Nova legislação para autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

jmgsousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 111
Registado: sábado mar 21, 2009 10:45 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por jmgsousa »

pois, se for 15% do IVA não vale nem a pena...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Vale a pena se a pessoa já for fazer... é uma ajuda... mesmo que mínima...

Tinha dado jeito no ano passado quando instalei um sistema aquecimento central Bomba de calor... tinha ido buscar uns trocos que davam para umas férias...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por whocarez »

A ERSE já tem desde o dia 20/12/2019 disponivel no seu site para consulta a proposta de regulamentação do regime jurídico do autoconsumo
http://www.erse.pt/pt/consultaspublicas ... as/82.aspx


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Assim, no caso do autoconsumo individual, a principal novidade introduzida pelo Decreto-Lei n.º 162/2019, de 25 de outubro, é o saldo (net metering) quarti-horário, que tem impacto muito significativo ao nível darecolha e disponibilização de dados. A proposta detalha os dados a disponibilizar pelos operadores das redes ao autoconsumidor individual25, ao comercializador que fornece a instalação de utilização e, se for esse o caso, à entidade agregadora com a qual o autoconsumidor individual tenha contratado a venda do excedente
:twisted:


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

A implementação do regime de autoconsumo previsto pelo Decreto-Lei n.º 162/2019 na sua plenitude requer uma evolução significativa dos equipamentos de medição e dos sistemas de recolha e tratamento de dados dos operadores de rede. Assim, o próprio diploma reconhece que, no primeiro ano de aplicação, apenas serão implementáveis os projetos de autoconsumo em que UPAC e IU estejam no mesmo nível de tensão e nos casos em que exista um” sistema de contagem inteligente”. A maior parte dos processos implicados no novo regime de autoconsumo requer, não apenas a existência de equipamentos de medição com contagem discriminada em períodos de 15 minutos e comunicação remota, mas também toda a infraestrutura de tratamento de dados de consumo e de produção com essa discriminação. Assim, a ERSE interpreta a condição da existência de um sistema de contagem inteligente como sendo todo o conjunto de equipamento de medição e infraestrutura de comunicação e tratamento de dados discriminados.No caso do autoconsumo individual, o regime existente desde 2014 tem agora algumas diferenças de implementação. A mais relevante corresponde à consideração do consumo e dos excedentes de autoconsumo em saldo, em cada período de 15 minutos, determinando-se o valor líquido de consumo ou de excedente em cada período. A ERSE propõe que enquanto o operador de rede responsável pelos dados não estiver apto a implementar plenamente as disposições do novo regime, seja continuada a aplicação das regras vigentes até 2019 e que decorrem do Guia de Medição, Leitura e Disponibilização de Dados. Esse regime não considera o valor líquido da produção e do consumo em períodos de 15 minutos e não utiliza os dados reais discriminados nas carteiras de produção e de consumo. Nestes casos continuam a ser aplicados perfis de autoconsumo aos valores mensais acumulados recolhidos dos equipamentos de medição.No caso do autoconsumo coletivo as exigências são maiores, pois todo o processamento de dados e determinação do autoconsumo e do excedente de energia é feito nos sistemas do operador de rede, utilizando dados reais de 15 minutos. Por isso, a ERSE propõe que apenas sejam integrados os autoconsumos coletivos no sistema elétrico quando o operador de rede responsável pelo tratamento dos dados estiver apto a cumprir todas as disposições previstas sobre medição, leitura e disponibilização de dados


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

Pelo que percebo o net meetering vai funcionar com saldo quartihorario , sognifica que vão quantificar por periodos de 15 minutos o que importamos e injectamos

Se no periodo em 15 minutos importamos 500 watts, e exportamos 200w .. iremos pagar apenas 300w


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Biod Escreveu: segunda jan 13, 2020 9:32 am Pelo que percebo o net meetering vai funcionar com saldo quartihorario , sognifica que vão quantificar por periodos de 15 minutos o que importamos e injectamos

Se no periodo em 15 minutos importamos 500 watts, e exportamos 200w .. iremos pagar apenas 300w
Hummm... na realidade é uma pequena melhoria face ao atual (consumir no imediato ou dar à EDP), mas para optimizar coisa normalmente quem "dá" à EDP nos paineis fotovoltaicos, o melhor é mesmo tentar redireccionar esse excesso de produção para baterias armazenamento, não?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

É melhor que nada, mas as condições para a implementação deixam-me na dúvida. Pelo menos os aparelhos que têm picos altos de consumo durante uns segundos ou minutos agora já vão contabilizar menos.

Os contadores novos que a EDP distribuição instalou em quem meteu painéis não suportam já a contagem do que é injectado? Sei que para enviarem a telecontagem o PT mais próximo tem que ter um aparelho especial (o princípio base deve ser o mesmo da LAN através da rede eléctrica), por isso não basta ter o contador para ter todas as funcionalidades operacionais.

As baterias ainda estão caras, mais vale abater no consumo imediato e/ou consumir o excedente.


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

pedrosilva Escreveu: segunda jan 13, 2020 10:18 am É melhor que nada, mas as condições para a implementação deixam-me na dúvida. Pelo menos os aparelhos que têm picos altos de consumo durante uns segundos ou minutos agora já vão contabilizar menos.

