voltou lá novamente para fazer a leitura pois disse que era necessário tirar foto ao contador..

Entretanto dia 27 de março recebo nova sms com um agendamento para dia 29 de Março para troca do contador. Ligo novamente para a EDP distribuição para explicar que já tinha sido trocado o contador, e que já lá tinham ido no dia 19.. A sra só dizia, pois mas o computador diz que tem de ser trocado.. eu ainda perguntei se a senhora achava normal semanalmente ter agendamentos para troca do contador.. Disse que não era normal mas que podia reclamar .

Dia 29 de março lá vai o técnico ( o mesmo que trocou no dia 2 de março), teve 30 minutos a tirar selos a fazer um relatório. Pelo que percebi devem ter pensado que houve fraude por eu ter uma leitura com números inferiores á ultima contagem.. (normal, quando se coloca um contado novo com 0 ).

Nesse mesmo dia recebi factura da electricidade com estimativa, última leitura 20/01 quando a contagem foi feita no dia 2 de março quando trocaram o contador e no dia 23.

Ontem dia 4 de Abril, adivinhem o que aconteceu? Novamente foram a minha casa para troca do contador, novamente não trocaram porque já tinha sido trocado.


Para além disso recebi resposta da EDP distribuição á reclamação feita no livro de reclamações, basicamente pedem desculpa pelo incomodo e que o contador foi trocado dia 2 de março e dão o assunto por encerrado.
Respondi que o assunto não estava encerrado pois quero saber quem me vai compensar pelos kwhs contados a mais, quando eu fiz a comunicação vários meses antes da instalação do kit. Para além disso reportei o que se anda a passar com visitas semanais a minha casa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por serges »

Caramba que desorganização... é muita empresa a trabalhar para a mesma... Muito outosorcing e pouca comunicação entre eles...

Muito mau...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Mais um update..

Depois disso a Edp distribuição pediu novamente desculpa pelos incomodos, que o contador foi trocado dia 2 de Março mas no sistema informático isso aconteceu apenas 4 de Abril.

Á minha pergunta sobre que pagava os kwhs que o meu contador contou a mais por causa do kit autoconsumo, disseram que problemas de facturação não é com eles.


Hoje assinei novamente o livro de reclamações da Edp distribuição, porque?

Recebi este mes 102€ de conta de luz, o normal é metade.. +-

Esses &%/%& informaram o meu comercializador de energia que eu só troquei o contador dia 4 de Abril e com uma contagem bem superior aquela que eu tinha dia 2 de Março, e que esta registada nos papeis que o tecnico dia 2 de março me deu. Para além disso o técnico tirou fotos do contador antes de o remover.

Ou sejam nesta factura de 102 euro que recebi, tou a pagar a electricidade no valor de 48€ referente á contagem do contador instalado a 2 de março, e os kwhs fantasmas do contador antigo entre o dia 2 de março e 4 de abril.

Já informei o meu comercializador para se entender com a edp distribuição, e que nao vou pagar essa factura.

Irei seguir para os julgados de paz caso isto não fique resolvido nos proximos 15 dias, data que iriam buscar o €€ por debito directo.
Já tenho experiencia com os julgados de paz e por 35€ já consegui reaver 500€ na minha seguradora por causa de um sinistro que não queriam assumir.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por serges »

É muito grave...

Isto não se aceita!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Navig8tor
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quinta jul 19, 2018 12:46 am

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Navig8tor »

Realmente, estas empresas (serviços de energia, comunicações, etc.) cometem todo o tipo de abusos e vão-se safando. Os reguladores mais não são que um "tacho" para empregar uns quantos "boys"...

Como ficou a situação?


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por Biod »

Assinei novamente o livro de reclamações da edp distribuição, e a edp distribuição respondeu que não tinha mais nada a acrescentar.

Respondi com conhecimento da ERSE, onde lamentava a passividade do regulador e onde iria judicialmente fazer valer os meus direitos , e enviei novamente a nota de visita do técnico com a contagem.

A endesa continuava tentar cobrar essa factura, e não me respondia á minha reclamação. Assinei também o livro de reclamações da Endesa e ai já têm de dar resposta em 15 dias. Responderam que pediram esclarecimentos á edp distribuição, e a semana passada disseram que já rectificaram os valores da contagem. Agora aguardo factura

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Problema com Serup / edp distribuição

Mensagem por serges »

Bem é teres muita paciencia é que já nem sei para onde vamos mas sei de onde viemos!

Está lindo estas entidades reguladoras que nos fazem valer os "nossos" direitos são bestiais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”