Autoconsumo injeção zero

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
as13
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 29, 2019 11:31 am

Autoconsumo injeção zero

Mensagem por as13 »

Gostava de obter a vossa ajuda no sentido de limitar o meu autoconsumo para não injetar na rede.

Que tipo de equipamentos usam?
Alguem tem este tipo de solução?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por jmlflorencio »

De certeza que compensa? Com um kit bem dimensionado, o tempo que demora a amortizar o investimento para mim torna essa pretensão inviável...


Autor do tópico
as13
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 29, 2019 11:31 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por as13 »

Pois, falta saber os preços. E se a pretensão for ter um termo acumulador para aproveitar essa energia talvez compense. Essas são as minhas dúvidas.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por jmlflorencio »

Da última vez que vi, esses equipamentos custavam 150 ou 200 eur... Desviar para um termoacumulador pode ser uma boa opção, mas a energia desviada nunca será mais do que uns cêntimos por dia, talvez?

E se depois o equipamento avaria?
E se a água no cilindro já está quente?

No meu caso sempre achei mais proveitoso substituir a resistência do cilindro por uma mais fraca. Assim, o cilindro ficaria uma série de horas a aquecer a água depois dos banhos matinais, e como a potência é baixa (tipo 750W, em vez dos habituais 1500-2000W) a energia poderia vir toda do solar.


Autor do tópico
as13
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 29, 2019 11:31 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por as13 »

jmlflorencio Escreveu: quarta jan 30, 2019 1:01 pm Da última vez que vi, esses equipamentos custavam 150 ou 200 eur... Desviar para um termoacumulador pode ser uma boa opção, mas a energia desviada nunca será mais do que uns cêntimos por dia, talvez?

E se depois o equipamento avaria?
E se a água no cilindro já está quente?

No meu caso sempre achei mais proveitoso substituir a resistência do cilindro por uma mais fraca. Assim, o cilindro ficaria uma série de horas a aquecer a água depois dos banhos matinais, e como a potência é baixa (tipo 750W, em vez dos habituais 1500-2000W) a energia poderia vir toda do solar.
Mas como fazes isso sem o equipamento?


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por Quintas2 »

Vou antecipar-me ao @jmlflorencio e, penso, responder por ele: Sem o equipamento, não fazes. É isso que ele está a tentar dizer, precisamente. Pode sair mais caro não exportar excedentes do que exportá-los.
Cumprimentos,
Quintas2


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por jmlflorencio »

Precisamente ;-)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por MRider »

O ideal será instalar inversores já com limitador.
Já existem muitos no mercado.
Live long and prosper!


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por Quintas2 »

O MRider deu-te outra solução, embora me tenha parecido pelo teu primeiro post tratar-se de uma situação já existente.

Mas, se é um projecto novo, dimensiona bem e não te preocupes se estás a exportar um bocadinho. Se for bem dimensionado, vais sempre gastar mais em inversores com limitador, kits de injeção zero, medidores adicionais, etc. do que exportar um bocadinho.

Quanto à ideia do termo acumulador com uma resistência fraca, podes implementá-la sem qualquer outro equipamento, apenas um relógio para programar as horas on/off da resistência, estando ciente de que por vezes vais consumir um pouco da rede para complementar o que a resistência consumir, por exemplo quando houver menos sol. Mas poupas noutra forma de aquecer a água.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
as13
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jan 29, 2019 11:31 am

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por as13 »

A ideia é precisamente essa ter agua quente com termoacumulador e aquecida pelos paineis solares. Alertaram-me para o fato de ser menos dispendioso aquecer a água com o fotovoltaico tendo este já para autoconsumo em vez de instalar solar termico. De fato os equipamentos são caros para injeção zero o que tenho visto anda a rondar os 300€.
Como tal vou tentar uma solução DIY. Se conseguir alguma coisa vou postar aqui.


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por jpmp24 »

Quando falamos em injecção zero na rede quer dizer que o excedente da produção não vai para a rede?
E se a nova legislação permitir a EDP creditar o cliente pelo excesso de energia que deu à rede?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por pedrosilva »

Sim, a injecção zero é minimizar a injecção na rede (RESP) tendencialmente para zero, acho que tecnicamente não é zero absoluto.


A desculpa do operador da rede em Portugal é que a injecção pode destabilizar a rede local. Em termos reais e verificados na prática só em locais como o Hawai onde o solar pv já é quase 60% do fornecimento é que se coloca essa necessidade de injecção zero que até pode ser controlada remotamente pelo fornecedor de energia. Em Portugal, que não é uma ilha (temos 7% de capacidade ligada a Espanha e daí para Europa), e com menos de 1% de solar pv é apenas uma desculpa para criar mais uma barreira e custo à instalação de solar pv.


Duvido que isto se altere, mesmo a nova directiva europeia parece-me demasiado branda para com estes esquemas e falsas barreiras tecnológicas.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por rocker_pt »

pedrosilva Escreveu: segunda abr 22, 2019 5:27 pm ...solar pv é apenas uma desculpa para criar mais uma barreira e custo à instalação de solar pv.
...Duvido que isto se altere, mesmo a nova directiva europeia parece-me demasiado branda para com estes esquemas e falsas barreiras tecnológicas.
É que esta história do solar não convém a ninguem:
- não convem à EDP pois significará menor vendas de eletricidade
- não convém ao estado pois significará menos taxas de impostos

O estado regula o funcionamento de EDP por meios de leis e decretos, e por sua vez a EDP contribui para o estado com impostos (diretamente ao consumidor, ou por meio de IRC), ou seja, é uma geringonça que funciona, apesar de que a EDP já não é maioritáriamente portuguesa.

Só convém ao Zé e ao ambiente (Planeta Terra), mas estes não tem força para mandar ou nem falam. A terra é para já silenciosa...só quando se enfurece como em moçambique 2 vezes no mesmo mês.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por visitante1 »

jpmp24 Escreveu: sábado abr 20, 2019 12:34 am Quando falamos em injecção zero na rede quer dizer que o excedente da produção não vai para a rede?
E se a nova legislação permitir a EDP creditar o cliente pelo excesso de energia que deu à rede?
Sabes algo mais que nós desconhecemos? Ou foi só um bitaite?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


jpmp24
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: domingo abr 14, 2019 4:06 pm

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por jpmp24 »

É uma intuição e um caminho que mais dia menos dia vai ter de ser aberto pelo governo e por quem manda.

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Autoconsumo injeção zero

Mensagem por rocker_pt »

jpmp24 Escreveu: quarta mai 01, 2019 12:19 pm É uma intuição e um caminho que mais dia menos dia vai ter de ser aberto pelo governo e por quem manda.
Muito crente. Mas a esperança é a ultima a morrer.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”