Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm
Estado: Desligado

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva » segunda set 16, 2019 1:04 pm

Freddy_krueger Escreveu:
segunda set 16, 2019 9:36 am
a mim os 6 paineis só dá algum excesso de verão...de inverno com aquecimento via bomba calor para casa antiga 200m2 e alturas por andar de mais de 3,8m... não há milagres.
Para esse pé direito piso radiante é melhor, o problema é partir o chão todo para meter os tubos de água, ou então construir por cima piso realmente flutuante.

A solução da piso radiante por rolos de infravermelhos é mais simples de instalar (leva piso fino e sintético por cima). Obviamente perde a vantagem da eficiência da bomba de calor. Só que não encontro opiniões de utilizadores, alguém tem experiência?

Freddy_krueger
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger » terça set 17, 2019 11:15 am

pedrosilva Escreveu:
segunda set 16, 2019 1:04 pm
Para esse pé direito piso radiante é melhor, o problema é partir o chão todo para meter os tubos de água, ou então construir por cima piso realmente flutuante.

A solução da piso radiante por rolos de infravermelhos é mais simples de instalar (leva piso fino e sintético por cima). Obviamente perde a vantagem da eficiência da bomba de calor. Só que não encontro opiniões de utilizadores, alguém tem experiência?
Falaram-me de piso radiante + bomba de calor como melhor opção mas usando um piso novo flutuante... mas é casa antiga e objetivo da sua compra foi seu restauro... manter piso original da casa (estava por envernizar desde novo) era obrigatório (tenho tábuas de +4m comprimento e ainda em óptimo estado)... portanto colocação de piso radiante foi imediatamente posta de parte pois teríamos que perder o hardwood fantástico que casa tem em ambos os pisos.

Solução foi bomba calor 16kw (acho que esta a potência, é daquelas que parece 2 unidades de A/C) + muitos ventiloconvectores (1 por divisão).
"Freddy Krueger"
Fotovoltaico: 6 Paineis Autoconsumo
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh

amasveiga
Membro
Membro
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Mensagem por amasveiga » terça out 08, 2019 5:42 am

Bom dia

Esta legislação já é certo que vai para a frente?

É que tenho preço mandando vir de Inglaterra para 16 paineis 60 celulas mono 345w, inversor hibrido solax x1 HV 5kw e 12.6kw de baterias solax triple power a ficar nos 8500eur, o que seria o meu sistema de autoconsumo de sonho, e a este preço amortizável com o tempo. Cá fica praticamente no dobro, e deixa de ser amortizável....

Para conseguir isto, tenho que encomendar antes do brexit, mas não queria depois só poder instalar 4 paineis (os 1500w)...

whocarez
Membro
Membro
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Mensagem por whocarez » terça out 08, 2019 10:49 pm

@amasveiga

No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.

Também estou á espera que o Marcelo promulgue a lei e saia no Dre, mas a minha dúvida é se o NetMetering avança conforme o Galamba disse no FB. Se avançar as baterias deixam de ter interesse...

Enviado do meu LEX720 através do Tapatalk

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am

Mensagem por Biod » terça out 08, 2019 11:14 pm

sim, já foi aprovada mas ainda não está em vigor

pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Mensagem por pedrosilva » quarta out 09, 2019 10:00 am

E houve alterações (netmeetering?) ou ficou tudo igual?

whocarez
Membro
Membro
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Mensagem por whocarez » quarta out 09, 2019 4:17 pm

@amasveiga 
No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse, apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.
Também estou á espera que o Marcelo promulgue a lei e saia no Dre, mas a minha dúvida é se o NetMetering avança conforme o Galamba disse no FB. Se avançar as baterias deixam de ter interesse...

froskas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mar 05, 2008 6:19 pm

Mensagem por froskas » segunda out 14, 2019 9:26 am

whocarez Escreveu:
quarta out 09, 2019 4:17 pm
@amasveiga 
No seu caso importava já, não tem nada a perder. Já sabe que o limite vai deixar de ser os 1500w. Mesmo que fosse, apenas tinha alguma burocracia extra, e o custo da licença.
O Galamba disse que iríamos ter NetMetering?

provavelmente nao seria o que queria dizer ou entao é outra coisa que nao netmetering

Responder

Voltar para “Autoconsumo”