Sustentabilidade energética

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
MC2019
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda dez 02, 2019 11:32 pm

Sustentabilidade energética

Mensagem por MC2019 »

Olá a todos membros do forúm,

. Este é o meu 1.º “post”, e “só” preciso de saber de uma forma «resumida», o que devo fazer para tornar a minha casa energeticamente autossustentável ? Sei que esta questão tem uma grande abrangência ao nível dos diversos equipamentos existentes, que só terão resultados satisfatórios se a habitação tiver um bom isolamento térmico (que é o caso).

Desde já o meu agradecimento a todos que possam dar o seu contributo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Sustentabilidade energética

Mensagem por jmlflorencio »

Isso e fácil. Painéis solares com fartura, baterias a acompanhar, e já está.

O difícil é quantificar tudo, e para isso já é necessário fazer um bom estudo...


Autor do tópico
MC2019
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda dez 02, 2019 11:32 pm

Re: Sustentabilidade energética

Mensagem por MC2019 »

Obrigado.
As soluções que a empresa Energias de Portugal, apresenta na sua página na net, serão as mais viáveis?
Penso que a referida empresa, quando apresenta uma proposta de orçamento ao cliente, inclui já o estudo necessário á dimensão da habitação; caso algum membro já tenha experimentado esta solução, conte por favor se ficou satisfeito. Neste contexto, estou também recetivo a qualquer outra solução viável que apresentem.

Certo do melhor acolhimento, aguardo notícias.
Obrigado


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Sustentabilidade energética

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: sábado dez 14, 2019 8:05 pm O difícil é quantificar tudo, e para isso já é necessário fazer um bom estudo...
Exatamente... exemplos:

Minha casa norte de Aveiro c/ 6 paineis +/-280/300w cada produz:

Verão: dias de sol: 12-15kwh/dia
Inverno: dias de sol: 5-7kwh/dia
dias de chuva encoberto: 1-1,5kwh/dia

Há portanto enormes variações que baterias têm de tentar colmatar.... se como no meu caso maior energia gasta for no inverno, é dificil ser auto-suficiente.

Para terem uma ideia com aquecimento por bomba de calor e carregamento carro gasto:
- Inverno: +/- 40kwh/dia (em dias encobertos precisaria de 240 paineis!! (40kwh/(1kwh dia / 6 paineis) - em dias de sol 48 paineis)
- Verão: +/- 20kwh/dia ( em dias de sol precisaria apenas de 8-10 paineis)

Mas eu tenho consumos elevados de inverno... alguém que os tenha mais de verão (A/C que eu não preciso de verão), pode optimizar melhor a coisa.

No meu caso era capaz de comprar mais uns paineis (2-4) e uma bateria, mas mais será desperdiçar de verão...

O ideal é fazer um estudo alargado de 1 ano para saber mais ou menos com o que contar em termos de consumos para investir de forma correta. Ficar autosustentável completamente (Offgrid) no meu caso é inviável com minha necessidade de aquecimento de inverno...

Just my 2 cents
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Sustentabilidade energética

Mensagem por pedrosilva »

As baterias aos preços actuais ainda não compensa, só mesmo em casos em que não há alternativa (rede).

Responder

Voltar para “Autoconsumo”