Sistema Fotovoltaico Hibrido vs Sistemas Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Sistema Fotovoltaico Hibrido vs Sistemas Autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Boa tarde,

Tenho uma vivenda antiga (com um a parte mais recente) com terreno na zona de Ovar, Aveiro e estou a equacionar (ainda numa fase inicial) de implementar um sistema fotovoltaico para reduzir custos e aproveitar o nosso sol :). Também estou comprador de um Nissan Leaf 40kwh que seria por vezes carregado em casa (durante noite ) e de dia só ao fdsemana ou esporadicamente. Uso um cilindro para aquecimento bem como fogão eletrico e placa de indução. Neste momento casa é usada no fdsemana e como casa de "verão", normalmente de Maio a Outubro pois é um pouco fria de inverno, mas a ideia é também passar a ser a casa "full time" pelo que também passaria a gastar alguma eletricidade adicional(?) em aquecimento (qual melhor solução aquecimento para casa antiga, chão terra+soalho, paredes largas de pedra, tectos altos).

Minha questão (e não vi apesar de alguma pesquisa, se calhar errada nos termos) é as diferenças, vantagens e desvantagens entre sistemas Fotovoltaicos Hibridos (em que pelo que percebi existe uma central de gestão entre sistema totalmente offgrid, armazenamento e só grid) vs Autoconsumo (consumo imediato).

E em termos de licenciamentos, taxas, questões legais etc..quais as diferenças?!? Para autoconsumo percebi a limitação de 1500w...mas e para os sistemas hibridos, como funcionam as coisas?!?

Não sei se me expliquei bem, sei que são qestões de newbie, mas do qeu li e tentei pesquisar, não vi mesmo nada sobre o assunto...

Abraço
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sistema Fotovoltaico Hibrido vs Sistemas Autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Boas. Há aí uma série de assuntos distintos, tem que se separar isso e discutir cada um deles isoladamente.

Centrando-nos apenas no fotovoltaico, a escolha entre autoconsumo e sistemas com armazenamento depende fundamentalmente do montante disponível para investir (o armazenamento aumenta exponencialmente os custos) e da rentabilidade pretendida (o autoconsumo tem melhor rentabilidade, mas com receitas menores em termos 'absolutos' ).


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Sistema Fotovoltaico Hibrido vs Sistemas Autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado jmflorencio..

Sim, percebi a diferença de custos (uma pessoa olha logo para isso ;)) e daí estar ainda numa fase de equacionar uma ou outra opção. Também percebi (pelo menos geralmente falando), a diferença de funcionamento.

Relativamente a eventuais licenciamentos e taxas, os sistemas hibridos têm de ser licenciados? Há ideia de custos? Percebi que até 1500w instalados, não existe necessidade destes licenciamentos/taxas para autoconsumo.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”