Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Roadster
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2018 9:27 am
Localização: Farnham, UK

Autoconsumo

Mensagem por Roadster »

Ola a todos,
pretendo comprar um sistema para auto-consumo sem ligação a rede para colocar numa mobile home no Alentejo,
contudo o que tenho lido não fez nada mais que aumentar a confusão na minha cabeça.

Gostaria da vossa opinião acerca deste kit https://www.ebay.co.uk/itm/NEW-Full-100 ... SwFSxaH5GW

Quanto a baterias estava a pensar comprar cerca de 10 destas https://www.ebay.co.uk/itm/12V-130AH-13 ... Sw3W5aql-4

Obrigado.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo

Mensagem por serges »

Hum tens muita gente que te vai dar uma ajuda valiosa.

Creio que em Portalegre, se não estou em erro, tens um grande utilizador que te pode dar umas luzes sobre como melhor procederes...

Força com o projecto
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Autoconsumo

Mensagem por accoelho »

O kit de paineis é para injeção na rede, não é o pretendido.
As baterias ate poderiam servir..
Os portes serão extremamente caros.

Qual a definição que dá a mobile home?
Antes de começar a fazer compras há que fazer contas simples ao uso que vai dar a suposta mobile home, consumo medio que vai ter, autonomia que pretende, entre outros...


Autor do tópico
Roadster
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2018 9:27 am
Localização: Farnham, UK

Re: Autoconsumo

Mensagem por Roadster »

accoelho Escreveu: quinta mar 29, 2018 12:53 pm O kit de paineis é para injeção na rede, não é o pretendido.
Eis a razão para o meu pedido de ajuda, primeira asneira evitada. ;)
accoelho Escreveu: quinta mar 29, 2018 12:53 pm As baterias ate poderiam servir..
La "acertei" em alguma coisa. :lol:
accoelho Escreveu: quinta mar 29, 2018 12:53 pm Os portes serão extremamente caros.
Eu resido na Inglaterra, nao iria pagar portes devido a esse facto.
accoelho Escreveu: quinta mar 29, 2018 12:53 pm Antes de começar a fazer compras há que fazer contas simples ao uso que vai dar a suposta mobile home, consumo medio que vai ter, autonomia que pretende, entre outros...
Ira ser a habitação permanente para mim e a minha esposa, por isso estava a pensar em cerca de 10 daquelas baterias, não quero facilitar em armazenamento.

Muito agradecido. (Y)


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo

Mensagem por jpc »

As baterias até que dão mas vais precisar de pensar em que tensão queres o sistema trabalhe.

Se for a 24v tens de ligar as baterias 2 a 2 e 5 grupos em paralelo, se for a 48v vais ligar 4 a 4 e só dá 2 grupos e sobram 2 baterias. Para acertar as contas a 48v terás de comprar 12 ou 16...

A meu ver as baterias estão curtas em capacidade para o pretendido a não ser que tenhas rede elétrica em casa para servir de apoio ou um gerador.


Se fosse eu compraria tudo em Portugal por causa da garantia e apoio técnico... se algo corre mal a mobile home fica ás escuras por tempo indeterminado.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Roadster
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2018 9:27 am
Localização: Farnham, UK

Re: Autoconsumo

Mensagem por Roadster »

jpc Escreveu: quinta mar 29, 2018 4:03 pm As baterias até que dão mas vais precisar de pensar em que tensão queres o sistema trabalhe.

Se for a 24v tens de ligar as baterias 2 a 2 e 5 grupos em paralelo, se for a 48v vais ligar 4 a 4 e só dá 2 grupos e sobram 2 baterias. Para acertar as contas a 48v terás de comprar 12 ou 16...

