Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
soundsk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mar 14, 2019 11:23 am

Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por soundsk »

Bom dia,

Entre a meia noite de dia 13 e meia noite de dia 14, o contador SAGEM CX2000-9 da EDP mediu 17kWh de consumo.

O consumo total medido pelo meu sistema foi de 23.45kWh, ao que descontando a produção solar total dá 17.24 kWh, o que bate certo com o contador da EDP.
A produção solar total para o dia foi de 6.2kWh, sendo que cerca de 1kWh acabou por não ser aproveitado devido ao que explico abaixo. Ou seja, a produção solar útil seria de 5.2kWh, e aqui é que está a minha dúvida, pois assim sendo deveria ter mais 1kWh de consumo e devia ter 18.24kWh consumidos para o dia, e não 17.

O 1 kWh que não foi aproveitado foi injectado na rede, supostamente? Como é que está a ser contabilizado "a meu favor"?


Vou dar um pouco de contexto acerca da minha instalação:

Há cerca de dois anos que estamos a viver numa casa que construimos, onde tenho electricidade trifásica (potência contratada 17.25kVA).
Montei, ainda antes de lá estar a viver, 6 painéis FV aprox. 250W, 3 micro-inversores de 500W, onde cada inversor vai alimentar cada uma das três fases.

Isto totaliza 1500W, sendo que este esquema de 500W por fase acaba por ter algum "desperdício" de energia, pois uma fase pode, em determinado momento, estar a consumir mais do que a produção solar, ao passo que outra pode estar a consumir menos, tendo de importar da EDP o consumo extra da primeira, e desperdiçando o que não está aImagem ser consumido da segunda.

Para tentar perceber até que ponto o sistema FV funcionava e o seu rendimento, na altura montei um medidor OWL Intuition, 6 sensores ao todo: 3 para as fases à entrada do quadro geral da casa, e 3 para as fases vindas dos paineís FV. Este medidor tem uma app e um website onde mostra a informação, posso ver gráficos e fazer o download de ficheiros CSV com os dados, mas na realidade nunca consegui muito bem conciliar os dados obtidos por este medidor, com as contagens da EDP.

A casa tem um sistema de domótica que foi pensado, criado, programado e montado por mim, e recentemente consegui escrever um programa que me recolhe os dados do medidor OWL e os integra no meu sistema domótico, isto passa a permitir que eu faça as minhas próprias contas com os dados recolhidos, assim como crie regras para ligar ou desligar coisas em função dos consumos ou produção solar.

Criei contadores para o meu período de facturação da EDP - no meu caso ao 16 de cada mês. Tenho feito registos diários para comparar os valores calculados por mim com os consumos medidos no contador da EDP, e é aqui que fico a coçar a cabeça.

Devido à questão de ter 500W por fase e ao desperdício que daí decorre, o meu cálculo de consumo da EDP faz as contas por fase: o consumo de cada fase subtraído da produção nessa mesma fase, e só depois soma os valores para um total, o que seria diferente de somar o consumo de todas as fases primeiro, e depois subtrair a produção total do solar.

Imagem Imagem Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por Quintas2 »

Aqui, https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11280586, o t3lmo escreveu
Relativamente ao que comentei, falo somente da minha experiência, pois desde há 2 anos que tenho 6 painéis com 6 microinversores em que cada 2 injeta numa fase, e quando no pico solar uma fase está a consumir muito (ionização da piscina) e as outras 2 estão a receber injeção da produção, o contador digital não conta consumo em casa, e é dos mais recentes pois foi alterado após a MCP da instalação ao SERUP.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
soundsk
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mar 14, 2019 11:23 am

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por soundsk »

Quintas2 Escreveu: segunda mar 18, 2019 10:49 am Aqui, https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... #p11280586, o t3lmo escreveu
Relativamente ao que comentei, falo somente da minha experiência, pois desde há 2 anos que tenho 6 painéis com 6 microinversores em que cada 2 injeta numa fase, e quando no pico solar uma fase está a consumir muito (ionização da piscina) e as outras 2 estão a receber injeção da produção, o contador digital não conta consumo em casa, e é dos mais recentes pois foi alterado após a MCP da instalação ao SERUP.
Obrigado, curiosamente não encontrei este post quando pesquisei antes de postar.

Pois, o t3lmo parece encontrar-se na mesma situação que eu, a coçar a cabeça acerca do porquê do excedente que é injectado na rede aparentemente ser contado a "nosso favor". Li todas as respostas do post referenciado mas tenho de confessar que não fiquei esclarecido, pelo que entendi não se chegou a nenhuma conclusão.
Entendo que possa acontecer se o contador aglomerar o consumo e injecção das 3 fases, mas não era a impressão que eu tinha do que seria suposto acontecer num regime de autoconsumo. Se o contador faz este balanço, não vale a pena investir tempo ou dinheiro num sistema injecção zero.

Não me estou a queixar, mas acho estranho pois a EDP não é conhecida por dar nada a ninguém... :lol:

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por t3lmo »

Por isso eu ter optado por não levantar mais ondas. Estão a chegar os dias com maior amplitude solar e onde se reflete ainda mais :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por visitante1 »

Carago!!! E o homem ainda faz um post a relatar isso lol.
Esta mas é caladinho !!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por Quintas2 »

soundsk Escreveu: terça mar 19, 2019 10:58 pm Li todas as respostas do post referenciado mas tenho de confessar que não fiquei esclarecido, pelo que entendi não se chegou a nenhuma conclusão.
Entendo que possa acontecer se o contador aglomerar o consumo e injecção das 3 fases, mas não era a impressão que eu tinha do que seria suposto acontecer num regime de autoconsumo. Se o contador faz este balanço, não vale a pena investir tempo ou dinheiro num sistema injecção zero.

Não me estou a queixar, mas acho estranho pois a EDP não é conhecida por dar nada a ninguém... :lol:
É isso mesmo, ninguém ficou esclarecido e o assunto morreu ali. Não é isso que a EDP diz que é suposto os contadores trifásicos fazerem. Por isso, congratula-te com a sorte que tens e enterra o assunto bem fundo.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo - Contagem EDP & Valores medidos

Mensagem por serges »

Posto isto esclarecido e fica por cá só para futuras questões e para não questionarem só constatarem... lol
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”