Ajuda bateria para iluminação exterior ligada a inversor Solax X1

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
crocmen
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: terça ago 07, 2018 5:13 pm

Ajuda bateria para iluminação exterior ligada a inversor Solax X1

Mensagem por crocmen »

Bom dia,

Uma vez mais recorro à vossa ajuda para o seguinte:
A minha instalação autoconsumo de 1,5kw com solax X1 2.0 está a funcionar em pleno com limitador de injeção na rede com smart meter NFI da solax.
No quadro da garagem onde está instalado o inversor tenho um circuito com relógio para ligar 5 lampadas no exterior com lampadas Led de 9w.
Gostava de aproveitar a produção fotovoltaica para carregar uma bateria que ficaria só ligada a este circuito de iluminação para manter as lampadas acesas durante toda a noite.
Podem-me ajudar como construir este sistema e que material adquirir?

Cumps,

Nuno Lucas


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Ajuda bateria para iluminação exterior ligada a inversor Solax X1

Mensagem por OliveiraF »

Ora bem, fazendo contas de merceeiro, considerando que queres 8h de iluminação exterior, e sem considerar perdas/eficiências.

1. 5 lampadas x 9W x 8h = 360Wh
2. considerando 1 dia de autonomia e uma descarga da bateria de 50%: 360Wh*1dia/0.5 = 720Wh de armazenamento
3. Usando bateria a 12V: 720Wh/12V = 60Ah
4. Para o controlador de carga, depende dos painéis que tens. Mas em principio um de 15A deve ser suficiente. Se quiseres diminuir a corrente do controlador de carga, aumenta a tensão do banco de baterias.


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Ajuda bateria para iluminação exterior ligada a inversor Solax X1

Mensagem por OliveiraF »

Falta saber como queres ligar o sistema á iluminação. Vais colocar outro inversor só para iluminação, as lâmpadas serão DC? Etc

Responder

Voltar para “Autoconsumo”