A meu ver as baterias estão curtas em capacidade para o pretendido a não ser que tenhas rede elétrica em casa para servir de apoio ou um gerador.
Não pretendo ter qualquer ligação a rede, o objetivo e autossuficiência, contudo e a boa maneira Tuga o orçamento e sempre baixo.
Qual seria a tua opção?
Se fosse eu compraria tudo em Portugal por causa da garantia e apoio técnico... se algo corre mal a mobile home fica ás escuras por tempo indeterminado.
Não ponho essa ideia de parte, mas se conseguir mais barato onde resido atualmente aproveitava pois facilmente faço o transporte. ;)
Obrigado


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo

Mensagem por jpc »

Acho bem que o teu pensamento seja ser 100% auto-sustentável mas para isso vais ter de dimensionar o teu projeto para consumo diário médio/alto e baterias para manter esse consumo durante uma semana ou mais.

No meu projeto que podes acompanhar no fórum fiz contas para um consumo diário a rondar os 12 kW por dia, o máximo possível durante o dia e 6 a 7 kW durante a noite.

Naquela altura também queria ser auto-sustentável mas deixei cair essa ideia porque o número de painéis que tenho são insuficientes e a capacidade das minhas baterias teria que ser bem maior.

No meu caso tenho 12 painéis de 285w (3420 w) e um pack de baterias a 48v e 660 Ah (31680w) /2 (50% descarga) = 15840w disponíveis

Sempre que utilizo energia das baterias tenho uma perda na ordem dos 5% na descarga e 10% na carga.

O custo total do meu investimento rondou os 15000€ e a amortização do mesmo será entre 8 a 10 anos.
Se instalar mais 6 painéis ou se concluir o seguidor solar o custo final será maior mas o tempo de amortização rondará os mesmos anos pro aumento de produção para consumo direto.


Nos dias menos bons a nível de produção solar utilizo a energia da rede para alimentar a casa e proteger a degradação das baterias.

Como queres ser auto-sustentável não vais ter este backup de energia e vais ter de racionalizar muito bem o teu consumo durante dias para que a capacidade das baterias nunca desça dos 50%.


Fazendo contas aos links que partilhaste do eBay.
painéis - 1000 wp
Capacidade baterias 12v * 130 Ah * 10 = 15600w / 2 = 7800w

O número de painéis é muito insuficiente para a capacidade das baterias + consumo da habitação.


Para ti irias de precisar mais ou menos disto para te aguentares sem grandes problemas

4000 wp em painéis e 20 baterias iguais às que indicaste.
4000 wp = 4400£
20 baterias = 1800£

Falta inversor off grid e um bom carregador de baterias, proteções DC e AC e um pequeno gerador a gasóleo para não ficares com as calças na mão.

No ano passado só a última semana de janeiro é que foi um bocado má a nível de produção mas este ano foi maior parte dos primeiros 3 meses do ano....
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo

Mensagem por jpc »

Existe uma pergunta muito importante antes de tudo isto, que tipo de eletrodomésticos pretende ter em casa, a sua classe energética e a utilização que pensa dar aos mesmos.

Só depois de saberes isso é que se pode começar a dar andamento ao projeto.


Nada de desanimar e estamos cá para te apoiar e dar a nossa opinião.
Última edição por jpc em segunda abr 02, 2018 8:52 am, editado 1 vez no total.
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


Autor do tópico
Roadster
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2018 9:27 am
Localização: Farnham, UK

Re: Autoconsumo

Mensagem por Roadster »

Utilizei a calculadora da SolarShop e apresenta um consumo de 6Kw, já dando uma margem de 1Kw para precaver.
jpc Escreveu: quinta mar 29, 2018 8:29 pmum pequeno gerador a gasóleo para não ficares com as calças na mão
Por acaso tenho um já em Portugal que veio com uma AutoCaravana. ;)
jpc Escreveu: quinta mar 29, 2018 8:29 pm Existe uma pergunta muito importante antes de tudo isto, que tipo de eletrodomésticos pretender ter em casa, a sua classe energética e a utilização que pensar dar aos mesmos.

Só depois de saberes isso é que se pode começar a dar andamento ao projeto.
Todos os eletrodomésticos que temos sao da categoria A+
jpc Escreveu: quinta mar 29, 2018 8:29 pm Nada de desanimar e estamos cá para te apoiar e dar a nossa opinião.
Desanimar nao condiz com a minha pessoa, melhor ou pior e sempre bola pra frente.


