Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Local para debater sobre o autoconsumo

fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por fastnet »

Biod Escreveu: quarta fev 12, 2020 11:07 am
fastnet Escreveu: terça fev 11, 2020 10:37 am
t3lmo Escreveu: terça fev 11, 2020 1:20 am Anda e diminui.
Obrigado pela resposta (Y)
Mas pelo que li aqui, após a comunicação da instalação via Serup, o fornecedor irá substituir o contador.
É mesmo assim que o processo funciona, ou pode ter outras realidades?
sim, mas quem tem analogicos geralmente não faz essa comunicação :mrgreen:
Verdade, tb existe essa realidade :D
Alguém tem conhecimento de fiscalizações?


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por Biod »

Freddy_krueger Escreveu: quarta fev 12, 2020 3:30 pm Eu fiz comunicação em Setembro e ainda tenho o contador da rodinha... não sei quem falhou mas não me vou queixar...
Eu fiz comunicação em Outubro de 2017, fiz a instalação a 20 de fevereiro de 2018 e só me foram trocar porque fiz várias reclamações.

O meu era digital mas contava a injecção como consumo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por Freddy_krueger »

fastnet Escreveu: quarta fev 12, 2020 5:27 pm Alguém tem conhecimento de fiscalizações?
Fiscalizações a quê?! À instalação dos painéis ou dos contadores.

Os responsáveis pelos contadores é o fornecedor (até acho que EDP Distribuição)...nada a ver connosco...penso eu de que...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por fastnet »

Freddy_krueger Escreveu: sexta fev 14, 2020 3:52 pm
fastnet Escreveu: quarta fev 12, 2020 5:27 pm Alguém tem conhecimento de fiscalizações?
Fiscalizações a quê?! À instalação dos painéis ou dos contadores.

Os responsáveis pelos contadores é o fornecedor (até acho que EDP Distribuição)...nada a ver connosco...penso eu de que...
Às instalações, capacidade instalada e certificação equipamentos.

Já que falamos em equipamentos…
Os equipamentos certificados para CE têm certificação direta para Portugal?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, que eu saiba não tem havido fiscalização... como é falado apenas era necessário comunicação via site.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por alexjp4 »

Às instalações, capacidade instalada e certificação equipamentos.

Já que falamos em equipamentos…
Os equipamentos certificados para CE têm certificação direta para Portugal?


[/quote

os equipamentos têm que:
Artigo 14.º
Controlo de certificação de equipamentos
1 — Os fabricantes, importadores e fornecedores, seus representantes e entidades instaladoras devem comprovar junto do Portal que os equipamentos de UPAC transacionados estão
certificados e a natureza da certificação, devendo esta informação ser disponibilizada no Portal
para conhecimento público.
2 — A certificação dos equipamentos a que se refere o número anterior deve ser concedida
por um organismo de certificação acreditado para a certificação em causa pelo Instituto Português
de Acreditação, I. P., ou por outro organismo nacional de acreditação, nos termos do Regulamento
(CE) n.º 765/2008, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de julho de 2008.
3 — Os equipamentos certificados nos termos do número anterior devem satisfazer os requisitos definidos nas normas europeias aplicáveis a cada tipo de equipamento, publicadas pelo
CEN — Comité Europeu para a Normalização e pelo CENELEC — Comité Europeu de Normalização Eletrotécnica.
N.º 206 25 de outubro de 2019 Pág. 55
Diário da República, 1.ª série
4 — Caso não tenham sido estabelecidas e publicadas normas europeias, cada tipo de equipamento deve satisfazer os requisitos das normas internacionais publicadas pela ISO/IEC — International Organization for Standardization e da International Electrotechnical Commission.
5 — Quando não existam as normas referidas nos n.os 3 e 4, os equipamentos devem conformar-
-se com as normas ou especificações técnicas portuguesas relativas ao equipamento em causa,
que estejam publicadas pelo Instituto Português da Qualidade, I. P.

Acima dos 350W a instalação tem que ser
.
Artigo 15.º
Entidades instaladoras de Unidade de Produção para Autoconsumo
1 — A instalação de UPAC com potência instalada superior a 350 W é obrigatoriamente executada por entidade instaladora de instalações elétricas de serviço particular ou técnicos responsáveis
pela execução de instalações elétricas, nos termos da Lei n.º 14/2015, de 16 de fevereiro, e do
Decreto -Lei n.º 96/2017, de 10 de agosto, na sua redação atual.
2 — A entidade instaladora ou o técnico responsável, conforme aplicável, deve assegurar que
os equipamentos a instalar estão certificados nos termos do artigo anterior.
3 — A entidade instaladora ou o técnico responsável, conforme aplicável, deve assegurar que
a UPAC se encontra isenta de controlo prévio ou devidamente registada ou licenciada, nos termos
do presente decreto -lei, consoante aplicável.
4 — A entidade instaladora deve declarar no Portal as UPAC instaladas, indicando a potência
instalada, a tecnologia utilizada e a freguesia e concelho de localização.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por joaocunharamos »

Biod Escreveu: terça jun 11, 2019 12:22 pm Eu gastei 1260€ , num ano poupei 150€ de luz. Esse mesmo valor no banco rendia quanto?
Depende da aplicação. Com capital garantido anda em cerca de 0.1% antes de impostos ou cerca de 1€ anual para esses 1260€. Se investir em bolsas de capitais (com risco) poderia ter retornos de 60€. Para ter retorno de 150€ (12% dos 1260€) teria que investir em aplicações muito voláteis e ter sorte.

Faço notar que essa poupança parece pouca (daria retorno do investimento em 8 anos). Isso pode ser resultado de ter instalado um sistema caro, por não aproveitar para estar em bi-horário (se mais de 30% das importações forem à noite) ou por não estar a conseguir absorver a sua produção em autoconsumo.
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 5:52 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por joaocunharamos »

Freddy_krueger Escreveu: quarta fev 12, 2020 3:30 pm Eu fiz comunicação em Setembro e ainda tenho o contador da rodinha... não sei quem falhou mas não me vou queixar...
Nesse caso sai beneficiado e ainda bem. Quando tem excedente o contador muito possivelmente anda para trás e não tem de se preocupar com quando consome ou não. A sua produção será descontada da fatura na sua totalidade.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por joaocunharamos »

Galaxylevel Escreveu: terça jun 11, 2019 8:39 am Tenho ainda a agravante que com a mudança de casa, a edp instalou-me o novo contador digital e pelo que li aqui no forum, estes novos contadores penalizam e muito o autoconsumo
Biod Escreveu: terça jun 11, 2019 12:22 pm Não penalizam o autoconsumo, onde tirou essa ideia?
Pode estar a referir-se aos contadores digitais que contabilizam o excedente de produção e penalizam por isso (sendo necessário um kit de autoconsumo de injeção zero). Pelo que entendo basta pedir a troca do contador ou actualização do firmware/configurações para que isso não aconteça.
Última edição por joaocunharamos em segunda jun 15, 2020 12:52 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kit autoconsumo 1500W - Compensa o investimento

Mensagem por Freddy_krueger »

joaocunharamos Escreveu: sábado jun 06, 2020 2:36 pm Nesse caso sai beneficiado e ainda bem. Quando tem excedente o contador muito possivelmente anda para trás e não tem de se preocupar com quando consome ou não. A sua produção será descontada da fatura na sua totalidade.
Já foi trocado em Fevereiro... :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Autoconsumo”