Os contadores novos que a EDP distribuição instalou em quem meteu painéis não suportam já a contagem do que é injectado? Sei que para enviarem a telecontagem o PT mais próximo tem que ter um aparelho especial (o princípio base deve ser o mesmo da LAN através da rede eléctrica), por isso não basta ter o contador para ter todas as funcionalidades operacionais.

As baterias ainda estão caras, mais vale abater no consumo imediato e/ou consumir o excedente.
o meu faz telecontagem mais não tenho nenhum aparelho extra. O meu envia os dados todos os dias 19 de cada mês


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Biod Escreveu: segunda jan 13, 2020 1:43 pm
pedrosilva Escreveu: segunda jan 13, 2020 10:18 am É melhor que nada, mas as condições para a implementação deixam-me na dúvida. Pelo menos os aparelhos que têm picos altos de consumo durante uns segundos ou minutos agora já vão contabilizar menos.

Os contadores novos que a EDP distribuição instalou em quem meteu painéis não suportam já a contagem do que é injectado? Sei que para enviarem a telecontagem o PT mais próximo tem que ter um aparelho especial (o princípio base deve ser o mesmo da LAN através da rede eléctrica), por isso não basta ter o contador para ter todas as funcionalidades operacionais.

As baterias ainda estão caras, mais vale abater no consumo imediato e/ou consumir o excedente.
o meu faz telecontagem mais não tenho nenhum aparelho extra. O meu envia os dados todos os dias 19 de cada mês
O "aparelho extra" tem de estar no posto de transformação MT->Baixa tensão mais próximo, sem isso não envia os dados da telecontagem. As empresas com MT já têm telecontagem há muito tempo mas através da rede GSM (telemóveis).

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Está mau! Nada muda então.
Continua a não ser vantajoso para colocar fotovoltaicos a nível residencial pois não se consegue ir buscar à noite a energia colocada durante o dia.
Assim não se desenvolve a energia fotovoltaica.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Pois, ainda pensei que arranjassem alguma forma de compensação tipo, por cada 2 ou 3 kwh injetados, criavam um credito para utilizar um mais tarde, e já ganhavam energia mais barata que a que compram aos espanhois... assim sem baterias continua a não compensar muitos paineis.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que com esta legislação o ideal é ter um sistema muito ligeiramente sobredimensionado de paineis fotovoltaicos e uma pequena bateria...

Mas é para esquecer colocar os tais paineis até 40kwh...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


amasveiga
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: quinta abr 26, 2018 9:57 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por amasveiga »

Eu estava a pensar sobredimensionar bastante por causa do inverno e porque penso em 1/2 anos comprar carro eletrico e trabalho a 300m de casa... mas aos fins de semana quando saír com o carro é um derramamento de eletricidade! Algum tipo de compensação para usar noutra altura pelo que se injete na rede, faria a coisa muito mais interessante...


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

foi o que eu percebi do que está escrito, mas posso estar errado.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Estava visto que o netmetering era bom demais... Com os políticos que temos, podemos esquecer.

Já muito me admirou a possibilidade de instalar, de forma simplificada, os tais 30 (ou 40) kW de painéis... Para empresas pode ser muito bom.

De resto, tudo na mesma...


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por Biod »

a presente proposta está em consulta publica, porque não enviarmos a nossa proposta?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por serges »

Biod Escreveu: quinta jan 16, 2020 8:13 am a presente proposta está em consulta publica, porque não enviarmos a nossa proposta?
Uma optima ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

Mesmo que a ideia seja muito bem defendida acho que não temos hipótese porque isto é 11 de cada lado e no fim ganha a EDP porque recheia os bolsos de quem tem a palavra final.


A questão do valor da energia injectada vs a consumida: Agora no Inverno o pico do consumo e parte das horas de ponta é ao final da tarde quando já não há sol. Como se pode ver no dia de ontem:
https://www.electricitymap.org/?page=co ... tryCode=PT

A questão do CO2: apesar do pico de consumo e logo o custo da energia, no Inverno, ser superior ao final do dia, o pico da intensidade carbónica foi justamente durante as horas de sol como se pode ver no dia de ontem. Logo a energia solar injectada tem mais valor ambiental que a energia que está a ser servida à rede durante o dia. O Estado devia promover a injecção de energia solar para assim reduzir a sua intensidade carbónica do grupo gerador durante o dia no período de Inverno.

O estabelecimento de um consumo líquido em períodos de 15 minutos não tem impacto nas decisões de dimensionamento dos sistemas solares fotovoltaicos residenciais.

Por outro lado o consumo líquido em período diário já permitiria que os consumidores residenciais dimensionassem o seu sistem solar fotovoltaico com injecção diurna compensando o consumo nocturno e ajudando desta forma a reduzir a intensidade carbónica da rede eléctrica no período de Inverno e a intensidade carbónica e o pico de consumo no período de Verão.

Sr. político, não pense naquele lugar de professor universitário nos States que o Mexia lhe prometeu, meta o país à frente do seu conforto pessoal e financeiro!


Se calhar esta última parte é melhor não meter. :)

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Nova legislação para autoconsumo

Mensagem por rocker_pt »

Aprovo com duas opções:
- Fazer o saldo diário
- Fazer o saldo mensal (é melhor esta que corresponde ao momento da faturação: recebida - injetada)

Proximo passo contactar todos os partidos? deputados? a quem dirigir?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”