Painéis solares para produção de eletricidade auto consumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
lt_tenso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 26, 2018 5:52 pm

Painéis solares para produção de eletricidade auto consumo

Mensagem por lt_tenso »

Boa tarde a todos...
Pretendia adquirir painéis solares na ordem de 500 a 750w afim de baixar a factura mensal de eletricidade que se situa entre os 75 a 150 euros mensais... Mas tenho algumas dúvidas sobre equipamentos...
1- leio na internet que se produzir a mais e injetar na rede o meu contador digital pode contar a mais essa energia.... Não percebo muito bem se não seria então melhor optar por um sistema injeção 0.
2- fala-se em inversores que consomem energia durante o período noturno e períodos em que não há produção de eletricidade, não sei se existem inversores que não tenham este consumo...
3- marcas de material, incluindo painéis e inversores... Quais os melhores na relação qualidade/preço?
4- como se processa a ligação à rede de casa? Basta ligar a uma tomada ou tem que se ligar no quadro?
5- convinha ter um sistema simples e barato de monitoramento da energia produzida e inserida para autoconsumo na rede de casa, esse sistema existe e é barato? Ou para gastar pouco dinheiro não interessa?

Obrigado a quem puder ajudar... Cumprimentos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painéis solares para produção de eletricidade auto consumo

Mensagem por serges »

Boas, vou tentar ajudar no que sei...

Há de cá vir mais malta para me corrigir...

1- é possivel mas são determinadas marcas de contadores que fazem isso...
2- Não te posso confirmar mas já li sobre isso nos inversores... alguns...
3- epa existe tantas marcas, se não me engano existe uma fabrica no alentejo, Moura, cooperativa solar que anda a fazer preços na ordem 1Wt=1€ +/-
4 - basta ligar a uma tomada
5- existe varios desde a sonoff que podes verificar o injectado por wifi e consultares online isso ou mesmo os antigos contadores a fazerem esse trabalho só fisicamente é que sabes mas existem muitas mais marcas a fazer tal! o sonoff se não estou em erro na ordem dos 10€ +/-

Venham mais opiniões e verifiquem se não escrevi nenhuma asneira
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Alarmesdomeco
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quarta jun 06, 2018 10:29 am

Re: Painéis solares para produção de eletricidade auto consumo

Mensagem por Alarmesdomeco »

lt_tenso Escreveu: quarta dez 26, 2018 6:06 pm Boa tarde a todos...
Pretendia adquirir painéis solares na ordem de 500 a 750w afim de baixar a factura mensal de eletricidade que se situa entre os 75 a 150 euros mensais... Mas tenho algumas dúvidas sobre equipamentos...
1- leio na internet que se produzir a mais e injetar na rede o meu contador digital pode contar a mais essa energia.... Não percebo muito bem se não seria então melhor optar por um sistema injeção 0.
2- fala-se em inversores que consomem energia durante o período noturno e períodos em que não há produção de eletricidade, não sei se existem inversores que não tenham este consumo...
3- marcas de material, incluindo painéis e inversores... Quais os melhores na relação qualidade/preço?
4- como se processa a ligação à rede de casa? Basta ligar a uma tomada ou tem que se ligar no quadro?
5- convinha ter um sistema simples e barato de monitoramento da energia produzida e inserida para autoconsumo na rede de casa, esse sistema existe e é barato? Ou para gastar pouco dinheiro não interessa?

Obrigado a quem puder ajudar... Cumprimentos
Com essa conta da luz podes meter 3 ou 4 paineis á vontade.

1- depende do contador, se for dos novos já assume o que é injectado e não conta, mas o instalador dos painéis faz-te a inscrição no site da Erse, eles comunicam ao CEME (edp etc) e fazem a troca do contador gratuitamente se for necessario.

2- Não notas o consumo do inversor é muito baixo e irrisório.

3- Houve uma descida dos preços recentemente, a solarimpact (fizeram-me a instalaçao) tem paineis a 120€, eu recomendo um inversor com monitorização tipo Solax até 1500w com 10 anos de garantia.

4-basta ligar a uma tomada

5- Por exemplo no solax diz a produção atraves do solaxcloud e se adicionar um extra X1-NFI consegues ver produção e consumo

ps: PS os exemplos que dei é para quem não quer muitos DIY, tipo chave na mão a um preço/qualidade bom

Posso te dizer que por 3 painéis + solax + instalação paguei 1200€, agora o mesmo sistema deve ficar mais barato uns 300€ devido á preços dos novos paineis solares a 120€


Autor do tópico
lt_tenso
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: quarta dez 26, 2018 5:52 pm

Re: Painéis solares para produção de eletricidade auto consumo

Mensagem por lt_tenso »

Antes demais obrigado a quem se deu ao trabalho de responder... Gostava só de perceber porque existe então quem opte por ligar o sistema diretamente ao quadro e não a uma tomada pois parece ser bem mais simples, e também qual a necessidade de meter um disjuntor?

Já agora andei a dar uma vista de olhos e estou indeciso entre estes inversores, o salão x1.1 e o solis mini 1500 4g...
Qual será a melhor opção...
Vou montar com 3 painéis de cerca de 330w...
Obrigado

Responder

Voltar para “Autoconsumo”