mixar Eolico, solar, rede eléctrica e baterias lítio. Opiniões?

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Luis Maga
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda jul 30, 2018 6:37 pm

mixar Eolico, solar, rede eléctrica e baterias lítio. Opiniões?

Mensagem por Luis Maga »

Boa noite, Nova Energia

Fui testemunha da evolução, dos painéis, solares, foto voltaicos, e dos preços a caírem a pique. Até agora, um puro admirador destas tecnologias, e das vantagens para o ambiente, da sua implementação, mas, no futuro, utilizador compulsivo :-)

Pretendo nos próximos meses, colocar no topo do terraço do meu apartamento de 80m2, um sistema com (para começar) 6 paineis solares de 250w cada um e um eólico de 500w, e mixá-lo para autoconsumo mas também, acumular energia em baterias de litio. De há 2 anos a esta data, os preços das baterias de litio esmagaram, mas ainda procuro mais informação para verificar algumas possibilidades:
poder acumular energia das fontes solar, eólica, e da rede eléctrica (no regime bi-horário) na bateria e libertar quando o solar não produzir.
Verificar qual a potencia ideal de acumulação para o meu caso particular - 11 kws dia no verão e 19 kws dia no inverno. Não sei ainda dados de pico mas presumo, no café da manhã, almoco e jantar, pois eu e minha mulher passamos muito tempo em casa - não vamos trabalhar fora - e temos 3 filhos.

Vi um modelo de bateria, que me entusiamou pelo preço - rondando os 1600€ por 3.3kw brutos. A ideia seria usar 2/3 para suprir as necessidades fora do pico solar. Posso fazer publicidade ao site onde vi o produto? Mandei e-mail solicitando mais infos sobre esta bateria especificamente, ainda sem respostas.

https://loja.solarimpact.pt/bateria-lit ... -voltronic

Tenho um medidor de energia instantanea, e o meu consumo ronda os 200w permanentes combinado, uma ou otra tv ligada, standby´s. Tenho ainda, termoacumulador, que será desligado quando instalar o AQS.



Que tipo de inversor devo comprar? Um hibrido que dê para o eolico e o fotovoltaico? Pois os paineis já trazem inversores e o eolico também. Posso rentabilizar os que já possuo? Se necessário envio as especificações.

Algum site, além deste que é excelente, onde possa tirar duvidas e melhorar meus conhecimentos sobre este assunto?

A todos uma optima semana.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: mixar Eolico, solar, rede eléctrica e baterias lítio. Opiniões?

Mensagem por serges »

É um optimo principio e ainda para mais ver o evoluir das energias...

Quanto ao projecto desejo sorte mas venham mais informações do mesmo, pois tambem eu estou na fase de namoro, mas tenho pouco consumo de standby etc etc no horario de sol... perto de 250w assim tenho de analisar.

Também pedi um orçamento a essa empresa ao que vamos ver...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: mixar Eolico, solar, rede eléctrica e baterias lítio. Opiniões?

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que a legislação só permite uma fonte renovável para instalações ligadas à rede... Ou solar ou eólico...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: mixar Eolico, solar, rede eléctrica e baterias lítio. Opiniões?

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu: quarta ago 01, 2018 1:21 pm Creio que a legislação só permite uma fonte renovável para instalações ligadas à rede... Ou solar ou eólico...
Nem reparei, creio que assim o é... mas deixa vir mais opiniões, entretanto vou investigar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”