Autor do tópico
Roadster
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta mar 29, 2018 9:27 am
Localização: Farnham, UK

Re: Autoconsumo

Mensagem por Roadster »

Nao querendo abusar, que achas deste kit https://www.ebay.co.uk/itm/5kW-Solar-Of ... Sw3YNXZWcQ
Abraco

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Autoconsumo

Mensagem por Patalhetas »

Boas, tendo conhecimento do teu Progeto hoje... tb sou 100% de acordo, se o sol é grátis ... porque pagar pela energia ,
Agora a minha opinião ... se avançares com o projecto, aposta em baterias de lítio (lifepo4 prismatic) pois dos actuais 400/600 ciclos das baterias gel, saltas para um tipo de bateria para 2000 ciclos para cima !!! Informa-te bem sobre


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

2018 é apontado como o ano em que vão aparecer no mercado muitas marcas com baterias de fluxo à escala residencial a preços competitivos e, há quem diga, nelas estará o futuro do autoconsumo. Provavelmente, a sua maior presença, por si só um fator positivo, fará baixar também os preços das baterias com tecnologia de lítio. Porque não esperar um pouco para ver?
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Autoconsumo

Mensagem por Patalhetas »

Baterias de fluxo ? ...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Cumprimentos,
Quintas2


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Autoconsumo

Mensagem por jpc »

Quintas2 Escreveu: segunda abr 02, 2018 10:23 pm
Patalhetas Escreveu: segunda abr 02, 2018 9:33 pm Baterias de fluxo ? ...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
https://www.ecycle.com.br/component/con ... custo.html
https://www.vsunenergy.com.au/wp-conten ... torage.pdf
https://voltstorage.com/en/home-battery ... edox-flow/
Essas baterias vão ser mais baratas que as de ácido? Sabes valores?
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: Autoconsumo

Mensagem por accoelho »

Ade ser ade, novas tecnologias/químicas mais barato....


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Todos os valores que vi, o ano passado, eram caras.
Aparentemente irão competir com as de lítio, não pelo preço base, que continuará a ser caro, mas ao permitirem muitos mais ciclos durante a sua mais longa vida útil, tornam-se mais baratas. Não faço ideia, mas duvido que consigam competir com as de ácido, pelo menos para já.

Têm outras vantagens, como permitirem descargas a 100% sem danos, são menos sensíveis à temperatura, o aumento ou diminuição da capacidade na mesma bateria desde que fabricada com essa função e dentro dos limites de fábrica (adicionando ou retirando eletrólito), mais amigas do ambiente, etc..

A China tem vários grandes projetos em curso com baterias desta tecnologia. Num deles, um fabricante chinês está a instalar 3MW/12MWh, expansível a 10MW/40MWh (fonte: http://www.gridchangeagent.com/schmid-b ... tery-push/). E, não duvido que, se a tecnologia se expandir na China, expandir-se-á pelo resto do mundo e baixará muito de preço. Mas nada como esperar para ver.

A sua maior desvantagem é o tamanho, são maiores e mais pesadas que as equivalentes de outras tecnologias. Por isso mesmo , não tiveram grande expansão até agora, pois as baterias foram desenvolvidas principalmente para a eletrónica de consumo e para a mobilidade elétrica, dois mercados que precisam de baterias pequenas e leves. Mas, para o autoconsumo, não é muito relevante que sejam maiores e mais pesadas, se forem para estar quietas numa garagem, anexo, cave, ou até na rua. E, como os preços da energia elétrica fotovoltaica estão a atingir valores que começam a competir com os produtores tradicionais de eletricidade, está tudo a virar-se para a necessidade de a armazenar, esperando-se um grande incremento e baixa de preço destas baterias. Recentemente, a Schmid forneceu 3 destas (cada uma é um contentor marítimo: https://schmid-group.com/en/schmid-grou ... -to-china/) a uma fábrica de material fotovoltaico na China.

A tecnologia não é tão nova quanto isso. O seu interesse é que é mais recente, pelos motivos do parágrafo anterior.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Só boas notícias ;-)

Responder

Voltar para “Autoconsumo”