Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
rafana
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 16, 2017 11:07 pm

Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Mensagem por rafana »

Boa noite!

Já li e aprendi muito neste fórum pelo que agradeço desde já a todos os que partilham informações/sabedoria.

Mas ainda tenho algumas dúvidas.
Pretendia instalar um kit de autoconsumo com armazenamento mas "infelizmente" com os meus consumos o retorno era superior a 15 anos e a garantia dos sistemas é no máximo de 10 anos, pelo que desisti. Assim sendo e pelos meus cálculos o ideal para o meu perfil de consumo é um kit de 1000w (~4 painéis).

Agora as 2 dúvidas:
1) Painéis solares Ulica Solar ou QCells? As características anunciadas são semelhantes contudo pelo que pesquisei na internet, os QCells têm boas referências e pouca informação encontrei sobre os Ulica Solar.

2)Solax X1 1.5 ou Effekta AX Series 3000VA PWM? O effekta é um pouco mais caro mas permite carregar baterias (poderia instalar posteriormente se pretendesse).

Agradeço a todos que possam ajudar.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Mensagem por Quintas2 »

Em relação aos painéis, os QCells são conhecidos e comuns, penso que da Coreia do Sul. É a primeira vez que vejo a marca Ulica Solar, chinês? Eu iria para o mais conhecido, a menos que seja uma diferença de preços gigante.

Nos inversores, embora eu não tenha experiência, estás a comparar coisas muito diferentes. O Effekta é híbrido, conforme disseste, e tem uma potência muito superior. Mas o Solax é MPPT e o Effekta que indicas é PWM. Também tens Effekta dessa potência com MPPT, mais caro. O MPPT é considerado melhor, permitindo melhores colheitas e maleabilidade, mas a preço mais alto, pelo que, para pequenas instalações, há quem prefira os PWM. Sugiro que leias primeiro um pouco sobre as diferenças entre as duas tecnologias, para melhor decidires.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
rafana
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 16, 2017 11:07 pm

Re: Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Mensagem por rafana »

Obrigado pela tua opinião Quintas2.
O effekta MPPT é efetivamente um pouco mais caro em cerca de 100eur, mas não me importaria de os dar se me permitir juntar simplesmente baterias mais tarde.
É possível colocar baterias auto usadas com este inversor?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Mensagem por Quintas2 »

Não sei, mas penso que sim. O importante não é serem usadas, o importante é que as baterias auto não são as mais recomendadas para este fim, mas há aí no fórum vários users que as têm.

Vê as specs do inversor. Eles devem dizer as baterias recomendadas mas, normalmente, são recomendadas baterias estacionárias, que aguentam ciclos de descarga profunda.

Mas espera por opiniões entendidas de quem é entendido na matéria.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
rafana
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quinta fev 16, 2017 11:07 pm

Re: Dúvidas entre inversores (Solax/Effekta) e painéis (Ulica/QCells)

Mensagem por rafana »

Já coloquei o effekta fora da equação pois apenas funciona se tiver baterias e não compensa por enquanto.

Vou avançar com apenas o autoconsumo com o inversor Solax, só me resta arranjar um bom orçamento.

Obrigado Quintas2

Responder

Voltar para “Autoconsumo”