Ligar 1 sistema de autoconsumo a 2 apartamentos

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
gvrv
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: segunda nov 22, 2010 1:14 am

Ligar 1 sistema de autoconsumo a 2 apartamentos

Mensagem por gvrv »

Boa tarde

Eu e o meu irmão temos 2 pequenos apartamentos um ao lado do outro e estamos a pensar instalar 2 painéis para autoconsumo.

No entanto gostaríamos de ligar UM circuito de dois painéis aos dois apartamentos em vez de DOIS circuitos cada um com um painel.

A ideia é a seguinte: os apartamentos não estão sempre a gastar 300-400w, sendo que certamente gasta esse valor se algum dos cilindros de água dos apartamentos estiver ligado, e como está ligado aos dois apartamentos vai haver menos alturas que a electricidade não esteja a ser consumido e assim “dada” à edp.

Se for 2 circuitos com um painel cada vai haver na mesma períodos de não consumo (maiores do que se for os dois apartamentos em conjunto) e quando houver consumo nunca será aproveitado mais que cerca 200w.

A ideia acima descrita tem lógica ou não funciona porque haveria partilha constante entre os dois apartamentos (exemplo: 200w para a caldeira dum apartamento, 200w injectados na rede no outro apartamento)?

O problema que aparece com esta ideia é o seguinte:

- se não houver um sistema de impeça que a corrente corra para fora do apartamento, eu com o meu apartamento estarei a alimentar o do meu irmão e vice versa. Sistema esse que poderia ser pela colocação de um díodo ou algo semelhante.

O que vos parece?

Obrigado

Cumprimentos

Miguel Duarte


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Ligar 1 sistema de autoconsumo a 2 apartamentos

Mensagem por apmendes »

Isso só resulta se os dois apartamentos tiverem um só circuito ou seja, um contador para os dois, tendo 2 contadores, um para cada apartamento não consegues injetar a produção dos painéis nos dois circuitos ao mesmo tempo.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”